segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ESPECIAL... MESMO!

Foto JN

Sabe Rá e mais algumas poucas pessoas que cá vêm que há assuntos dos quais me abstenho de escrever. Um desses assuntos, que entendo ser contraproducente, e potencial causador de mau estar, é futebol. O futebol vive-se, não se pensa. Cada um vive o mais perigoso desporto colectivo do mundo à sua maneira, e normalmente consoante a sua cor clubística. E aqui é que entra a tal causa de discórdias inúteis, pois ninguém vai mudar a sua opinião só pelo facto de os outros serem diferentes. Até porque se pode mudar de muita coisa, mas família e clube ficam para sempre. O resto é paleio para encher chouriços de malta que não gosta da bola. E estão no seu direito de não gostarem, não me digam é para eu não gostar.

Goste-se ou não de bola, os jogadores da mesma são praticamente a nossa única importação de qualidade incontestável, a par do Vinho do Porto. A diferença está nas idades. Se um vintage é bom para qualquer dos dois produtos, já um trintage é bom para o vinho, mas hora de pensar na vida para o jogador da bola, e um quarantage é excelente para o vinho mas inexistente para o jogador da bola. Esta é uma expressão de que gosto, jogador da bola. Porquê? Porque futebolista tem ar demasiado intelectual. Além disso, jogador da bola porque... é isso mesmo, desporto com bola é futebol, o resto são arraiais de jogos tradicionais.

E goste-se ou não de bola, também exportamos com excelente qualidade os treinadores da bola. Que não treinam a bola, mas sim os jogadores da bola, e estes sim, jogam a bola. Particularmente dois homens fizeram história a níveis há bem pouco tempo impensáveis. O primeiro, o mestre português que mais competições (e massa) ganhou pelos estrangeiros, o inigualável Manuel José, o Algarvio, que em meia dúzia de anos no Al-Ahly do Cairo ganhou tudo o que havia para ganhar, incluindo 500 mil dele por mês. Fartou-se e veio embora, mas esqueceu-se de que não podia, pelo que lhe foram retirados os privilégios de residente na capital do Nilo. O outro, que vai a caminho de ser tão bem sucedido como o primeiro, todos conhecem, é o nosso Mourinho. O homem que inevitavelmente vai levar Portugal ao título mundial, mas só quando o Cristiano Ronaldo tiver 30 anos.

Confesso que tenho uma enorme admiração por Mourinho. É mal educado, mal encarado, veste sempre igual, é rezingão, protesta por tudo e por nada (normalmente nada), é provocador e doentiamente mal educado. Já tinha dito? Ok, pronto, passe o pleonasmo. Mas é também um ganhador. Um ganhador que não se limita a ganhar, mas também é óptimo em fazer os outros sentirem que perderam. Duas qualidades excelentes, no mundo da bola, em que não há nunca honra na derrota, a não ser que seja o Leixões na final da taça contra o Sporting e enviar uma bola à trave no último minuto... Isso é honrado.

Mourinho está para o resto dos treinadores de futebol como o Federer está para o resto dos tenistas, o Schumacher para o resto dos pilotos ou o Ronaldo para o resto dos jogadores da bola. Ou ainda o Tiger Woods para o resto dos jogadores de bilhar dos ricos, com a diferença de que, que se saiba, Mourinho não precisa de uma temporada de desintoxicação de sexo. Mourinho é especial - Mesmo!

E se já tinha esta admiração por Mourinho (andei-lhe três anos com um pó que não podia!), mais ainda quando o vi, no último jogo, nesta pose, teatral, sem dúvida, mas reveladora, entre os que sabemos, da sua verdadeira condição. Mourinho, ao cruzar os punhos daquela maneira, vem ao mundo dizer qual a sua preferência musical!! Não, não são os meninos do Engenheiro! São estes senhores, que fazem jus ao ditame que diz que para o melhor do mundo, o melhor que o mundo tem para oferecer! Bem vindo, Mourinho, agora sim, estás com a tua gente!



Vídeo Youtube

12 comentários:

  1. Ora, porra!
    Não é justo... então chega aqui a menina a casa, cansada, mas com uma ideia fantástica para um post, porque enquanto comia uma francesinha a servir de jantar, ali no tasco da esquina, viu esta foto (imagino que seja a mesma, porque o meu PC hoje fez greve às fotos... não as abre), viu o gesto e pensou:
    - Hei lá! Isto dava um post engraçado e associar o gesto do Mourinho ao facto de ele ser fã dos "Falecidos" (sim, desde que me enganaram passaram a ser "os falecidos")

    Qual não é o meu espanto quando ligo esta coisa, e mal dou uma vista de olhos ao Reader... vejo o meu post "plagiado" antes de ser escrito... não é justo! Protesto veementemente!...

    Já agora, olha que o "Speciale" veste muito bem... o tipo tem montes de bom gosto (mas a ele, em abono da verdade, qualquer coisinha lhe fica bem)...

    E agora, vou ali para o canto amuar um bocadinho, porque deste cabo do post que era para ser e afinal não vai ser... não é justo!

    :D

    ResponderEliminar
  2. como a pronúncia diz, o special one veste muitíssimo bem e mais, é um homem charmoso como um tuga deve ser (e normalmente são devo dizer) e desculpa mas aquela arrogância dele e total desprezo por todos só lhe dão ainda mais sex-appeal. não sei porquê mas se outros poderiam parecer uns labregos o Mourinho pode dizer a maior barbaridade que não lhe cai nada mal... :) para além de ser um excelente treinador e que sabe usar a psicologia no meio de tanta técnica, táctica e testosterona... =D

    e claro, é português por isso é o maior... :P

    ResponderEliminar
  3. Pronúncia, por acaso não fizeste a actualização do Firefox para o 3.6? Deve ser disso, é do que estou a tratar neste preciso momento. Tem a ver com os plugins Java...

    Pois, mas como só conseguiste lembrar-te dos falecidos, azar, antecipei-me e pensei nos Imortais...

    ResponderEliminar
  4. Anne, estou estuputrefacto com a tua análise da bola!!!

    ResponderEliminar
  5. ahahahahah estuputrefacto? que raio é isso? :P

    e eu gosto de futebol, bastante. já fui mais fanática mas ainda deliro um bocado. :) eu gosto de desporto. ponto.

    ResponderEliminar
  6. Estou podre de estúpido...

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!

    Sobre os Pink floyd não opino. Alem de não ser rapaz desse tempo, não conheço muito da sua obra, apesar de lhes reconhecer o lugar ao sol e os respeitar por isso, nem mais nem menos do que respeito todos aqueles que criam algo e se aventuram a mostra-lo ao mundo.

    Quanto ao Mourinho, respeito-o, sim senhor.
    É arrogante? Sim. Porquê? Porque pode. Tem mais do que provas dadas do seu valor.
    Mal educado? Na sua posição, se for muito doce as melgas não o largam.
    Veste-se mal? São gostos e esses não se discutem.
    É odiado? Muito! E invejado! Principalmente pelos seus compatriotas. Consequências de ter nascido num país onde a maioria não faz nada e tem raiva de quem faz.

    Repara que não há um português que se destaque, que não seja vitima de perseguições a todos os níveis. É típico. Inveja-se a camisa nova do vizinho, como não invejariam quem se destaca mundialmente e principalmente, ganha rios de dinheiro?
    Podemos dizer que isso se passa com todas as nacionalidades...pode ser, mas neste caso falamos da nossa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Francisco, é precisamente por isso que fiz este post. Não é preciso dizer que o que é nacional é bom, porque temos muita coisa mázinha... Mas quando é nacional e é bom, não tenhamos vergonha de o dizer!

    ResponderEliminar
  9. Sim, eu percebi o post. Apeteceu-me dizer de minha justica :-)

    ResponderEliminar
  10. Diz para aí, estás à vontade!!

    ResponderEliminar
  11. ahahahah é assim uma surpresa tão grande eu gostar de futebol pk???

    ResponderEliminar
  12. Não sei. Penso que sempre te vi como uma daquelas mulheres que obriga o homem a mudar de canal sempre que começa um jogo...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR