quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

NÓS POR ONDE ANDAMOS

Foto Google, O Paraíso Português
Eu hoje, admito, acordei bem disposto. Levantei-me quase com vontade de enfrentar o dia, não ficasse quase com os testículos congelados quando saí da cama. Nada que não se cure com um duche bem quente. Quando acabei o duche olhei-me no espelho e decidi que estava tão bem disposto que não ia estragar o dia com a barba, que ficou por desfazer. Levei o carro à inspecção e não me chatearam! Isto é que é um dia!
Tão bom foi o dia que até divaguei pelo mundo inteiro. E sonhei com um mundo melhor, o mundo que nos espera amanhã mesmo. E vi como as coisas vão acontecendo de modo a termos de facto um mundo melhor. Há notícias que nos põem bem dispostos. O Prémio Nobel da Paz foi para um chinês que luta contra o regime! Boa, é só para chatear esses ditadores da treta! E as reacções, logo pela manhã? Espantosas! Os nossos políticos de direita, desde o CDS ao PS (D), todos três, todos se congratulando com o prémio, pois "é merecido da parte de quem luta pelos Direitos Humanos na China! E nenhum de nós, se se lembram, foi à Assembleia da República lamber as botas ao presidente chinês!". O PCP destoa, acha que é uma desgraça, um atentado a um país que tem feito progressos económicos fulgurantes! Meu amigo, há que ter direito à discórdia, e como esses concordam em concordar todos com os chinocas, a verdade é que o progresso económico serviu para melhorar a vida dos chineses que trabalham, não? Penso que agora os alimentam uma vez por semana!! Excepto aqueles que vieram para Portugal abrir lojas dos chineses. Dizia-se que esses comem cães, por isso até comem carne!
E o dia ia no início e eu bem disposto. Claro que tive de me desviar uns minutos pelas ruelas para não pagar SCUTs, mas a verdade é que sou preguiçoso e ainda não fui comprar laca para o cabelo para pôr na matrícula do carro e não pagar. E depois vieram as medidas do Governo para aumentar exportações, e no meu mundo de amanhã, vejo a perfeição, vejo o meu vizinho a chegar a casa todo contente e dizer à mulher que finalmente conseguiu acordar a indemnização a pagar pelo seu despedimento, e que até conseguiu pagar menos que aquilo que o patrão queria!! E no dia seguinte, o outro vizinho, também sorrindo, lendo uma mensagem de telemóvel onde lhe dizem que não precisa de ir para o emprego naquele dia, ou mais nenhum daí para a frente. 
E eu até nem percebia as minhas visões, mas depois explicaram-me que a melhor forma de diminuir o desemprego é fazer com que seja mais fácil despedir. E eu não percebia, mas depois esse alguém mais me foi explicando que é assim que funciona, pois por cada despedimento que houver, o desemprego baixa! Bem aventurados os economistas deste país, que sempre tiveram tanta razão no que diziam e agora se vê que realmente os resultados não tardam.
E ia vendo o futuro risonho, e o dia corria-me bem. E via um amigo consultar a conta no fim do mês e ver que já lhe tinham pago o ordenado. E como estava contente o meu amigo! Este mês a sua produtividade foi tanta que teve direito a receber três euros e meio em vez de pagar ao patrão! O mundo é perfeito! E um outro, que arranjou quatro empregos para mandar o filho para a primária, mas que diz que vale a pena o sacrifício, e até lá, quem sabe, não arranja dinheiro para o filho andar na escola seis ou sete anos?? Via também um velhote, feliz da vida, reformado e pagando uma pensão ao Estado, entrar num Hospital, mas não era um Hospital qualquer! Era um edifício novo, lindo, todo branco!! E ia receber tratamento grátis à artrite! Uma conquista. E curaram-lhe a artrite e todas as outras doenças, e ainda deu para a viúva pagar ao cangalheiro com um dinheirinho que tinha sobrado daquilo que pagava ao Estado!
E ainda imaginei a alegria dos funcionários do Tribunal transportando os 4531 volumes relativos a um complicado julgamento de um audacioso roubo de três laranjas do quintal do vizinho da frente! E ainda vi um pescador a dedicar-se, feliz, à faina, bem lá ao longe, ao largo da costa. E como ele nadava bem, enquanto estendia as redes! E passei por uma quinta, e via satisfeito o satisfeito agricultor acenando para mim, feliz da vida por estar a fazer a vindima ao pé de vinha que finalmente tinha conseguido que Bruxelas o deixasse plantar!
E, à tarde, de volta a casa, quase podia ver que a minha rua, outrora tão triste e espaçosa, de passeios largos, agora pululava de vida! E era lindo ver que os últimos espaços vagos no passeio eram ocupados pelas felizes famílias que haviam deixado para trás as dispendiosas casas e assim se mudavam para o passeio! Tudo isto vi com prazer! Será um futuro glorioso! Não fosse um ou outro relance desses terroristas gregos, belgas e espanhóis, que hoje decidiram manifestar-se por (imagine-se!) receber dinheiro em troca de trabalho!! Mas são uma minoria, o mundo que vi vem para todos! Felizmente, pois é isso que, pelo menos, 80% das pessoas do meu país querem. Se querem, é porque é bom! Vou-me deitar feliz hoje!

22 comentários:

  1. Quero o mesmo que andas a fumar. Ficar feliz e ter visões como essas só podem significar que essa broca é da boa.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Eusébio os comentários vão rareando. É o sinal dos tempos. Os comentaristas agora estão todos no facebook e já não ligam aos blogues. Neste mundo tudo muda com uma velocidade vertiginosa. O que será que vem a seguir?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Cirrus ))

    Ainda bem que se deitou feliz. O pior deve ter sido hoje ao acordar e ver que está tudo na mesma, senão pior.
    Esperamos, e desesperamos, pela confirmação do adágio 'Melhores dias virão).

    Ps- O primeiro concerto que vi no antigo estádio José Alvalade foi os Cure. Tinha 18 ou 19 anos. Tempos bem melhores do que os que correm ))

    ResponderEliminar
  4. eu é mais cansado da luta de boxe que tive hoje com a vida.

    ResponderEliminar
  5. Eh pá, fico mesmo lixado quando gozas com a China. Afinal, foram dos poucos que compraram a nossa dívida!...

    Carrega Liu Xiaobo!

    ResponderEliminar
  6. O Admirável Mundo Novo...

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Amigo Anónimo,

    Embora por norma não aprecie comentários anónimos, devo dizer que tem inteira razão, o que não invalide que continue a privilegiar este canal para escrever o que me apetece. O facebook é muito... estúpido - embora tenha conta. Não são, como diz, sinais dos tempos, são sinais da estupidificação.

    ResponderEliminar
  8. Salvador, não sei que mundo é esse em que me tens de tratar por você.

    Não esperamos, apenas desesperamos. Não sou dos que serão mais atingidos por estas calamidades que anuncio. Pelo contrário, estes dias têm sido de óptimas notícias e excelentes perspectivas de futuro numa companhia que não liga minimamente a este tipo de leis e se rege por um código de conduta muito acima destas parvoíces. Aflige-me, no entanto, o que pode vir a acontecer a muita gente que ainda não acordou.

    Eu estive no maior e mais significativo concerto em Portugal. Tudo o que houve antes ou depois de 1994, é (quase) irrelevante, e penso que apenas após Março de 2011 é que poderei escrever nova página de glória nesse aspecto.

    ResponderEliminar
  9. Daniel, pelo menos enquanto se luta é bom sinal. Levar sem reagir é que é pior. Ou se está morto ou anestesiado.

    ResponderEliminar
  10. Dylan, regimes como o chinês, como sabes, apenas merecem, da minha parte, um sentimento: asco profundo. Quanto a Xiaobo, ninguém o conhecia há duas semanas atrás, agora é uma estrela mundial. Pelas melhores razões, e ainda bem.

    ResponderEliminar
  11. Pronúncia, e é admirável! Não aquele que nos prometeram, mas que causa espanto, lá isso ninguém contesta!

    ResponderEliminar
  12. Eu reparei, e na verdade, a Itália também tem alguns problemas para resolver.

    ResponderEliminar
  13. Pareces o Jean Paul Sartre! A Nausea...

    ResponderEliminar
  14. Malena, bate lá na madeira, se fazes o favor...

    ;)

    ResponderEliminar
  15. Eu não sou bem como o Cat, não quero do que andas a fumar que isso faz-me mal à saúde. E ao cabelo (quero manter este look dos anos 80 por mais uns bons anos). Mas apreciava um pouco dessa alegria - que ainda não me vai faltando, felizmente. E já que estamos no Natal...

    (o que virá depois do Natal para se falar e manter a estupidificação?)

    ResponderEliminar
  16. Noya, e se depois do Natal Portugal se helenizasse?

    ResponderEliminar
  17. Johnny, dizem que sim. Ainda não experimentei.

    ResponderEliminar
  18. Não há problema! "Portugal é diferente da Grécia", dito pelos senhores no poder. Eu tenho qe acreditar neles...

    ResponderEliminar
  19. Noya, é bem verdade que Portugal é diferente da Grécia. Não sei se é melhor, mas é diferente. Eles têm um Euro conquistado.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR