segunda-feira, 27 de agosto de 2012

COMEÇAR DO ZERO


Ilustração Marco Joel Santos

E não parecendo, cá me aparecem coisas que ainda me surpreendem. Convenhamos que em Portugal não é fácil haver coisas que me surpreendam. Mas, por obra e graça não sei bem de quem, de vez em quando ainda me surpreendo. Podia estar a falar da vitória do Rio Ave em Alvalade, mas isso não é lá muito surpreendente.
Jorge Moreira da Silva. Quem é o Jorge Moreira da Silva? Pois pouca gente sabe ou, pelo menos, gente que interesse. Mas aparentemente o rapaz é o 1º vice-presidente do PSD, um dos partidos que suporta o governo. Na Universidade de verão do PSD, uma espécie de feira em que são comprados pela JSD jovens adolescentes vendidos pelos pais, o nosso Jorge teve direito a discurso. Sim, porque isto de ser o 1º vice-presidente do PSD tem destas coisas. Não é só acordar e constatar que o primeiro ministro é um Passos que nos passou à frente porque colou mais cartazes.
Ora o homem discursou e entre as balelas destinadas a terminar a formatação das floppy disks dos jovens presentes, doutrinados na crença dos Santos Mercados, desconhecendo que quando entrarem na Universidade a sério serão bombardeados com toda a liturgia mercantil, Jorge Moreira da Silva considerou que o governo está a fazer um bom trabalho.
Faço aqui um parêntesis. Eu também penso que o governo está a fazer um bom trabalho. Isto é como no futebol, os defesas e médios defensivos têm a vida um pouco mais facilitada que os avançados. Porquê? Simples, os avançados têm de acertar no interior da baliza, os defesas podem acertar em qualquer lado, desde que não na baliza. O mesmo será dizer que é mais fácil destruir que construir. É por esta razão que penso que este governo está a fazer um bom trabalho. Está apostado em destruir. Destruir o Sistema Nacional de Saúde, a Educação, o próprio povo. Nesse aspecto, o governo está a cumprir.
O Jorge disse que o governo está a cumprir no controlo das despesa, na manutenção das exportações e em várias outras coisas. A única coisa em que o governo não está a atingir os resultados esperados pro ele próprio e pela troika que nos governa é a receita. Dinheirinho dos contribuintes. Não está a entrar nos cofres do estado ao ritmo desejado. Mas, atenção! Diz o Jorge que essa é única coisa que não depende do Governo!! Logo assim, o governo não tem culpa.
Vamos lá analisar. As despesas do estado diminuíram 16% com o pessoal. atendendo que a remuneração roubada aos funcionários públicos representam 15 desses 16%, temos de convir que as despesas diminuíram. Pelo menos 1% realmente. Mas tudo bem, 1% de redução na despesa. E mais despesas desceram. Como agora cada turma tem 500 alunos, são precisas menos salas, menos professores e menos escolas. E como o Sistema Nacional de Saúde deixou de existir, também é algum que se poupa.
As exportações portuguesas têm três pilares essenciais: a Autoeuropa, o turismo e a gasolina. Sim, são as nossas três maiores exportações. Sabido é que a Autoeuropa está a vender carros para a China e a coisa parece que vai bem. O turismo tem sinais contraditórios: mais turistas, mas menos bebedeiras. A gasolina é exportada para os EUA. Ou seja, é comprada enquanto as refinarias americanas não produzirem o suficiente para alimentar os monstruosos SUVs das donas de casa desesperadas. As receitas da Autoeuropa vão para a Alemanha, as do turismo vão para todo o lado e as da gasolina vão para o petróleo. Atrevo-me a dizer que, dados os desincentivos à produção da parte do governo, é um factor completamente fora do seu controlo. Não a receita.
A receita... TODA a gente sabia que isto ia acontecer. A economia está a recuar aos 4% anuais. Como é possível gerar mais impostos? Quando ainda por cima quem os paga é a classe que trabalha por conta de outrem ou que detém pequenos negócios, classe essa que está 23% desempregada? Claro que há gente surpreendida. João Duque é uma delas, Medina Carreira e Mário Crespo é a mesma pessoa surpreendida (tenho uma secreta esperança que os três sejam a mesma pessoa sob diversos disfarces). Ora, o que diz esta gente ao facto das receitas estarem um desastre nacional, apenas comparável à morte de D.Sebastião no meio do nevoeiro magrebino? Muito simples, é o único factor fora do controlo do governo. Sim, até porque o IVA subiu por vontade própria, aparentemente. Aliás, alguém já se lembrou de elaborar um conjunto de leis que limite este movimento próprio do IVA. A mesma coisa para o IRS e para o Paulo Portas. Bichos carpinteiros...
Só mais um aparte: qual o mecanismo essencial de controlo do défice? Ora, o défice é medido em função do PIB. Ou seja, há três factores que influem no défice: a receita, a despesa e o PIB. Normalmente, se a receita sobe e a despesa e o PIB se mantêm, o défice desce. Se a receita desce e a despesa e o PIB se mantêm, o défice aumenta. E a nossa situação? Bem, a despesa está a diminuir, e quiçá mais que a receita. Logo, o défice baixa... mas acontece que isso não acontece. O que acontece é que o PIB está a encolher 4%! Ou seja, a base de cálculo é 4% mais pequena! Nunca ninguém tinha pensado nisto? O governo vai tentar diminuir o défice até ao ponto em que nem interessem as oscilações de receita – a base é tão pequena que um donativo de cinco euros ao estado é suficiente para descer o défice três décimas de ponto! Brilhante, não é? O governo está a fazer um bom trabalho – lá está, destruir é mais fácil que construir...

4 comentários:

  1. Cambada...

    No meio da raiva, fizeste-me rir com a hipótese de o João Duque, o Mário Crespo e o Medina Carreira serem a mesma pessoa!!! Ideia digna dos Monty Phyton!!! :D

    ResponderEliminar
  2. Digna dos Monty Python?!!

    BLASFEMA!

    ResponderEliminar
  3. Discordo que o IRS, o IVA e o Portas sejam bichos carpinteiros já que, aquele último joga por outra equipa...
    O SNS tem mais vidas que o jason voorhees; eles bem tentam acabar com ele mas o SNS renasce de alguma forma!

    ResponderEliminar
  4. Cat, falo da experiência que tenho tido ultimamente com o SNS. Está liquidado, na minha opinião. Mas as opiniões valem o que valem, tal como as experiências.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR