terça-feira, 10 de novembro de 2009

DEIXEM LÁ OS MUROS EM PAZ!

Foto Google

Hoje faz anos, ou ontem fez anos, ou coisa que o valha ou o camandro, que deitaram abaixo o muro de Berlim. Ninguém sabe muito bem se é hoje, se foi ontem, ou anteontem que faz anos que começaram a deitar abaixo o muro, só se sabe que amanhã se comemora um dia em que muro já tinha ido abaixo. Aquilo começou às tantas da matina, o pessoal já estava todo megatron com os copos e ninguém se lembra quem mandou a primeira biqueirada na parede, quanto mais quando! Há até quem afirme que o muro já tinha começado a ser derrubado uns anos antes, pois o caruncho do cimento já andava a esfarelar os alicerces! Não sei se é verdade ou mentira, foi o que me disse um romeno mal amanhado que limpa vidros no semáforo do João de Deus. Isto de dia, à noite faz carjacking, mas é só nos dias em que as lavagens dão menos.

Eu sou contra! Isto de deitar muros abaixo é uma coisa que não se faz. Eu também tenho as minhas memórias de muros e não sou apreciador de pessoas que os derrubam. O meu pai mandou fazer um muro, e os meus vizinhos de cima logo trataram de andar a fazer buraquinhos para escoar a água. Aquilo era preocupante, pois dava origem a infiltrações nos alicerces e podia deitar abaixo a construção. Eu até me estaria marimbando para aquilo tudo, não tivesse passado um verão inteiro a transportar blocos de cimento maciços de 27 kg para construir aquela coisa! Depois até fizemos as pazes com os vizinhos, que são gente porreira e só se mete na vida dos outros quando não têm mais nada para fazer.

Outro muro que me traz gratas recordações é um muro que estava em frente ao primeiro café que frequentei, que se chama, ainda, Zip-Zip. Certa noite de tempestade seca, estava eu e um amigo meu a ver se os copos estavam bem lavados no fundo, ali, à face da estrada, quando desaba um tremendo dum relâmpago em cima do muro, mesmo do outro lado do sítio onde estávamos!! Se não fosse o bendito do coiso, e estávamos hoje a fazer tijolo ou a enriquecer urânio! Grande muro que me salvou a vida!! Deu-me uma tosga, mas essa curei-a com uma francesinha e três finos!

Um outro era em frente ao café de sempre, o Maçarico, ali para os lados da linha férrea. O Maçarico fechava às duas. Ou três. Às vezes nem fechava... Mas quando fechava, a gente trazia uma grade de água de Leça do Balio (juro que nem sonhava vir para aqui morar) cá para fora e estávamos ali umas horas a contemplar o céu à procura de chuvas de meteoritos. E uma vez até tivemos sorte, que houve uma tempestade de meteoritos e tudo! Quem não teve sorte foram os donos dos carros estacionados, pois aquilo vê-se bem é na horizontal e deitar no asfalto não era ideia que nos passasse pela cabeça. Capots e tejadilhos sempre eram mais higiénicos. E deitados também se disfarça melhor os efeitos secundários. Mas adiante. Havia ali um terreno em frente, que tem um muro alto, mesmo do outro lado da rua. Ora, a água de Leça é altamente diurética!! Se não tivéssemos o muro, mijávamos onde??

Eu cá para mim houve foi dois ou três alemães pândegos que, saindo do café Maçarico lá do sítio, lá na porta de Vá-de-burro ou lá o que era aquela coisa (isto fez-me lembrar a anedota do "vamos de burra", mas isso fica para depois...), meios em coma alcoólico, meios cama de hospital, meios caminhos andados para a cova, que se encostaram ao muro a mijar. E lá algum deles tentou fazer os desenhos da praxe, ou tentou escrever o nome, o que é o que se faz quando se mija contra um muro. Vai daí, saiu algum aranhiço de uma brecha a tentar fugir à enxurrada e o gajo pensou que aquilo estava a cair!! Começou ao biqueiro à coisa e as pessoas que passavam pensaram que era uma Revolução! daí à desgraça foi um ápice e o Maçarico lá do sítio ganhou uma fortuna em água de Leça!

Conclusão: tenho muito apreço pelos muros! Deixem lá os muros em paz, pá, porra, c'um canudo e o catano!

34 comentários:

  1. O que eu me ri ao ler isto.

    Eras pouco maluco, eras!... :D

    O destino tem coisas fantásticas não tem?! Tanto gostavas da água de Leça que acabaste por ir morar para lá... ele há coincidências!!!!

    Olha que a tua teoria sobre a queda do Muro, aliada à tua experiência com os mesmos, até que é credível...

    Gostei deste post... descontraído e muito divertido! Ri-me com vontade... apesar do sono! :D

    ResponderEliminar
  2. Eu só estou em admiração profunda de não ter levado com um bombardeamento da música dos Pink Floyd "Break the wall", à parte disso, ainda bem que ninguém se lembrou de mandar vir com a muralha da China.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Eusebio. Muito bem conseguida esta forma de abordar um assunto tao serio. Gostei. Para alem de passar a saber que ja nesse tempo, tal como eu, provavelmente pertencias ao grupo dos "olhados de lado" la da terra :-)

    Abraco

    ResponderEliminar
  4. :)
    Mas olha que aquele muro que separa a Produtora de Águas Diuréticas de Leça do Balio do agora Centro Empresarial da Lionesa (ou o que valha - ainda me lembro de ir lá comprar tecidos), é bastante impositivo/ameaçador ... o que vale é que do outro lado temos a neblina sobre os campos ... (é que passo lá todos os dias).

    ResponderEliminar
  5. Um historiador do carjacking. Como anda a Educação...

    ResponderEliminar
  6. Pronúncia, obrigado pelos elogios, mas tenho a dizer-te que sempre fui menino de bem arrastado para algumas situações menos próprias por colegas menos escrupulosos. Nunca fiz nenhuma traquinice na vida!!

    Quanto ao muro, qual Gorbatchev, qual carapuça! Foi tudo produto da micção de alguns visionários ébrios!

    ResponderEliminar
  7. Mais um homem, seria demasiado preevisível, além de que nem sempre os deuses podem descer à terra. De qualquer das formas, não será demais lembrar que o aniversário de muro mais relevante deste ano é, de facto, o trigésimo do The Wall.

    ResponderEliminar
  8. Namorado,

    Não, eu disfarçava bem e toda a gente pensava que eu era direitinho como um fuso!!

    Quanto ao assunto sério, de facto, lembras-te que o The Wall faz trinta anos este ano?

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Dakota, eu não moro nada longe daí...

    ResponderEliminar
  10. 13, qual historiador??

    O romeno tinha era uma bisavó que vendia apfelstrudel junto à porta de Vá de Burro!!

    ResponderEliminar
  11. Sim, ja faz trinta anos. Nao que me lembre da altura do seu lancamento, mas lembro-me sim, dos anos a seguir.
    Estamos a ficar cotas, camando :-)

    ResponderEliminar
  12. Velhotes do caraças!!!

    :D

    Vou fazer post sobre isso, obviamente!

    ResponderEliminar
  13. Velhotes nao, porra!!!
    Eu às vezes vou com a minha rodinha 24 à discoteca eh eh eh
    As amigas a dizerem-lhe que o pai dela é cool :-)

    ResponderEliminar
  14. Pois, tens mais sorte que juízo, mas ires à discoteca não me admira. Com essa cabeleira, nunca se dá pela idade...

    ResponderEliminar
  15. Cirrus: só tu para nos ajudares a ver a coisa ,com essa ,como que, displicência e bom humor...
    UM beijo amigo
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  16. a idade está na alma de cada um amigo. O corpo nao passa de um instrumento. Agora eu quero-te ver fazer isso, daqui a 19 anos, de bengala eh eh eh

    ResponderEliminar
  17. a idade está na alma de cada um amigo. O corpo nao passa de um instrumento. Agora eu quero-te ver fazer isso, daqui a 19 anos, de bengala eh eh eh

    ResponderEliminar
  18. Ate bisei, mas desta vez ja nao apago, que ate parace mal :-)

    ResponderEliminar
  19. Maria, de tristezas e falsos momentos de introspecção andamos todos fartos. À excepção de um punhado de amigos que tenho neste mundo virtual, pouca gente vi que soubesse falar a sério fosse do que fosse sem ser falso.

    Por isso, de vez em quando, há que ser sério e fazer rir!!

    :D

    ResponderEliminar
  20. Namorado, concordo contigo que a idade está na alma. Mas essa do corpo ser apenas um instrumento... Então e quando tiveres 90 anos, tens uma alma de vinte, mas já nem o instrumento funciona?...

    ResponderEliminar
  21. Eh eh eh eh eh hoje em dia esses pormenores são facilmente ultrapassáveis, meu caro :-)

    ResponderEliminar
  22. eras fresco eras. imagino as dores de cabeça que davas aos teus pais... :P

    ResponderEliminar
  23. Eheheheh

    Realmente, não se falou de mais nada a não ser o muro. Eu ontem já estava enjoada, e depois deu um excerto de um filme sobre nazismo que já tinha visto, e depois eu tive pesadelos com isso, e depois Berlim para aqui e para ali, e os Berliners, e a mim quem me trouxe uma bola de berlim? Ah pois é!

    Enquanto isso outros muros, mais frios, mais altos, e mais fortes vão sendo construídos, mas ninguém os quer ver e todos os aceitam.

    E depois, será que chegarão escavadoras e martelos gigantes para os derrubar?

    ResponderEliminar
  24. E em vez de se agarrar ao negócio de família decidiu tentar a sorte cá. Pior ainda!

    ResponderEliminar
  25. Jane, à quantidade de muros que existe por cá, nem sei porque dão tanta importância a um que, caindo, mudou tão pouco...

    ResponderEliminar
  26. 13, nada disso! O gajo fartou-se de fazer carjacking com a bisavó na porta Vá de Burro e queria mudar-se para um país onde realmente houvesse topos de gama! Logo, conclusão lógica - Portugal!

    ResponderEliminar
  27. Ah bom! Assim até percebo. E onde deste com ele? À porta do Parlamento?

    ResponderEliminar
  28. 13, não sejas ingénuo, os topos de gama estão em Felgueiras, Paços de Ferreira... À noite vão comprar coca aos bairros do Porto!

    ResponderEliminar
  29. E vender, suponho...

    Ali para os lados da avenida do dragon também deve haver uns quantos (topos de gama), se bem que agora aquilo é mais sul-americanos...

    ResponderEliminar
  30. Nã... Isso é mesmo sucata...

    ResponderEliminar
  31. Falaste em topos de gama?! Ha uns anos andavam muitos ali tambem por S. Joao da Madeira e pela Feira, mas desapareceram e os donos fujiram pro Brasil. Olha, queixamo-nos de alguns brasileiros que temos ca, deixa que eles se apercebam desta nova vaga de tugas que fujiram daqui, que deixaram meio mundo entalado e se foram instalar la na terra deles...

    ResponderEliminar
  32. Sucata? Tu queres ver que agora também já andam para aqueles lados... Não haverá escutas?

    ResponderEliminar
  33. Namorado, nunca enganaram ninguém. Talvez no Brasil consigam finalmente enganar alguém...

    ;)

    ResponderEliminar
  34. 13, não faltam escutas para aquele lado! Falta é tempo para as ouvir a todas, pelos vistos...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR