quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DESINSPIRADO

Foto Google

Estou totalmente desinspirado. Não sei o que se passa, provavelmente é apenas um estranho vírus que mais não fará que passar depois de inchar e desinchar. No fundo, não é nada de grave, pois se os senhores da foto ali em cima já andam desinspirados há dezoito anos e continuam a cativar, quem serei eu para me preocupar com a falta de inspiração para escrever seja o que for? Sim, até porque estou convencido que qualquer coisa que escreva é melhor do que o Beautiful Day. E tirem daí a ideia, a foto só lá está mesmo para dizer isto. Só faço posts relativos a música sobre músicos ou artistas. À séria. Isto vai dar pano para mangas...

Quando se está desinspirado, nada melhor que escrever. Sai uma treta como esta, sem interesse nenhum, mas que serve de referencial para quando escrevemos algo melhorzinho. Fica a parecer um tratado! Mas, agora, na presente situação, escrever sobre quê? Ora bem, a maior parte das vezes, quando estou assim, escrevo sobre o Bento XVI. Sou capaz de passar horas a falar do senhor. E sempre mal. Não é que o senhor Papa não tenha coisas boas, porque tem, como o facto de às vezes estar calado (não lhe descobri mais nenhuma qualidade, se descobrirem, avisem - também gostava de escrever coisas boas sobre o Papa... está bem, talvez não...). Mas hoje não me apetece bater mais no ceguinho que não é ceguinho mas vê menos que um.

Então o que resta?? A comunicação do Presidente ao país sobre um assunto que não era assunto embora fosse grave caso fosse assunto? Não tem assunto! Poderia falar também de Polanski, e como, de repente, 90% dos realizadores mundiais passarem a patrocinar oficialmente a pedofilia, sendo que, de futuro, esta prática sexual deixará de constituir crime para passar a ser forma artística. O Bibi estava muito à frente... Mas não me parece que venha acrescentar algo ao que já foi dito sobre este criminoso... Há também notícias sobre submarinos e buscas em escritórios de advogados, muito indignados por terem sido perturbados durante graves problemas informáticos... Mas o Portas ainda agora ganhou as eleições e não quero estragar a festa...

Então o que resta? Resta aqui registar o meu pesar pelo desastre ocorrido no Pacífico Sul, nas ilhas Samoa (Ocidental e Americana), onde um enorme Tsunami (maior que o ocorrido há uns anos na Indonésia) varreu as ilhas causando um número indeterminado de mortos e desaparecidos, resultado de ondas gigantescas. Estamos tão rodeados de notícias banais e esmiuçamentos e coisas que tais que nem nos damos conta de como o planeta está a zangar-se e vai dando mostras de inconformismo com as quais todos sofreremos no futuro. Foi ontem, e repetir-se-à mais vezes no futuro.


25 comentários:

  1. Poderia-se falar também do arquiteto Frank Gehry, a quem a câmara de
    Lisboa pagou 3 milhoes de euros por um projecto de reconstrução para o parque mayer, 800 dólares por hora (seicentos e não sei quantos euros) , quando muitos trabalhadores ganham 400 por mês. Para uma obra que se calhar nem se faz.

    ResponderEliminar
  2. Pois, provavelmente, assuntos não faltam, Francisco. Mas tudo isto é tão pequenino quando acontece um desastre destes... e foi por isso que estruturei o post assim, para realmente chamar a atenção de todos o quanto estamos manipulados por uma imprensa fria, manipuladora e interessada apenas em se auto-promover, em vez de dar as notícias!!

    ResponderEliminar
  3. dá que pensar em que tipo de mundo vivemos nós, com tanta corrupção, actos hediondos que ainda por cima são apiados por figuras de "renome", notícias sensacionalistas sobre políticos e gripe A. Quando dermos por ela nem vamos conseguir o que é realmente importante e relevante para a nossa vida. ainda acabamos todos contaminados, como se nos tivessem feito uma lavagem ao cérebro. É assim que me sinto de cada vez que vejo o telejornal.

    ResponderEliminar
  4. Anne, é contra isso que luto todos os dias: pela informação pura e isenta e não pela informação que querem que nós vejamos. Algumas pessoas são cegas ou insistem em ser cegas. Eu posso sê-lo, mas esforço-me, todos os dias, por deixar de o ser.

    ResponderEliminar
  5. ao que eu vejo hoje em dia a coisa está a piorar. seria natural que com o avanço da ciência e da tecnologia, o conhecimento e a "verdade" fosse mais fácil de fazer chegar às pessoas mas por vezes parece-me que está a acontecer exactamente o contrário. E uma quantidade de jovens que eu encontro são mais puritanos e com uma mente mais fechada que a minha avó que tinha 86 anos. Completamente iludidos que só há aquela verdade, que tudo o resto está errado. Valha-nos a Internet que nos permite aceder a todo o tipo de conteúdo.

    ResponderEliminar
  6. Claro que sim, Cirrus. Nem num milhao de posts se denunciariam todas as injusticas do mundo. Essa do arquitecto foi por ter acabado de a ouvir nas noticias. Mas sim, o pior de tudo sao as catastrofes naturais, que cadavez tem menos de naturalidade, e que se matam que se fartam.

    ResponderEliminar
  7. Anne, as mentalidades fabricam-se. Hitler juntava aos milhares em Nuremberga. Hoje fazem-nos o mesmo com a TV e não só! O propósito é o mesmo!

    ResponderEliminar
  8. Francisco, estas catástrofes têm cada vez menos de natural, infelizmente. Penso que estamos a chegar ao fim de um ciclo... Ela está a regenerar-se - o que até é natural, digo eu...

    ResponderEliminar
  9. cirrus, sem dúvida.

    e é como costumo dizer. não é com a Terra que temos de nos preocupar, com todos os problemas ambientais que criamos. Esteve aqui antes de nós e continuará a estar. Nós é que podemos não estar sobreviver. É connosco que temos de nos preocupar.

    ResponderEliminar
  10. Anne, a Terra regenera-se, tem mecanismos para isso. Não será destruída por nós. Apenas uma coisa pode destruí-la, e essa é o Sol, daqui a 4 biliões de anos.
    É isso mesmo, nós é que estamos a mais, e qualquer dia, desaparecemos e ela cá ficará, pura como sempre!

    ResponderEliminar
  11. Quanto aos U2, concordo completamente contigo... depois do ACHTUNG BABY nunca mais foram os mesmos.
    Mas mesmo assim, adorava ir vê-los de amanhã a 1 ano em Coimbra.

    O mundo está louco e só mesmo a natureza para nos colocar no nosso devido lugar... ou não! :)

    ResponderEliminar
  12. Já não suporto ver noticiários por isso, pela manipulação que os media tencionam fazer à população e conseguem! Vejam o caso da gripe A:S Vejam todos os assuntos realmente importantes que deixaram de vir a público por causa desse tema:S

    [Tenho um sonho recorrente com um tsunami...ainda anteontem:S mas geralmente eu safo-me...anteontem morri... enfim!]

    ResponderEliminar
  13. Pronúncia,

    Pois, eu também penso que foi o último álbum razoável deles... e já lá vão, não parecendo... 18 anos!

    As coisas são colocadas em perspectiva quando finalmente acontece alguma coisa realmente importante - se tivesse acontecido cá em Portugal, até o cavaco e o Sócrates tinham metido as pazes.

    ResponderEliminar
  14. Adek, a gripe A é mais uma das manobras publicitárias do século!

    Tens de começar a controlar esses sonhos... qualquer dia, não acordas!!

    ResponderEliminar
  15. Passei para te desejar um bom dia e te deixar um abraço

    ResponderEliminar
  16. passei e vou voltar..gostei do espirito

    ResponderEliminar
  17. Inconstante, sê bem vinda! Volta quando muito te aprouver, aqui estás em casa.

    ResponderEliminar
  18. Na minha humilde opinião,perdemo-nos muitas vezes em imbróglios a que atribuímos "emormidade" sem fim à vista.Mas ,quando nos confrontamos com a tragédia,ali em frente,bem à vista,relativizamos este efémero quotidiano e agradecemos o sol que teima na sua graça.

    ResponderEliminar
  19. Rose, nós, os que nascemos do lado certo do Mundo, teimamos muitas vezes em ignorar o que se passa nesta esfera. A maior parte das vezes só nos damos conta da mesquinhez das notícias que nos dão, como se se tratassem de questões importantíssimas. Esta questão das escutas, por exemplo, é de bradar aos céus!!!

    ResponderEliminar
  20. Li isto num blog e acho que ilustra bem a ignorância que nos rodeia:

    900 pessoas apanham a gripe suína e toda a gente quer usar máscara.

    mais de um milhão de pessoas tem Sida e ninguém quer usar preservativo.

    podia ser outro assunto qualquer mas acho que isto é indicativo do histerismo descontrolado e desnecessário.

    ResponderEliminar
  21. Anne, o histerismo vende. E é preciso é vender!! Muito!!

    ResponderEliminar
  22. Não vi ponta de desinspiração ;) e os U2 têm sempre a mesma batida mesmo...

    ResponderEliminar
  23. Mais um homem, obrigado!

    Eu penso que sim, mas isto é como a gripe A: se nos bombardeiam com a informação, o mais certo é ficarmos engripados... Com os U2 penso que acontece o mesmo...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR