domingo, 5 de abril de 2009

Tive vergonha!


Não sou contra protestos. Penso que, quando as situações exigem, todos temos direito à nossa indignação. Já protestei contra algumas coisas, e, pensando bem, se calhar, agora protesto mais que nunca. Um protesto, bem fundamentado e bem organizado, é uma mensagem bem entregue, com a força da razão por trás.

Mas há protestos e protestos. Melhor ainda, há protestos que envergonham quem protesta justamente por causas justas de forma séria e ordeira. Há aberrações que saem para as ruas armados nos mais radicais protestantes de sempre, com bandeiras às cores (muitas, agora está na moda serem sete listas horizontais...), t-shirts com peace and love e até nem se esquecem das guitarras à espanhola e meia dúzia de troncos prensados de falsa lenha para acender uma fogueira para aquecer, pois está frio e tocar guitarra à volta da fogueira é bem mais divertido.

Umas horas mais tarde, é ver os meninos, pseudo-ambientalistas e amantes das bicicletas a sair para a manifestação, armados, já não das suas guitarras acústicas e já com poucas bandeiras, antes com uma muda de roupa para rasgar e uns bastões para partir montras. Insultam todos os que encontram pelo caminho.

Chegados ao seu destino, deparam com um cordão policial sobre o qual, estupidamente, teimam em carregar, contando com os bastões e até com bombas incendiárias. Não encontrando outra solução, carregam sobre as montras das lojas vizinhas, automóveis estacionados e equipamentos públicos. Alguns são detidos, outros feridos. Amanhã todos estarão em casa, contando as suas proezas, e já de novo com os seus djambés e guitarras acústicas às costas. Deixam para trás milhões em prejuízos, suportados pelos comerciantes que tiveram o azar de ter uma loja no caminho destes criminosos.

É assim que se espalham simpatias para as lutas sérias, para as causas justas? Ofuscaram totalmente os milhares de manifestantes pacíficos que se preparavam para fazer ouvir a sua voz contra a Nato, que nem sequer tiveram a oportunidade de chegar ao local da cimeira.

É que hoje tive vergonha de pensar que estas pessoas possam eventualmente pensar o mesmo que eu, nesta ou qualquer outra questão...

6 comentários:

  1. Aceito todos os protestos, concordando ou não com os mesmos, desde que pacíficos. Protestar como estes que fomos vendo estes dias é perder toda a razão que pudessem ter.

    Aliás, confesso, quando vejo a policia carregar sobre eles não tenho pena alguma e faço figas para que lhes acertem bem!

    Causam prejuízos a terceiros que nada têm a ver com os "inimigos" deles, aleijam inocentes, etc. É impossível ser-se uma pessoa de bem e simpatizar com animais destes. Pelo menos na minha maneira de ver as pessoas...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente cada vez mais estas manifestações são organizadas, não para protestar contra algo, mas sim por um bando de delinquentes cujo objectivo é mesmo destruir.

    Lembram-me os "holligans" no futebol. Eles queriam tudo menos assistir a um desporto.

    Quando a polícia carrega sobre eles, estou como o Afectado, não tenho pena. O grande problema é que a polícia não distingue os bons dos maus e então carrega sobre todos.

    Passa lá no meu estaminé, se fazes favor! Tenho lá uma coisa para ti :)

    ResponderEliminar
  3. Afectado

    Animais é uma palavra forte, mas inteiramente merecida. Fiquei chocado, pensei que esta gente tinha mais nobres objectivos que apenas destruir propriedade privada.

    ResponderEliminar
  4. Pronúncia

    De organizado não têm muito, apenas se preocupam em chegar aos locais antes dos verdadeiros e (na maioria) pacíficos protestantes.

    Mas não te iludas, a polícia sabe bem quem são os maus e quem são os bons... Não tenhas pena de nenhum daqueles que "apanhou" - é porque desacatou!

    ResponderEliminar
  5. Todas as pessoas têm o direito de se manifestar e protestar, mas o que estamos a assistir hoje em dia, é que no meio de quem vai com convicção por um ideal passa despercebida e que aparece nos jornais e na tv são uma cambada de marginais, que não fazem nada na vida, e que vão só para arranjar confusão.

    Mas como diz o Cirrus, se a policia sabe quem eles são que não lhe façam "festinhas" é mesmo para dar a valer.

    ResponderEliminar
  6. Vera

    Quer-me parecer que as coisas começam apertar para esta gente. Já há muita informação por aí e já são bem conhecidos. São todos muito jovens, o que ainda é mais grave.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR