sexta-feira, 16 de julho de 2010

ESTAVA DIFÍCIL

O eterno tema do modo de trabalho, uma espécie de tabu dos tempos modernos, ajudado por certo por algumas almas bem intencionadas como algumas que vi na TV hoje de manhã, antes do... trabalho. Sim, porque tenho um vício matinal, além de tomar o pequeno almoço. É ligar a TV num de dois canais, a RTP1 e a SIC Notícias. Depende efectivamente se tenho pachorra para ver ou não o Minuto Verde. Agora que penso nisso, a SIC Notícias é o canal que mais vejo. Parece, que afinal, gosto de actualizar a informação. Gosto de saber o que aconteceu durante a noite, como aquele gajo que destruiu a IURD de Faro com uma empilhadora, ou saber se o Brent está acima ou abaixo, informação extremamente preciosa embora redundante com o avançar do dia.
Bem, mas isto não era sobre notícias nem TV. Era sobre um dia de trabalho. Que correu bem, começando às 09:02, com um telefonema abençoado da FB que me apanha sempre com os olhos semicerrados a tentar vislumbrar os traços da rua pelo meio das olheiras. E o telefonema era sobre qualquer coisa que agora não me lembro. F, se quiseres elucida, porque agora deu-me a branca, terra simpática perto de Albergaria. Já sei que até te dei trabalho ao longo do dia, mas se não o fizesse era sinal que não trabalhava eu também. E pois, foi assim. Até pensamos (hoje até fiz visitas partilhadas com um colega) em ir almoçar fora, mas o dinheiro da companhia é como se fosse o nosso e Serzedo fica perto da instalação. E lá fomos para a cantina...
E a tarde correu com o trabalho administrativo, porque também o tenho, e porque até tinha umas coisas para enviar e coiso. E são 18:17 e penso que vou para casa, até porque o dia foi bom em termos económicos e o pessoal até parece que viu todo a SIC Notícias de manhã, com o gajo que desfez a IURD e o Brent a subir. E sem Minuto Verde, hoje não estava com pachorra para ti, ò Chico... E até deu para estar mais um quarto de hora à conversa com um colega, o FP, sabes, F? O homem é um poço de conselhos. Sigo poucos porque penso ter pouco em comum com o homem, à parte trabalhar na mesma equipa, não ter filhos e ter vindo da RP... Parece muito, mas eu peso menos 40 kgs. E vejo bem. E não vou muito ao El Corte Inglés...
Chego a casa, dou o mimo desejado à gata. A menina ainda não chegou. Não tem horário. É TOC... São por aí umas 19:30 e toca o telemóvel do trabalho. Deixei tocar, por duas razões. A primeira é que mudei de toque (do Comfortably Numb para o Parabola) e estava deliciado a ouvir os Tool. E depois, porque era uma chamada de trabalho. Ao fim de um minuto inteiro, deixou de tocar. Passados cinco minutos, toca novamente. Novamente os Tool. Desta vez tocou 40 segundos. Ainda esperei a chamada 3, de vinte segundos, normalmente seguida de uma mensagem mais ou menos irada. Mas não. Perceberam. Estava difícil...
Um dia, o meu chefe (sabes quem é, F?) disse-me que tinhamos que estar sempre alerta, mesmo à noite, pois pode acontecer uma tragédia num cliente. Pode, pensei eu... Mas o cliente também sabe o número do 112, não sabe? É 112. Nos Hospitais, há a porta da frente, que é para as visitas. E há duas portas atrás. A das Urgências, para os necessitados. E a da Morgue, para os desesperados.

E a imagem é do Google e coiso mais o camandro do passaroco.

10 comentários:

  1. Sabes o que um colega um dia me disse?

    "Tu devias desligar o telemóvel do trabalho quando sais do trabalho. Porque podes crer que se um dia há bronca da grossa, quem se vai lixar é o burro que atendeu o telemóvel fora de horas"

    Agora fizeste-me lembrar esse colega, com essa coisa de as urgências serem no hospital.

    E, não, não segui o conselho. Continuo sem o desligar. Mas já aprendi a atender só se me apetecer fazê-lo... apesar de haver quem não entenda e insista em ligar mais do que as três vezes a que tiveste direito (3ª feira, no espaço de 40 minutos houve uma besta que me brindou com 20 telefonemas e uma mensagem ameaçadora... enfim!)

    ResponderEliminar
  2. Pronúncia, às seis, seis e quê, fechou a loja. E as urgências não são no hospital, são na morgue. Quem não gosta, come menos. Atenção, às nove, nove e um quarto da manhã de amanhã, estou a telefonar à senhora!!

    ResponderEliminar
  3. Gostava de poder fazer o mesmo. Todos os dias às 9:00h da matina já estou no tasco e é difícil sair de lá antes das 19:00h... quem me manda a mim ser burra?!

    ResponderEliminar
  4. Ninguém te manda ser burra, e não és com certeza burra. Podes é ter o complexo de Atlas.

    ResponderEliminar
  5. O complexo de Atlas não, mas o complexozinho de Atlas quem sabe?!

    ResponderEliminar
  6. Ora bem, não quis ofender... Seja complexozinho...

    ResponderEliminar
  7. É verdade.... e o telefonema era sobre quê??? Também já não me lembro, mas não devia ser importante, porque se fosse....

    ResponderEliminar
  8. Ora aí está... Se fosse importante tinhas esperado para telefonar mais tarde...

    ;)

    ResponderEliminar
  9. mas nunca depois das 17H30....

    ResponderEliminar
  10. Não tenho essa veleidade!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR