quarta-feira, 11 de abril de 2012

Uma Aventura "noutro" Sítio Errado

Uma Aventura no Sítio Errado de Isabel Alçada, Ana Maria Magalhães Sinopse (retirada do site da Editorial Caminho, de acordo com o AO) Esta Aventura decorre numa quinta misteriosa e isolada. Excepcionalmente, não se identificou a localização para que os leitores possam imaginar o cenário na zona que desejarem. As personagens viajam de comboio, adormecem, e quando acordam a estação onde deviam apear-se já ficou para trás e, por isso, acabam por ir parar ao sítio errado, a dita quinta. Gente exótica, um festival de magia, o dono da casa, que na sequência de uma agressão fica amnésico e toma o Pedro por seu filho, ruídos na noite, enigmas para desvendar, passagens secretas, tudo se conjuga para que as surpresas se sucedam a um ritmo alucinante até ao último capítulo. Um livro excelente para despertar ou aprofundar o gosto pela leitura, na escola ou em casa.
Uma Aventura noutro Sítio Errado de Malena Sinopse (imaginária, de Uma Aventura noutro Sítio Errado, em desacordo com o AO) Esta Aventura decorre num Ministério nada misterioso mas cada vez mais isolado. Excepcionalmente, não se identifica a localização porque os leitores conseguem, perfeitamente, saber qual o cenário, o edifício, a rua e a cidade em que tudo se vem passando. As personagens viajam de automóvel do Estado, com motorista, são transformadas em zombies, acabando por ir parar ao dito Ministério. Gente estranha, com hábitos pouco condizentes com as funções desempenhadas, pareceres pagos a peso de ouro que não foram terminados, conversas que deveriam ser públicas mas se mantêm secretas, a constituição de uma empresa que constrói escolas de luxo onde depois não há dinheiro para fotocópias, alterações aos currículos feitas à medida do orçamento, exames, muitos exames, ministros que ficam amnésicos e se esquecem daquilo que defendiam antes de serem nomeados, tudo num ritmo alucinante mas que nunca mais chega ao último capítulo. Um "livro" excelente para despertar ou aprofundar a sua raiva pela política educativa institucional, na escola ou em casa.

4 comentários:

  1. Adorei a analogia. Agora resta saber como vai ficar lembrada Isabel Alçada... Se como uma escritora de renome ou como uma ministra daquelas...

    ResponderEliminar
  2. Cirrus: Ministra? Qual Ministra?

    ResponderEliminar
  3. Acho que devias publicar o teu livro...

    ResponderEliminar
  4. Tio: Ia ficar um bocado lúgubre, não achas? ;)

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR