quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

LEMBRAM-SE DISTO?

Foto Público

Às vezes, dá-me assim uma nostalgia dos tempos de antigamente. Quase como os velhotes que dizem que agora é uma pouca vergonha, dantes é que era bom e que eram precisos dois Salazares para endireitar isto. Depois vão lanchar e lembram-se que dantes quase nem comer comiam. É mais ou menos isto. Gosto de recordar coisas de infância, como ir para a escola sozinho aos 6 anos, comprar um pião ou jogar à caricasameira!). Gosto de recordar as desculpas que dava para não ir à catequese e o facto de, já nessa altura, fazer os "deveres" antes da brincadeira. Eram 15 minutos, não havia grande crise...

Estas recordações são algumas das que me são caras. Lembro-me de, há muito tempo, uma senhora simpática de feições asiáticas ter vindo à TV anunciar uma pandemia de gripe A, que era suína mas era feio dizer gripe dos porcos, até porque de cada vez que comêssemos carne de porco ou olhássemos para o camarote presidencial do estádio do dragão nos confrontaríamos com a doença. Isto foi há tantos anos, e vi tanta vítima de gripe cair, quais moscas depois do Shelltox (este também era da mocidade), que já nem me lembro em que década foi! Parece-me terem sido séculos, tal o sofrimento a que assisti!

Foi tanto o esforço para uma pequena parte da Humanidade escapar a esta doença e à morte certa que foram descurados problemas menores, no que toca à saúde, como o problema da cólera e da Sida em África, do dengue, da malária... Enfim, o dinheiro foi todo para salvar uns poucos da morte certa pela Gripe A, por isso nem meia dúzia de tostões havia para eliminar ou minorar estas doenças. Quando pensava que estava quase a acabar, depois de sessenta e oito sessenta e nove avos da Humanidade perecer, eis que a senhora simpática nos vem anunciar a possibilidade de extinção, pois diz que ainda é cedo para levantar o alerta de Pandemia Mundial de Gripe A. Estou estarrecido, não me cabe um feijão frade no , tenho suores frios à noite e quentes de dia, sendo assim assim ao amanhecer e anoitecer, tremo como varas verdes, ou jogadores verdes, estou em estado de absoluta prostração. Nem sei se vale a pena ir trabalhar ou lutar seja pelo que for. Vamos todos morrer, finalmente. Depois dos biliões de pessoas infectadas e mortas pela Gripe A durante todas estas décadas de imenso sofrimento, não sei se resistirei a dar um tiro na moleirinha!

PS: a propósito, a Ordem dos Médicos confirmou hoje que, afinal, a homossexualidade não é uma doença! Estamos sempre a aprender! Mas é tarde de mais, até os gays vão morrer todos de gripe A!!

26 comentários:

  1. *Mega revirar de olhos* à gripe A... A memória que eu tenho dela foi de, há uns meses, quando se falava assustadoramente do H1N1, os meus colegas terem entrado em pânico. Cancelaram concertos para os quais já tinham o bilhete, e alguns ponderavam bem antes de sair de casa. E quando eu dizia "Pessoal, não vai ser assim tão mau! Há coisas bem mais graves com que nos devemos preocupar" eles olhavam para mim a abanar a cabeça, com a expressão "pobrezinha desta inconsciente". Bom, agora, FINALMENTE, parece que me dão alguma razão!*

    ResponderEliminar
  2. ADEK, com toda a publicidade que se fez à altíssima mortalidade desta doença, e depois, não se passando nada, começo a acreditar naquilo que alguns teóricos da conspiração aventavam...

    ResponderEliminar
  3. Pulha, um grande ano para ti, cheio de sacanices!!!

    ResponderEliminar
  4. Ó Cirrus, e mais tu não trabalhas na saúde (penso eu). Não fazes ideia da quantidade de documentos chegados diariamente das autoridades de saúde. Eram orientações técnicas (OT) atrás de OT's todos os dias a todas as horas. E perguntas e mais perguntas se deviam ou não tomar a vacina, blá, blá, blá.
    Há outra doença que a mim assusta mais e que todos até pensam que está extinta ou que os tratamentos eficientes em todos os casos: a Tuberculose. Essa sim com capacidade de nos levar a perder alguns indivíduos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Cat, há de facto algo por detrás de toda esta histeria? Ou terá sido apenas um risco mal calculado?

    ResponderEliminar
  6. Catsone,

    Uma pessoa com a sua reponsabilidade, saberá, certamente, os perigos de uma mutação de um vírus, seja ele qual for. Portanto, menosprezar o H1 N1 não é uma situação muito aconselhável, ainda para mais lembrando os estragos que causou no México e a propagação pelo mundo inteiro.
    Dado o número de mortes não é caso para vacinação?

    ResponderEliminar
  7. cirrus,

    Se não consideras 10 000 mortes um número suficiente....

    ResponderEliminar
  8. 10000 mortes? No mundo todo? Será que de malária não morrem mais por dia?

    ResponderEliminar
  9. Olá Eusébio, desejo-lhe um excelente ano de 2010 com saúde, paz, amor e felicidade.Beijocas.

    ResponderEliminar
  10. Maria de Fátima,

    Um excelente ano para si!

    ResponderEliminar
  11. Dylan, gostava de lembrar que no ano passado, sem este H1N1, morreram cerca de 1000 pessoas de gripe só em Portugal.
    Eu tenho as responsabilidades inerentes à minha profissão, e que me obrigam a tomar todas as atitudes para evitar a propagação deste vírus, mas posso dizer que morrem (e morrerão) mais pessoas de Tuberculose, durante este período, do que com esta gripe.
    Quanto à possível mutação, a possibilidade de existir é tão levada para este quanto para outro qq vírus da Gripe (penso eu na minha ignorância virologista).
    Eu vacinei-me contra esta gripe e contra a sazonal pela 1ª vez. Fi-lo por acreditar que protejo um pouco mais a minha família e meus utentes. Mas estar vacinado não é sinónimo de não ter gripe, certo?

    Abraço e bom ano para ti.

    ResponderEliminar
  12. Cirrus, não nos conhecemos, acho, mas claro que conheço o rio Leça. Passo por cima dele todos os dias, para fugir ao trânsito da Via Norte (ultimamente a medo, que o gajo anda furioso :). Eu sei que és de S. Mamede de Infesta ...

    Fabulástico 2010!

    ResponderEliminar
  13. Cirrus,

    desejo um bom 2010, para si e para os seus.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Cirrus e Catsone,

    Eu poderia estar aqui o dia todo a falar de doenças mortais como o tétano, a cólera, dezenas de doenças sexualmente transmissiveis e essas que vocês falaram.
    O que estamos a falar aqui, é de um vírus totalmente novo, sujeito a mutações, imprevisivel, e que por isso, deveria levar algumas pessoas a terem mais cuidado com o que dizem sejam elas profissionais de saúde ou não. Portanto, é justo a preocupação das pessoas acerca deste vírus, é justo a preocupação da OMS, é justo a preocupação dos governos.

    Deixemo-nos de teorias conspirativas, porque sei que elas existem...

    ResponderEliminar
  15. Dylan, eu aceito tudo o que dizes, porque é verdade. Só não é verdade que esta doença, pelo menos até agora, tenha tido consequências graves. Quanto à mutabilidade do vírua, não sou especialista, é bem verdade, mas não é porque o vírus da gripe "normal" sofre mutações todos os anos que ela anda por aí? Pergunto eu, não sou especialista. Mas partindo do princípio questionável de que tenho alguma razão, qual o motivo de alarme de Pandemia? Não seria mais útil declarar pandemia à malária, à tuberculose ou à cólera, que matam dezenas de milhões de pessoas por ano?

    ResponderEliminar
  16. Dakota, não sou de S.Mamede de Infesta, nem desta zona. Apenas moro cá, mas em Leça do Balio, na zona de Santana, bastante perto do rio, por sinal.

    ResponderEliminar
  17. Levy, um bom Ano, e que esta nos traga as melhores notícias possíveis.

    ResponderEliminar
  18. Dylan, não se trata, na verdade, de um vírus totalmente novo, mas sim uma mutação de um já existente. Como diz o Cirrus, e bem, o vírus da gripe sofre mutação todos os anos (lembra que te disse no meu outro coment que morreram 1000 portugueses o ano passado, mesmo com vacinas).
    Acho mais perigoso esse alarmismo do que o próprio vírus. As atitudes tomadas pelas entidades de saúde foram mais que suficientes para conter a pandemia. O problema é o civismo... mas não entremos por aí.
    No fim das contas vamos ver quem mata mais, se a gripe A ou o trânsito ou, ainda, o alcoolismo, ou a guerra.
    Compreendo que existe receio de uma verdadeira calamidade, tipo outbreak, mas não penso ser desta vez... mas vai acontecer mais cedo ou mais tarde.
    E não sou "conspiracionista" (se é que isso existe).

    ResponderEliminar
  19. LOL não sei de que parte do texto gostei mais! 100% de acordo com tudo :P

    ResponderEliminar
  20. venham de lá as teorias de conspiração... :P

    apesar do pergio concordo com o facto de haver doenças muito mais perigosas e que matam muitas mais pessoas que a gripa A, que só encheu foi o bolso das farmacêuticas. É ingénuo pensar que elas não ganham nada com a histeria e caos humano. no fim de contas são instituições geridas por pessoas que só pensam numa coisa: lucros. não deixo de pensar se algumas doenças não têm cura apenas porque sem elas as faarmacêuticas deixariam de ter um papel tão importante na economia e saúde mundiais...

    ResponderEliminar
  21. Sara, parece que muita gente pensa o mesmo.

    ResponderEliminar
  22. Ana, mas quais teorias da conspiração? Dada a relativa inocuidade da doença. porque se declarou e se mantém o alerta de pandemia. Ter uma gripe é algo do outro mundo? Pode morrer-se? Claro que pode, mas também se pode morrer num acidente de viação, que mataram infinitamente mais vezes que a gripe. Algo aconteceu! Até a França hoje anunciou que se vai tentar ver livre do seu stock de vacinas!!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR