sábado, 7 de novembro de 2009

PROCURAM-SE FUNCIONÁRIOS


Vídeo Youtube

Todos os blogs, de uma forma geral, ou pelo menos os que visito, de vez em quando lá fazem referência a situações, regra geral, menos positivas, que têm com profissionais de outras áreas. Visitas a repartições públicas, nomeadamente Câmaras ou Finanças, são as que mais conflitos geram. Já vi queixas sobre quase todos os quadrantes da sociedade portuguesa. Atenção que eu não sou excepção, e todos conhecem os sectores onde coloco mais críticas. Mas já li queixas sobre os futebolistas, os políticos, os funcionários públicos, os autarcas, os vendedores por telefone, os portageiros, os polícias e até os homens do lixo!

Acontece, não é nada de novo e nem todos temos de entender-nos perfeitamente bem com todos os outros, ou este mundo seria uma seca das grandes e para isso não estou disponível. O que penso ser interessante é que quase todos os comentadores concordam, em geral, com as críticas feitas pelos bloggers em questão. Ora aqui é que a porca torce o rabo! Aqui há uns tempos, editei um post sobre determinada matéria, em que dois bloggers, e muito bem, discordaram da crítica a determinada classe profissional. Isto é pura especulação, mas calculo que algo tenham a ver com a profissão visada. Não tem nada de mal defendermos os nossos, é até salutar.

Mas, por onde andam estas pessoas? Funcionários públicos com blogs? Políticos que vão à Internet? Autarcas com Hi5? Por onde andam os futebolistas? É que, vendo todos a concordar com as críticas, tantas vezes injustas, admito (não era o caso no outro post meu, a meu ver...), penso que a Internet está repleta de desempregados. Todos falam contra grandes empresas, em que aparentemente não trabalha ninguém. As vendas agressivas por telefone? Pfff... Ninguém tem essa profissão. Ninguém é homem do lixo e polícias, nem vê-los!!! Já políticos, vemos por exemplo o PP, com o seu blog Abrupto, que bem podia ser abruptamente fechado, por mim... e pouco mais!

Mas... Por onde andam os empregados deste país??

44 comentários:

  1. Ninguém tem emprego, trabalha tudo a recibo verde.

    ResponderEliminar
  2. Pombo, parece que sim!!!

    :D

    ResponderEliminar
  3. Cirrus, como fui uma das bloggers visadas, permite-me que te corrija. Eu não discordei das críticas a uma determinada profissão, eu discordei do facto de afirmares que o ÚNICO culpado da situação exposta era AQUELE profissional, e mencionei OUTROS possíveis culpados, alguns dos quais até teriam a mesma formação de base que aquele que acusaste.

    E agora, respondendo à tua pergunta, andamos TODOS por cá, mas... disfarçados!
    Era isso ou concluir que, no fundo, os que por cá andam somos todos um bando de desocupados! ;D

    ResponderEliminar
  4. Epá! Temos novidades!
    Nada de nick...
    Foto nova...

    Sim senhor... gostei! :)

    ResponderEliminar
  5. Pronúncia, não pretendi atingir ninguém e até digo que fizeram muito bem!! Esquece a discussão em si, apenas é relevante para o post e não para nova discussão.

    Sei que andas disfarçada, como eu e todos os outros. Apesar de o meu ramo de actividade ser daqueles em que todos falam na rua e já ter sido insultado por tudo quanto é canto, aqui na net as coisas até têm corrido bem...

    ResponderEliminar
  6. Quanto ao nick, fartei-me de usar um. Penso que não sou muito mais que um anónimo com o nick. Aliás, continuo a utilizá-lo, mas quem quiser saber quem sou, está à vontade, não tenho nada a esconder.

    A foto... Reconheces, não reconheces??

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Cirrus, eu sei disso. E só para que conste, durante alguns anos as minhas funções até foram as mesmas das de alguns dos possíveis culpados que te apontei e nunca a do visado pelo tal post... por isso, como vês, não fui imparcial!

    Não é só no teu!
    Já fui insultada na rua por algo de que não tinha culpa absolutamente nenhuma, mas que acharam que sim... só por causa da minha actividade profissional!

    É por essas e por outras que por aqui continuo a usar nick... e mesmo assim, já há gente a conhecer o meu blogue que sinceramente preferia que nem soubessem sequer da sua existência!
    Enfim, são as contingências da blogosfera com as quais temos que viver ;)

    ResponderEliminar
  8. Não, não estou como o outro que dia que temos de humanizar a net!!!

    ;)

    Mas acho que ser apenas uma ficção não me chegou. Sou o que sou, julguem-me sabendo que sou e não um nick.

    Mas respeito a tua decisão de manteres o teu nome no limbo.

    ResponderEliminar
  9. Cirrus, lá porque usamos um nick, tal não significa que sejamos uma ficção.

    No meu caso, por exemplo, a maioria dos bloggers que comento e que me comentou e com quem tenho uma certa afinidade (se é que lhe podemos chamar isso) sabem mais de mim para além do que aparece no blogue. Sabem o meu nome, o que faço, e mais alguns pormenores da minha vida para além da blogosfera.

    Além disso o blogue sou eu, que lá não encarno nenhuma personagem, escrevo o que penso e o que sinto, não há diferenças entre o eu com nick ou sem nick. Apenas não falo muito de assuntos pessoais, mas essa é uma opção consciente e feita desde o início (se bem que de quando em vez até quebro essa regra).

    Por isto tudo, não sou uma pouco mais que uma anónima e muito menos uma ficção. Apenas uso um nick e não o meu nome verdadeiro... só isso!

    ResponderEliminar
  10. Pronúncia, tens inteira razão, não somos uma ficção lá por usarmos nicks, não é nesse sentido que referi a ficção. O próprio nome é uma ficção, e pode dar origem a ideias pré-concebidas. Imagina que íamos jantar todos um dia destes. Como te chamaria. Pelo teu nome? penso que não, se calhar ia Pronúncia na mesma. Entendes o que quero dizer?
    E os nicks dizem algo sobre nós, mas a maior parte deles, pelo que vejo, dizem mais sobre o que gostaríamos que os outros pensassem do que propriamente aquilo que somos.
    Continuarei a ser o Cirrus, evidentemente. Apenas agora sabes o nome real que está por trás.

    ResponderEliminar
  11. Cirrus, o mais certo era chamarmos uns aos outros os respectivos nicks! É o que acontece em conversas "off the record" com as pessoas que por aqui conheço e das quais até sei o nome. Por isso entendo perfeitamente!

    No meu caso, o meu nick, não tem nada a ver com o que gostaria de ser, mas por estar a ouvir "Pronúncia do Norte" dos GNR enquanto procurava um nome para o blogue e achar que atendendo ao sítio de onde sou e há pronúncia que tenho, seria um nome adequado!

    Sim, agora já sei o nome real por trás do Cirrus...

    ResponderEliminar
  12. Escolheste mal a canção comó caraças!!!

    :D

    ResponderEliminar
  13. gostei bastante deste post porque o mesmo leva-me a uma reflexão mais profunda que faço frequentemente para com os meus botões acerca dos porquês de 95% das pessoas que comentam nos blogs concordarem com o que o autor diz. tenho umas quantas ideias acerca disso, mas por enquanto vou mante-las comigo senão ainda perco uma série de visitantes e era uma chatice de todos os tamanhos :)

    quanto ao post que referiste, eu não defendi a classe, apenas defendi que a atribuição de culpas não era exactamente como tu a definias. mas no fim, a culpa caía na mesma classe. acredita que eu sei ser bem critico da classe em causa. assim como a sei defender quando tem que ser. no caso não a defendi nem ataquei, apenas tentei esclarecer das diferentes competências em causa (ainda que todas em pessoas dessa classe).
    e deves-te lembrar de eu defender outras classes noutras ocasiões... defendo quando acho que se deve defender, ataco quando entendo que o devo fazer. pena na blogosfera as pessoas não serem por norma assim. é por isso que gosto bastante de comentadores como tu, a pronúncia, entre outros!

    e felizmente, em posts que critiquei a postura dos professores tive alguns visitantes habituais que me atacaram duramente. em dois ou três casos deixaram mesmo de ir ao meu blog.

    acho que esses que me atacaram fazem parte dos 5% :)

    ResponderEliminar
  14. Afectado,

    Como já tive a oportunidade de dizer à Pronúncia, apenas referi como exemplo e nem sequer me passa pela cabeça desenterrar essa discussão!

    ;)

    De qualquer das formas, também sabes que critico a postura dos professores, não como pessoas, mas como classe, que é muito má postura quando se vê a miséria que por aí vai... E também me atacaram por isso. Boa sorte para eles, não precisam de concordar, podem é ser sempre cordatos no tratamento, como penso que foste.

    ResponderEliminar
  15. Cirrus, eu não a escolhi, ela estava a dar na televisão enquanto pensava num nome para o blogue... mas até gosto dela, só para que conste!

    ResponderEliminar
  16. Afectas, muito obrigado pela parte que me toca... mas olha que eras capaz de fazer um post bem interessante com esse tema! Fica o desafio! ;)

    ResponderEliminar
  17. Pois, está bem, mas com um reportório tão grande da banda daí, tinhas logo de escolher uma da banda do reizinho... Tem dó!

    ResponderEliminar
  18. Cirrus, mero acaso!
    E a banda do reizinho até tem músicas que me agradam, por isso não tenho que ter dó!

    ResponderEliminar
  19. pronúncia, desafio rejeitado, pelo menos por enquanto :P

    ia ser polémico demais, ia dar chatices, algumas pessoas iam entender como insulto ou ingratidão, sei lá... a blogosfera nunca mais seria a mesma hehe :)

    ResponderEliminar
  20. Afectado, ultimamente, não tenho tido grandes problemas em oferecer o peito às balas. Quem quiser fica por amizade, quem não quiser, "ala que se faz tarde". Força nisso, sei que incomodarás muita gente, mas para que é que as opiniões servem?

    ResponderEliminar
  21. Pronúncia, mas tens, não é? Eu sei, eu até o conheço... Mas é um gajo porreiro, lá no fundo... É preciso um submarino do Portas, porque é mesmo lá no fundo... À primeira vista, parece mesmo só maluco.

    ResponderEliminar
  22. Afectas, se não o fazes tu sou capaz de o fazer eu... por isso decide-te! Se for mesmo não, eu avanço... ;)

    ResponderEliminar
  23. Cirrus, não percebi!... e como quando não percebo, pergunto, cá estou eu a indagar!...

    ResponderEliminar
  24. Afectas, desafio aceite... vou ver se arranjo inspiração para sair uma coisa engraçada e que não ofenda muita gente!... é que eu sou politicamente correcta, sabes?! ;)

    ResponderEliminar
  25. Pronúncia, não me faças insultar-te injustamente!!!

    ResponderEliminar
  26. Cirrus, por acaso até simpatizo com o Reininho!

    Quanto ao resto, se sabes que é injustamente então não compreendo o porquê dessa vontade súbita de me insultares!

    ResponderEliminar
  27. Pronúncia, sabes o que penso sobre os politicamente correctos! E sei que não és politicamente correcta. És polida como dizem os bristish, mas não politicamente correcta. Espero, obviamente, confirmação tua!

    ResponderEliminar
  28. Cirrus, sabes perfeitamente em que contexto usei o "politicamente correcto" da primeira vez a que lhe fiz referência, e sim o meu conceito do "politicamente correcto" usado na altura (e da forma que o entendo) coincide com o teu "polida" britânico... o que usei aqui hoje, esse já não tinha nada a ver com o outro, foi mesmo piada e com o sentido que tu conferes à expressão!

    Mas não precisava de te confirmar isto, porque se há coisa que não me pareces é distraído!

    ResponderEliminar
  29. Cirrus, quer-me parecer que gostamos do mesmo tipo de puzzles... :D

    (Era desse tipo de "Light Up" que falavas, certo?)

    ResponderEliminar
  30. Pronúncia, não faço a mais pequena ideia do que falas!!

    :D

    ResponderEliminar
  31. Cirrus, eu percebi a tua resposta, apenas brinquei com ela, por haver uns puzzles (tipo sudoku ou palavras cruzadas) que se chamam "Light up"... :D

    Então estamos esclarecidos quanto ao "politicamente correcto"?! ;)

    ResponderEliminar
  32. Claro que estamos, estou neste momento mais preocupado a saber o que é um Light Up puzzle...

    :p

    ResponderEliminar
  33. Não seja por isso:

    http://www.puzzle-light-up.com/

    Diverte-te ;)

    ResponderEliminar
  34. Sou viciado em Sudoku, tenho de admitir, mas quem me tira o papel e o lápis...

    ResponderEliminar
  35. Bem vindo ao club... E também colocas os número possíveis numa célula muito pequeninos e vais riscando-os conforme preenches as outras e deixam de ser possibilidades?!

    Manias... :D

    ResponderEliminar
  36. Não, nada disso. Marco um número como sendo possibilidade e todos depois desse, com um pequeno traço. Se der errado, volto atrás. Lápis é o segredo...

    ResponderEliminar
  37. Ora muito boa noite!

    Acabei de ler o teu post e resolvi deixar a minha marca, só para informar que ainda existem empregados (ainda mais raro, trabalhadores mesmo) neste país, EU e pouco mais!
    AHAHAHAHAHAH

    Confesso que, como professora, estou a ficar tão habituada à "matança", que a maior parte das vezes já nem me manifesto. O meu botão já está em modo automático..."deixa-os falar".
    De facto há por aí muito "empregado" na minha área que consegue ter tempo para tudo e mais alguma coisa. Devem ser muito bons gestores, pela parte que me toca, trabalho que nem uma doida (literalmente). Isso não faz de mim uma profissional exemplar, faz apenas com que a minha consciência fique tranquila. Por isso me enervam TANTO as generalidades.

    Não sei se me fiz entender...tentei, caríssimo Eusébio Santos!
    :D

    Afectado, eu talvez tenha sido uma das 3 pessoas a que te referes, não sei. Se sou, quero desde já informar-te que não fugi para parte incerta e que continuo a visitar o teu blogue. Tenho é um servidor de net novo, como tal, um novo IP e tal e tal:)

    ResponderEliminar
  38. ana gg, não me referia a ti, tu chegaste a comentar depois disso :P

    ResponderEliminar
  39. Ana GG, sinceramente, não sei mais que te diga. Se pensas que te ataco pessoalmente, estás no teu direito, é lá contigo. Digo aquilo que penso sem ter medo do que os outros possam pensar. Nunca fugi de uma boa discussão, mas não tenho verdades para te dar, a ti ou a ninguém. Tenho opiniões, para quem quiser ler e discutir, eventualmente. Isso não significa que à primeira opinião contrária, me acagaçe e fuja ou diga amén. Não intento agradar a ninguém, tão só expor a minha opinião. Por isso não sei qual a tua surpresa.

    Mas também te digo o que afirmei lá em cima. Não! Aliás, até posso copiar o que disse:

    "De qualquer das formas, também sabes que critico a postura dos professores, não como pessoas, mas como classe, que é muito má postura quando se vê a miséria que por aí vai..."

    Ou seja, se isto é uma generalização ou ataque pessoal, vou ali e venho já. Enervas-te com esta frase? Havias de ouvir o que se diz por aí nas ruas.

    A tua classe profissional ou sindicato ou lá quem vos representa é do pior que este país tem, e isso nem por sombras quer dizer que tu ou qualquer outro profissional do ensino o seja!

    Não sei se me fiz entender... tentei, Prof. Ana GG!

    ResponderEliminar
  40. Ó Cirrus, e eu lá penso que me atacas pessoalmente!?

    Estás no teu direito de não dizer amén e eu também estou no meu. Estamos empatados!

    Quer-me parecer que ficaste mais enervado do que eu..."O meu botão já está em modo automático..."deixa-os falar". Leste bem esta parte?

    Para que saibas já somos dois a não gostar do sindicato, ou lá quem, nos representa.

    Peace and love Sr.EngºEusébio Santos
    ;)

    ResponderEliminar
  41. Ana GG, tu é que disseste que te enervavas com as generalizações e eu NUNCA generalizei neste particular. Falo sempre em classes ou em vos representa.

    A maior moda do momento é falar mal da minha classe profissional e não me vês a defendê-la. Esse excelente exemplo que nos governa não me representa enquanto profissional!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR