domingo, 5 de junho de 2011

A GRANDE NOITE!

O Grande Vencedor da noite

Há já algum tempo que não escrevia neste espaço e na verdade não poderia ser de outra forma, tendo eu estado fora de Portugal e literalmente me defecando para os computadores e mais não sei o quê. Mas isto, não sendo vício, é um gosto que ainda perdura e tem de alimentar-se o bicho dê lá por onde der.
Houve eleições! Ah pois é, a gente não desiste de disfarçar o que somos e lá vamos dando uma ideia de que quem governa esta coisa são os portugueses. Correu-se com o Sócrates, que levou uma merecida abada de todo o tamanho, depois de ainda anteontem mais algumas sondagens o terem colocado em empate técnico com o PSD... Mas também quem nos manda pôr os nossos peritos económicos a fazer sondagens? Será que o Teixeira Pinto tem mão nisto?
A abstenção é mais que muita. E coisa estranha é o facto de termos mais votantes que habitantes em Portugal. Ok, está bem, não é bem assim, temos 9,8 milhões de eleitores para 10,3 milhões de população. Ou seja, só temos 0,5 milhões de pessoas abaixo dos 18 anos... Entre mortos e pessoas que já têm o novo Cartão do Cidadão e que portanto votam em dois sítios, nas próximas eleições já teremos mesmo mais votantes que habitantes. Mais um recorde para Portugal, e isto nenhum outro país da OCDE consegue. Isto porque os outros países da OCDE sabem fazer contas, e têm registos de nascimentos e mortes. Nós não, mas assim sempre somos mais. Ou pelo menos aparentamos e sempre são mais algumas cabeças por quem distribuir a dívida externa.
Engraçado é o facto de, dos pequenos partidos, o que mais perto ficou de eleger um deputado para a Assembleia foi o PAN, que defende o direito dos carapaus ao voto. De uma forma geral, toda a esquerda portuguesa levou na tarraqueta, excepto, mais uma vez, a CDU, que se manteve impassível às troikas e baldroikas. Ora, quer-me parecer que entre PS e PSD venha o diabo e escolha! E o diabo veio e escolheu, e o Portas lá terá o Ministério da Agricultura, onde poderá exercitar os seus dons de ressuscitador de sepultados.
Entretanto, o Governo segue atentamente tudo isto, e apenas espera que a poeira assente para, depois de substituir o PM, a mãos com rabos de saia em Nova Iorque, vir cá cobrar a quem nada tem tudo o que puder sacar. Tenho a certeza que bons tempos nos esperam.

17 comentários:

  1. Tenho para mim que muito mais que a vitória da direita, os portugueses quiseram derrotar Sócrates. Já o deveriam ter feito em 2009... já vai tarde.

    A única coisa que me apraz celebrar esta noite é mesmo a derrota do Sr. Sousa (por todas as razões e mais algumas que a minha memória vai apagando - são demasiadas) porque não há mais nada para celebrar. Como já li algures por aí, o País está um desastre, está em ruínas, e isso não se festeja... tenta-se reconstruir... se é que tal ainda é possível.

    Tempos terríveis se avizinham...

    ResponderEliminar
  2. Quanto à abstenção... é uma vergonha!
    Primeiro, porque não "limpam" as listas eleitorais e depois, porque mesmo que as limpem ainda há muito Português que gosta de reclamar, mas levantar o rabo do sofá e ir fazer o que deve já é pedirem-lhe demasiado... no entanto são os que mais reclamam... de tudo e de todos. Também eles são os culpados do estado a que isto chegou.

    Conheço um concelho onde os eleitores são mais que os habitantes... e não deve ser o único. Como eu digo muitas vezes... é a Placa de Petri...

    ResponderEliminar
  3. Apesar de querer ver o Sócrates pelas costas só consigo ficar irritada ao ouvir o Passos Coelho!
    Nem me apetece pensar muito na composição da Assembleia daqui para a frente... :( Muito menos me apetece pensar nos compromissos assumidos com aqueles que o "trio" representa! :(

    Ps: O pior é que , objectivamente, ao escrever isto já estou a pensar, possa!!

    ResponderEliminar
  4. Depois dos submarinos, agora o Portas vai comprar os maiores e melhores tractores da actualidade. Talvez crie um departamento só para eles...

    ResponderEliminar
  5. Pronúncia, evidentemente que o facto de o país querer varrer Sócrates de uma vez é o facto mais relevante da votação. Quanto à abstenção, concordo com muita coisa, mas não com quem se insurge contra a abstenção. É um direito democrático e não podemos esquecer que se as pessoas dão mais valor a ficar no sofá do que a ir votar, é porque algo se passa com a política nacional, não necessariamente com essas pessoas, que têm igual direito ao protesto que eu ou tu.

    ResponderEliminar
  6. Malena, temo que nada de bom se venha a passar. Será uma penosa continuação...

    ResponderEliminar
  7. Sara, e serão esses tractores chineses?

    ResponderEliminar
  8. Chegou um novo Durão Barroso ao poder... E mais não digo! :)

    ResponderEliminar
  9. Sei que o SR. DR. Cirrus vai espancar me psicológicamente, mas acho que não havia ninguém com estrutura mental para o cargo. A campanhã foi um baile de máscaras e como normalmente se apanha sempre o mesmo virus de incompetencia ao fim de umas semanas, vamos ver como vai ser esta longa metragem.... Pode ser que no dia em que D.Sebastião chegue, que Portugal se endireite.

    ResponderEliminar
  10. Maldondao, e dizes bem. O problema é que Durão Barroso, quando chegou ao poder, tinha já larga experiência de Governo, e mesmo assim foi o que se viu... Agora este... Nem quero imaginar.

    ResponderEliminar
  11. Maxx, concordo inteiramente. Nem mental e, mais ainda, moral.

    ResponderEliminar
  12. Grande Cirrus,

    não, bons tempos não nos esperam. Mas se continuássemos pelo caminho Socrático o fim estava (ainda) mais próximo. "quer-me parecer que entre PS e PSD venha o diabo e escolha!" até ver não tens motivos para dizer isso. Na minha opinião o mal foi a Drª Ferreira Leite não ter ganho nas anteriores legislativas.

    ResponderEliminar
  13. Garcia, respeito as tuas opiniões e realmente desejo que Passos Coelho tenha sorte na sua missão - se é que a tem como missão - de devolver algum bem estar ao país.
    Permite-me, no entanto, ressalvar que perante exemplos passados, não tenho qualquer confiança em qualquer um dos dois partidos que estarão no Governo. Isto pese embora o meu asco pelas recentes palavras da criança menos crescida de Portugal, a deputada Ana Gomes.

    ResponderEliminar
  14. É fugir enquanto há tempo!

    ResponderEliminar
  15. Cat, e depois como poderemos dizer que somos sobreviventes??

    ResponderEliminar
  16. Cirrus, o facto de "fugir" já é à procura da sobrevivência ;)
    Ass: um rato :D

    ResponderEliminar
  17. Ora, isso não é um sobrevivente, é um fugitivo...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR