segunda-feira, 27 de abril de 2009

Os atrasos do Vaticano


Pois é, o Vaticano finalmente canonizou D.Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável.

E digo finalmente porque ele em Portugal já é santo há muitos séculos. D.Nuno constitui, por si só, uma das mais sangrentas e gloriosas páginas da História de Portugal.

Como se sabe, o processo de canonização é mais complicado do que o processo eleitoral dos EUA. Depois de anos e anos de burocracias estranhas, há um passo final - um milagre comprovado. Ora aqui torce a porca o rabo. Que milagre está comprovado, da parte de D.Nuno? Não sei, sinceramente. Estou um pouco à parte do que acontece naquele país (É um país!).

Mas para nós, portugueses, não há maior milagre do que aquele que foi protagonizado pelo Condestável. E falo ou escrevo do tremendo arraial de porrada que o homem deu numa catrafada de castelhanos que tiveram a infeliz ideia de invadir cá o cantinho. Utilizando a técnica do quadrado (o Paulo Bento não aprende mesmo - só losangos, só losangos...), o exército português aniquilou um enorme exército castelhano, que, rezam as crónicas, era cinco vezes maior. À falta de confirmação castelhana ou de relatório do árbitro, mantêm-se estes números.

O fantástico aniquilamento do exército castelhano ali para os lados de Aljubarrota, que rima com derrota como Algeciras rima com mentiras, deu um lugar de destaque a este general no vastíssimo panteão de heróis nacionais, ao lado de D.Afonso Henriques, D.João II, Vasco da Gama e Eusébio. Mas... santo?

Santo?... Um gajo que enfardou porrada toda a vida em tudo o que se mexia sem autorização dele, do Rei ou de Deus?

Claro que sim!!! Hoje, estaria preso por actos de violência, mas naqueles tempos, o homem era um herói. E garantiu a independência do país, depois de uma sangrenta Guerra Civil e perante a ameaça castelhana. Foi um verdadeiro santo, assim um pouco à imagem do Winston Churchill para os ingleses.

Só que o Vaticano, que reconhece que Portugal é um dos países pilar da fé católica, responsável pelo ampliar da fé, sempre olhou para Portugal com desconfiança. Isto porque os enganamos tantas vezes que até deve doer ao S.Pedro lá no Vaticano num sítio que eu cá sei... Foi D.Afonso Henriques, foi D.João II, foi Cristóval Cólon... (Como??? Cristóval Cólon??? Pois, era mais português que eu, mas isso é outra história...). Por isso, o Vaticano nunca considerou os portugueses como "saint material" (porque será?).
Mas como isto já vai em séculos sem um santinho português, bem, temos de dar alguma coisa aos desgraçados dos portugueses - vai daí, não se pensa mais e vai D.Nuno, o Fartote de Porrada!

Foi a primeira vez que agradeci o facto de o actual Papa ser um energúmeno violento racista fascista nazi! Caso contrário, como se pode explicar??

Fora de brincadeira, talvez isto desperte as consciências portuguesas para a sua grandiosa História! E se havia alguém que merecia, era... D.Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, o Verdadeiro Fartote de Porrada, O Flagelo dos Castelhanos!!!

22 comentários:

  1. Andas tu preocupado com isso. Muitos dos genocidas do século passado, ainda receberam o Nobel da Paz. E o homem pelo que sei ainda fez um recolhimento no Mosteiro com 62 anos.
    Além disso ia à missa 2 vezes por dia. E mais do que isso dedicava as vitórias à Virgem Maria

    ResponderEliminar
  2. É interessante cruzar a História Portuguesa com a História Espanhola. Não sei porquê, mas onde as Histórias se tocam, nos compêndios, isso é "esquecido". As batalhas que para nós são grandes, porque aa ganhamos, eles nem as referem, e vice-versa.

    EUREKA!!!!!!

    Descobri um erro no teu texto...
    O Vaticano deu-nos há pouco tempo a canonização dos pastores de Fátima!

    Já agora, se canonizaram o D. Nuno, porque é que não canonizaram também a padeira de Aljubarrota?! O Papa é sexista, só porque ela era mulher, só pode!

    ResponderEliminar
  3. Forteifeio

    Claro, o homem era clerical. Mas quem não era na altura? Ou pensas que havia muitos Ches no séc. XIV???

    ResponderEliminar
  4. Pronúncia

    Tendo mais a acreditar na nossa História. Os espanhóis são facciosos!!!!

    ;)

    Quanto aos pastorinhos de Fátima, penso que eles foram beatificados e não canonizados, mas tu lá sabes...

    ResponderEliminar
  5. Lá vou eu ter que pesquisar, melhor ;)

    Tinha essa dúvida, mas no 1º sítio que encontrei falavam em canonização...

    Vou pesquisar melhor e depois cá volto. Não penses que te livras do meu comentário tão facilmente!

    ResponderEliminar
  6. Então e a Padeira?! Não merecia, não?!...

    ResponderEliminar
  7. Cirrus

    És um desmancha prazeres é o que és.

    Beatificados ou canonizados??

    Para um não crente sabes muito destas coisas....

    ResponderEliminar
  8. Bem, merecer até merecia, se fosse provado que existiu! Mas há portuguesas que merecem os mais altos galardões: a rainha mais morta de sempre - Inês de Castro; a rainha mais ardilosa sexualmente de sempre - D.Mafalda; a flor a mistura 2T mais rápida de sempre - Rosa Mota...

    ResponderEliminar
  9. Confirma-se, os pastorinhos são Beatos e estão à espera de Canonização.

    Beatificação e Canonização são coisas diferentes - beatos são virtuosos da Igreja, pessoas que a Igreja considera terem levado uma vida exemplar. Santos, para além de serem Beatos, são pessoas confirmadas nos Cânones da Igreja como santos, e devem ter milagres por sua conta, devidamente confirmados. Não me perguntem como se confirma um milagre.

    Próximo a ser canonizado: Giovanni Trapattoni.

    ResponderEliminar
  10. Forteifeio

    Não tem a ver com devoção, deixa. Mas as religiões sempre foram um assunto que me fascinou e sempre procurei ler sobre elas, apesar de não professar nenhuma das chamadas religiões modernas.

    ResponderEliminar
  11. ok então

    senão professas nenhuma religião moderna, professas uma mais antiga?

    Certo?

    Qual?

    ResponderEliminar
  12. Cirrus, a diferença entre beatificação e canonização eu sabia. O que tinha dúvidas era em que fase é que os pastores estavam.

    Obrigada pela confirmação, assim já não tenho que ir pesquisar.

    Forte, ele é devoto de Ra!...

    ResponderEliminar
  13. O culto de Ámon-Rá, o Escondido. Por arrasto, o da Deusa. Entenda-se Ísis.

    Não professo qualquer religião, mas como esta é a mais original que está documentada, é a que mais me fascina. E como já estive diversas vezes por aquelas bandas, já senti a grandiosidade do Culto de outrora.

    Que queres? Sou um fascinado pelas Duas Terras!!!

    ResponderEliminar
  14. A Pronúncia tinha razão.

    Cirrus, tu dás muito trabalho à malta e isso é preocupante.

    Temos de andar a pesquisar e investigar por tua causa?

    Mas quem julgas tu que és??

    É o que dá saberes muito, mas eu vou-te começar a dar também trabalho para aprenderes, só nãome posso meter na história que tu rebentas comigo.

    ResponderEliminar
  15. Forteifeio

    Não me lisonjas de forma alguma ao falar dessa forma. Não tenho intenção de saber mais do que aquele que lê o que escrevo ou daquele que me acompanha.
    Há muitos assuntos sobre os quais não sei nada ou muito pouco. Sei um pouco sobre História, História das Religiões e Geografia, porque li muito sobre estes assuntos (e ainda leio) e viajei um pouco.

    Não é numa perspectiva arrogante que escrevo, ou pelo menos esforço-me por que não seja, se bem que os portugueses, na net, são conhecidos por alguma arrogância. Não sabia bem porquê, mas depois um americano do Idaho explicou-me: vocês têm histórias muito antigas para contar, o que quer dizer muita memória inconsciente.

    Fiquei admirado na altura, embora muito feliz também! Mas depois dei-me conta que nem todos os Portugueses percebem de História! Mas podem interessar-se e aprender, pois o Português tem queda natural para o caso. E não vejo razão para os Portugueses não terem presente a sua História. Poderia ensinar-nos muita coisa hoje em dia!

    ResponderEliminar
  16. Cirrus

    Eu gosto imenso de aprender e de poder conhecer e falar de assuntos que pouco sei, e reconheço-o.
    Sei perfeitamente que tu não és arrogante nem essa foi a minha intenção, quis só dizer que dás trabalho com a questão de me obrigares a pesquisar e que isso é bom.

    Foi só uma forma mais irónica de o dizer, mas sem qualquer tipo de conotação desafiadora ou injuriosa, que como sabes não é o meu género.

    Embora quem leia pensa que eu possa estar a ser parvo não era esse o proosito.

    ResponderEliminar
  17. Forte

    Evidentemente! Andamos os dois armados em parvos, é o que é!!!

    :)

    Também se não for assim, quem vai julgar-nos inteligentes???

    ResponderEliminar
  18. Então por essa ordem de ideias teremos o São Sócrates, pois que está numa vitimização constante de cabalas e perseguições obscuras lutando constantemente para levar o país para a frente, não obstante será protagonista de um milagre que talvez ajude perto de 10 milhões de pessoas (a sua substituição) é de ter este nome em linha de conta para futura canonização...será que o facto de ele morar num apartamento de luxo vigiado conta como sendo tentativa de recolhimento?

    ResponderEliminar
  19. Provocação

    Excelente tentativa de recolhimento! Mas só tentativa!

    Não, não creio que ele seja candidato a santo - talvez a personagem trágico - um Hamlet ou D.Quixote, quem sabe???

    ResponderEliminar
  20. Cirrus,

    Passa lá pelo meu blog das viagens. Fala-me do Mosteiro Flor da Rosa.(Infelizmente não tenho a tua fortuna para lá dormir...)!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Dylan,

    Não é fortuna ter uma boa empresa para trabalhar, como tu deves saber por experiência própria (será a Bial?). Graças a Rá, a minha empresa ainda é daquelas que tem mercado assegurado.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR