domingo, 4 de julho de 2010

POST SOBRE O MUNDIAL!

Ah pois,só assim consigo que alguém venha ler alguma coisa por aqui. No início, até tinha ideia de que não escreveria nada sobre o Mundial. Eu, que até nem acho que as pessoas se distraem assim tanto com o futebol e estão atentas ao que se passa. Bem, entrei em várias discussões com muitas pessoas que acham o contrário, que o futebol é a distracção principal do povo e que o Governo faz o que quer nestes dias. 
É tudo muito giro, muito giro, mas vão aí pelo blog abaixo e vejam quantos posts sérios, sobre a realidade política e social deste país, eu escrevi durante o Mundial. Estão a ver? Agora comparem com o número de comentários com os posts do Mundial, que foram para aí dois... Nos outros blogs, do pessoal que se farta de dizer que o futebol é isto e aquilo e que até nem ligam e nem gostam e mais não sei o quê, só se vê Mundial por todo o lado... Decidam-se lá, porque estas coisas deixam-me doido!!
Vou falar mesmo sobre o Mundial. E estamos nas meias-finais e parece que por esta altura só lá estão quatro equipas. E três são europeias e uma sul americana, contrariando os românticos que, perante a eliminação de França, Portugal, Itália e Inglaterra, afirmaram que este seria o ano das equipas africanas e sul americanas. Em rigor, os africanos foram todos à vida bem cedo, o que se adivinhava, perante a eliminação da principal selecção de África, a França. Vai ser um Mundial europeu, mais uma vez. Os alemães empacotaram a Argentina com quatro, o que nem me surpreendeu muito, dada a má qualidade da defesa gaúcha. Além disso, por muito que Maradona tenha a minha simpatia (e sempre terá, como a figura maior do futebol mundial), isto de romantismos para além do razoável paga-se caro...
O Gana quase conseguia passar às meias finais, mas, a bem da verdade, o Uruguai é bem mais forte e tem dois ou três jogadores de imensa categoria. A Holanda, que joga literalmente em bicos de pés, e para verificar isso basta atentar nas suas duas maiores figuras, Robben e Sneijder, que parece que não fazem mal a uma mosca, pôs bem a nu as fragilidades defensivas brasileiras, apesar do esquema ultra realista de Dunga. É que isto de ter grandes jogadores a atacar é giro, mas também é preciso vê-los a defender. Coisa que não sabem.
Dos quatro semi finalistas, o outsider é a Espanha. Pela primeira vez, a Roja chega às meias finais, coisa que Alemanha e Holanda estão fartinhas de conseguir. Até Portugal já lá chegou por mais de uma vez. E a Espanha é um outsider? Campeã europeia, favorita à partida... Sim, é a única das favoritas de início a figurar nas meias finais. Mas, de longe, é a pior  (ou menos boa) das quatro selecções. Já não é a Espanha do Euro 2008. A equipa tem um meio campo muito bom, mas teima em jogar na paciência e hoje mesmo o Paraguai, não fosse um desinspirado Cardozo e um desastroso árbitro da Guatemala(?), que prejudicou no que pôde a equipa sul-americana, estaria a festejar em lugar dos espanhóis. Já com Portugal, e apesar de ter vencido bem, a Espanha ganhou com um erro de arbitragem "conveniente". Resta saber porque será que é tolerável, para a FIFA, que um presidente de uma Federação seja o responsável pelas nomeações de árbitros para o Mundial. No caso, da espanhola. Esta equipa espanhola é uma equipa interessante, mais interessante, por exemplo, que a portuguesa. Mas tem alguns problemas. O que é o Sérgio Ramos? É jogador da bola? E o Capdevilla, será também assim tão bom? Perante a infantilidade de Piqué, será mesmo um dos melhores centrais do mundo? E será que o furacão Puyol, que come tudo e todos e não tem medo de ninguém, tem a necessidade de se queixar ao árbitro de uma carga de ombro do Cardozo?
Não me parece que a Espanha tenha grandes hipóteses contra a Alemanha... Mas, que sei eu? Já me disseram mais que uma vez nestes últimos dias que sou burro a ver futebol... Mesmo tendo defendido que o Meu Benfica seria campeão este ano, logo à quinta jornada. Também me chamaram burro. 
Já agora, nos sites oficiais, o golo de Espanha contra Portugal foi retirado, pois "é propriedade intelectual da FIFA"... Mas já apareceu no Youtube...
Quanto ao resto, vejam lá se se entendem. Vejam lá se puxam assuntos da realidade social e política deste país. É que me parece que quem mais fala do povinho dos três f's mais de f's gosta.

PS: Foto Google

19 comentários:

  1. A Alemanha está forte mas estou crente no jogo da Espanha. Se bem que até era bonito ganhar a Alemanha, para verem que, e usando a metáfora, o país que têm é vencedor graças também aos imigrantes. Mas penso que ganha um dos dois.

    ResponderEliminar
  2. Das que restam, eu sou pelo Uruguai! O Uruguai (ou, como o Homer Simpson diz, "You are gay") tem o Maxi (até tem os dois do Porto) tem um craque, que é o Forlán, tem El Loco e tem um treinador carismático.

    ResponderEliminar
  3. gosto de futebol, mas faz-me mal, fico demasiado emotiva, principalmente com a selecção...
    mas continuo a defender que as pessoas se deixam distrair, propositadamente... já te disse porquê.

    e acho que descobri a razão pela qual o CR não teve uma excelente prestação no mundial... sabes que ser pai distrai a cabeça de qualquer pessoa, até do CR...

    ResponderEliminar
  4. Menina Ção, depende do jogo que a Espanha fizer, pois sabemos que jogo a Alemanha vai fazer. Está formatado. A jogar o que jogou ontem, a Espanha joga mal. Muito mal. Não joga nada.

    ResponderEliminar
  5. Johnny, penso que todo o mundo será agora um pouquinho uruguaio. Isso é sintoma de que todo o mundo os considera a equipa mais fraca mas meias. Mas essa, na minha opinião, é mesmo a Espanha. Não joga nada. Mas fizeram um bom jogo na 2ªparte contra Portugal. Foi o que de melhor fizeram. A Alemanha, pelo pragmatismo, é favorita. Para mim, a equipa mais interessante é a Holanda, que terá a sua 3ªfinal...

    ResponderEliminar
  6. Anne, eu penso que estar a ver o Mundial não quer dizer que as pessoas estejam abstraídas do resto. Penso é que há muita gente "plenamente consciente" que se abstrai a verificar se os outros estão ou não abstraídos. Ou seja, falam muito mas atentam muito pouco.

    Quanto ao CR, penso precisamente o contrário. O homem quase comprometia a vivência de ser pai por causa dos jogos do Mundial.

    ResponderEliminar
  7. Estou indecisa entre apoiar a Espanha ou a Holanda... mas como até gosto mais de Holandeses que Espanhóis, acho que na final vou vestir-me de cor-de-laranja... além disso é uma cor que vai bem com o meu tom de pele! :D

    ResponderEliminar
  8. Pronúncia, talvez a Espanha nem sequer chegue à final. É só um palpite meu...
    Não apoio propriamente ninguém, só quero ver bom futebol. Não tem sido a Espanha a fazer-me a vontade. Tem sido a Alemanha e a Holanda.

    ResponderEliminar
  9. só acho que as pessoas perderam a esperança de uma vida melhor, desta crise passar sem deixar muitos sem tecto e sem nada... desinteressaram-se da política porque vêm que são todos iguais e que não há ninguém que seja digno o suficiente para levar este país para a frente e por isso preferem agarrar-se ao que lhes poderá dar um pouco de alegria.
    infelizmente não foi com o mundial que tivemos essa alegria...

    ResponderEliminar
  10. Olha que eu gosto daquele futebol rendilhado do meio-campo espanhol. Parece uma obra de Gaudi!

    "Já me disseram mais que uma vez nestes últimos dias que sou burro a ver futebol..." - Oferece-lhe uma tesoura de tosquia! Com este calor, até sabe bem...

    ResponderEliminar
  11. Anne, ora nisso já concordo. Aliás, já estou farto de o dizer. Se querem tirar os últimos motivozinhos de interesse da vida de cada um de nós, é melhor ir desta para melhor. Porque quando a minha vida for olhar insistentemente para caras larocas como as do Sócrates ou do Passos Coelho, estou bem fodido, desculpem a linguagem...

    ResponderEliminar
  12. Dylan, veremos... Não serei nenhum génio, mas afinal alguns daqueles a quem chateei confirmaram ser aquilo que eu disse...

    ResponderEliminar
  13. Ah, ò Dylan, tu é que estás sempre em cima do acontecimento... Devia saber-lhe bem , não???

    :D

    ResponderEliminar
  14. Cirrus,

    Não posso falar mais senão arranjo mais uma frente de batalha. Para hoje, já chega...

    ResponderEliminar
  15. Frente de batalha???

    Nada disso, isso é só quando já se está em guerra aberta...

    ;D

    ResponderEliminar
  16. O problema é que hoje tentei a paz e levei com fel...

    ResponderEliminar
  17. Ah sim, e de que lado?? Onde andavas tu em guerra??

    ResponderEliminar
  18. Ok, não expliques mais... Há quem não entenda que outros podem ter outras opiniões... Eu não ponho ninguém na alheta. Além de deselegante, gosto de ouvir (ler) discordâncias. Pelo menos aprendo algo. Alguns pensam que são os maiores da rua deles. Deixa lá isso, de pulgas estamos nós fartos.

    ResponderEliminar
  19. Por acaso, nem foi isso que me incomodou muito...
    Vais acabar por achar o fio à meada...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR