quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

VERGONHINHA NACIONAL

Foto Google - Red Bull Air Race Porto 2009

Sabe quem me conhece que não sou adepto de regionalismos. Gosto da minha terra, e mais uma ou duas regiões de Portugal acima das outras. Mas não as considero nem melhores nem piores que o resto do nosso território. Portugal é, para mim, uma nação una e indivisível, sem questões étnicas ou religiosas, um povo, um país, uma nação. Se há uma coisa de que particularmente não gosto em Portugal é das suas grandes cidades, à excepção de Coimbra. Em Portugal há apenas três grandes cidades, Lisboa, Porto e Coimbra. A primeira com um milhão e trocos de habitantes, as outras duas com populações muito semelhantes, na casa dos 350 mil. As cidades são belas, mas o que deita tudo a perder no caso do Porto e Lisboa é que têm regiões urbanas circundantes e... feias.

Pronto, não sou adepto de grandes cidades portuguesas. Mas não posso deixar de me sentir consternado com a mudança do Red Bull Air Race para Lisboa. É certo e sabido que Lisboa perdeu a Fórmula 1, mantendo o Moto GP, neste cenário de grandes eventos do desporto motorizado. Associou o seu nome ao Dakar, mas pouco ou nada se vê do Rally em Lisboa, e mesmo esse já foi com o baralho, por razões alheias à cidade. O Porto, por seu turno, tem o Campeonato Europeu de Turismo. Mas o ex-libris desportivo, em termos motorizados, da cidade, era mesmo o Red Bull. Em dia de corrida, 600 mil pessoas amontoavam-se nas margens do Douro para ver um espectáculo pouco usual e de grande qualidade.

Além de tudo, penso que a corrida estava mesmo melhor no Porto. O rio é mais estreito e espectacular que o Tejo, proporciona melhores vistas e proximidade, é ideal para a prática deste desporto. Aliás, quem conhece o Corno de Ouro em Istambul sabe do que estou a falar. A prova turca, que se realiza na mais bela cidade do Mundo, não se desenrola no Bósforo, mas sim no Corno de Ouro. Mas também é de referir outra questão. Como pode este governo defraudar a cidade do Porto, em detrimento da capital, apenas porque o presidente da Câmara de Lisboa é um destacado membro do aparelho socialista e o presidente da Câmara do Porto é uma destacado dirigente do PSD? E o povo, meus senhores? Alguém perguntou ao povo do Porto e do Norte em geral, que se deliciava com esta prova, qual a sua opinião?

Apesar de morar perto do Porto, nunca fui ver ao vivo as corridas de aviões. Não é a minha onda, sinceramente. Mas sei que 90% da população limítrofe da cidade já foi presenciar pelo menos uma das edições. Os lisboetas são livres de se meter no comboio ou carro ou autocarro ou avião e se deslocarem à bela cidade do Porto ou à Ribeira de Gaia para ver a prova. Ninguém os proíbe, e serão sempre bem vindos. Penso que é de mau gosto fazer-se as coisas desta forma dissimulada e maldosa. Agora que o erro está consumado, e perante a reprovação até dos próprios lisboetas, vem o Dr. António Costa afirmar que nem se importa de ceder a corrida ao Porto, um ano ou outro, desde que a organização assim entenda. Claro que isso não vai acontecer, seria o primeiro passo para perdermos este evento em Portugal. Mas a desfaçatez quase chocante com que este manhoso, que está atolado em jobs for the friends até à altura de três contentores em Alcântara, decide desdenhar assim do único exemplo de político e governante incorrupto e honesto deste país é difícil de engolir. É mais uma vitória do chico-espertismo português, e só não é uma vergonha nacional porque a questão nem é assim tão séria, convenhamos. Mas é uma vergonhinha nacional. Vergonha que António Costa deixou de ter na sua bolachuda cara (sai ao "pai"?). E assim se deu azo a mais uns ataques do mais corrupto ser da cidade do Porto ao Rui Rio...

Esta situação teve um paralelo muito antigo, quando D.Dinis (salvo erro), decidiu mudar os Estudos Gerais de Lisboa para Coimbra e os rebaptizou como Universidade de Coimbra. Nessa altura, foram os lisboetas a sofrer na pele o facto de não morarem na capital. Por falar nisso... Será que não te mexes, ò Carlos Encarnação? Olha que a corrida, melhor que no Porto, melhor que em Lisboa, ficava mesmo a matar... em Coimbra!!

24 comentários:

  1. Quanto às grandes cidades do país, é certamente uma questão pessoal, e nesse sentido totalmente respeitável. Por exemplo, eu conheço quem diga que Barcelos é uma das grandes cidades deste país. Vá-se lá perceber isso... mas pronto, por mim tudo bem, é para o lado que durmo melhor.

    Contudo se estamos a falar de números, o factor subjectividade desaparece. Segundo o INE, Braga tem 176 154 habitantes. Coimbra tem 135 314. O Porto 216 080. Lisboa 489 562. Para ser honesto isto parece-me um bocado irrelevante pois jamais uma grande cidade se viu pelo seu número de habitantes. Quanto muito por essa estatística vêem-se as cidades grandes (e ainda assim seria necessário cruzar com outros dados). Mas pronto, a bem da estatística, ficam aqui os dados correctos.

    Quanto ao Red Bull, não culpo a CML por tentar levar a competição para Lisboa (cada um tenta o melhor para o seu município). No caso de se confirmar que empresas públicas meteram dinheiro nisto para mudar o red bull de sitio, culpo-as. E não me admirava que tivesse acontecido isto... o governo não morre de amores pelos autarcas do Porto e Gaia.

    E acho muito sinceramente que o red bull vai ficar a perder com esta mudança.

    PS: Não são 600 mil... este ano foram mais de 780 mil.

    ResponderEliminar
  2. Cirrus,

    acho que se está a exagerar esta questão. Os patrocinadores quiseram mudar de localização para chegar a mais mediatismo. Apenas isto. Tudo o resto é orgulho ferido num assunto que é sobretudo de negócios (e não emocional).

    Lisboa tem mais habitantes, com mais poder de compra, possivelmente mais turistas. E isso é um facto. Os autarcas do Porto estão a tentar comprar uma guerra para não admitirem aos locais a verdade: os patrocinadores - ou seja, quem manda na prova - preferiram Lisboa.

    Não haverão assuntos mais importantes para discutir?

    ResponderEliminar
  3. Afectado, em Coimbra entram todos os dias cerca de cem mil pessoas para trabalhar ou exercer outras coisas, como desporto, coisa que não acontece senão numa cidade capital regional, que Braga manifestamente não é. Mas não será por isso que Braga é menor que Coimbra. Simplesmente é. Coimbra é maior. Sempre será. porque é uma cidade com mentalidade citadina pura, enquanto que de Braga não posso dizer o mesmo. São diferentes e têm encantos diferentes.

    O Red Bull vai ficar a perder imenso. E choca-me, ao contrário do que dizes, que isto seja perpetrado por um presidente de Câmara de uma capital. Pode dinamizar a sua cidade da forma que entender, mas não necessita de diminuir os outros nem de roubar eventos, com tão grande apoio institucional. Continuo a achar que é uma "filhadaputice" o que António Costa fez.

    ResponderEliminar
  4. se esse dado estiver devidamente quantificado, é uma questão de se fazer a comparação. caso contrário, desculpa, mas o número 100 000 pode ter vindo do mesmo sitio que veio o de 350 000 no post.

    ps: qual a definição de cidade capital regional?

    ResponderEliminar
  5. Afectado, Coimbra é a capital do Centro de Portugal. É isso que é uma capital regional. Não é por acaso que tens todos os serviços (ou quase) que encontras em Lisboa em Coimbra. Basta pensares um pouco. DREC, DRAPAC, IPO, Hospitais Centrais (dois), Direcções Regionais de todos os Ministérios... Vais-me dizer que Braga também tem tudo isso?

    Mas isso não é lateral? Ou vamos agora discutir o prestígio das cidades de Coimbra e Braga? Haverá discussão, relativamente a isso?

    ResponderEliminar
  6. Pulha, isso obviamente é muito conveniente. É dúbio que haja mais turistas em Lisboa que no Porto... Mas mesmo que assim seja, se 600 mil (ou 780 mil, como diz o Afectado) pessoas não chegam aos patrocinadores, devo dizer que são mesmo muito exigentes!!! Além disso, o estuário do Tejo não é muito indicado como possível local da prova, por ser demasiado largo e não permitir a visão dos dois lados do evento. Por isso, é altamente duvidoso que se concentrem as mesma quantidade de pessoas apenas numa margem. Mais pessoas? Onde? Na Ponte?

    Não meu caro, não tapemos o sol com a peneira. Os patrocinadores nada tiveram a ver com esta questão. Possivelmente concordaram com a mudança, depois de devidamente conduzida nas costas de cada portuense e até do seu presidente. Não me considero sequer portuense e já disse que nem gosto da cidade. O que é verdade é que este processo cheira mal por todo o lado. Mais uma manobra gira do Engenheiro.

    ResponderEliminar
  7. Não, de facto Braga não tem tudo isso. Mas não é menos verdade que Braga tem coisas que Coimbra não tem...

    E não vou entrar em discussão sobre isso até porque nunca pretendi dizer que Braga é melhor que esta ou aquela cidade. Isso seria uma daquelas discussões que leva a lado nenhum (no género das Lisboa/Porto, etc).

    ResponderEliminar
  8. Ora, nem leva a lado nenhum nem sequer é coisa que agrade a um português. Mas és de Braga e entendo que queiras defender a tua cidade. Não será isso nunca condenável. Além do mais, sabemos bem as diferenças no crescimento das duas cidades, não é verdade?

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Sendo Conimbricense, apraz-me dizer, que de facto Coimbra é uma grande cidade!

    Não sei se é uma cidade grande, especialmente comparada com outras, capazes também de uma "disputa" pelos 3/4/5... lugares naionais, porque Coimbra é universidade, serviços e hospitais!
    É a minha cidade, que adoro e defendo, com todas as suas lacunas e virtudes! Sincera e egoisticamente, não sei se gostaria de a ver crescer desmesuradamente, mas isso é outra conversa...

    Quanto ao Red Bull, se esta mudança teve os dedinhos mágicos do A.C., é sim, sem sombra de dúvida uma FDD!
    Mas... não o mandes para Coimbra (que os deuses podem ouvir)... A Cabra, lá no alto não ía gostar...

    ResponderEliminar
  10. Venus, Coimbra é a única cidade do país onde eu admitiria morar. É a única que tem todos os serviços necessários, com uma qualidade de vida aceitável.

    O Red Bull mudou por motivos políticos, ninguém tenha dúvidas. Uma corrida entre a Ponte Europa e a de Santa Clara... era mal pensado?

    ResponderEliminar
  11. 1. A mais bela cidade do mundo poderá ser São Petersburgo ou Florença.

    2. 600 mil pessoas não são sinónimo de lucro para a cidade, principalmente na hotelaria e restauração. Na assistência, via-se de tudo...

    3 . Foi a empresa austríaca a afirmar que quis mudar o local do evento. Não foi a CM Lisboa lá mendigar o que quer que fosse. Não quero dizer que o evento fosse mal organizado nestes anos todos, mas a Red Bull quis mudar e procurar outro tipo de ambiente e mercado.

    ResponderEliminar
  12. Cirrus,

    como é que podes dizer "Os patrocinadores nada tiveram a ver com esta questão"? ahahhahahahHAHAHHAHAHAH

    Achas que em Lisboa não se estão todos nas tintas para um festivalzeco com aviões? Achas que em Lisboa não existem programas muito mais giros do que este festival? Estamos a falar de uma grande cidade, com características verdadeiramente Europeias e a única cidade do País que se pode apresentar como metrópole do mundo, seguramente mais próxima de NY, Sidney, Rio, Londres, Paris, etc do que o Porto, Braga, Coimbra, o que queiras.

    Toda esta questão se resume a muita dor de corno dos Portuenses em relação a Lisboa. Até eu que sou de direita não acredito em jogadas políticas neste caso. O que aconteceu foi que os patrocinadores queriam mais e a cidade do Porto não lhes poderia oferecer outra visibilidade. Não gostam? Pois não consumam os produtos Red Bull. Para mim a dignidade do Porto não depende deste festival para nada. Siga a marinha!

    Insisto: então e problemas de verdade para serem focados?

    ResponderEliminar
  13. Dylan,

    1. Não conheço S.Petersburgo ou Florença. Conheço Istambul e conheço muita gente que a considera como a mais bela cidade do Mundo. São opiniões. Também pode ser Las Vegas ou Bagdad.

    2. Sem dúvida, tens toda a razão. Não vejo que Lisboa mude isso.

    3. Conta-me histórias...

    ResponderEliminar
  14. Pulha, posso dizê-lo e afirmar isso porque a empresa em que laboro também é patrocinadora do Red Bull e não fomos nós que mudamos seja o que for. Foi-nos comunicado que a localização seria Lisboa e que os meios que colocamos no evento seriam deslocados para lá no próximo ano.

    Por isso, podem contar-me as histórias que quiserem. este processo foi exclusivamente político. E acerca da tua insistência em abordar temas verdadeiramente importantes, lê o post. Pode ser que ele te responda.

    ResponderEliminar
  15. Las Vegas ou Bagdad?! Péssimo gosto...

    ResponderEliminar
  16. Dylan, também acho... Mas são gostos! Não gostas de Florença?

    ResponderEliminar
  17. Cirrus,

    "a empresa em que laboro também é patrocinadora do Red Bull e não fomos nós que mudamos seja o que for". Isto é demagogia. A Red Bull - a PRINCIPAL patrocinadora do evento - quis mudar (o que aliás é uma decisão legítima, pois visa o maior lucro). Os outros patrocinadores não tinham voto na matéria.

    (agora assino Camisola 10 mas sou eu, o Pulha)

    Ps- Também adoro Florença. Tens bom gosto.

    ResponderEliminar
  18. Pulha, há coisas que até gosto de ouvir, de vez em quando. Mas garanto-te que nem sempre. E se foste até agora algo deselegante na abordagem de um tema que, aparentemente, para ti, é inútil, embora tenhas também postado sobre ele, sempre te digo que quem não sabe do que fala normalmente tem mais cuidado. Demagogia? Há muito mundo que desconheces, meu caro...

    Não te vou sequer censurar pela barbaridade que disseste, pois claramente estás mesmo fora do assunto. Quem dera à Red Bull ter essa dimensão...

    Além disso, lembra-te sempre que a organização ou mesmo os patrocinadores nada poderiam decidir sobre a realização do evento em Lisboa se a Câmara Municipal não apresentasse uma candidatura ao mesmo. Logo, não me venham a mim dizer que a Red Bull obrigou o Dr. António Costa a apresentar uma proposta!

    ResponderEliminar
  19. Cidades à parte, não me parece que tenha sido apenas uma opção dos patrocinadores...

    Nunca fui ver o Red Bull ao vivo e a cores, porque tenho fobia a multidões, especialmente na Ribeira. Mas que era um evento que dava visibilidade ao Porto, isso era.
    Também me parece que em termos de cenário, o Douro se adequa mais ao espectáculo que o Tejo.
    Mas são apenas as minhas opiniões.

    Sinceramente, acho que os aviadores correm em qualquer lado... especialmente onde lhes pagarem mais.
    E tenho poucas dúvidas que houve alguém politicamente influente que tratou de que o cachet fosse bem maior caso o evento fosse na capital.

    ResponderEliminar
  20. Pronúncia, será assim tão difícil de ver que a questão é eminentemente política? Mas afinal, há já quanto tempo se dizia que a CM Lisboa estava a preparar a sua candidatura? Será que sonhei tudo isto? Ainda para mais, com os elogios que a prova tem recebido por parte dos patrocinadores, incluindo a Red Bull, por que razão a prova havia de ser mudada senão por razão política?

    A questão dos pilotos é secundária, não é o cachet deles que custa mais à organização.

    ResponderEliminar
  21. Ó Cirrus, já tinha consideração por ti mas tecendo esses elogios a mais bela (gostos ;) cidade de Portugal...
    Também acho que no Douro a corrida é mais espectacular mas, como dizes, é apenas uma vergonhazita.

    ResponderEliminar
  22. Catsone, não se trata de defender cidades. Trata-se de se tomarem decisões nas costas dos outros. Isso é feio e só porque se tem o apoio do Governo de um lado e o ódio do Governo do outro, não penso ter sido uma manobra governativa inteiramente justa.

    É por demais evidente que o sítio ideal para realizar a prova é onde ela se realizou até agora. Tem duas margens como bancadas, um belo cenário e uma cidade que gostava de ter o evento, que lhe acrescentava valor e brilhantismo.

    ResponderEliminar
  23. para mim o que está aqui em causa é a contínua centralização do país em Lisboa, levando ao atrofiamento do resto do país. Para mim isto tem tudo a ver com política e não é novidade para ninguém que há interesses muito grandes por trás deste tipo de "iniciativas" do governo de lisboa e pior ainda do governo central, que como sabemos, deposita na capital a maior parte dos fundos europeus deixando o resto do país a ver o desenvolvimento, como costumamos dizer em Braga, por um canudo...

    e já agora, e viva Braga!!!!!
    ahahahahahahahahah

    ResponderEliminar
  24. Ana, penso que há muito aproveitamento político nisto tudo. Lisboa tem mais eleitores, têm um nível de vida muito superior ao resto do país, ainda pensam nesse resto do país como "provincianos"... É preciso manter a maralha feliz com alguma coisa. E raramente se dão conta que pouca coisa se aproveita em Lisboa, para além da Catedral... A qualidade de vida não está nas cidades, e cada vez menos estará.
    Eu vou lá muitas vezes, três ou quatro por mês, vários dias de cada vez. Há um certo alívio quando vejo placas a indicar "Norte"...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR