quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O ESPAÇO


E parece que alguém conseguiu fazer com que um robot do tamanho de um SUV ande a vaguear por Marte. O alguém foram os americanos, logo disseram. Bem, na verdade, o veículo que pôs a coisa fora da nossa atmosfera era da NASA. Mas lá porque um porco é atirado por uma janela, isso não quer dizer que quem o atirou seja o dono. Na verdade, foi um esforço multinacional, de grande valia técnica, que nos permite que o primeiro veículo desportivo suburbano a pilhas tire fotografias de Marte. E dizem que vai recolher rochas, o que está a preocupar José Eduardo dos Santos, que teme a concorrência nos diamantes.
As primeiras fotos começam a chegar e as surpresas também. A superfície de Marte é desértica, quando se estava a contar com um resort jamaicano. Depois, é vermelha, o que contrasta vivamente com o que sempre nos disseram, que Marte era assim para o acastanhado vivo. E é quase desabitado. Quase. O robot amartou e imediatamente nos apercebemos destes pormenores, verdadeiras surpresas. E amartou porque não aterrou nem amarou, foi parar a Marte, portanto amartou.
Mas Marte não é assim tão inóspito. Num relance, numa foto, vê-se Paulo Portas a tentar vender rolhas de cortiça e jesuítas numa banca à porta da Embaixada portuguesa em Marte. Dizem que é um sucesso. Portas está feliz da vida, na sua diplomacia económica, a tentar vender Vinho do Porto aos marcianos. Só não ficou mais feliz porque os submarinos são inúteis em ambiente desértico.
Mais uma foto e… lá está, é mesmo ela! A Gorda, a nossa ministra da agricultura e de mais 4528 coisas! Chora copiosamente, enquanto olha para uma imagem de Nossa Senhora do Círculo e reza para que chova em Marte. É a única forma de haver água para privatizar. A coisa está vermelha!
Depois… Aí vem o Álvaro! Acaba de firmar 352 contratos de exploração mineira do subsolo português em Marte, que se prevê rico em ouro, diamantes do tamanho de bolas de basket e pimentos verdes. O pormenor de o solo não ser português pouco interessa, pois também é verdade que nenhuma das 352 empresas tenciona chegar a trabalhar nos projectos, mas antes e apenas sacar uns cobres.
Maravilhado, ali num canto, está Passos Coelho. Delicia-se com a paisagem. Nem naquelas férias em Manta Rota se sentiu tão feliz. Marte é o mundo perfeito para Passos Coelho. Repleto de oportunidades. Também feliz está Miguel Macedo, agradado com a quietude das areias do deserto marciano, incapazes de se manifestarem á porta do para lamento ou de empunharem cartazes.
Crato vislumbra, algures, uma sala de aulas de marcianos. Ainda mais avançados que os portugueses, aprendem em turmas de 240 alunos! Um modelo a seguir, provavelmente! Nada melhor que pagar a mais 180.000 professores para não terem alunos para ensinar. Marte é uma autêntica fábrica de putos marcianos robóticos! Robóticos sim, mas com aproveitamento! E maneiras!
Paulo Macedo fica maravilhado com a ausência de doentes nos hospitais públicos marcianos. Imagina, pois, certamente, os hospitais da sua Médis marciana cheios até ao tecto! O maravilhoso cenário é tão idílico que fica curado dos efeitos da trombose que não o levou… da primeira vez… Pode ser que tenhamos sorte daqui para a frente…
Cavaco também está contente. Marte é um deserto! Aqui não há despesas! Pode ser que os 11.000 euros das míseras reformas lhe dêem para chegar ao dia 25 sem evitar de tomar o pequeno-almoço! Marte é fantástico, Marte é um autêntico Portugal, é quase tão avançado como nós seremos um dia destes, e um deserto igualmente bonito.
Mas falta algo a Marte. Todos pensam que falta algo. Há algo em Marte que não está bem. Há uma falha, há a estranha sensação de que as fotos do SUV a pilhas não nos mostram o essencial. Mas eis que, de repente, aparece o essencial. Ali, espetado, no meio das areias vermelhas do deserto marciano, orgulhosamente altivo, o cartaz. Era o pormenor que faltava em Marte, mas afinal até os marcianos conhecem Portugal a fundo. Ali, com um fundo amarelo:
“VAI ESTUDAR RELVAS!”

6 comentários:

  1. a questão da "trombose" era dispensável...
    De resto, boa malha.

    ResponderEliminar
  2. Não quero saber de nada disso... Sou loira! Já mandaram fotos dos Marcianos? São giros? Que órgãos possuem em maior número do que os humanos? Três olhos já sei que têm e antenas também... Até consta que são verdes!

    ResponderEliminar
  3. Dylan, penso que não, que não era dispensável. Porque hei-de querer bem a quem me quer mal? Não sou Jesus Cristo.

    ResponderEliminar
  4. Malena, há quem diga que sim, que são verdes. Alface.

    ResponderEliminar
  5. A sério!!!! Ai que eu quero conhecer um!!! O verde alface está na moda!!!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR