domingo, 7 de novembro de 2010

ENTREGUE E BEM ENTREGUE

E está entregue o campeonato, à décima jornada. E bem entregue, hoje o Benfica campeão foi uma sombra daquilo que pode e deve fazer. Por outro lado, o FC Porto esteve imparável e castigou alguma impreparação do Benfica para este jogo.
De salientar alguns aspectos importantes. O Hulk esteve absolutamente impecável e imparável. Está em grande forma e arrasou as invenções de Jesus no sector defensivo. Não que se Jesus não tivesse inventado, o FC Porto não ganhasse hoje. O Benfica, em condições normais desta época, não poderia nunca sonhar em ganhar no Porto.
Um outro aspecto que define os clubes, independentemente das vitórias e derrotas: o público. Obviamente sabemos bem o que o público do FC Porto representa, e mais uma vez o demonstrou, e não será necessário escalpelizar mais um fenómeno que, obviamente, cai já no foro do patológico. O público do Benfica, desfeito pela derrota, acolheu a equipa no final do jogo, deu-lhe o seu carinho e aceitou as suas camisolas, que ali dentro tinham tão justamente perdido por uma diferença vergonhosa. Aqui está a diferença entre os públicos do Porto e do Benfica. Não há mais palavras para descrever o fenómeno.
Por falar em fenómenos, mais uma vez os meus sinceros parabéns a Hulk, um jogador que arrastou toda a equipa para uma noite de glória inteiramente merecida.
Bem sei que vai começar a caça às bruxas no Benfica. Porque não jogou Saviola? Porque meteu o David Luís a defesa esquerdo e não a central? Porque não jogou nessa posição o Fábio? Não adianta nada. Primeiro, porque temos de reconhecer, unicamente, que o FC Porto está muito mais forte que o Benfica e qualquer um dos outros. Segundo, porque o Benfica está muito abaixo daquilo que fez a época passada e do que pode fazer. Terceiro, o campeonato não acaba aqui, e ter perdido por um, por três ou por cinco é igual. Há que levantar a cabeça e lutar por defender o título até ao fim. É assim que devemos ser benfiquistas - até ao fim, e não como vimos os adeptos do FC Porto a época passada, a duvidar e a assobiar a sua equipa por ter perdido na Luz. Quarto, o mesmo treinador que pode ter falhado hoje já nos deu muitas alegrias e de certeza não deixou de perceber do que faz. Foi infeliz? Talvez. Hoje penso que seria sempre. Foi sem espinhas.

17 comentários:

  1. É inadmissível esta derrota, muito menos pelos números que foram. Espero que rolem cabeças, custe a quem custar. Não tenham dúvidas que o treinador é o maior responsável. Desde um época mal planeada até ao seu discurso oco e convencido, passando por opções técnicas muito duvidosas e contratações absurdamente milionárias e banais. Fomos humilhados, agredidos mais uma vez, com um grupo de comunicação social conivente e satisfeita com a situação.

    ResponderEliminar
  2. asiwrhawpH DJSOAPRQA fjsufgpspn aosofhafafaifhahaf clsidfhasofsp


    e é só isso que tenho a dizer.... :/

    ResponderEliminar
  3. Friend, tenho real simpatia pelo teu fair-play. Acredito que o Hulk está em grande forma mas temos outros jogadores (e, principalmente, sectores) a jogar muito bem. Além disso, é indiscutível que o Villas estudou e preparou muito melhor o jogo. Para além disso, acho inadmissível o facto do JJ não fazer um mea-culpa pelo "erros" cometidos, deixa cair tudo no D. Luíz? Não pode ser.
    Saudações (des)portistas!

    ResponderEliminar
  4. Dylan,

    Inadmissível?? Não, não é inadmissível. Uma equipa foi muito superior à outra e está tudo dito. Isso de procurar fantasmas não dá para mim, não sou portista. Esses é que procuram justificações para cada derrota que têm, como no ano passado.
    Há coisas mal feitas? Provavelmente. O que fazer? Corrigir ou morrer a tentar. Defender o título até ao fim ou morrer a tentar. Não quero voltar ao tempo de termos três treinadores por época. Uma derrota é um resultado normal num jogo de futebol. E nada me garante, nada, dado o nível de jogo que alguns jogadores do Benfica fizeram, que Fábio a defesa esquerdo seria melhor. Aliás, ao longo da semana, toda a gente com quem falava estava de acordo que era necessário colocar o David a defesa esquerdo. Hoje, se calhar, pensam o contrário. Porque correu mal. Ou melhor, porque fomos atropelados por um Porto muito melhor que nós, nesta altura. E que nos atropelaria sempre, diga-se.

    ResponderEliminar
  5. Anne, não é caso para tanto, isso era no post anterior...

    ResponderEliminar
  6. Cat, o Jorge Jesus pôs em campo aquilo que muitos benfiquistas ansiavam durante a semana, particularmente depois dos 75 mins do jogo com o Lyon, em que se viu claramente que apenas temos opções atacantes para o lado esquerdo. Não temos nenhum defesa esquerdo. E fosse quem fosse que ele lá metesse, acredito que o Hulk de hoje arrasaria o sector na mesma. Só temos de ver as nossas fraquezas e não tentarmos escudar uma derrota numa cara que provavelmente pensou o mesmo que os adeptos ao longo da semana. Simplesmente, quem quer que fosse, o Porto ganharia sempre hoje. Está muito mais forte que o Benfica e demonstrou-o cabalmente.

    ResponderEliminar
  7. Ganhou a equipa que mereceu ganhar e o resultado foi justo...

    ResponderEliminar
  8. Pronúncia, o teu comentário revela, lá bem no fundo, aquilo que eu digo acerca da maior parte dos portistas. Ressalvo aquela excepção, que sempre foi honrosa, que é o Catsone.

    ResponderEliminar
  9. Cirrus, pensei que me conhecias um bocadinho melhor do que aquilo que a tua resposta demonstra... erro meu!
    Podes ter a certeza que é a última vez que aqui comento qualquer post teu sobre futebol... fui!

    ResponderEliminar
  10. Pronúncia, há que ter fair-play. saber ganhar e saber perder. O Catsone revelou uma coisa que é bonita, que é o saber ganhar. Tu, sinceramente, e sabes que não sou pago para andar aqui a ser hipócrita, revelaste no teu comentário, pela sua frieza e objectividade, uma altivez de quem não sabe ganhar. Posso estar enganado, se estiver peço desculpas.

    ResponderEliminar
  11. Eu continuo a dizer o que já digo desde o início, há, principalmente, que perceber o que se passou na pré-época. Eu tenho uma pequena ideia...

    ResponderEliminar
  12. Cirrus, comentei o post com o mesmo fair-play, frieza e objectividade com que este ano te dei os parabéns a ti e à tua equipa pela conquista do campeonato...

    Também não me pagam para ser hipócrita e nem que pagassem, não o sou, fiquei muito contente com a vitória do Porto, não o nego e nem o escondo... antes pelo contrário.

    Da mesma maneira que tiraste essas conclusões sobre o meu comentário eu poderia tirar algumas idênticas sobre a tua resposta... não tirei.

    Se estás enganado? Tu é que tens que saber isso...

    ResponderEliminar
  13. Cirrus,

    Não estou a falar na questão do David e do Coentrão. A equipa falhou no global. O treinador tem falhado desde o início da época. Não é a questão e se encontrar fantasmas. É a realidade. Jesus já não é o mesmo, está amorfo, previsivel, com más opções e contratações mal conseguidas, de resto, que foram da sua inteira responsabilidade.
    Alguém tem que vir a público esclarecer o que se passou.

    ResponderEliminar
  14. Também ouvi falar da história de prémios de jogo que ainda não foram pagos desde o ano passado...
    Também ouvi falar de jogadores que estão a cagar-se para as ordens que ele transmite para dentro de campo (Saviola)...

    ResponderEliminar
  15. Noya, sinceramente, interessa-me mais saber o que vai acontecer no resto da época, que ainda vai ser muito, muito longa. E muitas coisas vão ainda acontecer.

    ResponderEliminar
  16. Pronúncia, penso acima de tudo que ver as coisas com fair-play não levam necessariamente à frieza. Que o resultado é justo e que ganhou a melhor equipa não há dúvidas, e já eu o tinha escrito no post. Até dei os parabéns ao FC Porto, por arrasto aos seus simpatizantes e sócios. Não vos fica nada mal reconhecerem o desportivismo quando o vêem. Não creio que esse seja um conceito que te seja estranho. Apenas o deves ter esquecido hoje.

    ResponderEliminar
  17. Dylan, essas podem ou não ser realidades do Benfica. Queres mais uma? Não temos o Di Maria nem o Ramires. Essa sei eu que é a realidade. Há coisas mal explicadas no Benfica? Provavelmente há coisas que não devem sequer ser explicadas. O Benfica começou mal, equilibrou e agora perdeu com o Porto. Os números são gordos, mas não sejamos líricos: ir ao Porto é sempre um jogo em que é provável que se perca. Como o Porto jogou hoje, com ou sem problemas, perderíamos com certeza. Há coisas que correm bem, há outras que são perfeitas. E hoje o Porto foi perfeito, e nós estivemos mal. Foi apenas isso que aconteceu, tanto quanto sei. Não sei se o resto é verdade ou não. Se é, o ano passado não se notou nada.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR