segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MUDA A CARA, FICA A POLÍTICA

Presidente Dilma Roussef
Já é seguro dizer, a esta hora, que Dilma Roussef se tornou a primeira Presidente da República do Brasil. A verdade é que nem sequer há grande surpresa. E se é bem verdade que muda a cara do Planalto, é bem provável que a política seguida pela presidência se manterá como até agora, com Lula da Silva.
Por isso, há que dar os parabéns aos vencedores, e dar tempo aos vencidos. Dar tempo para repensarem aquilo que querem para o Brasil, e aquilo que querem fazer nas próximas eleições, evitando bolas de papel na cabeça. Os mais de "dois quilos" da bolinha de papel que agrediu Serra devem ser bem menos pesados do que aquilo que vai na sua consciência.
Oxalá o Brasil se mantenha no rumo, com esta nova Presidente, o rumo de Lula da Silva, que fez disparar todos os indicadores económicos brasileiros, e que tem feito minorar todos os males que alguns malfeitores infligiram àquele país no passado. Uma vitória que se quer no caminho para a prosperidade contra o regresso doloroso a um passado recente dominado por uma direita brasileira que prosperou à custa dos milhões de miseráveis brasileiros. 
Parabéns e boa sorte!

18 comentários:

  1. A mim, a senhora parece-me demasiado "fabricada".
    A ver vamos os capítulos que se seguem...

    ResponderEliminar
  2. Pronúncia, ainda bem. Pode ter sido fabricada na mesma fábrica que o Lula. E o Brasil não pode desejar melhor que isso. Considerando a alternativa, julgo que a vitória pecou por escassa. Lá como por cá, ainda há muita gente saudosista da ditadura.

    ResponderEliminar
  3. Não acompanhei de perto as campanhas eleitorais no Brasil.
    Não deve haver muitos modelos a saírem da fábrica de onde saiu o Lula. E ela não me parece ser um Lula no feminino.
    O homem tem carisma, algo que me parece que falte à senhora (posso estar enganada). Parece-me "fabricada" precisamente por isso, parece-me alguém facilmente manipulável e que foi por isso que foi escolhida para sucessora do Lula... ela dá a cara que alguém nos bastidores governa por ela.

    Mas, como já disse, ainda é cedo para tirar conclusões... a ver vamos o que os próximos capítulos nos reservam.
    Para já, desejo-lhe sorte.

    ResponderEliminar
  4. Pronúncia, naturalmente que homens como o Lula da Silva (ou mulheres) Não se fazem de um dia para o outro. Mas essencialmente o que interessa reter aqui é um espírito de continuidade. Se vai ser o Lula a mexer os cordelinhos, não me ocorre ninguém melhor para o fazer. Desde que, ao contrário do que acontece actualmente em Portugal, o Brasil vá progredindo como o tem feito, julgo que nem a própria Dilma se preocupará demasiado. Além de tudo, o povo brasileiro soube escolher entre o futuro e o passado. E isso é que foi importante. Oxalá as coisas lhes corram bem.

    ResponderEliminar
  5. Não partilho do teu entusiasmo em relação ao Brasil, muito menos em relação ao PT. Reconheço a actual pujança económica do Brasil, não me esqueço de 8 anos de escândalos desse governo, desde corrupção passando por tráfico de influências e lavagem de dinheiro (mensalão).
    Por outro lado, chegou a ser caricato a colagem de Lula à candidatura de Dilma. Mesmo assim, só foi eleita à 2ª. volta e, com um opositor de fraca qualidade...

    Também lhe desejo boa sorte, mas que não tenha a tentação de convidar muitas vezes o presidente do Irão para um "chopinho" nem que o seu governo apoie a prisão de opositores políticos cubanos!...

    ResponderEliminar
  6. Dylan, no caso do Brasil, penso que os números falam por si, pelo menos. Houve escândalos? Se houve! E antes desses oito anos, não houve nenhum? Também houve! Ora bolas!

    A diferença está no números de miseráveis... Coisa pouca...

    ResponderEliminar
  7. Miseráveis há em todo o lado, até neste nosso país. Infelizmente, não estou a ver onde eles diminuiram no Brasil...

    ResponderEliminar
  8. Dylan, aqui haverá mais não tarda muito. No Brasil, houve uma diminuição enorme do número de pobres. Não sou que o digo, é a estatística. Se há coisas mal feitas, há que o reconhecer, e o Mensalão, de que falaste, é uma vergonha para o PT. Mas negar a evidência e os números não me parece sequer ser honesto da tua parte.

    ResponderEliminar
  9. Cirrus,

    Como também não apresentas números, a minha honestidade parece ser igual à tua.

    ResponderEliminar
  10. Cirrus, penso que será uma presidente que tem como principais objectivos: manter as linhas de governação do Lula e preparar o regresso do salvador à presidência dentro de 4 ou 8 anos.
    No entanto, ela não terá tarefa fácil.
    Sou mais um a desejar boa sorte às Terras de Vera Cruz.

    ResponderEliminar
  11. Dylan, já esperava esse pedido de números:

    http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=230867&Itemid=1

    Contra factos...

    ResponderEliminar
  12. Catsone, só podemos desejar que o progresso, constante da bandeira do Brasil, continue. Se por mãos do Lula ou não, é o que menos interessa. Quando as coisas estão a melhorar, não há que olhar a quem governa. Se governa bem, ou pelo menos "menos mal", é o essencial.
    Regredir aos tempos obscuros da direita brasileira é que não.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Eusébio

    Partilho da tua opinião em relação a este resultado e também gostaria de ver o Brasil manter o rumo iniciado por Lula. Testemunhei bem de perto a frustração de muitos licenciados que se viram obrigados a deixarem o seu país e aventurarem-se ao cruzamento de fronteiras, quase sempre na ilegalidade, vivendo autênticos pesadelos e sujeitando-se ao que lhes aparecia, porque na sua terra não podiam viver com o mínimo de dignidade. De todos os povos que conheci, os brasileiros são seguramente os mais patriotas e a quem mais custava viver longe da terra. Segundo a opinião de muita gente que eu conheço, a situação do país melhorou bastante com o presidente que agora cessa funções, permitindo-lhes voltar e conseguir empregos decentes. Julgo que a esmagadora maioria não quer uma politica diferente da dos últimos anos. Desejo sinceramente que assim seja, para bem de todos, mas tal como a Pronúncia, também eu tenho algumas reservas em relação ao punho firme desta senhora, mas se quem estiver por trás dela forem os mesmos que até aqui, pois que seja. O tempo dirá...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Francisco, não vou agora aqui discorrer sobre a nossa situação comparativamente com a do Brasil. Possivelmente a situação por lá já foi muito pior do que por cá alguma vez tenha sido. Mas se os progressos que Lula fez por lá alguém fizesse por cá, com certeza estaríamos algo melhor. Oxalá a Dilma tenha esse tal punho forte ou quem está por trás dela o tenha. De resto, entre um presidente fantoche de alguém que governe bem e uma presidente que seja verdadeiro e governe mal, ainda assim a escolha seria óbvia.

    ResponderEliminar
  15. Eusébio, não quis comparar nada, nem o teu post fala de Portugal. Se fala eu não o interpretei assim e a ser o caso peço desculpa

    ResponderEliminar
  16. Francisco, nem de perto nem de longe. Foi apenas uma comparação, não tens por que pedir desculpas.

    ResponderEliminar
  17. Controle de preços, crescimento econômico e melhora dos salários e do emprego não foram suficientes para reduzir, de forma expressiva, o fosso que separa ricos e pobres

    A despeito das expressivas taxas de crescimento econômico nos últimos anos, do controle da inflação e da melhora do emprego e da renda, os avanços não foram capazes de reduzir substancialmente as endêmicas desigualdades entre pobres e ricos no Brasil. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em informações de 1995 a 2008 — ou seja, dos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso e de seis anos da administração Lula —, mostra que a diferença de renda entre o topo e a base da pirâmide caiu apenas 0,06 ponto percentual.

    http://www.spcbrasil.org.br/noticias/detalhe/i/911/noticia/Aumenta+o+abismo+entre+ricos+e+pobres+no+DF

    ResponderEliminar
  18. Dylan, ah bom, sempre caiu a diferença... Pois, é o que está a acontecer por cá, também , não é?

    Todos os indicadores económicos e financeiros do Brasil são muito bons nos últimos oito anos, e se mais não foi feito com este governo, pergunta-se por que tanto foi feito pelos anteriores para fabricar semelhantes diferenças? É a isso que pensas que os brasileiros querem voltar? Desengana-te.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR