quarta-feira, 30 de março de 2011

COERÊNCIA

O estádio de Braga, Souto Moura
Pois será bem certo que a realidade é tão intangível como não parece. Apercebo-me frequentemente que a realidade dos outros não é a minha, e aqueles que considero loucos são por vezes vistos como os normais. Também não me importo muito com isso, é verdade. Cada uma com a sua é que é bonito. A coerência assume, assim, um valor bem mais elevado que a realidade, mas mensurável, mais imparcial. E é pela coerência que meço muitos actos. Será também pela bitola da coerência que avalio o estado mental de outros tantos. Está bem, bem sei, não sou psicólogo para avaliar o estado mental de ninguém. A verdade é que também não mantenho a carteira de ninguém amarrada por ansiolíticos ou relaxantes, tal como não incito ninguém a comprar heroína, pela mesma razão: coerência.
Souto Moura venceu o Pritzker. Numa altura em que Portugal entra numa suposta crise política que não se sente e que não tuge nem muge nem ata nem desata na vida de ninguém, pois é a menor das crises, o país volta a ter um motivo de orgulho. Goste-se ou não, Moura tem obra. O frigorífico de Braga é uma obra impressionante. E até dizem que tem outras, e poderia ser testemunha disso tivesse eu dinheiro suficiente para o fazer olhar para um qualquer pedaço de terreno que porventura possuísse. Quem mais se apressou, e muito bem, a aclamar mais um herói nacional foi Cavaco Silva, o nosso muy nobre e embalsamado presidente.
O mesmo que não compareceu no funeral de Saramago, e que vetou um dos seus livros para a atribuição do prémio literário europeu.
Cavaco só é coerente numa coisa: nas amizades que contribuíram fortemente para o estado financeiro deste país. De resto, tal como o nosso amigo Passos Coelho nas palavras de Miguel Portas, tem “coluna vertebral de caracol”. Mas não por lhe faltar coragem. Consegue é ser mais um dos grandes contorcionistas que este país elegeu para os mais altos cargos de servidores da nação. Que nunca a serviram.
Entretanto, e porque culpa não tem, parabéns, Arquitecto Souto Moura!

22 comentários:

  1. Não esquecer também o consagrado Siza Vieira, Manuel Salgado e os antigos Afonso Domingues (Mosteiro da Batalha) e Diogo Arruda (Convento de Cristo).

    (Eh pá, esqueci-me do Taveira)...

    ResponderEliminar
  2. Dylan, esqueceste o Maior!!!!

    :D

    ResponderEliminar
  3. Curioso... Quando li a parte em que Cavaco Silva aclamou mais um herói, lembrei-me logo de Saramago... O prémio de Souto Moura dignifica-nos, é certo, mas muito mais, na minha opinião, dignificou o Nobel de Saramago. Quanto ao sr. Aníbal... Não tenho mais nada a dizer, nem ele merece que eu diga o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  4. Gosto do Souto Moura, apesar de o considerar mais um artista que propriamente um técnico.
    O estádio do Braga é exemplo disso, é antes de mais uma obra de arte e só depois um estádio... só isso explica o sacrifício do conforto em prol da estética.

    Só estive no estádio uma vez e antes de ser inaugurado. Não foi uma experiência agradável. Saí de um dos camarotes (que quase parece um T0, bastante confortável por sinal) e fui até às bancadas... tive que voltar logo para dentro, as minhas vertigens não me permitiram mais que um leve espreitar ao espaço onde é suposto ver futebol... nunca mais lá voltei.

    De qualquer forma, o Souto Moura está de parabéns. É Português, foi reconhecido pelo seu trabalho, ou Arte se preferirmos, prestigiou uma escola (a do Porto, que aliás é a única do mundo a ter ganho duas vezes este prémio) e um País.

    ResponderEliminar
  5. Liliana, não pude deixar de pensar imediatamente no Saramago. Não sou fã dele, mas creio que poucos homens levaram o nome deste país tão longe. Talvez seja mais reconhecido no futuro, pelos próprios compatriotas. Ao contrário de Cavaco, vai aparecer na História de Portugal como um ilustre português.

    ResponderEliminar
  6. Pronúncia, nunca fui ao estádio. Conheci muito bem o 1º de Maio, estádio que sempre gostei de ir e onde se via muito bem o futebol. Um dos melhores relvados que já vi. Mas que este agora é obra, é. E o Souto Moura, apesar de tudo, é um gajo aparentemente simpático. E disse algumas verdades importantes na conferência de imprensa. Que o Cavaco não gostou de ouvir, com certeza.

    ResponderEliminar
  7. Eheheheheh! Desculpa mas fizeste-me rir co a descrição do Cavaco!!
    Quanto ao estádio do Braga, tens que ir lá! É um frigorífico MESMO, tive medo de despencar pelas escadas abaixo tal é a inclinação das mesmas mas é lindíssimo. :)
    Mas se fores, pedes à Pronúncia para te levar para o camarote VIP!! ;))

    ResponderEliminar
  8. Malena, não imagino quem seja o dono do camarote VIP, na altura ainda estava em fase de acabamentos.

    Também tens vertigens?! :)

    ResponderEliminar
  9. Malena, eu já vi o estádio muitas vezes, apesar de nunca lá ter entrado. É uma grande obra. Se a Pronúncia convidar...

    Também sofro de vertigens, o que é estranho, pois adoro serras e vales...

    ResponderEliminar
  10. Cirrus, concordo totalmente com a parte dos elogios ao Souto Moura. Só não percebo porque tens que associar esse assunto ao teu ódio pelo professor Cavaco Silva, quanto a mim o melhor primeiro-ministro do Portugal democrático.

    ResponderEliminar
  11. Garcia, de políticas não levarei ódios para a cova. Levarei desilusões, quando muito. A minha aversão à acção política de Cavaco prende-se com vivências que tive durante o seu reinado, que obviamente tu não tiveste. Eu sofri literalmente na pele a sua tirania, talvez tu não tenhas sentido. São opiniões, valem o que valem e não é por tu afirmares uma coisa tão disparatada para mim que passa a ser verdadeira. Provavelmente não passou a ser verdadeiro para ti quando afirmo o contrário, não é? Visões diferentes. Ainda bem. Muitos concordam contigo, outros tantos concordam comigo, não sei se já reparaste.
    A atitude de Cavaco perante duas grandes figuras portuguesas em situações similares é de falta de coerência, e isso parece-me óbvio. Por isso é que o post se chama Coerência e não Parabéns. Aí talvez haja um ódio de estimação, mas talvez do cavaco por Saramago, não te parece? A mim parece. Escrevi-o. Não concordas? Achas que o Saramago merecia ser expurgado e o Souto exaltado? Óptimo, isso já diz muito.

    ResponderEliminar
  12. Ah... uma gargalhada a esta hora da tarde vale ouro! ;)

    ResponderEliminar
  13. Patife, bem vindo. Rir é o melhor remédio. Sempre.

    ResponderEliminar
  14. Cirrus, se sofres de vertigens, o estádio do Braga não é o melhor sítio para ires... fala a voz da experiência...

    ResponderEliminar
  15. Pronúncia, eventualmente terei de lá ir, não é? Não posso ir tantas vezes a Guimarães sem ir a Braga - vocês zangam-se...

    ResponderEliminar
  16. Se fores lá, escolhe um jogo da selecção... os outros não são muito seguros...

    Quem se zanga com quem?!
    Gosto de Guimarães... afinal 3 anos da minha vida de estudante até foram lá...

    ResponderEliminar
  17. Quem se zanga são os bracarenses... Aliás, andam muito zangados ultimamente...

    Jogos de selecção? Não, obrigado. Nem esses.

    ResponderEliminar
  18. Cirrus, olha que eu sou bracarense e não ando zangada...

    Jogos da selecção são os únicos a que ainda me atrevo a ir... e depende sempre do adversário, claro!

    ResponderEliminar
  19. Ora, se até tu dizes que os jogos não são muito seguros... Alguém deve andar zangado, digo eu...

    ResponderEliminar
  20. O que não falta são pessoas zangadas a assistirem a um qualquer jogo de futebol...

    ResponderEliminar
  21. E a ver TV??? UI.... e a ver futebol na TV???? Ui, ui...

    ResponderEliminar
  22. por acaso nunca lá fui (ao estádio) e moro aqui ao pé... (it's a shame)

    mas acho que é mt bonito, apesar de toda a gente dizer que qualquer coisa estão a rebolar por centenas de degraus...
    not for me....
    detesto alturas e tnh muitaaaaaaaas vertigens... terrível.

    e eu sou de Braga e não tnh nada contra os de Guimarães... tb mau era, o meu homem e a minha sogra são de lá, estava bem lixada... mas não deixam de ser interessantes as conversas sobre futebol aqui em casa. especialmente porque a minha sogra é do S.C.Braga. :O

    traição ao mais alto nível... :P não para mim... :)

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR