domingo, 25 de abril de 2010

O ESPÍRITO DE ABRIL DE 1969

Foto Google


O facto de podermos aqui estar a escrever estas coisas é por si só razão para celebrar Abril e os seus ideais. Não são ideiais de esquerda, nem são de direita, nem de corrente política alguma, apenas os ideiais universais da igualdade e liberdade. O 25 de Abril foi o culminar do processo de mudança de regime em Portugal. E Depois disso nem tudo correu bem, como sabemos. E hoje mais do que nunca.
Mas não esqueçamos o dia em que realmente tudo começou. E esse dia não foi o que hoje faz 36 anos que passou. Foi um outro, há 41 anos, e não foi perpretado por militares, nem deu origem à mudança imediata do regime. Mas plantou as sementes daquilo que hoje podemos colher: a liberdade.
E, apesar de nunca lá ter estudado, penso que só mesmo num local do país um movimento de estudantes poderia ganhar a força que ganhou. De um ex-estudante grevista e manifestante, por outros motivos, fica a minha homenagem ao dia 17 de Abril de 1969, o dia em que a Academia de Coimbra começou a revolução dos cravos.

8 comentários:

  1. Viva a Liberdade, ansiada e conquistada por quem nunca a tinha conhecido .

    um beijo
    teresa

    ResponderEliminar
  2. Teresa, esse é o espírito de Abril - o de 69 e o de 74.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. E hoje?!
    Será que seria possível começar uma revolução numa universidade?!... Já me perguntei isso algumas vezes e sinceramente acho que vão ser mesmo as universidades a começarem uma nova mudança... digo eu!

    ResponderEliminar
  4. Pronúncia, as Universidades sempre foram os espelhos das insatisfações das populações. As frustrações do povo unem-se à cultura e ao saber (ainda que muitas vezes empírico), penso ser essa a razão. Razão que leva a que a grande maioria das revoluções e sublevações comecem na Universidade. Não é por acaso que a nossa começou na Universidade. Isto para não falar na verdadeira revolução europeia e mundial que se na Sorbonne em Maio de 68. Essa sim, mudou o mundo.

    Tudo isto para dizer que não só é provável como, da maneira que as coisas estão, só temos essa possibilidade. Uma revolução só pode começar nas nossas Universidades. Não sei se poderão ser inteiramente concretizadas lá. Provavelmente não. Mas a semente vai ser semeada lá, não tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  5. e não tenhas dúvidas que andam ideias revolucionárias a serem plantadas na mente dos estudantes, pelo que tenho visto ultimamente (se bem que tb há quem seja complacente com este estado de coisas). mau é muitas pessoas criticarem o 25 de Abril e apregoarem por aí que deveríamos ter de volta um estado fascista e autoritário... e há muitos por aí!!!!!
    Viva a Liberdade!!!!! :)

    ResponderEliminar
  6. Anne, não penso que actualmente uma Revolução pegasse. Mas daqui a dois anos, quando os salários baixarem e muitas das pessoas que actualmente têm grande qualidade de vida virem as coisas a esfumar-se, da Universidade partirá a renovação, não tenho dúvidas.

    Esperemos que não venha tarde demais.

    ResponderEliminar
  7. oooohhhhhhhhhh daqui a dois anos já não estou na universidade.... espero... :)

    bolas!!!!!!!!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR