sábado, 26 de fevereiro de 2011

ESTADO DE DIREITO

Foto Google
Esta coisa de tasers está-me a dar a volta ao estômago. Até o Bastonário da Ordem dos Advogados quer levar toda a gente presa. Súbita mudança de atitude de quem no Freeport não queria levar ninguém preso. A busca de protagonismo é assim, aproveita-se aquilo que se pensa nos dará mais daqueles momentos de fama (os tais 15 minutos da ordem, só que neste caso são repetidos) - o que agora alguns comentadores eruditos no inglês e politiquice chamam de sound bytes. Santinho e seja lá o que isso for.
O caso da cadeia de Paços de Ferreira é um daqueles casos que me dá a volta ao estômago. Num país onde toda uma geração trabalha de graça e tem qualificações a mais, um país onde 80% da população activa conta tustos até ao fim do mês (quem dera que a muitos chegasse ao fim do mês), num país onde morrem idosos sós e passam a cadáveres mumificados ao longo de nove anos de quietude, num país onde uma reforma mínima, resultante, por exemplo, de 45 anos de trabalho com ordenado mínimo, não dá para comprar os medicamentos paliativos para o fim de vida, um país onde o tráfico de drogas impera e os assaltos violentos se multiplicam – é neste país que a utilização de um tazer num preso de uma cadeia é notícia.
Um preso acompanhado psicologicamente, que se vangloriava de que o sistema não aguentava com ele, que se recusava a cumprir as mais elementares regras de uma cadeia, um abjecto que não hesitava em atirar os próprios dejectos aos outros presos e aos guardas prisionais, um criminoso condenado a doze anos de cadeia por tráfico de drogas – é agora uma espécie de herói, afinal uma vítima do sistema. Um preso que fez com que os seus vizinhos presos entrassem em greve de fome apenas para terem aquela cela limpa, uma pseudo-pessoa que até aos seus pares metia o mais profundo nojo, é afinal um herói.
E a culpa é de quem? De um taser e de uma câmara. Um taser – arma que dispara dois espigões presos a cabos pelos quais passa uma micro-corrente de 1000 volts de tensão, que tem como objectivo paralisar a vítima. Uma arma preventiva, que todos já vimos ser utilizada em diversos vídeos, em que 1 minuto depois as pessoas estão no seu estado normal - e sem marcas físicas.  Causa dor momentânea logo seguida de paralisia. E uma câmara, que filmou o disparo, filme esse que algum palhaço achou que seria um escândalo.
Os presos têm direitos. E têm deveres. E não esquecer que perdem muitos direitos no interior da cadeia, incluindo o direito de ser um cidadão. Têm deveres e regras a cumprir. Não estão numa estação balnear. Estão a cumprir tempo de cadeia. Que pode e deve servir para os reabilitar. A minha pergunta é: será que um preso como aquele quer ser reabilitado?
O resultado da intervenção da guarda anti-motim está, no entanto, à vista: o preso passou a cooperar, a cumprir as regras do estabelecimento prisional e a sua cela está agora limpa. Não foi, com certeza, do tazer, que pouca dor lhe deve ter infligido. Talvez tenha sido dos uniformes pretos. Ou até da vergonha de se ver na TV nos lindos preparos em que se encontrava. Talvez agora seja conhecido como o rei da pocilga ou coisa do género.
Em futuros casos, há sempre algumas sugestões. Acompanhamento psicológico não. Deram a este, sendo que a sua avaliação psiquiátrica foi “normal”. Mas talvez arranjar uma senhora a dias que possa limpar as celas dos presos. Porque não? O Estado pode pagar isso. Ou então, uma outra sugestão, arranjar pocilgas em vez de celas, onde estes presos possam javardar à vontade. Ou então colocá-los na vermicompostagem, substituindo as minhocas que comem a matéria orgânica e produzem húmus. Podem também colocá-los a cumprir pena em casa do Dr. Marinho Pinto, ele parece que gosta de merdas.
Desde que ninguém se lembre que o preso em questão é um assassino em massa, está tudo bem. Tem direitos... Aliás, tem bem mais direitos que um jovem da geração “parva”, tem bem mais direitos que um estagiário que trabalhe de graça, tem bem mais direitos que qualquer idoso que esteja condenado a morrer só, tem bem mais direitos que qualquer pensionista que tenha trabalhado 40 ou mais anos, porque a estes, Portugal nega a possibilidade de dignidade humana, nega a possibilidade de futuro, nega até a possibilidade de deixar de existir condignamente. A um traficante de droga que inferniza a vida a quem trabalha e vive na cadeia de Paços de Ferreira, ninguém pode tocar. Triste Portugal que eu vejo. Triste a terra onde os criminosos são os jovens desempregados e os idosos sós, e onde os “cidadãos” com direitos moram nas cadeias.

18 comentários:

  1. O que eu já discuti hoje por ter dito que "já foi tarde e só se perderam as que caíram no chão...".

    ResponderEliminar
  2. As mães e pais e maridos e esposas de todos aqueles que viram a sua vida destruída graças a este parasita provavelmente pensam o mesmo.
    Acho que as nossas prioridades como país estão ao contrário. Premeia-se a mediocridade, protege-se a malvadez e ataca-se quem sofre. É triste.

    ResponderEliminar
  3. Há muito tempo que eu digo que as prioridades estão invertidas. Há muito que eu digo que se nivela por baixo. Há muito tempo que eu digo que o que está dar é ser "vítima", "chico-esperto", calaceiro... safam-se sempre...

    E o pior?! O pior é que sinto que cada vez mais é assim que acontece... essa é que é considerada a "normalidade"... infelizmente!

    ResponderEliminar
  4. Eu penso que as pessoas agora têm tantos valores, mas tantos valores, que desprezam completamente o valor que devia ser supremo: a vida. E quem a tira não deve ser bem tratado. Ou cumpre as regras, ou é castigado. Foi o que aconteceu. Tenho pena que não lhe tivessem acertado o passo a sério, ao invés de o terem paralisado por 30 segundos.

    ResponderEliminar
  5. Um bom apanhado da tristeza que vai aqui no rectângulo...

    ResponderEliminar
  6. SDaVeiga, anda para aí muita gente com muito pouco que fazer e com as prioridades trocadas...

    ResponderEliminar
  7. Cirrus, uma vénia!
    Isto está tudo ao contrário. Esses fulanos têm tudo: tratamentos dentários, consultas médicas sem espera, comida, tecto, roupa lavada e até tempo de antena. O mínimo que devem fazer é cooperar (para mim deviam estar a trabalhar no duro). Meu pai tem mais de 60 e trabalha como servente de pedreiro! Quem devia ter mais direitos???
    Taser é pouco para este comportamento. Como é possível que os "direitos humanos" e Amnistias internacionais só existam para animais como estes. Para eles é mais a PETA e o novo partido animal, não?
    Citando uma música dos "legião Urbana": "... os assassinos estão livres, nós não estamos..."

    ResponderEliminar
  8. Cat, a sociedade devia ser regida por valores e não apenas por oportunidades de brilhar. Quem quer que se aproveite de um tratamento dado a um traficante de drogas que inferniza a vida dos outros cá fora e lá dentro, só pode ser tão bom como ele. Ou então nunca sentiu na pele a sua nefasta acção. Não é um cidadão. Não tem nem deve ter os mesmos direitos que tu ou eu. Mas tem mais, pelos vistos.

    ResponderEliminar
  9. Catsone:
    Faz favor de não insultar os animais!
    O comportamento dos animais baseia-se no instinto de defesa e sobrevivência como meios de propagação da espécie, e esses instintos básicos não são o que está aqui em causa!!!
    O ser humano criou valores e é isso que o distingue dos animais: a escolha de os seguir ou não, de ser pró-sociedade humana (sentido lato, não a bosta que se vive hoje em dia e que o Cirrus aqui descreve magistralmente) ou não...
    Santa paciência, mas quem opta por seguir este rumo devia arcar com as consequências! Já chega de vigílias e protestos pró-assassinos... :-S

    ResponderEliminar
  10. SDaVeiga, eu concordo, mas isso é mesmo para o Cat...

    :D

    ResponderEliminar
  11. Cirrus: não podia estar mais de acordo consigo! Depois ,o coitado do meliante, fica tão traumatizado, coitadito de quem ele estragou a vida, que vai em paz "e que o senhor o acompanhe"!
    Depois ,ainda, dá uma sova e mata um qualquer mas...estava traumatizado!...
    Agora o bastonário...alegadamente, na merda anda a toda a hora e momento que os seus- ALEGADOS- amigos do desGOVERNO, se podem borrar nas cagadas como os freeports, os portucales, as operaçoes da sucata e dos bancos...
    O que importa é que a merda deles seja - alegadamente- "tapada"...
    Beijo
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  12. maria, é o que me parece. Este Marinho Pinto saiu-me uma boa xuxa.

    ResponderEliminar
  13. Tenho a certeza que a cadeia de Paços de Ferreira está infestada de ratos e outros vermes. Foram eles que sujaram a cela do traficante. De qualquer maneira, não abusem dos disparos, fica caro recarregar a pistola taser!

    ResponderEliminar
  14. Dylan, deve dar para recarregar nos postos de recarregamento de automóveis, não?

    ResponderEliminar
  15. Cirrus,
    É capaz de dar.:)
    Vamos arranjar voluntários para essa experiência lá para os lados das Antas!

    ResponderEliminar
  16. Está na moda defender os "coitadinhos" dos indigentes! Qualquer dia também criam um fundo para salvar a vítima do tazer!

    ResponderEliminar
  17. Malena, está muito perto... O pior é que são pessoas que pensam que são inteligentes. Se o fossem, talvez olhassem para o cidadão comum e o defendessem. Mas não. Só quem comete um crime (não financeiro) é que precisa de ajuda psicológica e tal e coitadinho que é maluco e mais não sei o quê! Enjoa. Enjoa mesmo. Mete nojo. Eu trabalho todos os dias, merda!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR