terça-feira, 6 de abril de 2010

AS MARAVILHAS DO FACEBOOK

Andam por aí a tentar-me convencer que há novas formas comunicação, que há uma nova linguagem que temos de aprender, que há novos canais para a globalização da linguagem, quer seja escrita, quer seja falada. Por mim tudo bem, não sou daqueles que ficam parados a olhar e tento actualizar o meu arsenal de vez em quando, não fosse proprietário de um blog.


No entanto, há coisas que se podem fazer através da informática e outras que me parecem abusivas. Esta parece-me claramente abusiva. O Facebook, ao que dizem, é uma forma de expandir a rede social, seja lá o que isso for, uma forma de nos darmos a conhecer ao mundo, seja lá o que isso for, ou seja lá que mundo a que nos queremos dar a conhecer for. Como devem desconfiar, não tenho página no Facebook. Não porque já não tenha tido curiosidade, mas mais por falta de entendimento sobre a utilidade da ferramenta. Mas fiquei a saber que pode ser utilizada para isto:


Ser despedido por ter perdido dez libras não deve ser inédito. E até se poderá especular se o dinheiro foi perdido ou não. A questão não é essa. A questão é que esta responsável de loja inglesa despediu esta colaboradora via Facebook. Mas faz todo o sentido, não faz? Afinal, não temos de nos actualizar? Não temos de aceitar as novas formas de comunicação? Eu até penso que um dia esta opção vai ser seguida por muitas entidades empregadoras, em muitas empresas, que têm colaboradores permanentemente ligados ao Facebook. “Ora deixa lá ver se ele está ligado... Está! Es-tás-des-pe-di-do... Prontes!”.


PS: Vamos a ver se ninguém me acusa de ser mesquinho e preconceituoso só porque esta aventura se deu em terras de Sua Majestade...

PS 2: Imagem JN


23 comentários:

  1. Não sou grande adepta de redes sociais. Aderi ao facebook, mas apenas com o meu perfil do "Pronúncia", a única coisa que lá deixo e de quando em vez, são uns links para uns post's e um ou outro comentário a alguém...

    Quanto ao despedimento através do Face, é uma vergonha... só mostra que há pessoas cada vez mais cobardes e que não conseguem encarar o outro nos olhos para lhes dizer seja o que for. Triste, muito triste!

    Mas quem diz o facebook, diz uma sms, um email, uma carta, um telefonema... ainda sou daquelas pessoas que acredita que aquilo que é realmente importante ser dito a alguém, tem que ser olhos nos olhos... estarei desactualizada?!

    ResponderEliminar
  2. Isso é muito mau. Também me faz confusão as entidades patronais irem pesquisar o facebook dos possíveis candidatos. Já saí de um grupo chamado "meeting someone who's also drunk and immediately becoming best friends". Apaguei porque, apesar de o meu facebook so estar visivel a amigos, isto aparecia na pagina principal mesmo a quem nao tem acesso a ela. O que me leva a questionar: é justo ser afastada da corrida por um emprego por algo que eu faço nos meus tempos livres? a minha vida pessoal nao é isso mesmo, pessoal? há que ser muito inteligente nos dias de hoje. Um tropeção cibernético e puff... que se lixe um bom currículo.

    ResponderEliminar
  3. Já agora, e que tal colocares a letra um pouquinho maior... os meus olhinhos sofrem ao ler uma letrinha tão pequenina!...

    ResponderEliminar
  4. Pronúncia, eu também penso que coisas importantes têm de ser tratadas pessoalmente. Não penso que seja coragem, apenas alguma honestidade intelectual.

    Utilizar o Facebook, ou mesmo um e-mail ou um telefonema é redutor.

    Está melhor assim?

    ResponderEliminar
  5. Sara, eu penso que não devemos, de facto ser julgados através do que fazemos nos tempos livres. Mas a questão é simples: tens dois bons candidatos para um lugar na tua empresa, mas só podes admitir um. Sabes que um deles se embebeda e faz amizades através desse acto nos tempos livres. O outro colecciona selos e notas de escudo. Quem escolhias, se ambos tivessem um bom currículo?

    Há que ter muito cuidado, Sara. Às vezes, pormo-nos no lugar dos outros também ajuda. Muitas vezes disse a funcionários que de pendiam de mim para tirarem os piercings à entrada. Trata-se de dar credibilidade. Sei que é apenas aparência, mas a sociedade não é obrigada a conhecer-te para além das aparências, não te esqueças.

    ResponderEliminar
  6. Seja cobardia ou falta de honestidade intelectual, não se faz.

    Não me referia ao tamanho da letra dos comentários, mas à que usaste no post... que continua igual (minorca de mais para os meus ricos olhinhos)!

    ResponderEliminar
  7. Pronúncia, mas tu estás mesmo míope de todo ou tens um eeepc????

    ResponderEliminar
  8. Não estou míope de todo, só um bocadinho!

    Não é um eeepc, mas é um eepc!

    A letra dos comentários está bem maior (e a negrito) que a do post... mudaste de letra e nem um aviso prévio aos míopes que frequentam aqui o espaço!
    Tchh! Tchh! Tchh! Isso não se faz...

    ResponderEliminar
  9. Pronúncia, não sei do que falas!...

    ;)

    Também tenho um... são jeitosos!

    ResponderEliminar
  10. A letra está pequenita como à Tì Pronúncia, pode ter a ver com o Browser que se usa. Olha isto é imparável e vais ter despedimentos por SMS, consegues fazê-lo com duas palavras ou alguêm ainda inventa um icone emocional para o fazer.

    Estou a ouvir Joy Division aqui no teu sítio (grande som)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Estas "relações metálicas" deixam um gosto amargo na boca. Pouca sensibilidade e bom senso.
    Quanto ao Facebook, é demasiado fútil.

    ResponderEliminar
  12. LBJ, é provável que as coisas evoluam nesse sentido, não digo que não. Mas o facto permanece inalterável: há assuntos que devem ser tratados presencialmente.

    Esta versão do Shadowplay é pouco menos que brilhante. Onde estariam estes senhores se o Ian não tivesse morrido??

    ResponderEliminar
  13. Venus, só posso concordar.

    ResponderEliminar
  14. Dylan, é precisamente porque me parece demasiado fútil que ainda não me seduziu.

    ResponderEliminar
  15. Pois... Em termos de tecnologias de comunicação, eu sinto que faço parte de um mundo à parte... Ainda não percebi bem como funciona o facebook, nem me interessa. Prefiro ter redes sociais de carne e osso... Bem vistas as coisas, nem sei o que me deu para criar o blogue, embora até me dê um certo gozo. De resto, acredito que facebooks, twitters, hi5s e outras coisas que tal mais não fazem do que afastar-nos da realidade. A partir do momento em que se vê duas pessoas sentadas a menos de cinco metros a conversarem via msn está tudo dito... Ainda bem que vou resistindo. :)

    ResponderEliminar
  16. Liliana, também já os viste? No meu caso, era um casal de namorados, lado a lado, a enviarem sms um ao outro. Será que é coisa que tenha de aprender também?

    ;)

    ResponderEliminar
  17. eu tnh facebook... mas nem fotos minhas tenho e só uso para o vício da farmville. quando me encher do jogo, nem lá vou mais...

    além disso não é ilegal despedir alguém através do facebook? é que por sms é. sei isso pk tentaram fazer isso com uma amiga e ela foi ao tribunal de trabalho. arriscam-se é a ser multados.

    ResponderEliminar
  18. Anne, estamos a falar da Inglaterra... Não é propriamente o país mais indicado para ir ao Tribunal do Trabalho... Quando por lá houver contratos de trabalho e essas coisas... Talvez.

    ResponderEliminar
  19. (não me canso de ver o vídeo do nosso Benfas, que tens à direita)

    Saudações de glória

    ResponderEliminar
  20. Não consigo imaginar o Ian vivo e a envelhecer.

    Conheces isto imagino:

    http://www.dailymotion.com/video/x4
    h5cw_joy-division-transmission-she-s-los_music

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Garcia, esperemos que tenhamos de o substituir, pois deveria incluir a festa final.

    ResponderEliminar
  22. LBJ,

    É estranho imaginar o Ian, mas seria ainda mais estranho ver o Morrison a envelhecer. Digo eu.

    Conheço, sim senhor, mas é sempre bom relembrar.

    Abraço

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR