terça-feira, 29 de junho de 2010

E ASSIM NASCE UM HERÓI

Portugal perdeu. E perdeu bem. Bateu-se da melhor forma que encontrou e perdeu. Não me deixa menos orgulhoso dos nossos rapazes.
Nasceu um herói. Eduardo.
Virou-se uma página, muitos disseram o adeus definitivo à nossa selecção. E só posso agradecer a todos eles.
À equipa técnica, digo obrigado pelo que foi feito. Defendi sempre que Queirós, não sendo o meu seleccionador de eleição, e independentemente das suas questionáveis opções tácticas, perdeu sempre autoridade perante tudo o que lhe foi dirigido. E se, na minha opinião, que defendi várias vezes, esteve bem nos três primeiros jogos, hoje terá tido o lapso que selou a nossa derrota. Agora que acabou, posso dizer que um ciclo novo terá de se iniciar também a esse nível. Mas será difícil haver unanimidade a este respeito. Nem o enorme Scolari a conseguiu, e este até conseguiu os resultados que se sabe.
Perdemos com a Espanha e não com o Estrela da Amadora, que me merece respeito. Estou triste, mas de cabeça levantada. Siga o Mundial e venha o Europeu 2012. Até lá digo mais uma vez: 
Obrigado, rapazes!

22 comentários:

  1. sem dúvida lutamos bem, soube a pouco porque queremos sempre mais mas acho que perdemos com honra, demos o litro até ao fim e penso que não devemos estar agora a atirar as culpas pra cima de quem for...
    é seguir em frente de cabeça erguida, como disseste e venha o euro...

    ResponderEliminar
  2. Euro, campeonato, que os outros teimam em fugir...

    ;)

    Bem, esta participação não é nem muito má nem muito boa. Foi uma participação que não desonra Portugal. E não desonra perder com uma equipa como a Espanha, que tirando o nosso orgulho ferido, é mesmo um portento. Agora que as nuvens se dissipam, já se vislumbra que as coisas nem estavam assim tão bem como isso, e começam a encontrar-se algumas justificações para alguns jogadores não renderem na nossa selecção. Talvez seja altura para uma mudança.

    Mas não é altura de atirar com culpas. É altura de erguer a cebeça e sentir orgulho. Ferido, sim, mas não morto.

    ResponderEliminar
  3. Não vamos uma vez mais dourar a pílula… O Eduardo é um herói que merecia ter sido melhor liderado e melhor secundado, se tiveste alguma vez evidencias que Queiroz sabia o que estava a fazer, diz-me que eu não reparei… Para mim é claro que este homem deve meter o lugar à disposição e que venha o Euro 2012, mas com alguém que lidere uma equipa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Jesus, defendi o Queirós porque achei que não é altura, numa fase final, de nos pormos com críticas parolas quando todos sabemos que toda a gente percebe muito de futebol mas poucos são treinadores. Ele esteve bem, digo mais uma vez, durante os 3 primeiros jogos. Errou hoje, e além de ter errado, não teve a sorte de ver Portugal aguentar o empate para pôr em prática a sua ideia. Mas sim, errou. E defendo que é altura de se virar a página. Mas encontrar culpados para quê? Para uma derrota com Espanha? Podíamos ter ganho, mas o facto é que eles têm melhores jogadores que nós e são melhor equipa. Não é altura de culpas, é altura de olhar em frente. Também não incluo Queirós nesse futuro da selecção, mas creio que ele atingiu os objectivos a que se propốs. Não vou alinhar ali com a TV, onde já se fala de crise do futebol português...

    ResponderEliminar
  5. Não vi, estava a fazer um exame à hora do jogo, e não percebo nada de tácticas (táticas agora?), mas irrita-me perder contra os vizinhos!! grrrrrr espanhóis.. :P

    ResponderEliminar
  6. Claro que não há crise no futebol Português e espero que não se caia no ridículo de envolver o governo com isto mas volto a insistir que o Queiroz se deve demitir e não concordo nada que tenha estado bem nos primeiros jogos e que hoje tenha tido azar, se calhar teve foi sorte antes ou já nos esquecemos que nos apurámos à rasquinha... E do disparate das talas do Drogba... Que se feche esta página e que se procure um lider, já que este de lider teve muito pouco e iria dizer o mesmo se Portugal tivesse chegado mais longe no Campeonato...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Sara, um exame a essa hora deve ter sido interessante... Tácticas, táticas não existe. Digam o que disserem...

    ResponderEliminar
  8. LBJ, concordo que ele deve fechar o ciclo, já to disse. Eu penso que ele esteve bem nos 3 primeiros jogos, tu pensas que não. E tu pensas que ele não teve azar e eu penso que ele errou, para além do azar. E ele próprio sabe que errou, pela justificação que deu. E é bem certo que nos apuramos à rasquinha. Mas lembra-te que muitas vezes não nos apuramos sequer. E a Suécia, país europeu com mais presenças, também não conseguiu... Como vês, é tudo relativo.

    ResponderEliminar
  9. Mas olha que o panorama do futebol português não é brilhante.

    E temos que nos lembrar antes de tudo o resto que somos um país com cerca de 10, 11 milhões de habitantes. Temos que acreditar sempre quando está em jogo o nosso país mas não devemos entrar em loucuras e demagogias. Não criamos homens/jogadores do calibre de Figo, Rui Costa, Fernando Couto, Jorge Costa, Costinha, Pauleta e por aí adiante todos os dias...

    PS: Creio que o Ronaldo já tem idade, experiência e responsabilidade suficientes para não reagir como reagiu, independentemente de ter ou não razão.

    ResponderEliminar
  10. Não me parece que haja propriamente culpados. Uns estiveram melhores que outros, isso é um facto. Em Alta: Eduardo e Fábio Coentrão, em destaque. Tiago esteve bem, o Raúl Meireles também.
    Em Baixa: Carlos Queirós e CR.

    Queirós, por me parecer que é uma pessoa que independentemente de não arriscar muito é uma pessoa que transmite um certo receio... mesmo antes dos jogos tentava arranjar desculpas para um possível falhanço (o estado da relva, as talas do Drogba, a bola e neste último e por interposta pessoa, o facto de só termos árbitros sul americanos e já termos 7 amarelos enquanto a Espanha não).

    O CR pela resposta dada a um jornalista, apesar de ser a quente, depois do jogo... Se o jornalista fez uma pergunta parva? Fez! Se o CR podia responder o que respondeu?! Não! que mais não seja pelo facto de ser o capitão da equipa, e só por isso tem que dar o exemplo.

    Onde é que a Selecção falhou? Naquilo que falha quase sempre, a capacidade de manter a calma e o sangue frio quando mais falta eles fazem... em situações de desvantagens (mas isto não é erro... é quase genético).

    O que faz falta à Selecção?! Um Líder que consiga incutir respeito, disciplina, coesão, e ambição de querer e ser capaz.
    E para isso o Queirós não serve. Ele fez o que podia com o que tinha à sua disposição (daí não o achar propriamente culpado da eliminação), mas não serve para treinador nacional... falta-lhe liderança!

    Mudou-se uma página. Espero que seja desta que o GM deixe a Federação de vez (esse sim, uma verdadeira ave negra).

    Quanto ao jogo, ganhou a melhor equipa em campo e Portugal bateu-se bem (especialmente na 1ª parte)... não há que ter vergonha no resultado. Fomos dignos vencidos!

    ResponderEliminar
  11. A Pronúncia tocou num ponto essencial: o Gilberto Madaíl há muito que devia ter dado a vaga.

    Por outro lado, despedir o Queiroz era uma estupidez e voltar à estaca zero. Acho que o "curriculum" do treinador é suficiente para calar algumas vozes discordantes.

    Por último, havia alguém que ia explodir no Mundial. Sugiro que se aliste em algum grupo extremista islâmico!...

    ResponderEliminar
  12. Noya,

    O panorama do futebol português não é brilhante, é certo, e deves provavelmente referir-te à selecção. Mas de ressalvar uma ou duas premissas:
    - estamos na ressaca da Geração de Ouro, e contra isso nada podemos fazer. Temos o que temos.
    - o grande mérito do Queirós, no entanto, foi o de "puxar" alguns talentos para a selecção que consolidaram o seu espaço e têm ainda algo para oferecer. Refiro-me a jogadores como Eduardo, Fábio Coentrão, Danny, Raul Meireles, ... e outros estão prestes a surgir como alternativas, como Moutinho, Veloso, Rúben Amorim, Ruben Micael, Varela, Armando Sá, Roderick, enfim... muitos que não puderam estar presentes. Temos um leque mais variado do que parece. E podemos e devemos esperar o regresso de grandes jogadores como o Nani e Quaresma.
    Quanto ao CR, é um temperamental e sempre há-de ser. Não sei se tem a calma para ser capitão. Aliás, isso retira-lhe, notoriamente, desnvoltura em campo.

    ResponderEliminar
  13. Pronúncia,

    Concordo com tudo o que disseste. Mas encontrar um Líder para esta selecção não é difícil. E até se poderia manter o trabalho do Queirós, que considero ser bom na prospecção de talentos e preparação da equipa. Tivemos lá o Scolari, que penso ter sido o maior líder da selecção desde sempre. Que fizemos com ele que não tenhamos feito com Queirós? Nada. Foi igual, infelizmente. Curiosamente, até o termo burro foi igualmente aplicado. Depois chora-se sobre o leite derramado. Relembro que Queirós, a seguir à saída de Scolari, era o treinador mais pretendido por todos para a selecção. Agora é burro. E tudo se cinge a um momento feliz ou infeliz. Ninguém atenta que ele teve de renovar uma equipa que está orfã das suas duas grandes referências: Figo e Rui Costa. Para não falar dos Fernandos, Jorges, Pauletas e por aí adiante.
    Quanto a Gilberto Madaíl, penso que os portugueses são ingratos e hão-de sê-lo sempre. Foi com Gilberto Madaíl à frente da selecção que subimos dos nossos costumeiros trigésimos e quadragésimos lugares no ranking para uma posição consistente nos dez primeiros, coisa a que até já nos habituamos. Foi com Madaíl que se criou a estrutura actual do futebol português, foi ele que a idealizou. Pode ter que evoluir e para isso talvez Madaíl já não sirva e Figo tenha de pegar na selecção como Rui Costa pegou no Benfica. Mas o trabalho e resultados da selecção nos últimos 20 anos também são responsabilidade de Madaíl, é bom não o esquecermos.

    ResponderEliminar
  14. Dylan,

    Como disse à Pronúncia, numa perspectiva de modernização, Madaíl terá forçosamente de entregar a Federação a outro. Mas o trabalho que fez ninguém o tinha feito antes e os resultados que obteve estão à vista.
    Quanto a Queirós, penso que poderíamos aproveitar os seus conhecimentos técnicos e colocar um novo seleccionador com outra visão táctica. Seria uma boa solução.
    Quanto ao CR, penso que ele não tem nada a provar a ninguém. Não explodiu, é certo, nem sei se alguma vez vai explodir. Mas a sua capacidade de trabalho e talento estão muito para além das dos restantes jogadores da selecção. As coisas não lhe correram bem.

    ResponderEliminar
  15. Eu acredito que está na altura de Figo, Fernando Couto e o Paulo Futre (sim, o Futre) entrarem na federação. O Rui Costa não porque como se sabe, está onde está (espero que não seja mais um ingratamente colocado de parte...).

    ResponderEliminar
  16. Noya, penso que poderás ter alguma razão. Faz falta uma visão mais moderna. O que não desmerece o trabalho de madaíl no passado e que foi meritório, basta ver os resultados que nunca antes havíamos alcançado.

    ResponderEliminar
  17. santa inocência que por aqui grassa

    ResponderEliminar
  18. Caro anónimo, antes inocente que estúpido...

    Volte sempre

    ResponderEliminar
  19. Cirrus, em parte concordo contigo, mas não te esqueças que o poder corrompe... e muitas vezes quem começa muito bem e faz coisas úteis e boas acaba a ser um paizinho tirânico em que é mais maléfico que benéfico. Saber sair na hora certa é uma virtude que não é para todos (aliás, até é para muito poucos, só ao alcance daqueles que são realmente muito bons).

    ResponderEliminar
  20. Pronúncia, por isso te digo que, se é necessário renovar, que saia. Mas não esquecer o que era a Federação antes de Madaíl. Melhor, o que eram os nossos resultados.

    ResponderEliminar
  21. CIRRUS: não podia estar mais de acordo consigo. Eu mal tinha dado pelo Eduardo, até que ele chegou à ÁFRICA do SUL...Ele sim que foi o "navegador"doutros tempos, num momento difícil; ele, o HUGO ALMEIDA, o COENTRÂO,O TIAGO...
    DE QUEIRóS eu sempre disse que era bom se trabalhasse sob as ordens de alguém, como foi o caso com FERGUSON, mas, sozinho, como treinador principal, não seria bom.
    Como diz, continuo eu também a ver os jogos do Mundial, esperando ver o Brasil na final...Outro sonho desfeito...
    Resta-nos o PEC...
    BEIJO AMIGO DE
    LUSIBERO o

    ResponderEliminar
  22. Maria, sempre temos a Holanda... Sempre são simpáticos...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR