sexta-feira, 16 de outubro de 2009

INVERNO NAS COMPRAS

Foto Google

Estamos em Outubro e o Verão não dá mostras de acabar. Está calor, mais até do que esteve em Agosto, as chuvas ainda não caíram, para mal do pára-brisas do meu carro, cada vez mais um cemitério de insectos que, já em final de vida, resolvem suicidar-se. A reestruturação calha a todos, não só à France Telecom...
Naturalmente, os portugueses ainda não se viraram para as chamadas compras de Inverno. Sabem, aquelas compras em que milhões de histéricos invadem as lojas de roupas para adquirir a parka, o casaco, as botas, o cachecol e as luvas... Tudo coisas que até já temos, mas, porque agora a moda mudou a cor, ou já não se usam botas de salto quadrado mas sim redondo, ou os cachecóis agora têm de ser em algodão e não em malha, lá vão os portugueses comprar.
Pois, só que este ano, têm-se vendido mais fatos de banho que peças de Inverno!

Os lojistas já fizeram saber que isto não pode ficar assim!! E de quem é a culpa? Da meteorologia? Da crise?
Nada disso, a culpa é do Governo! E por isso é que o Governo tem de compensar os lojistas dos 400 milhões de euros que perderam (em vendas) esta época de Outono. Quem diz o Governo, diz o povo, que assim suportaria, com os seus impostos, mais um subsídio a estes iluminados!

Obviamente, quando as compras decorrem normalmente, e estes lojistas encaixam margens de lucro na ordem dos 70%, também não deixa de ser verdade que apoiam os pobres e dão subsídios a toda a gente em dificuldades, por isso é que é agora de justiça ajudar os pobres coitados. Como eu não acredito em subsídios, sugiro antes que se aprove uma nova lei, neste novo parlamento que até tem um vice-presidente do BE e tudo, chamada Lei Social da Compra de Roupa e Calçado Miníma, que estabeleça que cada português tenha de gastar, pelo menos, 123% do seu ordenado de Setembro em roupas para o Inverno. Seria uma medida estranha a muita gente, é certo, pois já é o que faz habitualmente. Mas não este ano, que ainda faz bom tempo.

Arrepiar caminho é preciso, discutam lá os pormenores da Lei e aprovem-na enquanto não vêm as chuvas. Os lojistas são nossos amigos!!

45 comentários:

  1. Então mas espera lá, então se o parlamento tem um vicepresidente do BE não vale a pena pensar nessa tal Lei Social da Compra de Roupa e Calçado Miníma porque com jeitinho ele ainda vai desprivatizar os lojistas e nesse caso passa a ser o estado a definir o valor em compras que cada pessoa tem que fazer. E quiça esse senhor não se lembra de lançar uma Lei Social de Consumo Mínimo de Substâncias Psicotrópicas. Podemos começar a pensar na quantidade diária de consumo para lançar como proposta no parlamento.
    E vê lá mas é se aprendes a jogar PES, porque és uma vergonha para a cultura dos videogamers... ;)

    ResponderEliminar
  2. Apoiado...

    Já agora, os fabricantes de guarda chuvas ainda não se queixaram?! Houve um ano que também pediram um subsídio porque o Inverno estava quente e eles tiveram quebras nas vendas.
    Razão teve o meu santo pai quando disse "Isto é que é a caça ao subsídio... então eles que fabriquem guarda sóis"!

    Cirrus, olha que as margens devem ser superiores a 70%, já que nos saldos os descontos chegam a ter essa margem e de certeza que eles não oferecem a mercadoria... digo eu! ;)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo,

    Deves pensar que passo tardes inteiras no Maçarico a jogar PES, não? Aqui trabalha-se e ouvi dizer que por aí também, mas só agora... Azar do c#$%&&$!!!!

    AHAHAHAH!!!

    Essa das substâncias psicotrópicas está bem pensada, mas temos de nos lembrar que já há muitos meninos por aí a consumi-las sem Lei nenhuma. Além do mais, muitos meninos mais usufruem de substâncias apenas trópicas nas casa de alterne por esse país fora e esses "comerciantes" não se queixam de nada nem pedem leis e subsídios a ninguém...

    ResponderEliminar
  4. Pronúncia, as margens de lucro destes lojistas chegam a ser assustadoras!!! basta veres o calçado... São margens na ordem das praticadas nos assaltos à mão armada!

    Vais ver, qualquer dia os gajos dos pára-pentes vão pedir subsídio por falta de vento!

    ResponderEliminar
  5. Não sei como calculas essas margens. Isso não é muita fruta? Acreditar nisso, seria passar-me a mim próprio um atestado de burrice. Ou então mudo já de ramo.
    Quanto aos subsídios, isso já é moda. Então na agricultura não os pedem para tudo? Quando a produção é em demasia, preferem deitar fora do que vender barato. Se chove muito venha subsidio, se seca, pedem subsidio. Quando a coisa corre bem, fecham-se em copas e ninguém sabe o que ganharam...
    Mas a culpa não é deles. Em terra de cegos...
    Parece que só na minha área é que há auditorias e inspecções. Não posso colher um simples ramo de salsa na horta. Salsa! Que não dá lucro directo. Não cobro pela salsa.

    ResponderEliminar
  6. Francosco, fazes mal! Eu penso que devias cobrar pela salsa!! E sempre podes vendê-la por coentros, os gajos por aí sabem lá a diferença!!!

    :D

    Quanto às margens de lucro, é um facto que a indústria das roupas e calçado atingem estas margens exorbitantes e não é necessário muito para constatar isso. Basta esperarmos pelos saldos, como diz a Pronúncia...

    ResponderEliminar
  7. Ouve, os saldos podem ser para escoamento de produto. Nao creio que se possam calcular os lucros reais por isso. Mas sim, acredito que tenham margens em muito superiores as minhas.

    Quanto à salsa, so dà prejuizo. Com ou sem ela, o cliente paga o mesmo.
    algum dia ainda passo a cozinhar so de agua e sal, a ver se a malta continua a comer

    ResponderEliminar
  8. Francisco, os saldos são para escoar material, sem dúvida, mas a ganhar dinheiro ainda. Se fosse só para escoar o material, metiam-no ao lixo, uma vez que poupavam nas despesas de armazenamento e de pessoal.

    ResponderEliminar
  9. Cirrus, vender mesmo a preco de custo o que de outra forma ja nao sairia, nao e perder. Os funcionarios teriam de receber com ou sem saldos e se o produto sai , mesmo a preco de custo, poupa-se tambem no armazenamento. Mas nao estou a dizer que o vendam a preco de custo. No entanto, a diferenca entre o preco de custo e o de vende nao se pode considerar toda lucro, nem pouco mais ou menos.

    ResponderEliminar
  10. Que mania de fazerem comentários completamente fora do contexto

    ResponderEliminar
  11. Mas estás a falar a sério? Querem um subsídio? E os fulanos dos distritos do norte que têm o gado a morrer por falta d'água, o que é que chega por lá?
    Mas é com cada uma!
    E depois falam mal do Rui Rio por dizer que este país é subsídio-dependente...

    ResponderEliminar
  12. Eu bem digo que tenho de ir a bruxa :-)

    ResponderEliminar
  13. Francisco, estamos a falar de margens brutas. Não confundas com resultados líquidos.

    Quanto ao Anónimo, não tem nada a ver com o que estás a pensar. Sei muito bem quem este é!!!

    :D

    ResponderEliminar
  14. Catsone, pois, pelos vistos, parece-me que sim... Que se há-de fazer? Se uns têm direito, os outros começam a pensar que também têm... É o mal do Estado Social.

    ResponderEliminar
  15. Atenção que este comentário :"Que mania de fazerem comentários completamente fora do contexto" não fui eu que o fiz ;)

    Tiago Cardoso

    ResponderEliminar
  16. Pois, so poderia ser. Mas assim por alto quem te ler referires-te a uma margem de 70%, pode achar que essa malta enriquece toda num ano :-)
    O que nao quer dizer que nao enriquecam.

    ResponderEliminar
  17. Francisco, esse é um dos problemas de algum do nosso comércio tradicional, pelo menos do mais recente.
    É o que mais se vê por cá abrirem e fecharem estabelecimentos, pois a maior parte das pessoas tem a noção de que um negócio tem de dar para comprar um vivenda e um BMW no primeiro ano!

    ResponderEliminar
  18. Lol...e eu sou baixinho, careca e assim pro entroncado. E Bruto! Imagina se era o Bradd Pitt eh eh eh

    ResponderEliminar
  19. Julgo tambem que parte da culpa passa por quererem abrir um negocio com meia duzia de tostoes, Cirrus.
    Depois nao se aguentam.
    Esses negocios nao comecam a dar lucro logo no inicio

    ResponderEliminar
  20. Pois não, se se dessem ao trabalho de, pelo menos, traçar um Plano de Negócio (e existe software muito simples e acessível para isso), veriam que qualquer negócio só cobre o investimento ao fim de três, quatro anos, alguns mais até.

    A ideia enraizada de não ser empregado de ninguém, de ser patrão de si próprio é muito típica do português, que tarde se apercebe das dificuldades de abrir negócios apenas com dívidas e não com alguma segurança. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  21. Eu acho tudo muito bem! Agora exijo que o subsídio saia do bolso de quem deixou os pobres dos comerciantes à mingua, coitadinhos! Eu, como bom tuga e afins que sou, já fiz compras de inverno e ainda tenho um recibo de um cachecol que comprei! OK, foi numa loja de capitais espanhóis, mas eu sou daqueles que gosta de comprar barato, que se há-de fazer?

    ResponderEliminar
  22. Renato, quem vi de ferias tantas vezes, tem mesmo de comprar roupas baratas porque ele nao estica.
    Estou aqui roidinho de inveja de ti!
    Quem memmandou a mim passar pelo teu tasco?! :-)

    ResponderEliminar
  23. A mim já pouca coisa me espanta,e é pena que eu gosto de ser espantada.
    Os figurinos são bem giros,sempre dá para ver as tendências...:)

    Já agora,se a gente não se encontrar,umas férias bem passadas.

    ResponderEliminar
  24. Francisco, isto de ganhar maus hábitos e mandar recados nos tascos dos outros tem muuuuito que se lhe diga! LOL

    é assim, pelintra, forreta e com vontade de conhecer o mundo!

    ResponderEliminar
  25. Renato, e fazes muito bem!! Quem, de seu perfeito juízo, consegue comprar alguma coisa desse género se não for em lojas estranjas?? Já pensaste no que te disse sobre as férias??

    ;)

    ResponderEliminar
  26. Rose, obrigado e acredito que não, não espanta mesmo!

    ResponderEliminar
  27. Francisco, agora nós:

    Invejoso, pá!!

    :D

    ResponderEliminar
  28. eh eh eh eh eh queixa-te ao capitão!
    Assim como assim, a minha reputacao ja anda nas ruas da amargura :-)

    ResponderEliminar
  29. Pois sou invejoso, mas ao menos confesso. Nao lhe digo eh pa fazes bem e tal e por tras toca a espetar alfinetes num boneco de trapos chamado Renato :-)

    ResponderEliminar
  30. O tasco é comunitário!!

    :D

    ResponderEliminar
  31. Francisco Vieira, o Bruxo!!

    :D

    ResponderEliminar
  32. eh eh eh eh eu?! Pá, já me chamaram tantos nomes...bruxo é o de menos :-)

    ResponderEliminar
  33. Não seria o que passarias a ser no caso de andares a espetar agulhas no boneco!!

    Tens andado a ver o Manuel Serrão...

    ;)

    ResponderEliminar
  34. Esse Manuel Serrao também se não nascesse...
    Tudo quanto é cromo arranja logo um lugar ao sol :-)

    ResponderEliminar
  35. Ainda não me doeu nada! venham de lá esses alfinetes!!! LOL

    Estou realmente a considerar o que será melhor?
    Roma e Veneza?
    Cairo e Alexandria?
    Guardar o dinheiro para ajudar os coitadinhos dos comerciantes?
    Ou investir numa banca de feitiçarias num qualquer centro comercial? (para esta parece-me que se arranjam sócios facilmente!)

    ResponderEliminar
  36. Francisco, confirma-se, tens visto!!!

    ResponderEliminar
  37. Renato, voa lá para Itália, mas depois visita países a sério!

    ResponderEliminar
  38. Cirrus, já vi que temos outro espalha-brasas e eu não quero responsabilidades eh eh eh

    Renato, leitura de cartas, atirar buzios é comigo. Ou pedras! :-)

    ResponderEliminar
  39. Calhaus de tamanhos variados, desde a brita 05 até penedos da Saudade!

    ResponderEliminar
  40. Eh lá! Vai com calma que eu sou minorca!

    ResponderEliminar
  41. Francisco, os homens não se medem aos palmos!! É aos centímetros!

    ResponderEliminar
  42. E aquele rodapé?
    "Bom tempo arruína comércio de roupa em 400 milhões"

    Mas pessoas só comram roupa no próprio dia em que começa a chover...? E a roupa tem prazo de validade...?

    Tudo bem, confesso. O meu cérebro não perde muito tempo com estas questões, posso estar a cair numa tremenda incoveniência...

    ResponderEliminar
  43. Ainda bem! Assim sempre me posso gabar de ter 165. Se fossem palmos, nao sei se dariam 6...

    ResponderEliminar
  44. 13, podes, mas não é o caso, penso eu! Eles querem é dinheirinho sem esforço...

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR