terça-feira, 27 de abril de 2010

MEMÓRIAS

Há modas que pegam. Escrever livros autobiográficos é uma dessas modas. Várias pessoas já escreveram livros destes, ou tiveram alguém a escrever por eles. Até Cristiano Ronaldo lançou a história da sua vida, esquecendo-se de que até as borbulhas pararem de aparecer não se é sequer adulto. Além do mais, não pode contar a sua maior façanha, levar a Selecção Nacional ao título mundial. Mário Soares, no outro extremo da escala, já escreveu três, sempre na expectativa de bater a bota logo a seguir. Parece que já há versões IV e V.
Há autobiografias que devem ser interessantes de ler. A de Maradona, por exemplo, deve ser um espectáculo. Não é todos os dias que se podem misturar cocaína, futebol, italianas, Fidel Castro. Não lhe faltam memórias. Já a de Sócrates não deve sair tão cedo. Estava pronta, mas a Autoridade para a Concorrência proibiu a publicação, considerando ser publicidade enganosa. Já imaginaram a autobiografia da Raínha de Inglaterra? “Hoje, levantei-me e tomei chá no terraço. Dormi um pouco. Depois almocei. Dormi um pouco. Depois tomei chá no jardim. Dormi um pouco. Depois jantei. Dormi um pouco. Depois levantei-me e tomei chá no terraço...”
Outra personagem com uma fascinante história de vida deve ser Osama bin Laden. “Hoje foi o dia em que andei a brincar com aviões, mas o meu comando estragou-se e estavam sempre a bater nos prédios. Ontem levamos com tantas bombas em cima que acordei a meio da noite. Já andamos a comer cardos da montanha há três anos! Mas hoje decidi desligar a TV e dar uns mergulhos na piscina. Aqui na Florida faz um calorão!!”. E por falar em Osama, o seu maior inimigo, George W.Bush, decidiu escrever a sua autobiografia. Escrita em texano, será vendida a 35 dólares. Será um livro interessantíssimo para compreender a história do nosso tempo. Espera-se que venha aclarar alguns dos grandes mistérios do mundo actual, como o facto de chamar grécios aos gregos poderá ter precipitado a bancarrota grega. Ou uma visão mais alargada sobre a aerodinâmica do sapato, e a procura pela técnica mais perfeita para o seu lançamento.
Poderá também ser um importante contributo para a pedagogia mundial, pois poderá ser abordada a temática “criação – a verdadeira ciência”. Num registo mais pessoal, pode esperar-se que Bush ensine os leitores a invocar Deus para tomar café connosco todas as manhãs. Poderemos, obviamente, aprender o que não fazer no caso de um furacão atingir o nosso país, ou mesmo como nos livrarmos gratuitamente dos moradores de bairros degradados de uma grande cidade. Aqui o Sócrates aplica os impostos, Bush aproveitou as marés. Será interessante obter-se algumas visões internas sobre a temática “quero uma guerra só para mim”, ou mesmo “como transformar o seu aspirador numa arma de destruição maciça”. Seria bom demais para ser verdade, mas talvez até surja alguma referência a um facto conhecido como “Como encravar comandos de videojogos de simuladores de vôo dos outros meninos”. E seria o jackpot se nos explicasse esse absoluto milagre da ciência, um acontecimento único sobre o qual Bush pode verter algum conhecimento: “Como enfiar um Boeing 767 num buraco de três metros, fazendo evaporar as asas”. Ficamos a aguardar. Com alguma sorte, até explica isto:

 
Vídeo Youtube

38 comentários:

  1. Epah, uma biografia de Cristiano Ronaldo!! Deve ter aí umas 3 páginas, contando com o índice e os agradecimentos não? O rapaz precisa de uns trocos e tem de vender estas coisas, vamos ajudá-lo que ele é da Madeira.
    Valham-me os santos literários.

    ResponderEliminar
  2. Sara, dei o exemplo do Ronaldo, mas olha que te escapou o propósito do post...

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Eusébio!

    E eu que li este post todo a pensar que ias falar do Clinton?

    Gostei da música :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Francisco,

    No meu entender, e é a opinião de quem nunca morou por aí, a diferença entre Bush e Clinton não é mais senão esta:

    É a diferença entre o pior presidente de sempre e o melhor das últimas décadas, apesar dos escândalos sexuais.

    ResponderEliminar
  5. Eusébio, não poderia estar mais de acordo contigo.

    Alias, os escândalos sexuais só se deram por não terem outra ponta por onde lhe pegarem

    ResponderEliminar
  6. Perfeitamente, tenho essa nítida sensação. Foi um caso bem orquestrado e, infelizmente, Clinton caiu na esparrela. De onde veio a orquestração, desconfio. Mas se digo esfolam-me vivo!!

    ResponderEliminar
  7. Tu, com medo de dizer coisas? Hummm...

    :-)

    ResponderEliminar
  8. psssiu, olha que eu ainda tenho borbulhas a aparecer, sou capaz de me ofender... ou não! =D

    ResponderEliminar
  9. Francisco, chama-lhe discrição...

    ;)

    ResponderEliminar
  10. Vani, as protuberâncias dérmicas próprias da idade mais feliz que temos não deverão influir decisivamente nas relações internáuticas entre nós.

    Ou seja, Clearasil.

    :D

    ResponderEliminar
  11. Cirrus: parabéns!Adoro este humor acre, que sóé pena não cair nas "partes" do BUSH!Para já, boicoto tal "bestiário" que vai sair desse cabeça de nabo!Era hora de alguém ter força e coragem suficientes para lhe "espetar" com o BOING no cu...
    Fico mais um pouco a ouvir a frase mais surrealista da música, sim, essa dos PINK FLOYD "TEACHER, LEAVE THE KIDS ALONE"...
    BEIJO AMIGO DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  12. “E seria o jackpot se nos explicasse esse absoluto milagre da ciência, um acontecimento único sobre o qual Bush pode verter algum conhecimento: Como enfiar um Boeing 767 num buraco de três metros, fazendo evaporar as asas.”

    Confesso que já estava com saudades de uma teoria da conspiração anti-americana. Não sei se estás a falar do ataque do Pentágono, pela simples razão de que se tratava de um Boeing 757 e não 767. Se for, deves ser o único a saber o tamanho do buraco provocado pelo impacto, o que é brilhante porque a parte do edifício atingida desmoronou-se em poucos minutos… É um tema apetitoso para uma teoriazinha se não fosse o facto do avião ter chocado com postes e outros obstáculos, perdendo as asas, antes de atingir o Pentágono. Ganhei o jackpot?!

    ResponderEliminar
  13. Como a noite já vai longa, vou por partes e tentar ser sucinta.

    A autobiografia proibida do Sr. Sousa, se a quiseres encontras online. O autor tem um blogue onde a disponibiliza... não me lembro é do link. Se o encontrar aviso.

    A do Osama até eu gostava de ler... mas a verdadeira, claro.

    A do Bush deve ser (mais) um (em)bush(te)... para juntar à tão vasta colecção que ele tem.
    Não é só esse vídeo que ele poderia explicar... há outros!

    E agora vou dormir e pensar se um dia escrevo as minhas memórias... era capaz de ter uma coisita ou outra para contar!

    ResponderEliminar
  14. Maria, obrigado.

    Foi de facto um post apimentado apenas de humor e pouco mais... Seja como for, não desejo ver esse livro à frente.

    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Dylan, não te enerves, rapaz!!! É apenas um pouco de humor... 767 ou 757, para os conspiradores tanto faz... é grande comó caraças na mesma... De qualquer das formas, não ouso afirmar nada e se ousasse, não seria contra os EUA, mas sim contra Bush. Não tenho a tendência de confundir instituições com pessoas, como o Pinto da Costa com o FC Porto.
    Deves ter visto, no entanto, as fotos do Pentágono antes de ruir. Eu penso que toda a gente viu. E essas mostram claramente um buraco com cerca de três metros. Não estou a inventar nem a aventar. É apenas um facto. E depois, há, de facto, este vídeo, em que Bush é apanhado a dizer uma mentira enorme. Mas sabendo da sua condição mental, não quer dizer grande coisa, admito.

    Não há cá conspirações, atenção. Apenas algum humor com as mesmas. Penso até que, em alguns aspectos, Bush fez aquilo que pôde. pena poder pouco. Limitou-se a ir à sanita de vez em quando. Era o que podia...

    Nem todos gostamos do nosso Presidente, seja ele quem for. Não me obrigues a gostar de todos os outros!!!

    ;)

    ResponderEliminar
  16. Pronúncia, então por partes:

    A biografia do Sr. Sousa dispenso, com ou sem links.

    Também eu. Seria muito interessante.

    Depende. Se for ele a escrever, originará novo acordo ortográfico versão texana. Se for outrem, é um embuste. Há muitos vídeos inexplicáveis de Bush. Mas temos de atentar na inteligência do sujeito. Não podemos esperar muito mais.

    Se escreveres a tua, eu leio. Mas só se for escrita com pronúncia do nuarte, cuanudo!

    ResponderEliminar
  17. Cirrus,

    Claro que vi todas as fotos do Pentágono, toda a gente viu aquilo que chamas de factos: http://fire.nist.gov/bfrlpubs/build03/PDF/b03017.pdf

    Não é uma questão de gostar-se ou não de Bush. Podes fazer o humor que quiseres mas convém contar aquilo que realmente se passou. Quem sabe se não tens no teu blogue leitores de familiares que lá pereceram...
    Quanto à condição mental de Bush, reconhecendo eu que não sendo grande coisa, está equiparada aqueles teóricos conspirativos do 11 de Setembro.

    ResponderEliminar
  18. Dylan, se tiver leitores com pessoas desaparecidas nesse desastre, é um azar. Tenho muitos leitores católicos e não é por isso que deixo de criticar o Vaticano. Opiniões são opiniões e os factos podem ser interpretados de diversas formas. Aquilo que, para ti, é evidente ter acontecido pode para mim ser uma ficção. É a pluralidade de opinião a funcionar. Quer queiramos, quer não, o buraco do Pentágono tem três metros. Para ti, é claro que o avião perdeu as asas. Eu penso que é provável. Mas não deixa de ser plausível a teoria do míssil. E isso não quer dizer "inside job". É uma teoria. Tal como a explicação oficial, tem uma chance de ser plausível. E temos de aceitar o facto como válido. Podemos é não concordar.

    ResponderEliminar
  19. Estou-me lixando para quem lê o blogue ou não. Para mim com o tempo se começou a tornar mais óbvio que os ataques não estiveram isentos de interesses internos, financeiros e internos. Claro que não posso provar, claro que me podem chamar o que quiserem mas eu continuo a acreditar que não foi apenas o Bin Laden a fazê-lo sózinho.

    ResponderEliminar
  20. Menina Ção, a brincar a brincar se vão aventando hipóteses...

    ResponderEliminar
  21. Cirrus,

    Sabes que não venho aqui bajular-te. Isso é mais com outras personagens...
    O link que coloquei aí em cima é de um Instituto Norte-Americano que equivale ao nosso Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Quem souber ler inglês tirará as suas conclusões acerca do que aconteceu no Pentágono. Quem não souber continuará a ser um acérrimo defensor de teorias conspirativas. Também estou-me lixando para aqueles que se estão lixando para quem lê o blogue ou não, no entanto, quando falamos de pessoas que morreram, convém evitar estilos Hollywoodescos baseados no imaginário. Sim, porque geralmente essas teorias são uma mão cheia de nada.

    ResponderEliminar
  22. CIRRUS: realmente, saindo da minha pessoa, foi forte, reconheço. Mas , DYLAN. não te ofendas porque pretendi brincar...De qualquer modo, embora deteste(nisto sou sincera) a personagem BUSH, pergunto-me que raio de memórias terá o homem para legar à HUMANIDADE?
    CIRRUS, perdoa.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  23. Dylan, por aí está no caminho correcto. A explicação oficial envolve as entidades oficiais e deve sempre ser considerada como a explicação mais plausível. O que não invalida que haja outras.
    Independentemente de quem leia ou não, o facto de ter perdido pessoas no desastre não as faz, para mim, diferentes das outras. Considerá-las diferentes seria, já por si, um insulto. Respeito a dor, mas não vejo no que possa ofender seja quem for ao alertar para outras possibilidades. Por outro lado, é como te digo, o que tenho a dizer, seja a brincar ou a falar a sério, digo. E não olho ao percurso de vida de um ou outro leitor, das sensibilidades de outros, das crenças de ainda outros ou da nacionalidade de ainda uns outros. Sabes porquê? Nesse caso, não escreveria nada. Há sempre alguém ofendido.
    E tu sabes bem disso - sabes que há portistas, por exemplo...

    ;)

    ResponderEliminar
  24. Maria, pelo contrário, penso até que o Bush teria muitas memórias a legar à humanidade. E alguma luz sobre determinados aspectos, a começar pela sua primeira eleição, seria bem vinda. Mas não creio que venha luz daquela cabeça tão mal iluminada.
    Esteja à vontade, o que tiver que ser dito, que seja dito. Só não gosto de insultos pessoais entre comentadores. E penso não ser o caso, longe disso. De resto...

    ResponderEliminar
  25. Calma meu caro, que as memorias dos Bush não se ficam por aqui. Sai brevemente o da dona laura "Spoken From the Heart" que promete umas quantas novidades, que vão desde o alegado envenenamento da comitiva americana numa cimeira dos G8 na Alemanha, ate a polémicas como o caso do Katrina e outros...Aguardemos!
    se a senhora diz que fala com coração, não deve mentir...digo eu!

    ResponderEliminar
  26. Francisco, biografias e livros reveladores de segredos raramente estão livres de parcialidades várias e outros inquinamentos... Mas, como dizes, aguardemos.

    ResponderEliminar
  27. Certo, mas pelo menos essa do alegado envenenamento já me deixou de orelha aguçada...que andariam a fazer os serviços secretos???

    ResponderEliminar
  28. Será mais um caso para o CSI? Ou talvez com uma ajuda do Dr.House...

    ;)

    ResponderEliminar
  29. Olha o outro a fugir ao tema:

    "On several occasions in the book, Mrs. Bush admonishes her husband’s political adversaries for “calling him names,” and she pointedly rebuts criticism of some of his key decisions. She suggested that his highly criticized fly-over of New Orleans after Hurricane Katrina was in the best interests of the victims and aid workers on the ground.

    “He did not want one single life to be lost because someone was catering to the logistical requirements of a president,” she says about the Katrina fly-over. “He did not want his convoy of vehicles to block trucks delivering water or food or medical supplies, or to impede National Guardsmen from around the nation who were arriving to help.”

    Vês?! O humanismo e a eficiência e o sentido de organização do tipo a virem agora a público.
    Mas isto foi quantos dias depois da tragédia?

    ResponderEliminar
  30. Maria Ribeiro,

    Não me ofendi de maneira nenhuma. Consigo, é difícil.
    Quando fiz os meus comentários nem sequer pensei em si.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  31. Francisco, não sei quantos dias foram. Mas foram vários milhares de vítimas depois...

    ResponderEliminar
  32. Dylan, foi bonito... Mas espero que não estejas a dizer que te ofendeste comigo!!

    ;)

    ResponderEliminar
  33. Desculpa ter fugido ao tema, mas para mim a novidade foi mesmo a de Cristiano lançar uma biografia! aos 24?! O que é que ele tem a dizer? Quantas mais biografias vai lançar até ao fim da vida? isto é ridículo!
    Quanto ao sr embushte, dispenso ler mais mentiras, mais branqueamentos de histórias... simplesmente não quero saber... tenho um ódio de morte a esse coiso...

    ResponderEliminar
  34. Sara, não foi aos 24, foi aos 22...

    ResponderEliminar
  35. Cirrus,

    Claro que não. Nem contigo nem com ninguém, pelo menos neste tema. Mas confessa aí: não gostamos ambos de apimentar os blogues?!...

    ResponderEliminar
  36. Dylan, SÓ gostamos de apimentar blogs!!!

    :D

    Um bem haja para os dois, digo eu...


    PS: O Bruno Alves foi visto a amolar os pitões das botas...

    ResponderEliminar
  37. "No meu entender, e é a opinião de quem nunca morou por aí, a diferença entre Bush e Clinton não é mais senão esta:

    É a diferença entre o pior presidente de sempre e o melhor das últimas décadas, apesar dos escândalos sexuais."

    Não tendo morado por lá, concordo plenamente. Tenho esperança de poder vir a dizar o mesmo de Obama.

    Que Bush não tem as luas todas, já se sabe há muito. O (pouco) que fez foi para dar resposta aos seus caprichos. Os States só não foram abaixo durante a sua presidência por se tratar de um país de grande poder, político e económico.

    De resto, não sou grande apreciadora de (auto)biografias. De qualquer modo, gostava de conhecer as memórias de alguma gente... :)

    ResponderEliminar
  38. Liliana, as memórias escritas não são, regra geral, iguais aos factos que efectivamente se passaram. Gostaria de conhecer, isso sim, a realidade por detrás de muitas trapalhadas que por cá e por lá andam...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR