sexta-feira, 14 de maio de 2010

ANTES QUE VÁ DE FÉRIAS


E vou! E vou para fora do país. Por isso, antes de ir, queria deixar alguma coisa escrita, uma vez que não sei se para onde vou há net. Mas põe-se uma questão. Deixar o quê escrito? Sobre quê? Sobre as medidas de austeridade? Sobre as obras públicas? Sobre o quê?
É bem sabido que quando não encontro inspiração escrevo sobre o Papa. E o homem até está em Portugal e tudo. Portanto, terá de ser sobre o Papa. E escrever o quê, depois de tanta cobertura televisiva, tanto olho posto nesta visita? Bem, normalmente, apenas procuro as palavras ditas pelo personagem e as coisas correm bem. Há sempre motivo para clivar a minha posição face ao Papa.
Assim sendo, que posso eu relevar daquilo que já foi dito pelo senhor Ratzinger? A coisa até estava a correr bem, Bento XVI chegou a Portugal com um sorriso de orelha a orelha, pronto para colher os frutos de uma oportuna viagem a um país marcadamente católico, outrora responsável pela disseminação da palavra católica por todo o mundo. Os escândalos de pedofilia deixaram uma mossa intensa na Igreja e nada melhor que capitalizar numa casa que lhe é completamente (ou quase) fiel. Ainda antes de o Papa pôr os pés no país, já o cardeal Saraiva tinha mais uma tirada interessante, alegando que a Igreja deve tratar este problema como uma família, ou seja, lavar a roupa suja no seu interior e não na rua. Estranho sentido de justiça tem este homem de Deus. Na viagem de avião, Bento XVI terá afirmado que os inimigos da Igreja estão no seu interior, no que foi entendido como um acto de contrição, o reconhecimento de que os casos trazidos à baila pela comunicação social de todo o mundo não são uma conspiração, não são factos inventados, são uma realidade. O que só lhe ficou bem, digo eu. E estas palavras ainda mais importantes foram porque tiveram o condão de calar todas as vozes da Igreja que se levantaram a clamar por justiça, com tiradas mais ou menos ridículas, como as de Carreira das Neves ou do Secretário de Estado Bertonne.
Mas estas palavras podiam ser entendidas por todos e não apenas por estes ilustres da Igreja. Os próprios leigos, que se apressaram a apregoar a guerra santa à comunicação social e a quem falasse disto (sei bem do que estou a falar) podiam agora cair em si, consciencializar-se de que a Igreja não é infalível, longe disso, e que tem, efectivamente, pedófilos no seu seio. E pessoas que protegeram os seus actos hediondos e profundamente nojentos. Porque, de facto, quando se votou para a despenalização do aborto, quando se legislou sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo, as organizações católicas, que adoptaram nomes sugestivos ligados ao direito à vida, e à protecção dos valores da família e à protecção dos menores, saíram às ruas em autênticas cascatas de protestos, chegando a haver abaixo-assinados para impedir as leis de entrarem em vigor. Onde estais agora, seus ratos? Não dais a vossa cara para defender as crianças que ao longo de décadas sofreram nas mãos dos vossos pedófilos padres? Deixaram, por acaso, as crianças de terem direitos? Será a pedofilia um valor familiar? Onde estais, quando sois mais precisos?
Onde estão os vossos ataques homófobos e racistas, que lançastes a todos aqueles que defendem a igualdade de direitos entre iguais?
Gostaria do meu pedido de desculpas!
O Papa já borrou a pintura, obviamente. Tinha de falar, pois é mais forte que ele, nestas duas Leis, no discurso que fez na nova igreja de Fátima. Duas Leis de um país laico, aprovadas pelo seu povo e parlamento. Não foi incisivo, é certo. Sabe que não pode correr riscos. Falou essencialmente para os alienados da sua Igreja, cujo modelo de valores de família levou o mundo para onde ele está. O Papa diz que o mundo vive no Relativismo, que já não tem valores absolutos. É verdade. Nem todos os valores deste mundo são absolutos e nem sequer bons. Mas a fuga do Absolutismo apraz a alma humana. Foi para isso que lutamos como espécie. É isso que eu espero venha a acontecer nos países com ditaduras religiosas, principalmente no Islão. Esses também hão-de ver a grandiosidade do Homem no seu esplendor, errando, progredindo e morrendo, mas vivendo livre das grilhetas da religião cujas marcas nos pulsos tardam a desaparecer.
O Papa tem razão, vivemos no relativismo, tudo é relativo. Até os valores da Igreja, afinal. Servem para defender embriões resultantes de violações, para proibir (ou desejar proibir) o casamento livre entre duas pessoas do mesmo sexo, mas já não serve para defender os horrendos ataques à integridade física, psíquica e sexual das crianças abusadas pelos padres católicos (não todos, obviamente). Tudo é relativo. Os valores das pessoas ligadas a estes grupos religiosos, afinal, só servem para os outros. Para eles mesmos, já não servem.
Mas lembrem-se, vocês que acreditam na religião, que no próprio livro que veneram, aparece um personagem que acusa os fariseus de verem o argueiro no olho do vizinho, mas não enxergarem a trave que trazem dentro do seu próprio olho. São o que vocês são: fariseus!

PS: Imagem Google

21 comentários:

  1. Andei alinenada. Não vi tv, não ouvi rádio, não li jornais. Ah, e também não gosto de religião. Nem percebo como é que as pessoas se baseiam no que diz um octogenário vestido com saias brancas para guiarem a sua vida. Não gosto muito de religiões...
    Tenho pena que já não vás pra fora a tempo de evitar todo este circo. Espero que não apanhes o Papa em Paris :P

    bon voyage!***

    ResponderEliminar
  2. Sara, de facto, e pensando bem e friamente no assunto, temos octogenários aos quais ninguém pergunta nada. A este, que nunca viveu fora da Inquisição (até há 5 anos atrás era o Inquisidor), toda a gente ouve. Enfim...

    Paris?? Muito caro, minha cara. E com pouco interesse, diga-se. Mas estas férias são apenas para descanso. Papo para o ar.

    ResponderEliminar
  3. É o velho faz o que eu digo e não o que eu faço.

    Pulhas, nazis, hipócritas.

    ResponderEliminar
  4. Sandra, nem todos o serão. Mas o facto é que permanece essa imagem da Igreja. Triste.

    ResponderEliminar
  5. Boas férias (fala o fulano entre dentes e com dor no cotovelo).

    ResponderEliminar
  6. Catsone, trata lá disso mas vai a um colega. Não te deves tratar a ti próprio.

    ResponderEliminar
  7. Então pira-te e não venhas para aqui meter nojo:-)


    Quando voltares já devo estar na velha amada. Depois falamos.

    Abraço e boas férias

    ResponderEliminar
  8. Acabaste de me dar cabo do post que comecei a alinhavar ontem!
    E como 3 das ideias que lá estavam eram coincidentes com as que aqui estão, lá se foi o meu post para o lixo... Grrrrrrrr!!!!!

    E como se não bastasse ainda vens meter nojo a dizer que vais de férias, logo a mim que estou mesmo, mesmo, mesmo a precisar de ficar de papo para o ar sem fazer nadinha... Grrrrrrrrrr ao quadrado!!!!!

    Bom descanso, diverte-te e... Excelentes férias :)

    ResponderEliminar
  9. Francisco, meter nome é o meu nome do meio!!!!

    ;)

    Agora andas sempre por cá... Porque será??

    ;)

    ResponderEliminar
  10. Pronúncia,

    Quantas vezes eu não pensei nisso enquanto escrevia o post!!!! Está bem, pronto... pensei uma única vez e na tua cara a ler isto... Como não conheço a tua cara, obviamente não pensei mais nisso!!!

    :D

    Pois, férias, também tenho direito, não é? Três vezes por ano, como toda a gente... (alguém nos ouve?)

    ;)

    ResponderEliminar
  11. Pois! A minha cara ficou assim a modos que verdinha de raiva... está uma mocinha a alinhavar uma posta até às quinhentas da noite, e depois lê isto! (bem escrevinhado por sinal)! :D

    Vou ter que te processar por não teres pago direitos de autor... mas podemos sempre chegar a um acordo extra judicial (os tribunais são lentos, caros e injustos). ;D

    Mais uma vez boas férias. Também estava quase a ir de férias, mas já me deram cabo delas... Grrrr ao cubo!

    ResponderEliminar
  12. bem... que sorte que tens. isso de não ter que fazer não é para todos... :P

    quanto ao post em si, ai hôme já tou cheia de ver tanto papa na tv. é a toda a hora e em todos os canais. bem fazes tu que vais para fora.... só não demores é a voltar, os teus posts fazem falta.... :P

    boas férias e descansa mt... (só um bocadinho, vá!!!!)

    ResponderEliminar
  13. Boas férias.
    Se fores a Israel, traz-me isto:
    http://videos.sapo.pt/wIA85TN6gnR1DsKkYMo6

    AHHAHAHAHAH!

    N. B. - O Fariseu manda-te cumprimentos!

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Eusébio!

    Já não sei qual é pior. Se o dono do burro, se o burro do dono...

    Boas férias, meu caro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Pronúncia, Já te deram cabo das férias??? E deixaste?? Depois queixas-te...

    ResponderEliminar
  16. Dylan, não fui a Israel. Planeio lá voltar em breve, mas a minha mulher está algo renitente...

    Arranjas-me cada uma que eu vou-te contar...

    ResponderEliminar
  17. Anne, não é sorte, é mesmo direitos!

    Quanto ao Papa, já foi substituído pelos Incríveis e pelo Rock in Rio - coisinha pobre, este ano.

    ResponderEliminar
  18. Francisco, obrigado, foram boas, e correram bem. Hei-de escrever sobre elas.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR