quarta-feira, 6 de julho de 2011

O FARSOLA

Foto SOL

O Presidente da República considera «não haver a mínima justificação» para o corte de 'rating' a Portugal por parte da agência de notação financeira Moody's e defende uma "resposta europeia" nesta matéria, disse à Lusa fonte oficial de Belém.”
Não sei o que diga deste personagem. O distinto e eminente economista que preside à nossa república é um daqueles personagens que não interessa conhecer no mundo dos negócios. Se o tivesse como potencial cliente, rejeitá-lo-ia de imediato. Um personagem menor, uma aberração da política portuguesa, uma múmia sem palavra nem a mínima coerência.
O pior político da era moderna em portugal, no dia 9 de novembro de 2010, veio a terreiro, depois de longo silêncio, falar sobre a então vertiginosa subida dos juros da dívida pública e das sucessivas baixas de notação por parte das agências de rating.
Na altura, e se bem se lembram, este ser mesquinho e vendido veio defender que a posição do país era insustentável e que essa situação era, afinal, aquilo que motivava as baixas de notação pelas agências, pois os mercados estavam nervosos. Nessa mesma comunicação, o nosso infeliz presidente lembrou que era necessário enviar aos mercados as mensagens certas – de rigor, de austeridade – e que por certo, o ciclo se inverteria. Acrescentou ainda este político menor com pseudo-cérebro que não valia a pena alguém se insurgir contra os mercados e contra as agências de rating, pois estas obedeciam a regras muito bem definidas a que obedeciam estritamente, sendo o seu papel valioso na regulação dos mercados. Naquela altura, Cavaco considerava que as agências de rating apenas faziam o seu trabalho.
Hoje, Cavaco disse aquilo que ali está em cima. Hoje, Cavaco está desconcertado, incomodado, preocupado. Andou a dizer tanta baboseira da boca para fora para arrumar com o mentiroso compulsivo e pôr em S.Bento um boy da sua cepa, para agora virem lá os gajos dos States lixar o rating do país, depois das medidas tão corajosas do seu menino!!! Que Cavaco não é grande espingarda, já eu sei e já o sei há uns 25 anos. Que haja gente que ainda goste dele, não compreendo mas aceito.
Não tenho é memória curta. É um farsola. É um parodiante que há muito perdeu a graça e que há um bom par de anos devia estar internado num hospital psiquiátrico. Pena é que um farsola, o maior incompetente que apareceu na política portuguesa, tenha chegado ao poder em Portugal e destruído tudo o que o país tinha de produtivo. Lançou os foguetes, os outros que apanhem as canas! Que tenha vergonha, pelo menos! Não anda por aí o Juan Carlos?

12 comentários:

  1. Não gosto do senhor, nem da postura do senhor e sim, enganou-me, mas apenas no 1º mandato como PM, a partir daí tinha a minha opinião formada sobre o personagem (e não era boa).

    Quanto a ser o pior político que Portugal já teve, discordo. Esse prémio (para já) entrego-o ao Sr. Sousa.

    Um presidente (e é o que o Sr. Silva é agora) não tem propriamente responsabilidades governativas, ao contrário de um PM. Têm outro tipo de responsabilidades, como a de intervir com credibilidade, falar aos portugueses, explicar, concordar, discordar, apaziguar. No fundo ser um elo de ligação entre o comum dos cidadãos e as instituições. Mas este PR até disso se tem abstido... é uma figura meramente decorativa que quando fala são mais os estragos que provoca do que a confiança que transmite (nenhuma).

    ResponderEliminar
  2. Acabei de enviar para o mail "anthony.thomas@moodys.com", eu que sou um gajo concordato e amigo do meu amigo, a seguinte mensagem: "go fuck yourself."



    Já me esquecia, o fulano é o presidente da Moody's.

    ResponderEliminar
  3. Calma, Cirrus! Já devias saber que esta espécie de AD também tem ramificações em S. Bento. Todos na santa paz do senhor, portanto...

    ResponderEliminar
  4. Perante a certeza da inevitabilidade duma Europa federalista recomendo que se comece desde já a considerar a hipótese de exigir um referendo nacional para repor o regime monárquico em Portugal.

    Simbolicamente na figura do rei estaria representada a independência nacional perdida nos meandros desse tal federalismo,e assim seria uma forma de nos recordarmos que Portugal tem quase 900 anos

    Além disso sairá mais barato por certo pois vejamos que por incrivel que pareça o Orçamento da Presidência da República Portuguesa é de 20,7 milhões de euros.

    O orçamento da Casa Real espanhola é de 8,9 milhões.

    Vou iniciar um movimento de blogs, pela exigência dum referendo pela restauração monárquica.

    ResponderEliminar
  5. O problema é que ele começou a falar!!Enquanto estava calado só alguns percebiam o que se passava (se é que se passava realmente alguma coisa) naquela cabeça de múmia paralítica!

    ResponderEliminar
  6. Pronúncia, não ignoro o quão desastrosa foi a passagem de Sócrates pelo governo. Acontece que Sócrates tem muito menos tempo de governo que Cavaco, e os prejuízos que um e outro causara,, embora comparáveis, julgo que serão maiores do lado do Cavaco.
    Quanto ao resto: alguma vez ele fez algo remotamente parecido com isso?
    E porque mudou a sua posição, que assumiu desde sempre, como político e como economista, para agora defender o país em detrimento das agências de rating e mercados? Sabes porquê? Sabes, não sabes? Bem me parecia.

    ResponderEliminar
  7. Daniel, o homem não se deve importar muito com isso, é um facto. Mas temos de extravasar de alguma forma, não é?

    ResponderEliminar
  8. Dylan, concordo. E admiro-me por algumas pessoas ainda não se terem apercebido da imensa armadilha em que caíram.

    ResponderEliminar
  9. Luís, como amante da História, tenho todo o respeito pela causa monárquica e não desejo mal algum a quem a defende.

    Mas sou republicano.

    ResponderEliminar
  10. Malena, o homem só fala para dizer asneiras, mas não há volta a dar-lhe. Mas já quando era PM era assim: não acertou uma, mas nunca se enganava e raramente tinha dúvidas. O resultado está à vista. Um país à sua medida: um deserto bem acessado por autoestradas.

    ResponderEliminar
  11. Cirrus, já debatemos o duo Cavaco/Sócrates várias vezes e, sinceramente, aí está um ponto em que acho que nunca iremos concordar.
    Mas, como já afirmei várias vezes, o Cavaco é o Pai do Monstro, acontece que desde que ele deixou de ser PM (com responsabilidades governativas) já passaram quase 20 anos (mais que o tempo de uma geração), e nesse espaço de tempo muita coisa poderia ter sido feita e não foi, antes pelo contrário, os que lhe sucederam tiveram ainda uma maior apetência pelo monstro... caia-lhes bem e onde lhes agradava (na conta bancária)... agora pagamos isso tudo. O início (Sr. Silva) e a continuação desastrosa (Sr. Sousa)...

    Quanto à postura ACTUAL do Sr. Silva, a minha posição é clara... basta ler o meu comentário anterior.

    ResponderEliminar
  12. A memória não pode ser curta. O tempo de formação de um país não passa, mantém-se sempre, porque é dessa formação que colheremos os frutos no presente e no futuro. E estamos a colher os frutos do Cavaco.
    Concordo que o Sócrates foi desastroso. Concordo que tão desastroso como ele foram Durão e Santana, de que toda a gente se esquece, até parece que não estiveram lá três anos!... Mas Cavaco foi quem semeou esta colheita que hoje tiramos da terra queimada que nos deixou.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR