domingo, 21 de novembro de 2010

INTERLÚDIO PROFILÁTICO

Foto Google
O Papa Bento XVI mudou de opinião. E porque só e apenas os burros não mudam, é bem vinda esta nova tomada de posição do líder da Igreja Católica, que, assim, se coloca na vanguarda no que toca ao uso de preservativos, pelo menos em relação a outras religiões cristãs e não cristãs. Tem a minha simpatia pelo facto.
Apraz-me, por outro lado, ver que grande parte da estrutura católica e dos seus fieis aprova esta mudança. No entanto, há coisas que me fazem impressão. E quando, aqui há um ano atrás, aqui neste mesmo blog, dei conta da posição conservadora e, na prática, verdadeiramente assassina da Igreja, relativamente àquilo que Bento XVI tinha dito em Angola, por exemplo, fui atacado por todos os lados por esses mesmos fieis. Agora, parecem estar de acordo com o seu líder e, por arrasto, comigo. Um conselho: independentemente da posição, agora menos conservadora e consentânea com o mundo actual do vosso líder, arranjem um tempinho para pensarem pela vossa cabecinha. É para isso que ela serve.

18 comentários:

  1. Cirrus, a cabeça não serve para pensar, apenas para usar cabelo, mudar de penteado e usar chapéu, boné ou gorro.

    Pensar dá trabalho, é preferível deixar que o Papa decida como quiser e depois é só... seguir.
    Por alguma coisa são chamados de rebanho e de cordeiros, não?
    É preciso fazer jus ao nome...

    ResponderEliminar
  2. Pronúncia, apenas penso que há pessoas que não se querem dar ao trabalho de emitir uma opinião, com medo de ir contra os seu mentor. Até aqui eram todos contra o uso do preservativo... Agora são todos a favor. Se algum dia o Papa se lembrar de dizer que os católicos devem comer merd@, vem todos dizer que, afinal, sabe muito bem! É preciso, mesmo sendo fiel à religião, saber quais os limites da autoridade externa sobre o nosso espírito. Não é por isso que se vai para o Inferno.

    ResponderEliminar
  3. Afinal o homem ainda não mudou completamente de opinião... só um bocadinho. Parece que ele agora diz que usar preservativo não é pecado, mas só "em certos casos"... que casos serão esses?!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, Cirrus...

    Foi um (bom) começo de mudança no pensamento retrógado da Igreja. Já é tempo de se adaptarem aos novos tempos e às verdadeiras necessidades dos fiéis.

    ResponderEliminar
  5. "Arranjem um tempinho para pensarem pela vossa cabecinha. É para isso que ela serve".

    Gostei desta expressão!

    Infelizmente na nossa sociedade é esse o maior problema. A maioria não pensa. Preferem que seja os outros a pensar por eles. Por isso chegamos ao estado calamitoso em que a nossa sociedade se encontra.

    ResponderEliminar
  6. Congratulo-me que o Papa tenha cedido numa questão fundamental no que se refere à luta contra as doenças sexualmente transmissíveis. Pena que não vá um bocadinho mais longe!

    ResponderEliminar
  7. Pronúncia, mesmo assim, é um avanço.

    ResponderEliminar
  8. Salvador, também penso que sim. Mas atenção, há que responsabilizar os fieis pelas suas escolhas. Nesse aspecto, penso que a posição da Igreja devia ir no sentido de permitir aos seus fieis mais liberdade de acção. Mas se assumirem comportamentos que a Igreja desaprove, devem saltar fora.

    ResponderEliminar
  9. Provinciano, a nossa sociedade emprenha pelos ouvidos, não vê a realidade. Só assim se compreende que esteja disposta a fazer sacrifícios em prol daqueles que nos colocaram nesta situação. É preciso agitar as águas.

    ResponderEliminar
  10. Malena, atenção ao mais longe. A Igreja nunca aprovará, e compreendo porquê, certos comportamentos que vemos por aí. Nem tem de aprovar. O recurso ao preservativo deve ser encarado como tal, um recurso. Devemos consciencializar e não apenas permitir. Só é fiel da Igreja quem quer e deve compreender que os valores da Igreja são o que são e não podem mudar.

    ResponderEliminar
  11. Fiquei surpreendido com a declaração do responsável máximo da Igreja.

    No entanto, acho perigoso trazeres à baila "conversas de há um ano". Podes levar novamente com comentários de fiéis, infiéis, anónimos, e pessoal que sofre de dupla personalidade...

    ResponderEliminar
  12. Dylan, penso que não. Penso que esse pessoal agora anda a tentar evangelizar o Facebook.

    ResponderEliminar
  13. Evangelizar e outros a tentarem ganhar a vida. Contem com o meu apoio. Ups, esqueci-me, não tenho Facebook. Que chatice!...

    ResponderEliminar
  14. Dylan, que conversa é essa?

    ResponderEliminar
  15. Conbersa?
    Digo apenas que há quem use o Face para se promover pessoalmente e profissionalmente.

    ResponderEliminar
  16. Dylan, é tão natural como a nossa sede...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR