quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

AO LONGO DO ANO...

Imagem Google
É, provavelmente estavam à espera de uma lista de coisas que correram bem ao longo de 2010 e outras que correram mal e outras ainda que não correram e aqueloutras que correram tanto que nem as vi. Pensem outra vez. Não sou dado a balanços e penso que quem muito olha o passado pouco quer do futuro. O ano passou, penso que não foi nada de especial, a não ser no aspecto  financeiro, que foi muito bom, abençoada crise. E no profissional não foi mau, mas 2011 é que é importante, e já estou assim a desviar-me do assunto. Mas esta coisa dos balanços tem o que se lhe diga, pois penso que todos fazemos balanços no final dos anos. O Governo, os clubes da bola, as empresas... Todos identificam perfeitamente o que fizeram mal, de modo a que possam fazer uma cagada ainda pior no ano seguinte. Todos aprendem com os erros, especialmente a repeti-los no ano seguinte, que é coisa que me deixa intrigado. Adiante.
Estamos nos saldos!!! Ei e tal, festa e coiso, lá vamos nós às compras e mais não sei o quê... Normalmente, compram-se coisas nos saldos das quais não temos a mínima necessidade. Mas há aquelas vezes que até achamos que fizemos umas excelentes compras, pois até passamos naquela loja e aquele par de sapatos que estava a 100 euros agora está a 40!! Ou o casaco com o desconto de 50%!!!
Deixem-me dizer-lhes que é puro engano. Desengane-se quem pensa que faz bons negócios nos saldos. No máximo, faz um negócio justo. As lojas sujeitam-se a ganhar uma margem normal de lucro, digamos, dez ou até vinte por cento. Então porque razão não é um bom negócio? Bem, uma compra nos saldos pode ser um bom negócio - para as duas partes.
E já alguém se perguntou porque razão aqueles produtos, ao longo do ano, estão com margens de lucro de 70%, 80% ou até mais de 100% (muito usual)? Ah, pois... Ou então acreditam no Pai Natal e no facto de os comerciantes estarem a perder dinheiro nos saldos...

23 comentários:

  1. Cirrus, mas quando um negócio é bom para ambas as partes isso não continua a ser um bom negócio?! Eu cá acho que esses acabam por ser até os melhores negócios... aqueles em que ambas as partes saiem felizes e contentes e a ganharem...

    ResponderEliminar
  2. Pronúncia, esses podem ser bons negócios. Os que questiono são os outros, como o título do post diz, ao longo do ano...

    ResponderEliminar
  3. Não me digas que o Pai Natal não existe...

    Uma grande entrada e um grande o para ti, Cirrus. E já agora para a menina acima também :)

    ResponderEliminar
  4. Noya, um grande ano para ti!

    ResponderEliminar
  5. E a gasolina que já está a €1,51? Essa rouba todo o ano e nunca faz saldos. Voltem lojas de roupa, estão perdoadas!

    ResponderEliminar
  6. Sara, talvez por isso mesmo se deva pedir contas. Não vês gasolineiras a fazer saldos por uma simples razão: as suas margens são constantes ao longo do ano. Não me parece que os restantes negócios tenham 1.4% de rentabilidade ao ano. Se conseguires mostrar-me um que seja...

    ResponderEliminar
  7. Quem dera a qualquer loja de roupa ter esse tal de 1% de rentabilidade ao ano. Basta olhar para o lucro final de uma e de outra ;)

    ResponderEliminar
  8. E já agora: a gasolina também nunca sai de moda, pelo contrário, é um bem de que toda a gente precisa irremediavelmente, daí que.. para que fazer saldos? Não, vamos é aumentar o preço, que a gentalha tem de se sujeitar na mesma. Era bom que as gasolineiras tivessem o cuidado de tentar agradar ao cliente duas vezes por ano, como as lojas de roupa :P

    ResponderEliminar
  9. Sara, sabes muito bem que as coisas não funcionam assim, já te expliquei como funcionam. O preço dos combustíveis não é fixado por quem vende, e tu sabes bem disso.

    ResponderEliminar
  10. Sara, deves estar a brincar comigo, só pode!!! A maior gasolineira estrangeira em Portugal teve um lucro de 35 milhões de euros em 2010! E facturou 2500 milhões. Queres comparar números? Diz-me lá quanto facturou a Zara e qual o lucro que teve!

    ResponderEliminar
  11. E já cá estamos, em 2011. Se podiamos ser felizes se não estivessemos? Podiamos, mas não era a mesma coisa! Por exemplo, não estariamos a pagar a gasolina, o pão, os detergentes, etc., etc., mais caros.

    ResponderEliminar
  12. Malena, agradeçamos a todos aqueles que acharam que o Orçamento de Estado era "necessário". E todos os seus cortes. Em vez de irmos averiguar onde pára a massa toda que foi roubada deste país nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  13. Ai Cirrus Cirrus... eu posso aprender a costurar. Eu posso comprar roupa de ano a ano. Já a gasolina é um bem necessário para todos, inevitavelmente, e que só é detido por uns quantos. Mas isto tudo tu já sabes. Siga :)

    ResponderEliminar
  14. Detido por alguns??? Boa, essa... Podes aprender a costurar e não a fazer gasolina? Sim, é verdade. Mas podes fazer algo mais, por exemplo andar a pé. Não há a consciência ecológica por aí? É só aproveitar...

    ResponderEliminar
  15. Claro, porque o petróleo e mesmo a gasolina só são usados por pessoas como eu para irem ao shopping, não é usada para mais nada......

    Olha, eu nem tenho carro, vê lá tu.

    ResponderEliminar
  16. Então de que te queixas? Se podes aprender a costurar, porque não podes aprender a andar a pé? A lógica não é a mesma? Podes até aprender, quem sabe, a fiar os próprios tecidos. Sempre poupas mais uns tostões... E se plantares linho e algodão, vais ver, talvez consigas eliminar os custos com a roupa de vez.
    Admira-me que as pessoas não se tenham convencido ainda que os combustíveis fósseis cada vez irão ficar mais caros. São cada vez mais raros e mais difíceis de obter, toda a gente sabe disso. E todos apoiam o meio de vida mais verde, mais ecológico. Todos sem excepção. A não ser que, obviamente, lhes comece a mexer no bolso. Aí a ecologia vai às malvas com uma rapidez surpreendente.
    Por outro lado, ninguém te impede de formares a tua própria companhia petrolífera. Avança com isso! Apoio-te a 100%. Aliás, admiro-me como tanta gente considera este o negócio mais proveitoso que pode existir e poucos são aqueles que nele se aventuram. Vai em frente!

    ResponderEliminar
  17. Ambos sabemos o que se passa. Pelo menos eu espero que não estejas a falar a sério quando sugeres que a solução para tudo isto é andar a pé.. é que seria um bocadinho redutora e espero mais de ti.

    Ambos sabemos também porque é que "tanta gente considera este o negócio mais proveitoso que pode existir e poucos são aqueles que nele se aventuram". Ambos sabemos que só uma minoria se pode aventurar neste negócio tão proveitoso porque o investimento é zilionário. E por este investimento ser zilionário, a política de concorrência protege as petrolíferas. E pelo menos eu sei que as petrolíferas se aproveitam disso para abusar e chular este mundo dependente de combustíveis fósseis.

    E por mim a conversa fica por aqui, que ambos sabemos o porquê das coisas mas cada um se rege pelo seu próprio umbigo: tu pelo teu, que trabalhas no meio, e eu pelo meu, a quem só resta pagar.

    ResponderEliminar
  18. Sara, evidentemente que o negócio não é perfeito nem anda perto disso. Não há solução. Os combustíveis fósseis vão ficar cada vez mais caros até à sua extinção. Disso podes ter a certeza. Mas há dois aspectos para os quais chamo a tua atenção. Dizes, e bem, que os níveis de preços estão como quando o barril estava a 150 dólares. Embora o preço Brent não seja a referência para combustíveis, é uma condicionante. Lembras-te do câmbio euro/dólar nessa altura? E agora, sabes qual é? Mesmo sendo de humanidades, faz a conta. Sei que és capaz.
    Por outro lado, não queiras comparar o nível de impostos pagos por este negócio com o nível de impostos pago por outro qualquer. Qualquer um. para pagares os impostos que pagas, que já são pesados, as petrolíferas pagam 30 a 40% do Orçamento de Estado. Se queres combustíveis de borla, lembra-te disto.
    Ainda um último aspecto: em Espanha, onde operam as mesmas companhias que cá, os preços dos combustíveis são mais caros que cá. Antes de Impostos.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR