terça-feira, 4 de setembro de 2012

ACERCA DA PRESENÇA DE DEUS E DAS LEGIÕES DE ANJOS



Ilustração Marco Joel Santos

No ano lectivo que se inicia, vou transitar para o terceiro ano da licenciatura. Já que o major se foi, venha o minor, e escolhi, obviamente, Cultura e Religião. A História não é muito mais que estas duas coisas combinadas. Pode haver quem estranhe a minha escolha. Ao fim e ao cabo, quem tem as convicções políticas que eu tenho habitualmente não se interessa por religião. Mas a verdade é que as religiões me fascinam, sempre me fascinaram. Não pela sua prática, mas pelos seus fundamentos, e pela forma como moldaram civilizações.
As pessoas têm a necessidade de ter algo supremo. E nada é mais supremo que Deus ou os deuses. É algo que dá sentido à vida de muitas pessoas. Não lhes chamo fracos de espírito. São apenas pessoas. Como eu. Não é a presença de Deus que eu procuro na minha vida, é antes perceber onde ele cabe na vida dos outros. Na vida da nossa espécie, na nossa civilização. E já agora, tentar perceber a sua origem, se é que a tem.
Contudo, percebo e não afasto as pessoas que procuram ter a seu lado aquilo a que chamam Deus. Nesse particular, a Igreja Católica é a mais versátil das Igrejas, e o cristianismo católico, o mais versátil dos credos. Ao invés de disponibilizar Deus às pessoas, ou até o seu humanizado filho Cristo, para as acompanhar em permanência, o credo católico, ainda que não totalmente explicado pelos escritos, liturgia ou rituais, apossou-se da presença destas figuras divinas, em exclusivo, para o interior dos seus templos. Mas para que as pessoas não estivessem totalmente desprotegidas cá fora, deu-lhes uma coisa extraordinária.
Noutros tempos, essa protecção divina seria associada ao culto dos antepassados. Ora, sendo o culto dos antepassados uma prática que a Igreja Católica e o cristianismo não valorizam (apesar do dia de finados, dia 2 de Novembro), a Igreja Católica dá aos seus crentes um anjo pessoal. Não vás com Deus, porque Ele contigo não vai, mas leva aqui o anjinho da guarda que é de boa vontade. Não admira, pois, pela força da Fé e da vontade humana em acreditar em Deus e na sua omnipresença, que é apenas em parte negada pela existência destes Anjos da Guarda, que as pessoas mais devotas sintam a seu lado a presença de um ser que por elas vela.
Isto poderia, obviamente, levar-nos à questão central da Omnipresença de Deus. Se Deus é omnipresente, porque seriam necessários Anjos da Guarda individuais para cada crente? Mas isto é uma discussão estéril, pois são os tais mistérios de Deus. Provavelmente será um aproveitamento da Lei do Estímulo 2012 para o emprego ou coisa parecida, a um nível, digamos, celestial.
Mas existem mesmo Anjos da Guarda? Muitos crentes afirmam que sim, que sentem uma presença constante a seu lado. Eu digo que é o Ministério das Finanças…


12 comentários:

  1. E depois, há os supremos de pescada, de merluza, em Espanhol!

    ResponderEliminar
  2. rais parta a porra das letrinhas nos comentários...

    ResponderEliminar
  3. Malena, não percebi, mas isso é normal no dia de hoje.

    ResponderEliminar
  4. Há uma passagem no manual cristão que diz de forma acertada e que uso em forma de resumo: "Felizes aqueles que acreditam..."
    Talvez fosse um gajo mais feliz, afinal, como também é sabido, há quem inssista que a ignorância é uma bênção!

    ResponderEliminar
  5. Olha que bela conclusão espiritual, hein? ;)

    ResponderEliminar
  6. Marco, a verdade é que posso compreender que a religião dê conforto a muita gente. Evidentemente que há outros que não necessitam disso para ter uma atitude confortável perante a vida. Nenhum dos dois grupos é censurável.

    ResponderEliminar
  7. Pois, caro Patife, o âmago da questão é esse, não outro...

    ResponderEliminar
  8. as de verificação de comentário. pelo visto tenho de provar que não sou um robo. não atino com isto xD

    ResponderEliminar
  9. Ana, peço desculpas, pá, mas aqui há uns tempos o blog foi assaltado por uma quantidade apreciável de spam...

    ResponderEliminar
  10. Tenho a minha crença, talvez por protecção própria e necessária para me fazer levantar de manhã, tentando fazer com que a porra da vida que levamos faça algum sentido.
    É diferente dessa coisa que a apostólica romana tenta impingir e uso-a quando o calo aperta...

    ResponderEliminar
  11. Cat, muito haveria de se dizer e discutir acerca de crenças. Espero, daqui a um ano, possuir argumentos suficientes para uma discussão profícua. Estás convidado, obviamente.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR