D.António Marto, bispo de Leiria-Fátima. Ontem liguei a TV na SIC enquanto ceava, por volta das duas horas e deparo-me com uma entrevista a este personagem, em pleno Santuário de Fátima. Para dizer a verdade, fiquei agradado com muitas das coisas que ouvi D.António dizer.
Sobre a crise, teme uma explosão social “sem violếncia, mas temos os protestos, não é?”. Concordo inteiramente, vem aí muita contestação social. Sobre o convívio com outras religiões, abre as portas do Santuário a outras confissões, apesar da “matriz obviamente católica”, e até teve um ministro iraquiano, islâmico, com certeza, que “ali, em frente à Capelinha, chorou, lembrando-se certamente da guerra no seu país”.
Sobre a pedofilia, repetiu aquilo que já há muito digo: o celibato nada tem a ver com a tendência pedófila. Até porque muitos pedófilos são casados. Não conhece casos concretos na Igreja portuguesa, mas não pode assegurar que não existam. Até porque a “origem da pedofilia é... é... um mistério, não é?”. Mas, a existirem, condena-os vivamente.
O semblante é afável, o sotaque ligeiramente arrastado, mercê, provavelmente , de origens beirãs e dos estudos na Alemanha e em Roma, onde foi aluno do Cardeal Ratzinger. Gostei do senhor. Sabem bem que sou crítico para com todas e qualquer religião, mas devo confessar que gostei do senhor bispo de Leiria-Fátima.
Mas o mais importante foi ter uma sensação de feliz nostalgia quando olhava para o ecrã e não via D.António Marto, mas sim Peter Sellers. A parecença, penso, é mais que notória. Dado o cenário, cheguei a pensar que seria um novo filme, o Regresso da Pantera Cor-de-Rosa, em “O estranho caso do roubo da imagem de N.S.Fátima". Éramos capazes de ter filme...
PS: E só não digo que podia ser o Dr.Strangelove porque, apesar de se tratar da Igreja, penso que não daria um final apocalíptico...
Foto Google
por falar em filmes para quando as tuas "crónicas" fantásticas?
ResponderEliminarjá há muito que não escreves aí umas coisitas... :P
adoro as tuas interpretações fantásticas da bíblia... =D
andas sem inspiração é? :) :P
Anne, ando com medo...
ResponderEliminarahahahahahah medo de quê????????
ResponderEliminarRi-te, ri-te... Não conheces as forças ocultas que por cá andam...
ResponderEliminarUm dos meus filmes de eleição, já vi tantas vezes e não me canso e de cada vez parece a primeira.
ResponderEliminarAbraço
LBJ, o Dr. Strangelove, presumo...
ResponderEliminar