quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O ANJINHO

Pedro Passos Coelho no Google

Hoje era dia de negociação. Não sei exactamente porque não resultaram as negociações. Mas fiquei a saber algo sobre Pedro Passos Coelho: mesmo que fosse uma pessoa minimamente decente, que não aparenta ser, não servia para Primeiro Ministro de Portugal. Até pode vir a sê-lo. Mas não serve. Porquê? Porque lhe falta ter algo entre as orelhas.
Então vem de lá de Vila Real o homem todo desmandado, com ideias de fazer uma revisão à Constituição, e para isso até contratou o Teixeira Pinto, sabem quem é, aquele que foi condenado por irregularidades financeiras no BCP, e não é capaz de prever que esta negociação era para o gozo? Anjinho...
Esta coisa da negociação começou logo mal. Há um sítio para se negociarem estas coisas e esse é o Parlamento. Para isso é que se vota um Orçamento de Estado na generalidade e na especialidade. Andaram para ali com segredos e segredinhos como se não fosse assunto de mais ninguém, como se não afectasse ninguém, como se ninguém precisasse de saber. Obviamente, para escapar às pressões externas, que incluem a pressão externa que devia ser mais importante nisto tudo, que é a do povo português! Quem os elege para defender os seus interesses. Sou lírico, sim, já sei.
Depois, o homem escolheu o Catroga para lá ir negociar com Teixeira. A meio da primeira manhã, alguém descreveu a reunião como uma partida de sueca. Não sei quem eram os outros dois... E alguém descreveu a tarde como calma. Parece que dormiram uma sestazinha. É evidente que a escolha de Catroga foi uma escolha possível, não a melhor. A Manuela Ferreira Leite é que queria ir, para depenar o Teixeira, mas alguém a lembrou que ela passou para o Estado o Fundo de Pensões da Caixa Geral de Depósitos, que agora se anda a pagar, e isso o Teixeira não ia esquecer, ao contrário de todos aqueles que agora dizem que a velha e incompetente Ministra das Finanças de Barroso é que tinha razão. Evidentemente, o Teixeira agora recorreu ao mesmo truque... estes laterais portugueses são uma treta, é sempre a mesma finta, porra, vão buscar o Philippe Lamm!
Há sempre perguntas de algibeira. E esta é de algibeira das moedinhas pequenas: se o orçamento é assim tão mau, porque se há-de viabilizar? Ah, para não vir o FMI... nos próximos meses. Assim só vem depois da eleição do Cavaco. O Cavaco! Diz ele que não vai gastar centenas de milhar de euros em "AFIXÃO" de cartazes... Cá para mim, é porque ele não sabe fazer a "afixão" dos mesmos, ao contrário do anjinho seu pupilo, que tinha vasta experiência nessa tarefa, e melhor seria que voltasse para lá, pelo menos fazia alguma coisa que sabe... E também talvez porque, depois da "afixão" dos cartazes, a múmia pode ficar sorridente demais, e depois o pessoal pensa que ele não se preocupa com as coisas realmente importantes, como o estatuto político dos Açores ou do Castelo de Almourol, que também é uma ilha. O homem até diz que não sabe onde estaria o país sem a sua discreta actuação. Cavaco está a perder qualidades. Afinal, já tem dúvidas, já tem medo de se enganar e até já nem sabe estas coisas! Felizmente, todos sabemos e podemos responder-lhe: o país estaria aqui na mesma, ò prelzidente! Podia era estar melhor, sem a sua "vasta experiência financeira", que no passado abateu toda a nossa frota pesqueira e ordenou cargas de polícia sobre os pescadores, para agora dizer que Portugal tem de se virar para o mar. Mandar os portugueses para o mar, prelzidente? Em que barcos? Não quis, em vez de os mandar ao mar, mandá-los à merda?
Olha, a Maria é que esteve bem e disse que não é bruxa. Há quem seja, ali por perto havia pelo menos uma, mas a primeira dama não é e fez questão de o afirmar. Senão tinha adivinhado as escutas...
Voltando ao Orçamento, este está, obviamente, mais que aprovado. O anjinho não tem outra opção e o Teixeira e o Socretino sabem disso. Negociar?! Estes gajos devem estar doidos... A única coisa que o anjinho conseguiu foi acrescentar mais uns pontinhos no juro da dívida portuguesa por mais uns dias. Pode ser que consiga que aquelas coisas importantes, como ter o leite com chocolate mais barato, ou pagar mais deduções à colecta no IRS com Títulos do Tesouro (!!!) passem na especialidade. Venham eles, sempre dão para acender a lareira. As menos importantes, como o aumento do IVA para 23% ou o corte dos salários de quem trabalha, ou a eliminação do Abono de Família, não atrapalham a consciência.  Afinal, isso são medidas para os ricos mesmo...
A propósito, o IVA do leitinho com chocolate devia aumentar para 100%. Tem chocolate, faz mal. Bebam do branco. De preferência dos Açores, que é bem bom e barato. E se bem que com um estatuto político lixado, ainda é nacional...

14 comentários:

  1. Análise fantástica e "oh so true" que até dói!

    Bem apanhada e melhor debitada, Cirrus.

    ResponderEliminar
  2. SDaVeiga, pode doer, mas é assim com todas as verdades. As memórias deste país ou são extremas ou muito curtas. Ou nos lembramos de D.Afonso ou apenas do Sócrates. Sem querer desculpar nenhum deles, muito menos o segundo, há muita história neste país que ainda não foi contada. Mas eu vou-me lembrando...

    ResponderEliminar
  3. Política errada sobre política errada. Danças políticas com o único objectivo de aparecer bem em frente às câmaras. Gente que ajudou a transformar este país naquilo que é hoje que ainda se mantém em cena, e tem a lata de vir com moralismos dizer que avisou, e que aconselhou, e que fez e aconteceu.

    Apetece-me chorar. Alguém que pegue em nós e nos encaminhe.

    ResponderEliminar
  4. Sara, exactamente, o errado em cima do errado. E os erros vêm de muito longe. E, como dizes, é preciso ter uma lata do camandro para mandar bitaites quando se contribuiu para este estado de coisas. Activamente, e não virtualmente, como alguns pretendem.

    Mas não chores. Eu acredito. Acreditarei sempre.

    ResponderEliminar
  5. Revoltada... é assim que me sinto!

    Que estou e vou pagar ainda mais por algo que não pedi, não quis, contrariei.

    Eu sei o que estes fulanos todos mereciam, mas não se pode dizer em público...

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto do Passos Coelho mas sinceramente acho que devias atentar bem era no Sócrates. Votaste no pior governante Português do pós-25 de Abril. Não era problema não saber fazer contas como a Manuela Ferreira Leite. Os resultados estão à vista.

    ResponderEliminar
  7. Pronúncia, sentires revolta é normal, mas não adianta de nada se não for dirigida. Aconselho a que aludas a essa revolta através da blogosfera. Já.

    ResponderEliminar
  8. Garcia, pelo menos às tristes figuras do PSD e do PS chamei pelos nomes. Ao Passos Coelho, tratei-o por anjinho. Ao Sócrates chamei-o de cretino. Que parte da mensagem não entendeste?

    Estás muito enganado, meu caro. Nunca na minha vida votei PS e nunca votarei. Mas digo-te que rapidamente me fartei de votar noutros partidos. Aliás, sabes bem da campanha que apoiei nas últimas eleições, que era o voto em branco. Não sei, sinceramente, qual a tua intenção ao insinuares que votei no PS, que , na minha maneira de ver a política, constitui quase um crime. Por ventura estarás a chamar-me de mentiroso?

    Espero que não.

    ResponderEliminar
  9. Caro Cirrus, este país torna-se cada vez mais cansado e cansativo. Os portugueses já não querem ouvir falar de mais nada. Já estão naquele ponto em que se estão nas tintas para onde isto vai parar.
    "Ai vamos ao fundo, é? Que se f... desde que a água não esteja muito fria que me faz mal ao reumático.."

    Estamos no ponto que os políticos queriam. Com a população portuguesa aparentemente anestesiada fazem o que bem lhes der na gana.
    É isto que temos que combater.
    É agora que devemos gritar e lutar.
    Já, antes que seja tarde demais, se já não for.
    Já tinha dito isto uma vez e quanto mais penso no assunto mais lógica lhe encontro. Devemos todos votar. Mas devemos todos votar em branco como sinal de protesto. Se não formos às urnas por estarmos fartos destes políticos, ainda vamos ter de levar com eles a dizer que o povo português não se importa como o seu País...(esses gajos importam-se tanto que até dói.)

    Agora imagina só a cara de parvo do Engº Sócrates e do Dr. Coelho com 5% ou 10% de abstenção e 70% de votos em branco...
    Qual a desculpa?

    Enfim, perdoa-me a divagação.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Cirrus, ma man, porque é que eu haveria de estar a insinuar que és mentiroso? alguma vez me viste faltar-te ao respeito? E se tivesse alguma crítica a fazer sobre ti, perspectivas provável que a fizesse no teu blog em vez de por mail entre nós os dois?

    Refiro-me apenas à forma como tu e muitos Portugueses descartam sucessivamente a direita nas suas opções de voto. Na prática, votar em branco foi a mesma coisa que votar Sócrates. O País precisava de uma pessoa de contas certas, honesta e que não gastasse acima das nossas capacidades. Alguém por exemplo que demitisse uma ministra da Saúde que só num ano fiscal fosse responsável por uma derrapagem superior a mil milhões de euros. Uma Dr.ª Manuela Ferreira Leite teria sido um voto muito mais útil do que votar em branco que na prática permitiu que este boa gente socrática se mantivesse no poder. A verdade é que tu, apesar de inteligente e informado, tomaste - em conjunto com milhares de outros Portugueses directa e indirectamente - uma decisão ruinosa para o País.

    Assobiares para o lado ou apontares o dedo ao Passos Coelho (de quem nem sequer sou fã mas que obviamente é o menos culpado desta situação orçamental) para mim não vinga.

    Respeito-te e tenho a tua opinião em boa conta, mesmo quando diferente da minha, mas neste caso acho que só te ficaria bem assumires os erros da tua análise política passada, ainda que vocacionada para um "desresponsabilizante" e fácil voto em branco.

    ResponderEliminar
  11. André Couto, o protesto faz-se, e não será exactamente isso que estamos a fazer? É o meio que temos. A revolta popular pode atingir diversos graus, mas começa sempre nos mais informados, como é o caso dos estudantes, responsáveis, entre outras, pelo Maio de 68 e Abril de 69, precursores das reformas francesas e do nosso 25 de Abril. Perante o crescente imobilismo académico a que se assiste, muito do fruto da disseminação de teorias como verdades universais, cabe-nos a nós fazermos o que pudermos. Mas será sempre o que pudermos. Pode contar com o meu voto em branco.

    ResponderEliminar
  12. Garcia, nunca me faltaste ao respeito, é certo, até ao momento em que insinuas que estou a mentir. Nunca votei sequer no PS, muito menos no Sócrates e estás farto de o saber pela minha escrita.

    O facto de adulares ou não a Manuela Ferreira Leite não me diz respeito. Lembro-me perfeitamente, por exemplo, que foi com essa senhora, que o nosso ensino superior começou o seu retrocesso inexorável, chegando ao que temos hoje. Talvez não te lembres, afinal ainda estavas longe de pensar em ingressar numa universidade. Por outro lado, uma pessoa que tanto admiras por não gastar mais do que podia e de ser ponderada, afinal, teve a mesma solução para o país que teve agora o Teixeira dos Santos: a passagem para o domínio da Segurança Social e do Orçamento de Estado de fundos privados de pensões. Ou somos coerentes, ou então não estou a ver a lógica, além de que ela, como Ministra das Finanças imediatamente antes do período Sócrates, conseguiu, como os demais, apenas deixar as contas mais agravadas do que as que encontrou. Coerência não existe quando somos facciosos, já sei, e este faccioso nem sequer é no mau sentido, deriva apenas das nossas convicções.

    Quanto ao facto da população não votar à direita, mal de nós se alguém agora pretendesse obrigar o país a votar à direita, mas a questão é falsa, pois dos 36 anos de democracia, a direita esteve no poder 18 anos, e a esquerda 20. Não percebo onde vês tal desequilibro, mas penso que as tuas noções históricas se devem limitar um pouco à tua vivência política, obviamente muito recente. Por esse motivo, sendo que estes governos de esquerda e direita se dividiram essencialmente por dois partidos, com o PSD a ser o partido mais anos no poder nestes 36 anos (basta consultar as tabelas dos governos), seguido do PS, situação que nos levou a este ponto, tenho o direito de não ser responsabilizado por isso, não contribuindo com o meu voto para nenhum desses partidos, e ultimamente, para nenhum dos partidos em Portugal. É cómodo? Penso que não, é tão cómodo como contribuir, como fazes, para a perpetuação do ciclo que nos levou à miséria, ao votar num dos dois partidos que se mostram absolutamente incompetentes e são responsáveis pela situação. Pedir desculpas? Depois de ti, se não te importas. Tu é que votas nestas merdas que temos tido. Eu não.

    ResponderEliminar
  13. Cirrus e André Couto:

    Sem querer ofender ninguém, mas qual é o propósito de votar em branco?!?
    Tudo bem que os partidos maiores são uma chacha, mas e coisas como Os Verdes, o em vias de ser PAN (Partido pelos Animais e pela Natureza)? Pode parecer utópico, mas, se nos países nórdicos, Os Verdes têm assento parlamentar, porque não mostrar a esta gente que queremos uma política de sustentabilidade e não de alternância de côr ao centro sem qualquer consideração pelo comum cidadão português?
    É tão mau votar em branco como quem vota baseado na côr: o que interessa são as pessoas e os projectos (não as promessas), mais nada!
    "Agora imagina só a cara de parvo do Engº Sócrates e do Dr. Coelho com 5% ou 10% de abstenção e 70% de votos em branco... Qual a desculpa?" - ficavam com a certeza que podem fazer o que quizerem e bem entenderem com o país que ninguém tem tomates para fazer nada acerca disso!!!
    E só para pôr mais uma acha na fogueira:
    Cirrus, achas mesmo que a maioria dos estudantes de hoje em dia se preocupa com a política que é feita além de que o aumento do IVa vai levar ao das propinas (e os papás vão começar a exigir resultados!!!) e da cerveja (catástrofe estudantil!!!)?!? Que me perdoem os que se importam, mas não acho que seja por aí que a porca vai torcer o rabo desta vez... Mais depressa se juntam as mães e os pais das famílias a baixar de classe média para baixa a olhos vistos!
    Fica a ideia...

    ResponderEliminar
  14. SDaVeiga, o voto em branco, feito de forma massiva, tira a legitimidade às eleições, e dá o alerta aos partidos que ou reformulam o sistema ou então não terão mais mama. É esse o espírito. O argumento que um voto em branco é um voto em quem ganha é tão falacioso como dizer que não votando em nenhum dos dois partidos de poder não votamos em ninguém. Não. Estamos em democracia, é necessário que esses partidos saibam que não estamos dispostos a continuar com isto, mas também é uma mensagem aos partidos pequenos, acomodados e pouco preparados para estas andanças, para que fujam aos vícios dos grandes.
    Quanto aos estudantes, sim, tem razão, neste momento os estudantes não estão virados para a política. Mas mais porque os distraem com teorias económicas e sociais falaciosas, como as que deram origem a esta crise sem precedentes. Mas não, o capitalismo é que é bom, a bolsa e os mercados é que são os deuses. Os putos saem da universidade com a ideia de que a gravata é mais importante que a caneta ou a enxada. Falem com a famosa Manuela, foi ela que iniciou este processo... Por isso é tão importante, sejamos ou não ouvidos, falar contra este sistema e seus apologistas, e ser contra aqueles que votam sistematicamente nos mesmos, que nos puseram nesta situação, esses sim, os responsáveis pelas desgraças que ainda hão-de vir.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR