terça-feira, 24 de novembro de 2009

DORMIA TÃO SOSSEGADO...

Imagem RTP

Dormia tão sossegado. Eram por aí umas sete e meia da manhã, dei um descanso ao despertador e virei-me. Mais meia hora. Oito e é hora de levantar. Um duche quente, e estou na cozinha a tomar o pequeno almoço. Nestum? Nestum. Com mel. Ligo a TV da cozinha, pois não há TV a não ser na sala e na cozinha. RTP. Notícias. Forum não sei de quê não sei das quantas, tinha a ver com economia e eu, agora desperto pelo duche, mas ainda em câmara lenta, tentava acertar na boca com uma colher. Raio de colheres com pegas de plástico! Parecem legos! Enquanto procurava uma colher como deve ser, aparece esta carinha laroca a ocupar boa parte do visor. Sorri, uma vez que é sempre bom começar o dia com stand up comedy.

Dizia o homem que lhe parecia ser necessário, de modo a controlar o défice orçamental, “um aumento de impostos, não em 2010, mas até 2013”. O Nestum soube-me bem e já estava naquela fase em que comemos a parte mais grossa e fica uma espécie de pó mais fino a flutuar no leite. Enquanto rapava a tigela, ia reflectindo naquilo que ouvia. Bem, o entendido é ele, que hei-de eu dizer? Ele é que nos avisou que o sector imobiliário estava sobrevalorizado, ele é que nos avisou sobre as fraudes bancárias, ele é que previu a crise... Comecei a ficar preocupado, enquanto esfregava um olho ao mesmo tempo que fazia festas na gata. E eu que dormia tão sossegado...

De repente, fiquei mais animado, uma vez que este senhor não nos avisou da sobrevalorização do imobiliário, não nos avisou sobre as fraudes bancárias, e não tinha sequer noção que havia uma crise, mesmo depois dela estalar com força. Portanto, se o homem dizia que ia haver uma subida de impostos, é porque não ia haver subida nenhuma. Desliguei o aparelho e decidi-me a enfrentar o dia de trabalho com força e boa disposição, coisa que é perfeitamente normal.

Jantar. Fui o último a chegar a casa, caso raro. Normalmente sou o primeiro. Comecei o jantar, que se fez com entreajuda e alegria. Notícias. RTP. Reacções às baboseiras de Constâncio. Uns dizem que não, os outros dizem que não também. Empresários dizem que sairão do país se houver aumento de impostos, economistas dizem que Constâncio deve estar louco, pois a economia não comporta um aumento de impostos, o cidadão comum é comum e não apareceu às entrevistas, mas ficou no ar um leve ar de preocupação. De novo Constâncio. Afinal, veio dizer que não disse nada, que não disse que os impostos iam aumentar e que as suas palavras foram mal interpretadas. Aquelas lá de cima, as tais “um aumento de impostos, não em 2010, mas até 2013” . Afinal, ele não disse estas palavras. Ele não disse estas palavras de manhã, embora à tarde confirmasse que disse as palavras de manhã, mas à noite desmentiu que à tarde tivesse dito que tinha dito aquelas palavras de manhã. Pensei logo que há economistas que de manhã deviam estar calados à tarde e silenciosos à noite para não sair asneira de madrugada.

Comecei novamente a ficar preocupado, pois se ele disse que não disse o que disse, equivale a dizer que não disse nada. Ou equivale a dizer que disse o contrário do que disse quando disse que disse à tarde e não disse à noite? Porque se ele de manhã disse que ia haver aumento de impostos e confirmou à tarde que disse de manhã, mas desmentiu à noite o que disse à tarde a confirmar que disse de manhã, no fundo o que disse ele? Que interessa? Alguém lhe liga ainda? Por muito que ele disse, nós mais dizemos dasse.

Preocupado fiquei mesmo foi quando ouvi as reacções do Primeiro quando soube que o Constâncio disse que ia haver aumento de impostos, embora depois ele tenha dito que não disse o que disse. Disse o Sócrates que não haverá aumento de impostos. Fiquei para morrer. É que se o Sócrates disse que não vai haver aumento de impostos, tendo em conta que ele disse que não foi engenheiro ao domingo, disse que não assinou projectos na Cova da Beira, disse que não está envolvido no Freeport, disse que não despediu a Manela Moura Guedes e o marido, disse que não governava em minoria, disse que não gerava menos de 300 000 empregos (ser sócio do Benfica ainda não é emprego, pá!), disse que não deixaria de telefonar aos amigos e até disse que não percebeu se é legal ser escutado ou não, tudo na negativa, não será de desconfiar que vem por aí mais imposto?

E eu que dormia tão sossegado...

24 comentários:

  1. Eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que se o Sr. Sousa diz não então é sim e se o "carinha laroca" (nunca ninguém se lembraria de chamar a VC isto, mas enfim... tá dito, tá dito) diz sim então é não!

    Sim?!
    (ou será não?!)

    :D

    ResponderEliminar
  2. Eu não digo que não tenhas razão, embora te diga desde já que o facto de dizer que tens razão não implica que dizer o que eu disse não seja por si só um dito de elevado coeficiente de dificuldade, e isto é dizer pouco daquilo que eu disse mesmo agora acerca do que disseste. Mas lá por dizeres o que disseste, não deixa de ser verdade que disse que o que disseste talvez seja verdade em relação ao que eu disse.

    E mais claro não posso ser, sem dizer mais do que disseste.

    ResponderEliminar
  3. mas tu ainda te preocupas?? com tanta gente icoerente, hipócrita , cínica, sem escrúpulos ... verdadeiros selvagens!! ... bom não és o único ... eu também me preocupo , e até sei como resolvia esta coisada toda !

    bj
    teresa

    ResponderEliminar
  4. Teresa, sabido como é que as subidas de impostos têm o seu verdadeiro impacto sobre os mesmos de sempre, claro que estou preocupado.

    Já agora, estou à espera de sugestões para resolver esta coisada!!

    :D

    ResponderEliminar
  5. Mas isto, não é só diz que disse, pois não?

    É que, com tanto disse e desdisse, fiquei assim para o confusa...
    Eu e o Victor Constâncio!
    (que em abono da verdade, de constância não tem nada!)

    ResponderEliminar
  6. T, o problema é precisamente esse: é que um diz que o outro disse e ninguém disse o que disse. O problema é que vai pegar a ideia...

    ResponderEliminar
  7. é só ele disse que disse que não disse que o outro disse que ele pensava ter dito que o outro disse que afinal não disse que aumentava impostos. no fim de contas quem vai pagar vai ser o "pequenino", nós...
    mais uma machadada. já não chegam os escândalos, os subsídio-dependentes roubara toda e qualquer ajuda que outros podiam ter (eu, por exemplo), aumentarem as propinas e diminuírem às bolsas, cobrarem todo o tipo de taxas e tudo o mais.
    E aí vamos nós... pelo rio abaixo. :P

    ResponderEliminar
  8. Anne, é óbvio que isto tudo funcionou como um barómetro à opinião pública para saber qual a nossa receptividade a um aumento de impostos. Penso que a resposta foi negativa, mas não muito convincente. Teremos cenas dos próximos capítulos em breve.

    Rio abaixo, é evidente. Pelo rio acima é preciso remar. Cansa muito.

    ResponderEliminar
  9. Se calhar sonhaste... E afinal ninguém disse que disse o que disse... (Já são tantos "disse" lidos que já não sei se estou a escrever correctamente a palvra ou a dar-lhe o sentido correcto).

    ResponderEliminar
  10. Ai nestum com mel!

    Que saudades! Eu também quero!!!!

    Disse, mas não disse e voltou a dizer que disse para depois desdizer?

    Credo, isto parece um daqueles sonhos emaranhados, que anda tudo à roda, e volta a andar...

    Com o Sócrates é preciso cuidado! Tens razão!

    ResponderEliminar
  11. 13, eu também perdi um bocado o sentido da palavra, algures ali pelo meio. Mas o Constâncio é um espectáculo!!

    ResponderEliminar
  12. Jane, compra um para ti!!!

    Eu passei um dia um bocado pachorrento ontem e, de facto, cada vez que ma actualizava com esta notícia, parecia-me que o sonho estava cada vez mais complicado. Quando ouvi o Sócrates, passou a pesadelo.

    ResponderEliminar
  13. Cuidado que esses dias pachorrentos podem ser sintomas da PDI. Boa tarde.

    ResponderEliminar
  14. Francisco, Boa tarde

    Nada disso, hoje já apanhei duas molhas!!! Nada como um dia a seguir ao outro...

    ResponderEliminar
  15. Cirrus,
    quando aprendes a acreditar nos nossos politicos?
    Tudo gente competente e de boa fé... por amor de Deus, têm fézada homem.
    Eu durmo descansado... engulo 3 ou 4 xanax(s) e nem penso nos impostos.

    Ps: Se quiseres, podes sempre substituir o xanax, por uma boa pomada.
    ;)


    Abraços

    ResponderEliminar
  16. O nosso problema é a antena. Dá-se tempo de antena a mais a este tipo de gentalha.
    Também a mim meio que estragou o dia. é que ver este senhor logo pela manhã a falar de aumentar impostos...
    Acaba com os meus 5 sentidos ;)

    ResponderEliminar
  17. Sonhador, eu acredito neles, o problema é que eles próprios não acreditam...

    Quanto aos xanax, nunca tomei, não sei o que é isso... portanto, lá terá que ser uma boa pomada. Mas fico contente com água de Leça!

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Catsone, isto assim de chofre às oito da manhã não está com nada mesmo.

    ResponderEliminar
  19. Para quem, em 2005, teve rendimentos do trabalho dependente na ordem de 280 889,91 euros, não está nada mal...!
    É pena ter considerado o subsídio de desemprego como "generoso".
    Por favor, alguém indique o caminho para Marte a este senhor!

    ResponderEliminar
  20. Dylan, será que não seria melhor apontá-lo a Mercúrio? É que Marte parece-me demasiado vermelho e aconchegante...

    :)

    ResponderEliminar
  21. Cat e Cirus, fizessem como eu. Andassem levados ate as tantas, que nem as 8 nem as 9 ouviam nada :-)

    ResponderEliminar
  22. Francisco, isso nessa idade é muito perigoso, pá!!

    ;)

    ResponderEliminar
  23. ah ah ah ah nesta idade? Perigoso? Perigoso e ir dormir com as galinhas, as 9 da noite :-)

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR