sexta-feira, 16 de abril de 2010

LAPSOS LINGUAE

Palavras de Bento XVI:

"Perante os ataques do mundo que falam sobre os nossos pecados, lembramos (...) que é necessário fazer penitência e, assim, reconhecer os erros cometidos durante a vida"… "Nós, cristãos, nos últimos tempos temos evitado a palavra penitência"…

Há vários lapsos nestas palavras do Santo Padre. E parece-me oportuno rectificar esses lapsos antes que entendam as palavras no sentido literal:

  • Quando o Papa refere “perante os ataques do mundo”, quer apenas dizer “perante as descobertas do mundo”;

  • falam dos nossos pecados” quer dizer apenas: falam, falam, mas não os vejo a fazer nada;

  • é necessário fazer penitência” – quis ele dizer Penitenciária;

  • Nós, cristãos” – vocês, crentes;

  • temos evitado a palavra penitência” – temos evitado que os nossos padres acabem na penitenciária;


Palavras de D.António Marto, o Peter Sellers português:

[Os abusos sexuais envolvendo membros do clero] "são uma questão muito dolorosa para a Igreja"

Aqui não se trata bem de Lapsos Linguae, mas antes uma falta de senso incomum, num homem que eu aprecio. É uma questão dolorosa para a Igreja??? Para a Igreja é que é dolorosa? E para as crianças violadas? Foi um passeio no parque, não?

PS: Foto JN

14 comentários:

  1. Eu gostava era que ele tomasse a iniciativa eu vez de só reagir com palavras leves.
    Eu gostava era que ele acusasse (e não encobrisse) os culpados.
    Eu gostava era que ele os chamasse à justiça... e pedisse a sua condenação.

    É pedir demais?! Pois... parece-me que sim!

    Ou seja "Parole, parole, parole... sono solo paroles".

    ResponderEliminar
  2. claro que sim cirrus, não percebes que muitas dessas crianças pediram para serem molestadas e que lhes destruíssem a vida? o que é doloroso para eles é a igreja estar a perder a sua influência, ergo, poder sobre as pessoas. e isso é assustador, depois de quase 2000 anos de domínio não achas?

    ResponderEliminar
  3. Pronúncia, agora é muito tarde para Bento XVI. Só poderia renunciar... Só pode fugir para a frente. São umas atrás das outras, é calinada atrás de calinada. Começo a ter pena do homem... ou lá o que ele é.
    Esperemos que pelo menos não pratique tantos crimes como o antecessor.

    ResponderEliminar
  4. Anne, em rigor não foram 2000, foram para aí uns 1800. Mas estou convencido que a Igreja não está longe de um fim. Não talvez o fim dela própria, mas pelo menos disso, do domínio que ainda pensam que exercem, pois eles ainda pensam que as pessoas ligam minimamente ao que dizem na missa...
    O problema pode pôr-se no topo contrário, ou seja, o que substitui agora esse poder? Já pensaste nisso? É que o ser humano tem uma tendência especial para ser subjugado.

    ResponderEliminar
  5. Carrega Cirrus! [mas não com muita força senão dói]

    ResponderEliminar
  6. amen...

    e haverá algo pior que os falsos moralistas?!
    ah, espera, talvez os que que juraram segui-la e torná-la o seu estandarte... a moral, claro... só que a moral não se prega... sente-se!!! a verdadeira, claro....

    ResponderEliminar
  7. pois... penso que a grande maioria das pessoas não está preparada para conseguir pensar por elas próprias, sem ter alguém que lhes diga o que devem ou não fazer. o que é preocupante quando nos apercebemos que muitas dessas pessoas não têm qualquer noção própria de justiça e do bem, tendo por isso que ir buscar esses valores aos "mestres e senhores" da verdade suprema, que não passam de muito bons vendedores...

    ResponderEliminar
  8. Este tipo de crime tem que ter de uma vez por todas castigos exemplares. A igreja acima de todas as instituições devia de ter vergonha!

    Abtaço

    ResponderEliminar
  9. Dylan, não preciso de carregar. Eles carregam-se a si próprios.

    ResponderEliminar
  10. Maestrina, a única moral que devemos seguir é humana. Toda a a outra moral que nos impingem desde pequenos é falsa. E qualquer igreja ou religião gira em torno de bons valores e más acções.

    ResponderEliminar
  11. Anne, penso que muito do silêncio da nossa sociedade passa por aí, sem dúvida. As pessoas não sabem ser humanas, aceitar as suas qualidades e defeitos naturais, viver de acordo com a sua natureza. Precisam destes embustes para acreditarem em algo que não existe, que é uma coisa mais sagrada que a própria vida.

    ResponderEliminar
  12. LBJ, evidentemente que não advogo que os padres pedófilos sejam tratados diferentemente dos outros pedófilos em geral. Mas a Igreja, que prega o seu virtuosismo ao Mundo, não devia ter mais cuidado com quem emprega?

    ResponderEliminar
  13. Cirrus: eles bem tentam, por todas as formas linguísticas, "fugir com o rabo à seringa", "eles"...os bons...Mas a merda cheira tão mal, que já se sente o fedor de cada vez que abrem a boca.
    Beijo amigo de
    Lusibero

    ResponderEliminar
  14. Maria, penso que este é um dos casos que mais demonstra falta de carácter e hipocrisia.

    Fico contente de a "ver" melhor.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR