quarta-feira, 6 de junho de 2012

DIREITOS HUMANOS SEGUNDO MERKLE

Ilustração Marco Joel Santos


Está quase a começar o Euro! E, como sempre, Portugal inteiro vai parar para ver a selecção jogar. Metade do país querendo vitórias, a outra metade querendo derrotas. A metade de baixo e a metade de cima. Regra geral, claro. Eu estou na metade de cima e quero vitórias. Por outro lado, a senhora Merkle não quer que os europeus se desloquem ao campeonato… europeu.
Parece que o governo ucraniano tem uma ex-governante presa, uma tal de Yulia, que deve querer dizer Mariana em ucraniano. A senhora Timoshenko (parece que é assim que se chama lá – cá é Tatiana) é acusada de alta traição por ter assinado acordos de passagem de gás russo para a Polónia e… Alemanha através de território ucraniano que aparentemente lesaram o país. Ou então está a ser apenas Putinada, o que, pessoalmente, para ela, é o mesmo. Mas lá que tem cabelo para dar e vender, lá isso tem. Acresce que é isto que os portugueses pedem para os seus políticos, mas parece que se for na Ucrânia, a coisa pia mais fino.
Vai daí, a senhora Merkle não quer que ninguém vá ao euro, pelo menos aos jogos que se realizem na Ucrânia. Curiosamente, onde Portugal vai jogar. Os primeiros jogos, pelo menos. Depois, a gente muda-se para a Polónia, porque a final é em Varsóvia. Desporto à parte, volte a política. Diz a chanceler (pessoa que põe a chancela) alemã que por solidariedade com os presos políticos na Ucrânia, particularmente a tal Yulia Mariana Tatiana, e para tentar impor os direitos humanos naquele país, se deve boicotar o Euro. Menos as equipas propriamente ditas, pois a equipa alemã, a famosa Manschaft, que quer dizer gajos chatos em alemão, está por lá e vai logo entrar com o pé esquerdo (esquerdainen pesainen).
É de louvar, diga-se de passagem, esta atitude da senhora Merkle! Subiu uns furinhos na minha consideração por defender tão bem o gás… os direitos humanos na Ucrânia e no mundo livre, já que ela é uma das líderes desse mundo livre!
Aliás, já aquando dos (e não me venham dizer que não se escreve “aquando” e sim “quando” – escreve-se mesmo “aquando”, porra!) Jogos Olímpicos de Pequim, na China, esse baluarte dos direitos humanos, a senhora Merkle defendeu os Direitos Humanos com unhas e dentes! Olha se a China tivesse algum gás a pass… se tivesse violações dos Direitos Humanos!...

5 comentários:

  1. Os Direitos Humanos perdem sempre no desafio com a política económica! Já devias saber disso!

    ResponderEliminar
  2. Bem apanhada essa da China! :-)
    A mulher é mesmo preocupada com os canos de gás... perdão, casos de abuso dos direitos humanos... ao gás!

    ResponderEliminar
  3. Malena, eu sei disso. Mas parece que há muita gente que não sabe. Pelo menos na e da Alemanha, não sabem.

    ResponderEliminar
  4. SDaVeiga, é obrigação de quem está minimamente atento a este mundo ir sabendo destas coisas e somar 2+2...

    ResponderEliminar
  5. E partilhar com quem não está atento! :-)

    Agradeço-te Cirrus! :-D

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR