segunda-feira, 22 de março de 2010

A ALMA DA GENTE

Como sabem, não costumo falar de bola por cá (embora seja a segunda vez em pouco tempo). Poucos dias depois da melhor vitória da presente época do meu clube, houve hoje uma espécie de final de uma taça com nome de cerveja. Que é igualmente amarela e tudo. O jogo tinha tanta importância que, depois do triunfo de 5ªfeira, nem me lembrei de me sentar em frente à TV antes do intervalo.

Sem grande surpresa, estávamos já a ganhar dois a zero. Nada mais seria de esperar, dado o bom momento da equipa do Benfica perante um adversário de valia muito inferior. Vi a segunda parte desenrolar-se ao ritmo da equipa de reservas do Benfica. Interessante e pouco mais, já que a equipa contrária parecia ter feito falta de comparência. Se não fez, podia ter feito, pois sabiam perfeitamente qual o resultado do jogo, sendo a única incógnita por quantos seriam goleados. É que o Benfica necessita realmente de um adversário à altura, e esse será defrontado para a semana.

Enquanto jogarmos com equipinhas destas, pouco ou nada poderemos aferir sobre a real valia da equipa, e nesse aspecto dou razão aos adeptos contrários, que o afirmam desde a pré-época até agora. Pensei que já estivéssemos adiantados no calendário, mas parece que não, ainda estamos na pré-época, pois ainda não senti que esses adeptos tenham ficado convencidos fosse com que adversário fosse.

Acabou o jogo em três a zero, mas não deixei de ter a sensação que jogar a ritmo de treino não é o melhor. Devíamos, mesmo com quatro reservas no relvado, ter encarado o jogo a sério e não fazer o “frete”. As equipas contrárias merecem o nosso máximo respeito mesmo quando, neste momento, estão uns patamares competitivos abaixo, como o adversário de hoje.

O treinador da equipa adversária achou que o jogo foi muito equilibrado. Também eu, para ser sincero. Se tivéssemos desiquilibrado, teríamos dado uns seis, ficamos pelos três, por isso, para mim, e perante a diferença de valores em campo, foi quase como um empate. O Jesus lá teve de ganhar uma coisa que não era prioritária, devia ter dito aos jogadores para deliberadamente perderem. Podia ser que ficasse apenas dois a zero. Seria mais emocionante. Dedicou a vitória ao pai. Só espero que o senhor seja benfiquista.

Por outro lado, vi um árbitro com medo do capitão da equipa contrária. Ou então era de família. São ambos do Porto, portanto é possível. Parece que o homem já tinha feito das dele na 1ªparte, dizem que foi muito pior. Mas, pior do que quê?! Do que isto?? Cuspir na cara do árbitro, agredir toda a gente, gritar com companheiros e adversários?? Parece que na primeira parte mostrou quatro dedos. Falhou por um, o Benfica só jogou a 50%. Se fosse a 100%, provavelmente teria de usar as duas mãos.

Uma coisa foi interessante. Remates na segunda parte houve poucos. Um do David Luís, outro do Di Maria, e pouco mais até ao golo. Gestão do esforço?? Remates de quem?! Do adversário?! Não, ou rematavam ou agrediam os adversários. Também não se pode querer tudo, a equipa é modesta e não dá para isso tudo...

Aqui há tempos, houve um blog qualquer que chamou filho da puta a jogador do Benfica, por agredir um adversário (foi castigado por isso e fiquei contente). Claro que quem lhe chamou filho da puta nunca o fez frente a frente. Ora, vendo que até alguns comentadores conhecidos meus apoiaram esse post com coisas do tipo “gostaria de ter sido eu a escrever isto!”, pergunto-me onde estará agora a legitimidade desta gente...

Ora eu não chamo filho da puta a ninguém. Lá o Bruno Alves deve ter razões para ser assim, bem como o colega Raúl Meireles, que também agrediu um homem no chão na segunda parte. São bons jogadores, são até da selecção e não vou agora desatar a chamar filho da puta a jogadores da nossa selecção. Só espero que na selecção não façam estas figuras, é que eu tenho vergonha. Como dizia, lá devem ter razões. Podem ser mal educados, podem não saber perder, podem simplesmente deixar-se levar pelas circunstâncias do jogo, sabe-se lá? Mas não são filhos da puta. São aquilo que são.

Seja como for, como não tinha assim nada de especial para escrever, cá está. Gostei do dia, foi interessante. Um bom treino para o Benfica, a pensar no jogo com a equipa que ainda lhe faz sombra em Portugal, o Sporting de Braga, a equipa B do adversário de hoje, que está melhor que a equipa A. Foi jogar com os papás sem ponta de lança, não fosse alguém enganar-se e marcar um golo! Mas com o Benfica será diferente. E esse sim, vai ser um jogo interessante. E depois o jogo com o Liverpool, que quase me divide o coração, como sócio do glorioso e membro da International Board do Liverpool FC. Mas inevitavelmente serei forçado a puxar pela equipa que, de facto, em termos desportivos, foi, é e será a alma desta gente portuguesa!

Quem sabe, nestas próximas duas semanas, a pré-época acaba e começamos a jogar com adversários a sério?? É que joguinhos como os de hoje sabem bem, mas... falta concorrência.


PS: Parece que havia ali para os lados de S.Roque da Lameira um excelente terreno com “quatro frentes”... Mas depois vieram os senhores lá de Lisboa e reduziram o excelente terreno de quatro frentes para um rectângulo 10x10 com uma frente apenas, e para mais mudaram-no para ali para os lados de Vila do Conde, com frente para o rio Ave, que tem andado alterado... É melhor proteger a frente que resta, não vá depois constatar-se que tudo o rio levou... É que com enchentes como as de Londres e as de hoje...

17 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=ysXUjPi_b2s

    Agora sim, já sabes o que fazer com ele...

    Logo, comento o post, se permitires...

    ResponderEliminar
  2. Dylan,

    Tinhas-mo enviado, mas desapareceu do Tube e eu substituí por outro... Mas de facto é excelente! Obrigado!
    Sabes que podes comentar quando quiseres, nunca to proibi. Tu é que resolveste abster-te por um tempo, e respeitei a tua decisão. Estás mais que à vontade.

    ResponderEliminar
  3. Como grande benfiquista vibro ao ver este momento do Benfica. E gostei de ver que em campo estavam duas equipas completamente diferentes não só na qualidade táctica como também na humildade e integridade. É que uma equipa entrou para ganhar, e a outra entrou para provocar. Não conseguiram, temos pena! Assim como me dá pena ver certas coisas deste nosso triste futebol português...

    ResponderEliminar
  4. Sara, como já te disse, não temos culpa dos erros dos outros. O ano passado houve a mesma final entre dois clubes de Lisboa e não houve problemas. Tira daí as tuas conclusões. E não vale a pensa entrarmos em guerras norte-sul, porque tu és do Norte e eu também. E adoro o Norte. Mas também não somos anjinhos e sabemos onde está o mal.
    Por outro lado, e perante o exemplo dos atletas(?) em campo, a massa associativa e adeptos daquele clube só pode ser assim. Sem classe, sem modéstia, sem humildade, sem saber perder nem ganhar. Gente que não presta. Com excepções, evidentemente. Não muitas, como se diz por aí. Mas há.

    ResponderEliminar
  5. E bom ver a malta alegre, depois de tantos anos de silêncio...

    Eu também não discuto nem escrevo sobre futebol :-)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Francisco, não estou alegre. Penso que ainda não ganhamos nada que já não tivéssemos ganho o ano passado. A questão central aqui é que muita gente considera que ainda não jogamos com "ninguém". Penso que têm razão. Ainda não jogamos com ninguém à altura.

    ResponderEliminar
  7. o bruno alves não é um filho da puta mas que é um grande besta é. ainda tnh de ouvir o meu homem defender que agressão é sinónimo de garra. então ser portista é sinónimo de estupidez (desculpa lá, Zé).
    quanto ao jogo em si, o jesualdo devia estar bêbedo ou provavelmente alguma luz mais forte o cegou durante todo o jogo. porque se aquilo foi equilibrado então o que dizer se o Benfica estivesse na máxima força. perdiam por quanto? 10????? viva o GLORIOSO e mais nada... o resto é treta. quem vem a seguir??? quantos são, quantos são???? =D

    onde andaste ontem? perdeste um festão no tasco da Pronúncia... ahahahahahahah :)

    ResponderEliminar
  8. Nem te vou dizer o que realmente penso sobre as discussões de futebol, mas não entendo a razão de profissionais de um espectáculo procurarem agredir propositadamente colegas de profissão, mais estupidamente ainda sabendo que estão a ser filmados até parece que se esqueceram daquele ditado tão Português que roubar só é pecado se se for apanhado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Anne, não devemos cair no insulto fácil. Isso era o que eles queriam ontem. Felizmente os jogadores do Benfica tiveram esse entendimento.

    Não se pode ir a todas...

    ;)

    ResponderEliminar
  10. LBJ, há muito que a vergonha se esvaiu de algumas caras. Infelizmente. Aquilo que dantes era classificado como vergonha, hoje é glorificado pela estupidez dos que querem ganhar através de qualquer meio.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Dylan, lembro-me:

    -das afirmações do PC e como ele acertou!!

    -da figura triste do Pratas a fugir; triste mas memorável;

    -que o JJ é sportinguista, por isso perguntei se o pai é benfiquista; Já agora, o que aconteceu ao senhor??

    -Os fdp's que lá foram costumam entrar em blogs por nós muito frequentados.

    -que o Braga, por muito que se diga que não, é de facto satélite do Porto, ao contrário do rival Vitória, um clube com espinha dorsal própria e que tem, desde os tempos do Cascavel e Ademir, a minha profunda admiração.

    -que as camisolas dos três são vermelhas!! Não gosto do City, nem do Everton e apenas tolero o Hotspurs, para falar de rivais. E então o Chelsea... Abominação! Sou fã do Liverpool desde, salvo erro, 82, estava eu no antigo 3ºanel a ver a máquina a desenrolar futebol, com Souness, Rush, Grobelaar, Dalglish e companhia. Nessa noite perdemos por 4-1, com um frango do Bento à mistura. Desde que foi possível ser membro da International Board, cá estou.

    ResponderEliminar
  12. O Benfica está poderosíssimo, quase ao nível das melhores equipas de sempre da nossa história. Quanto ao Porto, com ou sem um árbitro a roubar, em circunstâncias normais vai sempre perder contra este Benfica. 11 arruaceiros não fazem uma equipa.

    E para mim é-me indiferente o clube de origem do Jesus. Tal como aconteceu com o Simão, também ele vai ver a Luz ...

    Um abraço e saudações de glória


    Ps Eu discuto futebol lá no meu tasco sempre que me apetece, sucede apenas que gosto de rodar temas. Este ano se fizesse um post sobre cada sucesso desportivo do nosso Benfas não escrevia sobre mais nada.

    ResponderEliminar
  13. Garcia, já vi que andas preocupado com o facto de seres intelectualoide...

    ;)

    De facto, é assunto inesgotável para posts, este ano.

    Quanto à outra equipinha... É deixá-los, eles próprios hão-de destruir-se.

    ResponderEliminar
  14. Eh pá, o Cirrus já me conhece e de futebol... também não discuto, eu até acho que o campeonato só vai começar no próximo sábado!
    Agora espero realmente que o Benfica consiga fazer uma boa exibição nesta 1ª jornada!!
    :)))))

    Forte Abraço e outro para o Dylan
    ..

    ResponderEliminar
  15. Sim, com toda a certeza seria de todo imperioso começar o campeonato com uma vitória!!

    Abraço!!

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pela Taça! Foi merecida e ganhou o melhor em campo...

    ResponderEliminar
  17. Pronúncia, és uma excelente excepção. Mas não nos dês os parabéns. É certo que ganhamos, mas penso que isso, perante aquilo que se passou em campo, até acaba por não ser o mais importante...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR