sábado, 25 de junho de 2011

OS NOVOS FARISEUS?

Imagem Google

O povo português cada vez mais não se dá ao respeito. Não se dá ao trabalho de se fazer respeitar. É um povo desmoralizado, alegremente triste, abatido, quebrado. E ainda não sofreu nem um décimo do que por aí vem. E o que vem por aí? Uma figura da Bíblia, Jesus Cristo, era conhecida pelos seus combates teológicos com uma classe de doutores da Lei de então, a quem chamavam os fariseus. E é isso que por aí vem, o tempo farisaico?
O novo Primeiro-Ministro, Passos Coelho, apressou-se a tomar posse para poder assistir já como PM ao Conselho Europeu. Nada de estranho, até porque é nessa instância que grande parte do nosso futuro se joga. Como teve de viajar para Bruxelas, apressou-se também a anunciar que, em vez da costumada viagem em classe executiva, para si e seu séquito, viajaria em turística. A poupança é para se ver, ainda que pequena - um exemplo!
Obviamente, o povo acreditou que 2000 euros seriam poupados desta forma ao erário público. E interpretou isto como um sinal da vontade deste governo em mudar as coisas, em poupar em tudo o que seja possível. Um sinal de novos tempos de rigor e de verdade.
Pedro Passos Coelho começa o seu mandato com uma mentira. Não é uma mentira grande, pode até ser insignificante. Mas a poupança anunciada, sendo insignificante, teria um significado: o da seriedade, da verdade, da poupança. A mentira, ao invés, e apesar de insignifivante em si mesma, anuncia da mesma forma os tempos que por aí vêm: os da hipocrisia, da mentira dos fariseus. Será assim interpretada? Talvez não, afinal o Governo estará ainda por muitos meses em estado de graça e nenhum português quererá que o governo falhe na governação. Demos-lhe, pois, o prejuízo da dúvida.
Mas é de homem pequenino, mesquinho, a invenção de que qualquer membro do Governo Português pague bilhete de avião, seja em executiva ou turística, na TAP. Não paga, a TAP não cobra nem nunca cobrou estas viagens.
Muito mesquinho. Muito pequenino. Muito “poucochinho”.
Mas o que dizer de um povo que acredita nisto??

10 comentários:

  1. Tens razão: mesquinho e pequenino. E estúpido. Mas o Povo insiste...Santa ignorância.

    ResponderEliminar
  2. Algumas considerações:
    1º- Se os membros do governo não pagam deveriam pagar.
    2º- Se eles não pagam, alguém paga por eles... as viagens têm um custo associado.
    3º- Quem mais tem direito a viagens à borla?! Talvez essa seja uma das razões pelas quais a TAP está como está.
    4º- Os lugares não ocupados à borla pelos membros do Governo poderiam ter sido vendidos a quem pagasse por eles... sempre entrava dinheiro na TAP!
    5º- Se as viagens são à borla, porque raio é uma agência que trata das mesmas para o Governo?! Alguém paga à agência, não?!
    6º- Faz-me uma certa confusão que os primeiros que aplaudiram (e bem) a proposta do Miguel Portas para que os deputados viajassem, para voos inferiores a 4 horas, em turística, sejam agora os primeiros a atacar o facto de PPC decidir que o Governo viajará sempre em naquela classe quando se deslocar na Europa.
    7º- E não... não votei PPC... pelas razões sobejamente conhecidas...

    ResponderEliminar
  3. A pequena mentira e a mesquinhez fazem parte da história da política em Portugal. Triste é que se grite a mudança e se esconda a constância...

    Pink Floyd é para nos fazeres voltar, não é? :))

    ResponderEliminar
  4. Ísis (e que grande nick!!!), é bem verdade. Um dia pagaremos ainda mais cara a ignorância.

    ResponderEliminar
  5. Pronúncia, vens com muitos argumentos técnicos debater uma tese política, o que por si só não é muito correcto. Contudo, sempre te devo lembrar que Portas efectivamente POUPA nas viagens em turística, uma vez que esses bilhetes são pagos.
    Não está em causa o gesto em si, que penso ser meritório. Só não foi mais meritório e caiu no ridículo ao ser anunciado como uma poupança de 2000 euros. Além do mais, veremos se não será só fariseísmo.

    ResponderEliminar
  6. Malena, efectivamente...

    Não pretendo que ninguém volte, ou que se despeça. O facto de um vídeo da Banda estar ali é apenas sintomático do meu fanatismo.

    ResponderEliminar
  7. O "fariseu" já andava aí há muito tempo. Se calhar, o ódio a Sócrates não o permitiu vislumbrar.
    Vê, é só classe: http://www.youtube.com/watch?v=vBM2r6xlyvs&NR=1

    ResponderEliminar
  8. Nada que escapasse a quem andava atento...

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Este governo não passa duma duvidosa operação de RP. :)
    A imagem clean é a principal preocupação do governo, que será levada até às últimas consequências mediáticas.

    ResponderEliminar
  10. Maldonado, para quem se queixou da máquina de propaganda socialista, estou curioso para ver, no futuro, as reacções...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR