sábado, 20 de abril de 2013

TEMPO DO ADEUS

Ilustração Marco Joel Santos


Há dias assim, há tempos assim. Há tempos em que tudo começa, há dias em que tudo acaba. Porque tudo o que começa há-de conhecer o seu fim. E nestes últimos dias tem-se assistido a tantas despedidas, a tantos fins. Muitos dirão, do alto da sua secular sabedoria popular, que “é a lei da vida”. Ora, não é lei da vida nenhuma, isso é uma expressão vazia de significado, que não quer dizer rigorosamente nada, mas que fica bem a quem não sabe dizer algo interessante.
Morreu Tatcher, a dama de ferro. Boa viagem, já vais tarde e se o teu avô nunca tivesse nascido não estávamos todos tão mal como estamos hoje. Há espermatozóides filhos da puta, e estes eram dos piores que conheci. Há figuras da história mundial que serão sempre recordadas, e Tatcher é uma delas. Como Hitler ou Estaline ou Pinochet. Um ponto negro na História da Humanidade.
Relvas demitiu-se. Boa viagem, já vais tarde e se o teu avô nunca tivesse nascido não estávamos todos tão mal como estamos hoje. Ao contrário de Tatcher, Relvas não será recordado na História da Humanidade. Não porque seja menos humano que Tatcher, já que nenhum deles o é. Mas simplesmente porque é demasiadamente mesquinho, demasiado corrupto(zinho), demasiado tugazinho para aparecer em qualquer compêndio de História.
João Proença saiu da liderança da UGT. Boa viagem, já vais tarde e se o teu avô nunca tivesse nascido não estávamos todos tão mal como estamos hoje. Um fraco, um balofo, um incompetente que sempre se vendeu à mais alta oferta, a ele e aos destinos daqueles que sempre disse representar. Uma pena que tenha passado tanto tempo a prejudicar os trabalhadores portugueses. Vai deixar saudades aos patrões com certeza.
Finalmente, morreu Storm Thorgerson. A minha experiência com o trabalho de Storm leva-me a tenras memórias de juventude. Leva-me aos tempos em que comprar música era caro e não era para todos. Um LP custava o mesmo que custa hoje um CD, mas prestava-se a inúmeras sensações que um CD não consegue, nem por sombras, replicar – incluindo a qualidade de som muito superior.
Quando chegava a casa com um álbum novo, enfiado naqueles sacos das discotecas que realmente vendiam discos, a primeira coisa que fazia era cheirar o álbum. O cheiro de um LP acabado de abrir é incomparável. E simultaneamente servia como aperitivo para o que realmente interessava, a música. Comprei muitos álbuns – muito como quem diz, pois eram caros efectivamente – mas de facto poucos me deram tanto prazer como os que tinham a arte de Storm Thorgerson nas capas. Incomparáveis capas, como as do Dark Side of the Moon, The Wall ou a capa fantástica do Momentary Lapse of Reason, ou ainda a fabulosa capa do Delicate Sound of Thunder. Mas aquela que considero a mais bela de todas é a do Wish You Were Here.
Era um ritual. Um LP não era um objecto qualquer. Compravam-se escovas e cremes para os limpar (eu era mais sabonete desfeito em água, quando apareceu o sabonete líquido foi uma festa). Depois, o prazer de abrir pela primeira vez o álbum, sentir-lhe o cheiro, contar as faixas de cada lado com os intervalos no vinil… e depois ouvir. Nunca na vida tive uma sensação igual à que tive quando ouvi pela primeira vez o Delicate Sound of Thunder. Não porque fosse o melhor álbum que ouvi. Mas porque era, na altura, o melhor álbum que era efectivamente meu. Parte do prazer está na posse. É bem verdade.
Storm, como podes morrer? Não podes. És eterno. E o teu nome vai aparecer em qualquer compêndio da História da música. Pelas razões certas.

PS: Este texto pensa seguir as regras do novo acordo ortográfico tanto quanto o Gaspar pensa acertar na previsão do défice... de há dois anos atrás.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. É verdade que sim... Mas os Grandes Monstros também não. Olha a Maggie...

      Eliminar
    2. Isso é verdade... :(

      Eliminar
  2. Amigo ,a ver se consigo fazer Una ilustraçäo á altura,assim que tenha a tabuléte. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo:...será que não morrem?...Será que alguém "se liberta da lei da morte"?

    A obra de arte, em si, essa penso ser eterna...
    beijo amigo
    Lusibero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estarão sempre presentes, Maria, através da sua obra. Até que ponto a sua alma nela reside, isso já é outra questão.

      Bjs

      Eliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR