sábado, 13 de fevereiro de 2010

OS RATINHOS

Imagem Google

Portugal é um país extremamente acidentado. Tem serras por tudo quanto é lado, excepto no deserto alentejano. E não me venham com coisas. Foi deserto toda a vida e não é de agora que lhes chamam camelos! É um deserto e plano. Mas o Algarve, o centro e o norte do país são acidentados quanto baste e não estou a falar de aceleras estampados em postes da EDP, estou a falar de serras. Mas, apesar disto ser um facto, não temos montanhas. Temos duas ou três serras que parecem montanhas, mas vai-se a ver e... não, são serras, serras! Só serras e não temos montanhas.

Talvez seja por isto que o célebre ditado "a montanha pariu um rato" não se aplica em Portugal, uma vez que não temos verdadeira montanha. Aqui, não são montanhas a parir, são serras. Aqui o Maomé nunca teria hipóteses de pregar a sua doutrina, pois as montanhas não podiam ir a ele. Só as serras. E dá-me um palpite que Maomé não se contentaria com serras. Mas também é verdade que Maomé é do deserto, ainda mais deserto e mais plano que o Alentejo... Vá-se lá perceber estes ditados populares...

Outro ditado popular que se ouve de vez em quando é o "muita parra, pouca uva". Este até acredito que seja verdade, pois a parra tapa o sol e não deixa a uva crescer. E tapa também os ladrões de fruta e galinhas (ai que saudades!!...), e por isso a uva é pouca. Também adoro o ditado "fazer uma tempestade num copo de água". Embora seja recente no panteão dos ditados, pois isso de copos era fino demais para quase todos não vai nenhum século. O mais interessante que já vi passar-se com um copo de água foi albergar dentaduras durante a noite. A menos que se tenha comido bacalhau com todos e não se tenha lavado os dentes, não se fazem grandes tempestades em copos de água, é bem certo e sabido.

Também há os ditados em contradição, tipo "quem espera desespera" e "quem espera sempre alcança". Dá para tudo, o povo tem imaginação e dança consoante a música. Há inclusivamente ditados fora de uso, muito antigos, de outras gerações, há muito passadas, que eles próprios se contradizem. Um exemplo? Ora, por exemplo... "segredo de justiça"! Ora sabendo as particularidades da justiça portuguesa e do jornalismo português, já que as desgraças nunca vêm sós, segredo é automaticamente antónimo de justiça, pois onde há um não pode haver a outra. E não é nem António nem antimónio, o primeiro é nome e o segundo é o metal que se usa no fabrico de coisas e tal, que agora numalembra, tipo cenas de queimadores e outras merdas e isso agora nem vem ao caso!

Ora voltando às nossas serras, obviamente que elas não podem parir ratos, só ratinhos pequeninos. Maomé não foi à montanha e parece-me que não é desta que vai seja onde for. O tempo das vindimas já passou e o vinho novo está velho, quanto mais as uvas! As que restavam foram goela abaixo dos infelizes que fazem figuras de urso na Passagem de Ano. Para se fazer uma tempestade num copo de água, era simpático trazerem o copo... E desta vez quem esperou sempre alcançou o desespero de ficar como dantes... O único ditado que fez jus a si mesmo foi o "segredo de justiça", que continua a ser uma contradição, nem segredo nem justiça.

A montanha não pariu um rato. Se as pessoas estavam à espera de, finalmente, alguém sério lhes dizer que desde sempre lhes condicionam a informação, não foi desta. Na realidade, veio mais um chorrilho de conclusões tiradas pelos próprios jornalistas e repórteres, uma espécie de Manuelamouraguedice escrita. Amigos do Sol, se querem fazer sensação, façam com algo que nós ainda não conheçamos, por favor. Assim... só ratinhos... Até parece que Portugal ia descobrir hoje que não há tanta liberdade de informação como isso... Tenham lá paciência, nem todos são cegos ou nasceram ontem!!! Já nos andam a ir ao pacote desde o 25 de Abril e agora vocês é que iam descobrir a pólvora?? Amigos do Sol, até eu hoje fui à vossa página!!! Para quê? Perder tempo com cefalópodes...

25 comentários:

  1. Cirrus, não percebi bem o teu comentário no meu post do polvo.. sinceridade ou ironia? se era ironia, porque?

    ResponderEliminar
  2. Sara, só achei graça teres associado o polvo com aquela cara. Se há polvo no futebol, tu e eu e todos nós sabemos que não tem aquela cara... E é preciso ter muita lata para virar tudo ao contrário, deixa-me que te diga...

    Por isso, a ironia. A ironia de ver o facciosismo virar o bico ao prego. Espero que não seja o caso...

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Ora ámen até que enfim alguém que não se deixou levar por este braço de ferro ridículo que se está a fazer e que não pretende mais que lançar um jornal e uma ou duas jornalistas que pretendem ganhar fama e prestígio. Isto é ridículo simplesmente, não advém daqui situação nenhuma que não seja mostrar que a justiça é mesmo frágil e que cada um faz o que quer. Para mim vai ter de haver processos e indemnizações por esses senhores terem desrespeitado aquilo que era uma ordem de tribunal. Não quero que gozem com a minha cara, estou-me cagando para as conversas do Sócrates e se têm que se haver com ele façam-no em julgado não assim numa espécie de Big Brother javardola em que se armam em super-heróis mas se esuqecem depois que censuraram a mesma edição do SOL angolano para não arrpiar muito o Oliveira. Vão todos cagar pá, eles é que censuraram afinal. É uma vergonha quanto a mim o que está a acontecer e lamento que este lobbie não esteja à vista de mais gente, não percebem a cabala imensa que se anda a fazer há mais de um ano.

    ResponderEliminar
  4. Lol, Cirrus, eu sou benfiquista... E como a capa do Sol era "O Polvo" achei mais interessante ir buscar a imagem que já tinha visto de outro polvo e cagar para o assunto.

    Facciosismos futebolísticos? A mim não me apanhas nessa, nem sequer dou continuação a discussões cegas sobre futebol. Muito sinceramente, acho que é "perder tempo com cefalópodes..." como tu disseste neste post.

    ResponderEliminar
  5. Menina Ção, ainda há muito quem vá nesta conversa. Já aqui disse várias vezes que este PM não é perfeito e anda longe disso. Tem muitas coisas más, é teimoso e não aceita bem as críticas nem notícias ou comentários adversos. Mas tem muitas coisas boas, e uma delas foi, sem dúvida, o facto de nos ter livrado das situações grega, islandesa e irlandesa, em que estaríamos agora se ele não tem melhorado as contas públicas. Fez um impulso tecnológico no país que antes era da tanga e agora é um pouquinho mais desenvolvido.

    O povo deu-lhe legitimidade para governar mais quatro anos, apesar das invenções da MMGuedes. Tirou-lhe a maioria absoluta. Com inteira razão. Mas alguns iluminados, que preferem o discurso da tanga e entregar o país aos tecnocratas de direita, atrasados mentais que se estão a borrifar para a democracia, o voto ou as eleições, teimaram em tirá-lo do poder à força.

    Eu nunca votei no Sócrates nem no PS. Mas muita gente votou, mais do aqueles que votaram noutro partido qualquer. Não gosto? Meu amigo, é a democracia. É assim que funciona. Mas... Este caso das escutas tem sequer por onde se lhe pegue??? Por muito mais, o Pinto da Costa nem se dignou a passar uma noite na cadeia!!

    ResponderEliminar
  6. Sara, a questão de seres benfiquista é uma questão de bom gosto. Mas quanto a escolheres aquela cara para o polvo... continuo a achar que é mau gosto.

    ResponderEliminar
  7. Cirrus, eu não escolhi nada, como podes ver na fonte que coloquei da foto, eu apenas a importei. No entanto, o nome de LFV também já andou (anda?) metido ao barulho em coisas menos legais. E convém não esquecer, infelizmente, que andou num escola péssima...
    E para mim chega do assunto futebol ;)

    ResponderEliminar
  8. Sara, mas há alguém no futebol que tenha andado em boas escolas???

    ResponderEliminar
  9. Pois é, devo ser das poucas pessoas que não leu o Sol de ontem. Quase nem me reconheço, mas sinceramente estou farta de faits divers, quando aquilo que realmente interessa ninguém fala.

    Se há um lobby?! Antes houvesse. O problema é que há mais que um... e que dois e que três. Há muitos... demais!

    Se o PM é inocente nesta história?! Não me parece. Há demasiada fumaça e desde sempre. Há demasiadas coisas por explicar em todo o percurso dele.
    Se isso me incomoda?! Incomoda e muito!
    Se ele é o único com telhados de vidro (e isto é para aligeirar aqui a questão e meter mais um provérbio ao barulho)?! Não, não é. Para mim toda a classe política já há muito que perdeu a vergonha, a dignidade, o sentido de Estado. Já nem se preocupam em esconder as falcatruas. Para quê?! A impunidade reina, a Justiça não funciona, antes pelo contrário está feita à medida de quem prevarica.

    Os jornalistas são isentos?! Não, não são! Cada vez mais cada classe, e em especial aquelas que supostamente deveriam ter um serviço isento, verdadeiro e ao serviço do público, marimbam-se de alto para esses valores, os interesses particulares de cada uma estão acima de tudo e de todos, e vale tudo "até arrancar olhos", desde que o eu prevaleça...

    E podia continuar a dissertar sobre o tema, mas sinceramente, isto já vai longo e cada vez mais sinto que estou é a "bater no ceguinho"...

    ResponderEliminar
  10. Gostei da imagem... não sei porquê, mas identifico-me com o Garfield! Gosto daquele gato! :D

    ResponderEliminar
  11. Acabei de conhecer este blog. Penso que o Cirrus é o mesmo que comentava no Kaos e que, por mais que uma vez, concordou e discordou dos meus comentários. Uma coisa me confunde, Se gosta tanto de Pink Floyd, porque razão não coloca videos dos VERDADEIROS PINK FLOYD?
    Cirrus Minor dos bons tempos dos Pink, isto é, antes de "Dark side of the moon".
    Com esta conversa toda, esqueci-me de comentar o post. Fica para a próxima.

    ResponderEliminar
  12. Pronúncia, não posso deixar de pensar que há muita gente interessada em eliminar politicamente Sócrates, apesar das eleições e seus resultados. A isso chamo eu desrespeito pela legitimidade democrática.

    ResponderEliminar
  13. LMB, bem vindo! Sou esse mesmo, e continuo a acompanhar o Kaos, obviamente.

    A razão pela qual não estão aqui vídeos dos Pink Floyd, e normalmente estão, e se explorar a janela de vídeo superior, verá que há muitos na lista, é que estes senhores estarão cá no dia 19 de Fevereiro, e já tenho bilhete comprado!

    A propósito, Cirrus Minor não é do tempo do Dark Side of the Moon, é anterior e pertence ao álbum More.

    ResponderEliminar
  14. Belo post e concordo absolutamente, estão a querer defraudar a legitimidade democrática que o escolheu a ele para continuar em funções. Isto para mim não passa de uma grande armação.

    ResponderEliminar
  15. Mais um homem, sinceramente é o que começa a parecer.

    ResponderEliminar
  16. 1. Subscrevo o teor deste post.
    Os nossos Media andam a perder tempo com fait-divers a fim de ganharem share.

    2. A Moura Guedes dantes era considerada uma cabra, agora toda a gente a considera uma mártir.
    O Crespo, que de jornalista não tem nada, também está a engrossar o panteão dos santos mártires pela liberdade de imprensa.
    Qualquer dia também é o Rui Santos...

    ResponderEliminar
  17. Maldonado, bem lembrado. O Rui Santos também anda a merecer uns calduços...

    ResponderEliminar
  18. @Cirrus:

    "O Rui Santos também anda a merecer uns calduços..."

    Em nome da liberdade de expressão? :)

    ResponderEliminar
  19. Não, não, em nome da limpeza de chatos da TV!!!

    ResponderEliminar
  20. olha eu não li o sol, quero lá saber das escutas, estou cheia de tanto drama e circo em redor de um tema que nao vai dar em nada, atiram-nos areia para os olhos e ficamos é sem ver realmente o que se está a passar, ou seja, caguei para eles todos. tnh coisas mais importantes para fazer, como ah viver por exemplo...

    hj estou má ainda por cima o SCB ganhou.... >:/

    ResponderEliminar
  21. Anne, e não querias que ganhasse???

    E na próxima jornada, quem queres que ganhe??

    ;)

    ResponderEliminar
  22. O Sporting Clube de Braga hôme...
    achas que queria a vitória do Braga?
    queria que empatasse pelo menos, assim se ganhasse no proximo nao ficava em pé de igualdade com o Glorioso...
    Para a semana quero que empatem. O Porto e o Braga isto é. empatando, o Braga não ultrapassa o Glorioso!!!! estou a prever que o campeonato se decida no jogo entre os dois primeiros. :)

    ResponderEliminar
  23. Grande Anne! Coisa linda!! Eu não me importaria nada que o Braga ganhasse ao Foculporto!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR