Foto Google
A Coca-Cola, no seguimento da sua campanha publicitária Kitsch, decidiu organizar uma exposição de arte contemporânea, com o apoio de uma empresa ligada a este ramo de negócio chamada Experimenta Design, dirigida por uma tal Guta Moura Guedes. Guta é um nome engraçado, tipo Nônô, ou Pita, ou mesmo Bibá. É simpático! A campanha da Coca-Cola, como se devem lembrar, consistia na troca de um objecto kitsch por uma lata de refrigerante desentope canos. A intenção era agora, convidando artistas da nossa praça, recriar esses objectos em novas obras de arte.
Assim, foi convidada, entre outros, a artista plástica Catarina Pestana. A Catarina lá fez a sua obra de arte, que enviou para o Palácio Braamcamp. Pelos vistos, alguém da Coca-Cola viu a escultura da Catarina e de imediato instruiu a Experimenta Design a retirar a obra de arte, ameaçando inclusivamente com o cancelamento do evento se a obra não fosse retirada de imediato. Porquê? Porque a obra contém, na sua composição, um vibrador. Podem ver a escultura aqui.
Há vários factos interessantes a ressalvar aqui. Antes de mais, a obra é pertença da colecção Joe Berardo, que ficou doido com a perspectiva de ter um vibrador a sério lá em casa e mandou toda a gente às malvas, pagando (dizem as más línguas, principescamente) para a possuir (e este possuir, entendam como quiserem). A vergonhosa censura da empresa, apoiada cobardemente pela Experimenta Design. O facto de o trabalho dos artistas NÃO ser remunerado de qualquer forma. E depois, todo o ambiente que rodeia o evento, com palavras como Guta, Braamcamp ou kitsch. Não é kitsch, é chique!
Está mais que visto que o vibrador, para a Coca-Cola, não se enquadra na sua imagem, mais ligada ao Menino das Lágrimas, ao Pai Natal, ao Coelhinho da Páscoa... Este vibrador é um objecto que veio do Inferno!!!
Mas... Há duas questões muito mais interessantes:
-Quem terá sido a alminha que considerou um vibrador um objecto kitsch???
-Quem terá sido a outra alminha que trocou o vibrador, considerando-o um objecto kitsch, por uma lata de desentupidor de canos???
Isto há coisas que nem a Seth lembrariam...
Assim, foi convidada, entre outros, a artista plástica Catarina Pestana. A Catarina lá fez a sua obra de arte, que enviou para o Palácio Braamcamp. Pelos vistos, alguém da Coca-Cola viu a escultura da Catarina e de imediato instruiu a Experimenta Design a retirar a obra de arte, ameaçando inclusivamente com o cancelamento do evento se a obra não fosse retirada de imediato. Porquê? Porque a obra contém, na sua composição, um vibrador. Podem ver a escultura aqui.
Há vários factos interessantes a ressalvar aqui. Antes de mais, a obra é pertença da colecção Joe Berardo, que ficou doido com a perspectiva de ter um vibrador a sério lá em casa e mandou toda a gente às malvas, pagando (dizem as más línguas, principescamente) para a possuir (e este possuir, entendam como quiserem). A vergonhosa censura da empresa, apoiada cobardemente pela Experimenta Design. O facto de o trabalho dos artistas NÃO ser remunerado de qualquer forma. E depois, todo o ambiente que rodeia o evento, com palavras como Guta, Braamcamp ou kitsch. Não é kitsch, é chique!
Está mais que visto que o vibrador, para a Coca-Cola, não se enquadra na sua imagem, mais ligada ao Menino das Lágrimas, ao Pai Natal, ao Coelhinho da Páscoa... Este vibrador é um objecto que veio do Inferno!!!
Mas... Há duas questões muito mais interessantes:
-Quem terá sido a alminha que considerou um vibrador um objecto kitsch???
-Quem terá sido a outra alminha que trocou o vibrador, considerando-o um objecto kitsch, por uma lata de desentupidor de canos???
Isto há coisas que nem a Seth lembrariam...
Já tinha lido a notícia.
ResponderEliminarA Coca-Cola é que a sabe toda. Promove-se à custa dos tansos que lhe entregaram os objectos e os artistas que trabalharam de borla para os transformarem. Ser mecenas assim é fácil... pena tenho eu de não ter um nome sonante como o da Coca-Cola, para poder fazer o mesmo!
Esperto foi o Berardo, ele pode ter pago pricipescamente pelo manequim vestido de amarelo e preto metalizado e com um vibrador a acompanhar... mas com toda a publicidade que já rodeia a "obra de arte" um destes dias ele vai fazer aquela conhecida "chantagem" com o governo que para não deixar a dita sair do país (vais ver também querem o vibrador para eles) lha vão pagar ainda mais principescamente... chama-lhe burro!
Respondendo agora às tuas perguntas:
1- Se for um daqueles que antigamente eram publicitados como "fantásticos massajadores faciais" então está demodé e é Kitsh!
2- Provavelmente alguém que adquiriu o último grito em vibradores e não precisava daquele para nada...
Digo eu! ;)
Cambada de xulos oportunistas, é o que é!
ResponderEliminarPronúncia
ResponderEliminarA Coca-Cola já não andava nas minhas melhores graças... mas agora...
O Berardo não é burro, nem tem de o ser...
Quanto ao objecto em si, como diria o Director de Marketing da Coca-Cola, é uma pouca vergonha!!!
;)
Francisco,
ResponderEliminarEm poucas palavras disseste tudo.
como sei que andas um bocado enfadado estes dias, dou-te esta prenda. A procura de uma foto de um traje regional murtoseiro, sai-me esta prenda. Sera possivel? :-)
ResponderEliminarhttp://pela-positiva.blogspot.com/
graças a Deus (ou a outro qualquer) que nunca gostei de coca-cola... e do berardo também não... palpita-me que de vibrador também não iria gostar...o que me deixa a pensar porque tanto estardilhaço por parte da companhia? Será que a coca-cola também vende vibradores (de uma marca made in china) mas aquele em particular era de outra marca? Pensemos nisto.... durante 3 segundos que chega!
ResponderEliminarFrancisco, mais um??
ResponderEliminarDentes, sê bem vindo!
ResponderEliminarDe facto, a companhia em questão já se dá a estes luxos, e em Portugal, país supostamente livre. E isto dá que pensar, mas se calhar, mais de 3 segundos...
Eh Eh Eh...pois! Cá para mim deve ser alguma coisa na água :-)
ResponderEliminarPorra, mas isto é epidemia ou quê??
ResponderEliminarMas o que tu viste no inicio não é nada. Eu cliquei numa foto do google images e sai-me logo o kata Bento naquele blog. Mas o que tem o senhor a ver com trajes regionais? Não percebi...serao os sapatos Prada? Que perseguicão, pá!
ResponderEliminarBem, têm o seu direito a existir, digo eu. Pode nem ser tão inflexível como isso. Se bem que quem está ligado à organização católica daquela forma... Mas não devemos julgar apenas pela aparência.
ResponderEliminarSim, tens razao. Concordo.
ResponderEliminarMas a arte agora é sujeita a boicote? Não que eu entenda certo tipo de expressões, não entendo, mas quanto a mim é livre.
ResponderEliminarE kitsch para mim é todo o universo Coca-Cola e seus pais natal e guerrinhas com a Pepsi e etc. E homens vestidos de Darth Vader o ano todo tb é um bocado kitsch. Quer dizer, ao fim e ao cabo o que ainda é menos kitsch no meio disto tudo é mesmo o puto da lágrima que agora já tem razão de chorar (andava eu convencida que o puto era Sírio) :p :p :p :p :p
Deixa lá. Bebe Pepsi!
ResponderEliminarMenina Ção, o facto de não entendermos ou não darmos valor (eu também não queria aquela escultura no hall de entrada...), não implica que haja limites deste género à liberdade criativa. Pelo que a notícia a surpreendeu a si e a mim...
ResponderEliminarDylan, beber Pepsi, de preferência enquanto se vê a exposição...
ResponderEliminarA COCA-COLA preocupada com ... vibradores? De quê, Cirrus? PORRA...
ResponderEliminarABRAÇO AMIGO DE LUSIBERO
Assim vai o mundo, Maria...
ResponderEliminarjá vi de tudo mas isto... tanta coisa que se passa no mundo e eles preocupados com um raio de um vibrador. cá para mim são desejos reprimidos por alguma coisa.... é que tanta frustração junta. isso deve ser falta de sexo. será que sãoa bstinentes tb? é que ficaram tão escandalizados... :)
ResponderEliminarolha lá, qual é a 17ª maneira de matar o raio do chefe???? não descobri ainda, bolas. :)
ResponderEliminarAnne, abstinentes, não sei, mas no mínimo serão puritanos.
ResponderEliminarTentaste a caneta do chefe?
tentei. :) não descobri mais nenhuma... hihi
ResponderEliminarjá descobri.... :D o cabide do casaco. hihihihihi
ResponderEliminarEstá morto!
ResponderEliminar:)
Em tempos muito antigos, os grandes senhores eram mecenas de artistas. Hoje não há grandes senhores, há apenas grandes empresas.
ResponderEliminarAntónio, concordo inteiramente. Mesmo assim, há bons exemplos de grandes empresas que são boas mecenas. Estes bem podem ir andando...
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