terça-feira, 10 de julho de 2012

A CIÊNCIA É LINDA!

Ilustração Marco Joel Santos



Alguém percebeu esta coisa da descoberta do bujão do Higgs? Parece que o Higgs já tinha descoberto o bujão dele há cinquenta anos mas agora confirmaram que o bujão do Higgs pode realmente existir, o que não é uma certeza, mas apenas uma forte probabilidade.
Há alguns aspectos desta história que merecem ser relevados. Primeiro, o facto de o Higgs ter descoberto uma coisa há cinquenta anos, mas que afinal hoje em dia se desconfia que existe. Por este andar, amanhã será considerado ficção. Ou é da minha visão, ou os físicos nucleares estão agora no caminho dos economistas. Falam como o catano, mas acertam pouco. Mas, pelo menos não se arriscam muito – é tudo possível.
Segundo aspecto a ter em atenção: o Higgs descobriu que tinha um bujão. Ora não é descoberta de somenos. Não sei exactamente que idade tinha o Higgs quando fez tal descoberta, mas penso que quase todos nós temos essa noção a partir do momento em que largamos a fralda.
Terceiro aspecto estranho da estória: dizem agora que no CERN se descobriu a possibilidade muito forte de se confirmar a existência do bujão que o Higgs tinha descoberto há cinquenta anos. Duas questões: construiu-se o mais caro objecto da Terra para descobrir a possibilidade de alguém ter um bujão. E, por arrastamento, o Higgs terá de rever milhares de idas à casa de banho, porque é provável que tenha um bujão, mas existe a possibilidade de não ter, o que, a confirmar-se, daria a volta ao miolo (e ao intestino) ao pobre do Higgs, só de imaginar o nobre acto de defecar sem recurso ao bujão.
Quarto aspecto é a existência de Deus. Alguns cientistas, um pouco mais economistas que os outros, dizem que o facto de o Higgs ter um bujão confirma cabalmente a existência de Deus, e que o mesmo bujão até pode ser chamado de partícula de Deus. Ora, toda a gente sabe que eu não sou religioso, mas sinceramente ligar a existência de um bujão no Higgs a Deus é abusivo. Se fosse uma costela, ainda vá que não vá, porque parece que Deus, nos princípios, gostava de treinar o corte de carnes verdes e tal… Mas agora, um bujão? Eh pá, sem ironias, um pouco mais de respeito por quem acredita. Estes cientistas são um bocado malucos.
Quinto aspecto, e mais há com certeza, mas por aqui me fico: este bujão de Higgs tem massa! Duas considerações me merece esta afirmação: primeiro, se se referem ao que passa pelo bujão, nunca como massa tinha visto referido. Quer dizer, já muitos nomes lhe chamaram, como isso e aquilo e até coelho, mas massa… Bom e depois há os que fazem o sentido inverso, e não sei se o Higgs é desses, mas também nunca ouvi chamar massa àquilo e coiso. Segundo, em rigor o bujão não tem massa nem tem nada. Porque o bujão, na realidade, e até mesmo do Higgs – a existir, claro – é, essencialmente, um… buraco.
Queres ver que construíram um buraco negro no CERN e chamaram-lhe bujão? Faz sentido… mas nesse caso, podiam ter ido à AR… Ficava mais barato. E bujões não faltam por lá, diga-se…

2 comentários:

  1. Lamento mas, pela ilustração, o bujão não passa do olho do cu!!!

    ResponderEliminar
  2. Aqui tenho de me vergar ante as limitações da língua portuguesa.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR