domingo, 4 de outubro de 2009

A ÁFRICA AO BENTO

Foto Google

África é o chamado continente negro, designação com a qual, obviamente, não concordo, mas é conhecida por esta infeliz expressão. África tem problemas. Muitos. É um continente que mergulhou, desde há há muito tempo, numa crise humanitária tremenda, da qual, aparentemente, não consegue sair.
Mas esqueçam os problemas que pensavam que África tem. Há pessoas mais entendidas para nos mostrarem os problemas de África, pessoas que, pelo seu exemplo e abnegação, conseguem mostrar-nos claramente quais são os problemas e quais as soluções para esses problemas. Uma dessas pessoas é o Papa Bento XVI, que, numa celebração, em frente de 200 bispos africanos,teve estas declarações:


É extraordinária a declaração do Papa, uma vez que nos diz claramente que África é um pulmão, mas um pulmão doente. E aqui podemos começar a divagar sobre a causa desta doença. Talvez o tabaco, ou a gripe A ou alguma endemia africana. Puro engano, a primeira dessas razões é:


Mais uma vez, temos de nos vergar a esta extraordinária revelação. O materialismo africano é absolutamente chocante. Como podemos permitir que os refugiados que todos os dias morrem à fome em tantos países africanos tenham sequer pensamentos materialistas, como, sei lá, terem uma côdea de pão para roer? Já os pensamentos relativistas desta gente são extremamente perigosos, pois resumem-se a "Amanhã estarei vivo ou morto? Isto é tudo tão relativo!". A segunda patologia que Bento XVI refere como doença a atacar o "pulmão africano", é também gravíssimo. O Fundamentalismo religioso. Esta clarividência do Papa é uma coisa admirável e até podemos com certeza pensar que o homem está mais em forma que nunca.

Uma pessoa rodeada de todos os luxos, com sapatos Prada e carros Ferrari, morador de castelos de férias, que mobiliza um corpo de segurança mais caro que o de Obama, vem falar do materialismo que existe em África! Não que ele não exista, e sabemos que existe. E o que pensará o normal africano, se esta comunicação, por ironia do destino, lhe chegar? Será que, entre o tentar encontrar um pouquinho de comida que lhe permita sobreviver à noite e o acordar subnutrido e desidratado, não pensará "Se fosses mas é para o c#$%&/ com o meu materialismo!" O Papa refere-se a outro materialismo? O dos Governos africanos, que exploram as suas populações até à exaustão? Concordo! Então, que pare de lhes dar beijinhos em visitas de Estado e chame os bois pelos nomes, de uma vez por todas!

Já o segundo sintoma só nos pode fazer rir a bandeiras despregadas. Um homem que pregou que o uso do preservativo é uma forma de disseminação da SIDA em África, e que pregou isto em nome da sua Santa Igreja, vem falar de fundamentalismo religioso! É espantoso como estas pessoas têm a coragem para dizer estas coisas em público, ainda para mais sabendo que a maioria dos países africanos negros são cristãos ou com influências cristãs! Parece que não contente com os milhares de crentes que as suas declarações em África já podem ter matado por esta altura, este senhor continua a sua cruzada contra os infiéis, desconhecendo, por certo, que o maior deles todos é ele mesmo!

Bem podia ir pregar contra o materialismo e o fundamentalismo a estes meninos, se tivesse coragem de os olhar nos olhos:

Foto Google

11 comentários:

  1. Cirrus, como sabes não é uma personagem que eu admiro, mas se é verdade que a treta do preservativo é inacreditavel, também é verdade que ele falou em Angola que havia alguns que andavam a roubar muito e esqueciam os pobres, talvez seja isso que ele fala esse materialismo dos senhores da Guerra em África

    ResponderEliminar
  2. Tenho algo que te vai interessar no meu blog das viagens. é sobre cultura árabe.

    ResponderEliminar
  3. Forte, não duvido. É por isso que refiro que lhes pare de dar beijinhos nas recepções.

    ResponderEliminar
  4. Dylan, vi hoje na TV. Embora conheça Marvão, desconhecia que se fazia esta celebração. Não deixa de ser interessante.

    ResponderEliminar
  5. "como se puede ser tan hijo de p... de vivir en un lugar (por el Vaticano) con techos de oro mientras tanta gente pasa hambre y después va y besa la tierra de los países pobres".


    Diego Armando Maradona

    ResponderEliminar
  6. às vezes penso que o objectivo de observações como essas é fazer com que uns morram de fome e os restantes se matem uns aos outros.
    se realmente ele falava do materialismo dos que por lá governam porque não usa a sua influência para mudar alguma coisa?talvez porque não lhe dá muito jeito.

    ResponderEliminar
  7. Este fica para Despues...agora excitei-me com as características e não me posso desconcentrar.

    ResponderEliminar
  8. e viva a hipocrisia ! brbrbrbrbr

    :(

    ResponderEliminar
  9. Dylan, o Diego... muito à frente!!!

    ResponderEliminar
  10. Anne, eu realmente começo a pensar que o papa Bento tem mesmo uma agenda secreta. Quem lha anda a encomendar, já desconfio...

    ResponderEliminar
  11. Continuando, é a forma de ser deste homenzinho horripilante, não há volta a dar-lhe!!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR