quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mas?... O quê?... Onde?... Hã?... Ali?!?... Onde?...


Portugal tem ex-libris. Tem, tem mesmo. Há os monumentos, símbolos nacionais, e até pessoas que são os ex-libris do país. E são alguns...

Assim de cabeça, ex-libris por distrito:

- Viana do Castelo - Sta. Luzia (classe dos monumentos), os bordados minhotos (símbolos) e o Defensor de Moura, verdadeiro paradigma da política autárquica, e quase cromo da bola.
- Braga - O Bom Jesus (monumentos) e o Mesquita Machado, aquele simpático senhor que foi absolvido em tribunal de 3452 crimes de peculato; e o galo de Barcelos!!!
- Vila Real - O Marão (maravilhas naturais) e o Vale do Tua, na mesma categoria;
- Bragança - o Vale do Sabor e as famosas Mães de Bragança, aquelas senhoras simpáticas que negam sexo aos maridos desde a noite de núpcias.
- Aveiro - a ria, com seus canais e lodo nojento, a Universidade, tida como uma das topfive europeias e o Candal, um deputado eleito com os votos dos primatas mais baixos da escala da evolução. Pão de Ló de Ovar e Ovos Moles!
- Coimbra - a Universidade, uma das mais antigas da Europa, e toda uma série de advogados e médicos, gente de bem que pertence aos 0,25% da população que sobrevive acima do nível de pobreza, normalmente porque são todos honestos;
- Viseu - O Caramulo e o Ruas, homem extraordinário por estar no Guiness. Sim, é o autarca que mais rotundas construiu no Mundo! E as mais caras, também, mas isso é outra história.
- Guarda - Serra da Estrela - palavras para quê?
- Castelo Branco - Serra da Gardunha
- Leiria - o Castelo, e um enorme mamarracho às cores ao lado.
- Santarém - capital do Gótico, dos cavalos e dos touros. E do Moita Flores, o bófia mais autarca do mundo. Ou o autarca mais bófia do mundo, tanto faz...
- Lisboa - Estádio da Luz. Tá bem, e os Jerónimos! E mais de duas centenas de jumentos alimentados a pão de ló de Ovar juntos numa sala circular com Magalhães à frente e a ver sites da rainha da Jordânia.
- Portalegre - Flor de Rosa e a coudelaria de Alter.
- Évora - a mais bela cidade portuguesa é, por si só, um ex-libris. Além do mais, uma das três cidades que já foram capitais de Portugal. Toda a gente sabe de Lisboa, a outra adivinhem! Há um prémio!!!!
- Beja - Não sei bem, mas talvez Mértola;
- Algarve - o Zézé Camarinha;

E isto foram só alguns, faltam dezenas ou centena deles!!!

Falta o Porto!!! Pois!!!!

Eu estava à espera que algo sucedesse à Torre dos Clérigos, Igreja de S.Francisco, boas bancas de "fruta" e bons cafés onde se pode beber tranquilamente um bom "café com leite", depois da visita de sua excelência o Presidente Cavaco à cidade para recordar o desastre da Ponte das Barcas, desastre onde milhares de portuenses sucumbiram nas águas do Douro em fuga do exército francês (o que me leva a pensar seriamente no epíteto "Invicta" - esta palavra não quer dizer "nunca vencida"?

Veio o Cavaco inaugurar um monumento evocativo ao desastre, imaginado por um dos maiores arquitectos portugueses, um tal de Sr. Moura, o que, por si só, é marca de qualidade e muitos milhares de euros gastos com mais um monumento na cidade do Porto, a Invicta-que-afinal-foi-ocupada-pelos-franceses-e-coiso.

O RESULTADO FOI ISTO! SIM, AQUELA COISA VERMELHA ALI AO CENTRO DA IMAGEM!! AQUILO É QUE É O MONUMENTO QUE CUSTOU UMA FORTUNA!!!!!

E depois queixam-se dos dinheiros mal gastos... Viva a cultura, porra!


27 comentários:

  1. Estes dias quando vi a notícia na TV e falavam do monumento, do dito já estava na imagem e eu ainda procurava por ele. Que coisa mais ridícula.

    E depois ainda ouvi o Souto Moura a explicar a genialidade daquele monumento. Bem, ele tinha que justificar os honorários, não é? Tristeza...

    ResponderEliminar
  2. Antes de tudo quero o prémio : Rio de Janeiro (1808/1815)

    Apesar da subjectividade das escolhas,permito-me uma pequena achega em relação a Beja que remete para Mértola.Então o Convento de Nossa Senhora da Conceição e Mariana Alcoforado?

    Quanto ao monumento(?),deplorável!O Porto não merecia isto.Já chega o barraco construído junto à Sé.

    rosebud

    ResponderEliminar
  3. Afectado

    É que nem está em causa a suposta "genialidade" do monumento. É que aquilo nem existe! Não se vê, não é para ser visto, e estão-se nas tintas para quem não vê!

    É assim que se criam laços com supostos génios da nossa sociedade, só para lhes encher as contas bancárias por coisas que, a maior parte das vezes, o suposto génio nem chega a ver também.

    ResponderEliminar
  4. Rosebud

    Não deixas de ter razão, o Rio de Janeiro foi de facto capital do Império aquando da deslocação da corte para o Brasil, precisamente por alturas destas invasões francesas. Tens o prémio e o meu reconhecimento público.

    Mas sendo mais incisivo, há uma outra cidade, actualmente em território nacional, que foi capital de Portugal (e durante muitos anos, diga-se, mesmo séculos). Para quem conseguir adivinhar, novo prémio.

    O prémio para ti é uma réplica do monumento do Souto Moura! Podes levantá-lo na sucateira mais próxima!!!! :)

    Não conheço muito bem Beja, por isso aceito de bom grado a tua correcção. Deve ser a única capital de distrito da qual não conheço marcos históricos.

    Quanto à questão do Porto não merecer o dito monumento, bem... é tudo relativo, não é?
    Mas não, não merecia semelhante coisa...

    ResponderEliminar
  5. Santarém no reinado de Afonso IV


    rosebub

    ResponderEliminar
  6. E em 1256 a capital transfere-se de Lisboa para Coimbra.

    E não quero o prémio.


    rosebud

    ResponderEliminar
  7. Rosebud,

    Duas réplicas do monumento. Lembra-te, a levantar em qualquer sucata perto de ti!!!

    ResponderEliminar
  8. ò meu caro Pombo!!!

    Acredito que os habitantes do Porto e arredores, nos quais me incluo, pensem que a francesinha é uma iguaria.

    Não é. Pelo que se pode comer por esse país fora, não é. Para mim as francesinhas são para emergências e... mal...

    ResponderEliminar
  9. Cirrus:

    Podias ter escolhido um monumento mais simbólico para Braga, já que falaste em símbolos podias ter referido antes a Sé de Braga. O Bom Jesus é engraçado e tal, a localização é óptima, mas não é um monumento por aí além.

    Quanto ao Porto, tu não sejas assim, o Porto é uma cidade muito interessante, é preciso é descobri-la, perder tempo a pé por aquelas ruelas estreitas.

    E a francesinha é bem boa... não a podes é comer com muita frequência!

    Quanto à "escultura", não é por nada, mas eu fazia de certeza muito melhor. Concordo contigo é só porque foi o Souto Moura a fazê-la, ou melhor a despachar a encomenda. Porque se tivesse sido eu, ou tu, de certeza que toda a gente ia dizer horrores!

    Ah! Antes que me esqueça. Há outro símbolo de Braga, muito importante... EU!
    (desculpa lá a modéstia, mas não resisti)

    :D

    ResponderEliminar
  10. Pronúncia

    Concordo que a Sé de Braga é um monumento muito mais interessante que o Bom Jesus. Mas sabes como é, Braga, para português ver, é sinónimo de Bom Jesus, cavalinhos e tal. Por outro lado, bem podia ter escolhido os Mão Morta, pois são a melhor manifestação artística da cidade. Ou tu, pois claro!

    Quanto ao Porto, caminhar por aquelas ruelas estreitas pode soar muito bem, mas tenho amor à vida e nem por isso, para ver monumento algum, me arriscarei a perdê-la. O tema francesinhas é, para mim, pouco relevante. Gosto e como, não tenho problemas. Mas... enfim... com tanta coisa boa para comer neste país... E não leves já para esse campo!!!!

    ResponderEliminar
  11. vamos lá por partes:

    Já me fartei de passear por aquelas ruelas estreitinhas, até a horas impróprias para consumo, e olha que não me aconteceu nada, nem tive medo (logo eu que até sou medricas).

    As francesinhas não são propriamente um petisco da gastronomia portuguesa, mas que de vez em quando me sabem muito bem lá isso sabem, então as do Cufra... Nhum! Nhum! Nhum!

    Já ando com saudades de uma...

    Claro que há coisas muito melhores para comer, e não não levei para o campo que estás a pensar... apesar do meu post de hoje e da tua interrogação :D

    E digo-te mais, para comer muito bem (de faca e garfo, claro) Braga é um excelente sítio. Quando andares em viagem por estes lados estás convidado
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Ui, ui, bem sei que os bifes do Barroso teimam em descer o Gerês...

    Vai passear para o Porto e depois queixa-te... tens cá uma destas sortes que te vou contar!

    ResponderEliminar
  13. Quais bifes do Barroso?!

    Pensas que por cá só comemos bifes é?! Olha que não! Olha que não!

    Qual sorte, qual quê?! De certeza que já andaste por sítios bem mais perigosos!...

    ResponderEliminar
  14. Não comem só bifes? Olha, pois não! mas que são bons em Braga, olá se são! Gosto muito de comer em Ponte de Lima, por causa dos rojões e do sarrabulho. Mas que grande bife comi eu em Ponte da Barca no Moínho! Que maravilha! Já em Braga, costumava parar muito ali num restaurantezinho à saída, junto de uma rotunda, na estrada para a Póvoa de Lanhoso... Tinha umas boas costeletas de vitela - que não são bifes, bem visto!

    Se andei por sítios mais perigosos? Em teoria, sim. Na prática, duvido...

    ResponderEliminar
  15. Ponte de Lima - arroz de sarrabulho e rojões;

    Braga - papas de sarrabulho (só no Inverno). Bacalhau de muitas maneiras. Cabrito assado no forno. Pudim Abade de priscos (eu pessoalmente não gosto), etc....

    Os bifes e as costeletas, por aqui são "fast-food"

    O Porto também é assim, na teoria é muito mais perigoso que na prática...

    ResponderEliminar
  16. Ora, ora, tudo muito giro, isso do fast-food, para quem gosta de francesinhas. Chamar fast-food a uma costeleta de vitela, e então se for de carne Maronesa, deixa lá isso!!! Com batatas a murros e uns grelos bem verdes... Com azeite transmontano, claro! Só com sal...

    Espera aí, tenho de ir ali à cozinha!

    Não, nada disso. Infelizmente, até o cruzamento onde se inventou o carjacking cá fica... Rá me livre da ira desses energúmenos. Nesse aspecto, caminho livremente pelas ruas de Istambul, Cairo ou Tripoli à noite. No Porto ou em Lisboa, nem penso nisso! Mas claro, não são cidades árabes...

    ResponderEliminar
  17. A francesinha também é fast-food, mas é bem boa e sabe bem... assim uma de dois ou três em três meses!

    Sim, concordo contigo, esse naco de carne, só com sal com batatas a murro e grelos é 1000 vezes melhor que a francesinha...

    Raio de rapaz! Acabei de jantar e já me estás a por com fome... acho que também vou até à cozinha!

    ResponderEliminar
  18. Fast-food? Bah, quem é que come essas porcarias???

    Já agora, hoje, ao almoço, comi um cachorro com cogumelos (estes pedidos por mim como extra) em molho de francesinha. nham nham :)

    Posto isto, reafirmo, abomino a fast-food! :)

    ResponderEliminar
  19. Afectado:

    Tu nem pareces do Minho! Bem que me podias ajudar a convencer o Cirrus que em Braga se come muito bem... comidinha verdadeira e tradicional, claro!

    Cachorro com cogumelos extra?! E aposto que eram dos enlatados, não?!

    Ainda se fossem uns cogumelinhos frescos salteados... Nham! Nham! Nham! Adoro-os!

    ResponderEliminar
  20. Eu gosto tanto de cogumelos que até dos venenosos devo gostar :D

    Mas concordo, frescos salteados... upa upa!

    Quanto à cozinha tradicional do Minho... é preciso dizer alguma coisa? É a melhor, pois claro! ;)

    ResponderEliminar
  21. Oh Afectadito, tu tem lá calma rapaz!

    Não comas os venenosos que ainda arranjas um problema grave... só os comes uma vez e podem ser a tua última refeição!

    Obrigadinha pela força!

    Cirrus, já te convencemos ou ainda não?!

    ResponderEliminar
  22. Cirrus,

    Em 1º lugar,

    Suspeito que sejas o pároco de Leça! Quase que se vê a tua casa - é muito suspeito! Diria que a tua casa é colada ao Mosteiro...
    Qualquer dia combinamos um café naquele Parque nas traseiras do Mosteiro onde corre um rio que outrora foi limpo, e onde nadei muitas vezes, mas hoje muito fétido.

    2º lugar - falas em Viana e esqueces o maior atentado ambiental do distrito: o prédio Coutinho! E a Serra de Arga? E o Corno do Bico? E os rojões de Ponte de Lima? (Não sou apreciador)
    E o cheiro a "chocolate" de Vilar de Mouros?!

    3º lugar - falas em Braga e esqueces o Gerês, na sua plenitude de Parque Nacional, único no país e tão maltratado (incêndios, caça ilegal, eliminação de espécies)

    4º lugar - Ainda vais explicar-me essa tua paixão por Vila Real, Marão e Vale do Tua...

    5º lugar - Nesse "lodo nojento" da Ria de Aveiro vive um eco-sistema importante bem como micro-organismos essencias à natureza.

    6º lugar - O que tens contra os conimbricenses e os seus estudantes formados, hoje grandes médicos, advogados, e frequentadores deste blog...?

    7ºlugar - acredito mesmo que já dormiste na Estalagem-Convento Flor da Rosa! Aldra...!

    8º lugar - Vives perto do Porto e dizes que Évora é a cidade mais bonita? O Pinto da Costa que te ouça...
    Permite-me discordar, mas Coimbra tem aquele encanto romântico e boémio. E está perto de tudo. Guardo também Tomar no meu coração...

    9º lugar - Quanto ao Algarve: impunidade total, construções desordenadas, atentados urbanísticos, crimes ambientais mesmo em cima da Ria Formosa.

    Não seria melhor canalizado o dinheiro gasto nesse memorial da "Ponte dos Labregos" nestes problemas que afectam o País de norte a sul?

    N.B. : O Souto Moura baldou-se e chegou uma hora atrasado à inauguração. Diz que foi a mudança horária. Pois...

    ResponderEliminar
  23. Cirrus

    Não perdes uma oportunidade para bater nos francesinhos.

    A arte é subjectiva, principalmente quando não é visivel.

    ResponderEliminar
  24. Dylan

    1º Chama-se Parque das Varas. Costumo lá ir a pé...

    2º Não posso lembrar-me de tudo...

    3º Idem

    4º Por Vila Real não, mas Parada do Pinhão, Carrazeda, Estação do Tua, enfim... estou em casa!!!

    5º Estudei lá, sei bem, ajudei em vários estudos do Departamento de Ambiente do Sr. Dr. Carlos Borrego. Estava a ser irónico.

    6º Nada! Nadinha! A minha mulher é de Coimbra e adoro a cidade!!! Claro a minha sogra também é de Coimbra!! Passei lá muita noites de folia na Queima!

    7º Várias vezes, 220 euros a noite, desconto para a empresa! Come-se muito bem e é extremamente confortável. Não ligo a luxo.

    8º Concordo plenamente. Coimbra tem um ambiente especial. Já a cidade do Nabão transpira história. Olha, grande hotel, o dos Templários! O Pinto da Costa que se faça amor!

    9º Pois, Zézé Camarinha foi a escolha... Mas há sempre Monchique...

    10º Não há, mas concordo com o resto!!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  25. Afectado e Pronúncia

    Nunca disse que em Braga se come mal. Pelo contrário!!!!! Mas estamos em Portugal, meus amigos, há muito para comer!!!

    ResponderEliminar
  26. Fortifeio

    No local do monumento, foram os francesinhos que nos deram uma abada...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR