quarta-feira, 24 de março de 2010

O REGRESSO DA PANTERA

Foto Google

D.António Marto, bispo de Leiria-Fátima. Ontem liguei a TV na SIC enquanto ceava, por volta das duas horas e deparo-me com uma entrevista a este personagem, em pleno Santuário de Fátima. Para dizer a verdade, fiquei agradado com muitas das coisas que ouvi D.António dizer.


Sobre a crise, teme uma explosão social “sem violếncia, mas temos os protestos, não é?”. Concordo inteiramente, vem aí muita contestação social. Sobre o convívio com outras religiões, abre as portas do Santuário a outras confissões, apesar da “matriz obviamente católica”, e até teve um ministro iraquiano, islâmico, com certeza, que “ali, em frente à Capelinha, chorou, lembrando-se certamente da guerra no seu país”.


Sobre a pedofilia, repetiu aquilo que já há muito digo: o celibato nada tem a ver com a tendência pedófila. Até porque muitos pedófilos são casados. Não conhece casos concretos na Igreja portuguesa, mas não pode assegurar que não existam. Até porque a “origem da pedofilia é... é... um mistério, não é?”. Mas, a existirem, condena-os vivamente.


O semblante é afável, o sotaque ligeiramente arrastado, mercê, provavelmente , de origens beirãs e dos estudos na Alemanha e em Roma, onde foi aluno do Cardeal Ratzinger. Gostei do senhor. Sabem bem que sou crítico para com todas e qualquer religião, mas devo confessar que gostei do senhor bispo de Leiria-Fátima.


Mas o mais importante foi ter uma sensação de feliz nostalgia quando olhava para o ecrã e não via D.António Marto, mas sim Peter Sellers. A parecença, penso, é mais que notória. Dado o cenário, cheguei a pensar que seria um novo filme, o Regresso da Pantera Cor-de-Rosa, em “O estranho caso do roubo da imagem de N.S.Fátima". Éramos capazes de ter filme...

PS: E só não digo que podia ser o Dr.Strangelove porque, apesar de se tratar da Igreja, penso que não daria um final apocalíptico...

Foto Google

6 comentários:

  1. por falar em filmes para quando as tuas "crónicas" fantásticas?
    já há muito que não escreves aí umas coisitas... :P
    adoro as tuas interpretações fantásticas da bíblia... =D
    andas sem inspiração é? :) :P

    ResponderEliminar
  2. ahahahahahah medo de quê????????

    ResponderEliminar
  3. Ri-te, ri-te... Não conheces as forças ocultas que por cá andam...

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus filmes de eleição, já vi tantas vezes e não me canso e de cada vez parece a primeira.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. LBJ, o Dr. Strangelove, presumo...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR