domingo, 26 de abril de 2009

E já passou...


Ontem foi dia 25 de Abril. E foi mau. Um feriado que se preze não pode acontecer ao Sábado, que até é dia santo para o Judaísmo e tudo. Por isso, por muito válido que possa ter sido o 25 de Abril de 1974, que se lixe o 25 de Abril de 2009! Ainda bem que já acabou.

Este é um feriado chato. É daqueles feriados em que sabemos o que podemos esperar, aliás, como qualquer outro. No Natal, podemos contar com o bacalhau na mesa, e o "Sozinho em casa". Na Páscoa, podemos sempre contar com o cabrito, as amêndoas e "Jesus de Nazaré" ou o "Quo Vadis". Às vezes, as TVs perdem a cabeça e até exibem o "Ben-Hur". No Carnaval, temos sempre Rio de Janeiro e sardinha assada nos santos populares.
O 25 de Abril é chato porque não há nada. É mesmo isso, não há nada. Há uns senhores lá para baixo que fazem uns discursos giros, sobre o Salgueiro Maia e tal (e fazem-no sobre o Salgueiro Maia porque já morreu...), toca-se o hino e vão todos para casa. O nível de audiência e de importância destas cerimónias costuma ser zero. Este ano deve ter sido ainda pior.

Está na moda agora dizer-se que as gerações mais novas não sabem o que é o 25 de Abril. Ora eu era novito em 1974 e nunca percebi muito bem o que é o 25 de Abril. Sei que há pessoas que falam do 25 de Abril como "esse belo dia" ou até "a minha revolução". E tudo bem. Mas os mais novos não têm que saber o que é o 25 de Abril? Claro que têm, mas, para isso, alguém lhes devia explicar o que foi. Como ninguém sabe explicar, sem parcialidade, o que foi, eles não percebem e desinteressam-se. É que há aqueles que dizem que foi o dia da liberdade, o que leva os jovens a pensar que dantes estávamos todos presos. Há aqueles que explicam o 25 de Abril com recurso a palavras como proletariado, grande capital e até Moscovo, o que leva os jovens a pensar que a revolução foi uma invasão comunista do Bloco de Leste por cima dos espanhóis. Depois há aqueles que falam na guerra e na fuga para França, o que os leva a pensar que afinal ninguém foi para França para ganhar uns patacos, fugiram todos da guerra. Depois há os que contam os dias gloriosos do PREC, o que leva os jovens de hoje a imaginar Portugal como um gigantesco manicómio. Há aqueles que contam os dias da reacção, que os leva à ideia de que não sabíamos muito bem o que queríamos. Outros contam com saudosismo os dias de antes, com um senhor que dizia que estávamos orgulhosamente sós e quando "havia respeito". Outros ainda contam como chegaram a Lisboa o Mário Soares e o Álvaro Cunhal, exilados no estrangeiro, como salvadores da Pátria. Esses os jovens ainda conheceram e chamam-nos loucos novamente!

Ou seja, cada um conta o 25 de Abril consoante o seu quadrante político. A esquerda chama-lhe a sua revolução, a direita congratula-se por a revolução não ter dado origem a nenhuma ditadura de esquerda. E dizem-lhes sempre a mesma coisa - "Sem o 25 de Abril,..." com grandes histórias de misérias várias que hipoteticamente nos poderiam acontecer hoje.

E depois os jovens perguntam porque não houve 25 de Abril em Espanha e eles até se desenvolveram mais que nós. E faltam-nos as palavras.

Mas faltam-nos mais ainda as palavras quando nos perguntam porque razão os políticos são todos tão corruptos, se o 25 de Abril não foi para acabar com isso!
E nós respondemos que sim, mas... algo não correu bem! E perguntam-nos o que não correu bem e só nos apetece dizer: O que não correu bem foi que tiramos os corruptos do poder para o dar aos corruptos que estão no poder!! Mas não dizemos, pois o 25 de Abril foi muito importante. E foi. Ninguém sabe explicar porquê, mas foi. Só não sabemos porquê, porque, afinal, e volvidos 35 anos, há poucas diferenças. Continuamos a ser roubados descaradamente.

Ora os jovens não são estúpidos (OK, alguns são-no como portas, mas isso é das droguitas) e não querem saber como nós, os mais velhos, tivemos uma revolução que pôs a actual cambada de incompetentes nos corredores do poder. Não tentam sequer entender. Mas sabem que mais?? Eu também já deixei de tentar...

12 comentários:

  1. E o de 2010 também não vai servir para nada, porque vai ser a um domingo.

    Eu era mesmo muito criança, pouco me lembro desse dia.

    A noção que hoje tenho do 25 de Abril é de que foi importante, mas só porque hoje eu posso dizer o que penso sobre o que quer que seja e antes do 25 de Abril isso era impensável.

    Pelo que os meus pais me contam, as pessoas viviam com medo de dizer fosse o que fosse sobre o regime vigente. Qualquer palavra ou acto poderia ser mal interpretado, ou haver alguém que resolvesse denunciar alguém, só porque sim, e o acusado tinha problemas sérios a resolver com a PIDE, quer fosse a favor ou contra o regime.

    Mas pensando bem, hoje, como ontem, já começa a haver quem seja perseguido por dizer aquilo que lhe vai na alma!

    Enfim! Acho que a revolução ainda não está concluida...

    ResponderEliminar
  2. Muito bom post!

    Como ninguém sabe explicar, sem parcialidade, o que foi, eles não percebem e desinteressam-se.Nesta frase dizes uma grande verdade. Pus-me a pensar nisso, e realmente ainda ninguém me falou do 25 de Abril imparcialmente. Vou continuar à espera :)

    Mas olha que alguns não se desinteressam. Simplesmente vão bater a outras portas, e voltam a ouvir opiniões parciais. Acho eu.

    ResponderEliminar
  3. Pronúncia

    Sem dúvida que a grande vantagem que trouxe o 25 de Abril foi a de podermos falar de coisas que antes nos eram vedadas. Porque de resto, continuamos na mesma cepa torta de antes...

    ResponderEliminar
  4. Afectado

    Obrigado, eu até nem era para escrever nada sobre o 25A, mas pronto...

    Se calhar é isso, trocam de porta e trocam também de quadrante, mas alguém que conte tudo sem parcialidade é que não há.

    ResponderEliminar
  5. Espero que não me aches estúpido, pois sou jovem, mais concretamente da geração de 74.
    É importante perpetuar o 25 de Abril, acima de tudo porque aparecem uns salazarentos da nova vaga travestidos de moralistas.
    Não precisei que a minha família explicasse o que foi o 25 de Abril. Decidi partir à descoberta e não creio que os jovens sejam assim tão ignorantes ao ponto de não saberem o seu significado.
    Tenho pena dos saudosistas, da lenga-lenga de que "antigamente é que era bom". Tenho pena daqueles que estiveram presos para que nós estivessemos aqui livremente, frente a um teclado, a expressar as nossas opiniões.
    Dá-me nauseas pensar que existam pessoas que gostaram do Estado Novo!
    Quero lá saber se o feriado calha num Sábado ou no Domingo. O que eu quero é simples: lembrar o 25 de Abril como algo que fez impulsionar o país e o levantou de décadas de miserabolismo.
    Que a morte de homens como Humberto Delgado não tenha sido em vão...

    ResponderEliminar
  6. Acredito que o 25Abril, tenha trazido algumas coisas boas, para muita gente, mas quanto a se poder dizer o que se quer, não é bem assim, porque afinal no tempo do Salazar, havia a Pide com o lápis azul, mas agora, se os jornalistas vêm para a praça publica com determinados assuntos, são logo criticados e até lhes são instaurados processos.... ou então, como em alguns canais de comunicação, já são os próprios jornalistas que usam o seu proprio lápis azul, para pouparem trabalho a alguns senhores que por aí andam.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Dylan

    Concordo inteiramente contigo. A minha perspectiva é a mesma que a tua, até porque não somos de gerações diferentes. Quanto ao facto de dizeres que és jovem... Mas se eu digo que sou, então tu tens mais razão para tal.

    Eu não quero tirar importância ao 25 de Abril, e se foi isso que entendeste, se calhar expressei-me mal. Há dois aspectos que quis focar no post:

    - o pós-25A, mal conduzido como foi;

    - o facto de o 25A ser utilizado consoante a cor política, como se alguém fosse dono da revolução!

    Também eu tenho pena daqueles que referiste. Tive baixas na família à conta da luta, por isso também eu tenho pena, mas ao mesmo tempo, orgulho. O que, na nossa classe política, já pouco se vê hoje em dia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Vera

    Pois, se calhar as coisas nem mudaram tanto como isso, mas nesse aspecto estamos melhor, mesmo assim.

    ResponderEliminar
  9. Este é daqueles textos que eu gostaria tanto de ter escrito se para isso tivesse talento.

    Um abraço amigo!

    ResponderEliminar
  10. Caro Sonhador

    Já li o teu post no Mons Cicus e acredita que não és desprovido de talento - bem pelo contrário.

    O trabalho que fazes pela tua terra é muito bom.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Cirrus

    Mais um belissimo texto, muitissimo bem elaborado como sempre, e que eu concordo em grande parte.

    Hoje até conseguiram concordar tu e o Dylan.

    Só não percebi é porque é que o Dylan, que é da geração de 74, ainda diz que é jovem??

    Isto não é até à terceira idade amigo Dylan.

    ResponderEliminar
  12. Forteifeio

    Agradeço o elogio! Como já disse, nem tinha muita vontade de escrever sobre o 25A, mas lá saiu!

    Realmente, 74 já dá 35!! O Cartão Jovem expira aos 32! Pelo menos, o meu expirou!!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR