domingo, 2 de junho de 2013

A TERNURA DOS QUE ACOMPANHAM O PASSOS COELHO

Ilustração Marco Joel Santos
Exactamente há 40 anos nasceu um artista, um homem de raríssima veia poética, um monstro das letras, um escritor sublime. Um homem para além do seu tempo, um ser humano sem defeito, um humanista irrepreensível. Só tenho pena de não ter nascido no lugar desse cabrão e ser assim. Mas enfim, podia ser sportinguista.
O meu dia de aniversário foi como se segue: dois trabalhos despachados. O primeiro com alguma certeza do que dizia, o segundo a partir de leituras recomendadas pela professora do autor Pierre Chanu. Já leram Pierre Chanu? Não. Então vão sempre a tempo de cortar os pulsos antes de isso vos ser imposto, sabe-se lá por que lei da vida retorcida como um pé de couve-galega. Havia de lhe nascer um pessegueiro no cú a dar laranjas de Huelva. Sem casca.
Quanto ao facto de ter completado 40 anos de existência, devo afirmar a minha total inocência no caso. Há pessoas que são culpadas de ter feito 40 anos. Ou 50, ou até mais, como a nossa querida Maggie. Eu cá não sou de modas, por acaso cheguei aqui e com certeza daqui sairei para outro lado qualquer sem culpas no cartório. Os chineses é que costumam dizer que o Tempo não passa, nós é que passamos por diferentes zonas do Tempo. Só por causa dessa merda haviam de fechar todas as lojas dos chineses da minha terra. É o tempo e os impostos: os chineses passam pelos dois, nenhum os atinge.
Não vou contar a história da minha vida, apesar de ser de grande interesse pessoal. Pessoal como em pessoa, a minha. Ok, e de mais algumas pessoas que até fazem parte da minha vida e tal. Lamechices do catano. Mas o importante é que realmente a nossa vida não é só nossa, é de todos os que a queiram partilhar, contra ou não a nossa vontade. Estou a lembrar-me das Finanças, por exemplo…
Tudo isto só para agradecer a todos os que me conhecem bem o suficiente para me desejar um feliz aniversário. É certo que não foi. Foi uma merda de um dia cheio de stress, e ainda por cima com os telefonemas (alguns poucos) a aparecerem exactamente naquela altura em que eu estava a escrever sobre antitrinitarismo, messianismo e sobre a Inquisição Espanhola. O que foi um alívio do camandro.
Agora vou ali enviar os quadros de vendas de gasoil para o meu chefe, a quem vou ter o prazer de ver amanhã. Pena ser em Lisboa e às dez da matina. Por isso, fiquem todos bem. Os que já chegaram aos 40, já sabem como é. Aos que não chegaram, digo: melhor esta merda que um pau nas costas. Ou um pessegueiro a crescer no cú e a dar laranjas de Huelva. Sem casca.

5 comentários:

  1. ...os meus parabéns Camarada, e já agora, para regozijo da malta, a unica loja dos chineses que havia na tua terra (Paramos) fechou! Aquele Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que os 40 te conservem esse sentido de humor peculiar... A resmunguice dispensava-se mas também deixavas de ter graça!!
    Só desejo que não te nasça nenhuma árvore em sítio algum do corpo! Muito menos um pessegueiro a dar laranjas de Huelva, sem casca! :)

    Beijoca repenicada, "mano" mais novo!

    ResponderEliminar
  3. Aquele abraço, os 40 não metem medo, aqui no tripalio já vai tudo acima daos 40 e não há crise! Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Espero então, ansiosamente, pelos 40 que é já lai dentro de 2 anos. Encontramo-nos por lá.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR