quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O ELOGIO DO INDIVÍDUO

Nestes tempos de desânimo, mesmo a escrita me começa a ser penosa. 
O chamado plano cautelar apresenta-se como a melhor alternativa ao plano de resgate. Questionados sobre a diferença, talvez se possa dizer que o primeiro é uma espécie de plano de resgate de segunda ou, então, de um disfarce mal amanhado. Faz-se gala da afirmação de que "vamos voltar aos mercados", como se isso nos fosse salvar do sorvedouro em que nos encontramos. E, no meio desta voracidade que arrasta a maioria, há uma minoria que enriquece cada vez mais e estimula os incautos (para não lhes chamar ignorantes) a comportamentos puramente egoístas. 
A crença de que da perseguição individual resulta o bem comum e de que cada indivíduo é apenas responsável por si e pela sua família só pode levar-nos a uma sociedade onde a lei do mais forte impera. A ferocidade do ataque a substituir a partilha da defesa. Talvez ninguém lhes tenha dito que o leão, visto como o rei da selva, está em extinção em muitos dos seus habitats naturais.

5 comentários:

  1. Caro cirrus, esta política conseguiu, por um lado esvaziar de força alguma da resistência existente e conseguiu outra coisa: fascizar a cabeça de muitos portugueses, agora mais propensos a se atacarem uns aos outros do que se mobilizarem contra o Governo. E lutar contra estes filhos de uma Goldman Sachs custa e custa muito, quando há um povo que não se levanta como devia. Mas é assim , continuemos a fazer o possível e o impossível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que lutar! O problema é que há um medo instalado a amordaçar as pessoas... Cabe aos outros, aos que não se acobardam e aos que conseguem ver para além das aparências, estrebuchar!

      Eliminar
  2. Camarada, repare que não fui eu que escrevi o post. O seu a seu dono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só posso ficar honrada por julgarem ser teu o meu textinho!

      Eliminar
  3. No fundo é um discurso de loucura este o do Governo: o país está melhor ( dizem eles) mas a nossa vida diária pior, num caminho para um fascismo democrático, o tal fascismo eleito pelo povo....que vai mesmo continuar, pois a manipulação das cabeças é grande arma deste poder

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR