sábado, 31 de outubro de 2009

SAI UMA CRISE PARA A MESA 2!!!

Imagem Jornal de Notícias

A multinacional McDonald's anunciou a sua retirada do mercado islandês. Esta ocorrerá ainda hoje, último dia em que se poderá comer um dos famosos acepipes da cadeia de "restaurantes" americana.

Tendo em conta a qualidade da comida da McDonald's, diria que os islandeses se vão livrar deste mal de uma vez por todas. Como quem nunca provou, não pode dizer que é mau, eu enchi-me um dia de coragem e entrei num destes estabelecimentos. Tive alguma dificuldade em manter a apneia por todo o tempo que esperei numa fila disposta em frente a um balcão, mas se tivesse respirado o ar que estava lá dentro, teria com certeza vomitado, isto se tivesse comido alguma coisa antes.
Fiz o meu pedido, deram-me uma caixinha em celofane e um copo com tampa e palhinha de Coca-Cola e saí, grato por poder respirar e rezando que a comida não tivesse o mesmo cheiro e sabor. Em menos de um minuto, estava a comer Maranhos no Serra da Estrela. Mas quem me manda a mim inventar? Hambúrgueres com açúcar?? Mas estes gajos estão doidos ou quê? Eu pedi para jantar, não sobremesa! E eu até gosto de hambúrgueres, são uma boa alternativa quando não há mais nada para comer.

Fica a ideia de que a McDonald's não aguentou a queda da Islândia, aquele país extremamente rico (chegou a estar no nº1 dos países com melhores condições de vida), mas que afinal só era rico porque alguém se lembrou de lhes contar o conto do vigário, andavam todos com dinheiro que, pelos vistos, não existia... Coisas da vida! Mas... Tendo em conta a atitude desta cadeia de "restaurantes" (que não é censurável, apesar de tudo - estão abertos para dar lucro), que na Islândia não era bem uma cadeia, era mais um pequeno reformatório (três "restaurantes"), não seria possível dizermos a este tipo de empresas que Portugal está nas mesmas condições da Islândia?

Eu explico a ideia. A gente diz aos moços que estamos falidos e coiso e tal e que não vai haver massa para manter os negócios cá e que sim, senhor, é altura de eles desinvestirem em Portugal. Pode ser que atrás da McDonald's, vá o Burguer King, a Pizza Hut, o KFC (este então...) e essa cangalhada toda. Depois empregamos a malta em restaurantes a sério, portugueses. Só terão de aprender algumas coisas. Primeiro, o pessoal da cozinha terá de aprender a cozinhar. Pelo menos alguma coisinha... E os funcionários terão de aprender a atender mesas e não a atirar pacotinhos para cima de um tabuleiro num balcão... Vantagem seria tirar estas nódoas de péssima alimentação do nosso país! Vantagem ainda maior - evitar aquelas cenas que os putos fazem para comer um bem recheado de açúcar Happy Meal (seja lá o que isso for, não vejo felicidade nenhuma naquilo) e deixar os pais comerem em paz uma vez na vida!

Pelo menos seria bem mais tranquilo...

72 comentários:

  1. Este texto fez-me lembrar um tal de "compro o que é nosso" :D

    ResponderEliminar
  2. Acho muito bem...nao tenho nada contra a globalizacao, antes pelo contrario, mas este tipo de estrangeirices nem na terra deles fazem falta, quanto mais na dos outros.

    ResponderEliminar
  3. 13, não troco, nem de longe nem de perto, a cozinha portuguesa por qualquer outra no mundo inteiro. Então se falamos de McDonald's... não há comparação possível. Além do mais, mais do que nacionalismo, é uma questão de saúde pública.

    ResponderEliminar
  4. Francisco, isto não é globalização, é destruição da saúde dos outros!

    ResponderEliminar
  5. A última vez que fui ao Mac bateram--me na traseira do carro. Se calhar é maldição.
    Não tenho nada contra. Já lá fui algumas vezes, mas não troco um bom bacalhau (de qq jeito) por um dos "pratos" deles.
    Temos um pequeno problema em relação à Islândia: aqui estes fast-food dão lucro, e muito. Pelo que, penso, irão permanecer por cá mais um bocadinho.

    ResponderEliminar
  6. Catsone, pois o problema é esse mesmo. Se a crise nos tivesse atingido a sério, era vê-los a bater os calcanhares no dito!

    ResponderEliminar
  7. Disso não tenhas a menor dúvida!

    ResponderEliminar
  8. Já deixei de as ter há muito! Não cheira a massa, andam de frosques.

    ResponderEliminar
  9. eu até gosto da comida do macdonald's. mas é claro nãp troco uma boa refeição por um hamburger. acabo por comer naqueles dias em que não tnh mt tempo para esperar por pratos de comida a sério, principalmente quando tnh 9h de aulas seguidas. Mas sem exagero porque sei que é pessima para a nossa saúde. a minha filha até gosta mas vou com ela lá apenas uma vez por mês, às vezes nem isso. Não a quero habituada. Porque este tipo de comida vicia e mt. devido às porcarias que contêm...

    ResponderEliminar
  10. Entao mas voces achavam que essa gente vinha la de cascos de rolha para ter prejuizo? vai la vai
    Olhem eu ainda assim prefiro umas bifanas a lavrador na roulote. Pelo menos e nosso e duvido que tenha tanto "veneno" como essas porcarias congeladas que eles vendem

    ResponderEliminar
  11. Anne, com esse corpinho que orgulhosamente nos mostras, nao me consta que comas muitos big macs :-)

    ResponderEliminar
  12. Anne, como eu digo, se não houver mais nada, não enjeito um hambúrguer. Mas não da McDonald's ou do King. Os talhos fazem-nos.
    A comida deles é muito viciante particularmente para as crianças, pois adicionam açúcar a quase tudo o que vendem.

    ResponderEliminar
  13. Francisco, não são obrigados a ter prejuízos, e isso ninguém lhes pode exigir. Mas também é certo que não esperam muito...

    ResponderEliminar
  14. ahahah pois, as aparências enganam... :P
    e mt. ahahahahah
    quem me dera ser tão definifa como o que a foto demonstra. não me posso queixar mas tenho as minhas curvas.
    e Big ;ac, só com alface e molho faxabor... :) não gosto do queijo de lá. nem de picles. :)

    ResponderEliminar
  15. Pois eu so comeria o alface e os pickles...do resto que eles vendem, nepia. E as "liberty fries" entao ate me agoniam :-) aqui ha uma tartes pequeninas de fruta que vem dentro de uma caixinha, nao sei se as vendem em portugal...essas ainda escapam. Aquecoa-as e ponho-lhe duas bolas de gelado por cima, hummmm

    ResponderEliminar
  16. sim tb se vende por aqui. mas não gosto. sou mt esquisita com a comida de lá, só como meia dúzia de coisas.
    mas um sundae de caramelo com mokho extra e bolacha.... hum.....
    ia bem!!! ahahah

    ResponderEliminar
  17. Gulosa! Vou ampliar a foto a ver se consigo ver celulite nas coxas :-)
    Com tanto acucar...

    ResponderEliminar
  18. Estes dois devem estar a pensar que estão numa consulta do nutricionista...

    ResponderEliminar
  19. Sim, sim...nega la que ja ampliaste a foto, captain :-)

    ResponderEliminar
  20. ahahahah és lixado Francisco. Mas esta foto deve ter carradas de photoshop. se bem que ainda há mulheres que têm a sorte de não ter celulite... não sei como mas não é mito não... ahahah

    ResponderEliminar
  21. eh eh eh eh Anne, vamos mudar de assunto que o capitao ja largou a boca :-)
    Falemos entao de...tolhas de banho as listras brancas e amarelas

    ResponderEliminar
  22. Lol, oh cirrus, segue os comentarios, amigo :-)

    ResponderEliminar
  23. Francisco, a conversa está animada e não é necessário que parem.

    Eu segui os comentários, sei muito bem do que estão a falar... Qual foto??

    ;)

    ResponderEliminar
  24. Prefiro cores quentes, mais laranjas castanhos ou vermelhos... :)

    ResponderEliminar
  25. Bem, eu para dizer a verdade, a toalha ate nem fazia ali falta nenhuma naquela foto, fosse ela de que cor fosse.
    Cirrus, eu antes tinha dito a anne, uma vez que ela falou em comidas do Mac,que ia ampliar esta fotto dela, a ver se descobria vestigios de celulite :-)

    ResponderEliminar
  26. Quem nunca entrou num McDonald´s que atire a primeira pedra, aliás, a primeira batata frita!
    Não tinha piada se todos gostássemos da mesma coisa.
    Sem dúvida que o valor nutritivo desta comida deixa muito a desejar mas também não é para fazer disso um hábito diário.
    A questão islandesa é compreensivel. Sendo um país, onde a maior parte do terreno é desabitado devido ao clima agreste, nunca teria hipóteses de abrir mais lojas.

    ResponderEliminar
  27. Dylan, até eu já entrei num. Não fui capaz de comer, mas já entrei. Gostos não se discutem, mas a comida deles, na minha opinião, não só não é boa como é nefasta para a saúde. E tens razão, não é para fazer daquilo um hábito diário. O problema é que muitos fazem.

    Quanto à Islândia, a coisa mede-se por outro ângulo, na minha opinião. Eles não disseram que não iam abrir mais lojas, disseram é que iam fechar as que tinham, pois a "desvalorização da moeda" tornou incomportável a sua manutenção. Não são obrigados a dar prejuízo, é óbvio.
    E como o país foi ao charco, não há quem coma fora... Compreensível.

    ResponderEliminar
  28. Cirrus, boa noite! Vou-me mascarar de careca baixinho e cair na gandaia :-)

    ResponderEliminar
  29. é triste que os pais dão 3€ aos putos e eles têm uma "refeição" completa de gordura e ficam delirantes...
    cabe-nos a nós (falando no papel de mãe) limitar esses "happy" moments

    ResponderEliminar
  30. Inconstante,
    (permite-me Cirrus), tem a amiga muita razao.
    Ainda ha pouco tempo escrevi sobre o tema, dando como testemunho a minha querida Mae, que criou a mim e as minhas irmas num sistema muito diferente do que assisto hoje. E nao me venham com a treta de que os tempos sao outros, porque os tempos sao as pessoas que os fazem.
    Na casa da minha Mae nunca foram dois tachos ao lume na mesma refeicao. Comiamos o que ela cozinhava e sem queixumes.
    Aos putos de hoje, so falta apresentar-lhes um menu, antes de cada refeicao.
    Bom domingo para si

    ResponderEliminar
  31. Inconstante, sem dúvida que devemos talvez limitar as crianças nesses anseios. Mas será fácil fazê-lo quando assistimos a adultos constantemente a deliciarem-se com a mesma coisa?

    ResponderEliminar
  32. Francisco, vai da educação. Em minha casa ainda é assim hoje. Comemos o jantar ou o almoço, não comemos os pratos que cada um desejar. E tens razão, não são sinais dos tempos. São sinais de má educação.

    ResponderEliminar
  33. Oh! Pensei que era... porco!!!

    ResponderEliminar
  34. Porco Donald??? Estás doente ou quê?? Foi a noite americanoide que te deu a volta à cabeça?

    ResponderEliminar
  35. Que noite americanoide, qual quê?!!!

    NÃO ANDEI A FESTEJAR A NOITE DAS BRUXAS...

    MacPorco, porque a comida é altamente gordurosa, hipercalórica e sabe Deus (Rá, para ti) que mais e, como se não bastasse... cheira mal!

    ResponderEliminar
  36. Bem, isso já eu tinha dito no post...

    ;)

    ResponderEliminar
  37. Por ter lido o que disseste no post é que falei no porco... e não, este não tem nada a ver com o que tu roubaste, engordaste e depois... morreu de velhice precose!

    AHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderEliminar
  38. Juro que morreu de velhice. Precoce, mas velhice! A minha mãe é que disse que um porco de dez meses já é velho. Logo, foi morte matada de velhice precoce com assistência. Foi tipo eutanásia... ou porcanásia...

    ResponderEliminar
  39. Ou... suinásia?!!!

    E os rojões?! E os chouriços?! E o presunto?!
    Isso é que interessa! Eram bons?!...
    Desses comia e com muito gosto...

    ResponderEliminar
  40. Sei lá! Acho que os comi por uns tempos! Eu só pedi 5 kgs de fêveras para ir passar uma noite na praia como os amigos! Lá tivemos de ir roubar lenha...

    ResponderEliminar
  41. Bem! Esse porco rendeu...

    Nic-pic na praia?! 5 kilos?! Ou vocês eram muitos ou então eram comilões... ;)

    Roubar lenha?!
    Com tanto "desvio", vocês nunca foram "convidados" da GNR?!...

    ResponderEliminar
  42. Éramos cinco! Mas depois apareceram uns convidados (as) e a coisa foi-se gastando. Noite de S.João era quase sempre assim... Os banhos nocturnos abrem o apetite.

    Nós tínhamos uma boa relação com a GNR. Eles não chateavam e a gente não fechava as ruas à noite com os pinheiros das serrações... Era mais ou menos assim que funcionava... Quando não, arrancávamos um sinal de trânsito inútil que lá havia e encostávamos à porta de casa do guarda... inclinado para dentro...

    Bons tempos!

    ResponderEliminar
  43. Não é por nada, mas assim de repente começo ater pena da GNR de Paramos... ;)

    ResponderEliminar
  44. Bem, a GNR não era de Paramos, era de Espinho. Tive que lá ir algumas vezes... Mas os guardas eram de Paramos. Não tenhas pena, eram todos bons rapazes, nós e eles!!

    Já os de Esmoriz, com excepção dos mais antiguinhos, eram todos uns bons $#&$%#&$&#&/%&&!

    ResponderEliminar
  45. Pois! Estou a ver... tráfico de influências entre Espinho e Paramos...

    Já em Esmoriz a coisa piava mais fino... não havia cá "cunhas"!

    Afinal, as minhas suspeitas de que terias sido "convidado" da GNR, sempre eram fundamentadas... :D

    ResponderEliminar
  46. Nada disso! A rivalidade entre Paramos e Esmoriz foi sempre conhecida e estendia-se às autoridades!

    Nunca fui convidado da GNR, como dizes. Fui lá algumas vezes pagar multas de permanência em estabelecimento fora do horário de funcionamento. Quando saía do trabalho, às três, ia para um café perto de casa jogar para ganhar mais uns cobres para as propinas... A GNR às vezes aparecia por lá... Às cinco ou seis da manhã. Uma vez, entraram no café para tomar o pequeno-almoço e apanharam-nos a jogar forte...

    Bons velhos tempos!!! As saudades!!

    ResponderEliminar
  47. Pelo que vais contando aqui e ali, diria que a tua vida não deve ter sido nadinha monótona... tens muito material para muitos post's, já pensaste nisso?!

    ;)

    ResponderEliminar
  48. Estava naturalmente a brincar, mas aí estou contigo - e nem é nacionalismo -, também não a troco por nenhuma outra.

    ResponderEliminar
  49. Pronúncia, posts sobre snooker? Não é jogo para todos...

    ResponderEliminar
  50. 13, naturalmente! Mas entendo que possa parecer contraproducente com o post do Compro o que é Nosso. Mas no outro nunca disse que não devíamos comprar português, apenas que não devíamos comprar apenas e exclusivamente português - há uma diferença.
    No caso da comida, há coisas boas por esse mundo fora, que devemos experimentar. McDonald's não é uma delas...

    ResponderEliminar
  51. Olha, onde é a aterragem?

    Só naquela...

    Pah, apesar de saber que tens razão eu gosto da comida de Mac Donalds! Pronto, não é todos os dias, mas às vezes gosto... Se eles se vão embora e eu? Eheheheh.

    Mas precisariam de cozinhar, e servir às mesas, e esboçar um sorriso sim! Eu já trabalhei no Mac, e confesso que aquilo não é vida nem trabalho para ninguém. (Além de estupidificar... Deve ser da gordura...)

    ResponderEliminar
  52. Jane, qual aterragem?

    Eu também não como no Serra todos os dias, o meu colesterol disparava de certeza!!

    ResponderEliminar
  53. "LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR"

    Se levantamos voo aterramos! Ou não?

    Eheheheheh

    Mas certamente comer no Serra produz um colesterol bem mais saudável. Ou pelo menos mais Nacional. :)

    ResponderEliminar
  54. Jane, quando levantas voo ao som deles, nunca mais aterras. Comigo foi assim há 30 anos e não aterrei ainda!

    :D

    ResponderEliminar
  55. Upss...

    Eles quem?

    Suponho que devia saber de quem falas...

    :S

    ResponderEliminar
  56. É só olhar para os videos. Um é contra a censura, o segundo é deles e o terceiro é se uma banda escolhida por mim em rotatividade. Ali, na barra lateral, olha lá para o vídeo do meio e vê de quem é...

    ResponderEliminar
  57. Pink Floid!

    Acertei?

    Tenho prémio?

    Pode ser um Happy Meal pode?

    Eheheheheh

    ResponderEliminar
  58. Não há hipótese de levares deste blog um Happy Meal. Só se for mesmo uma costeleta maronesa...

    Por falar nisso, tenho que ir um dia destes a Vilarinho da Samardã comer uma. E vai ser esta semana, está visto.

    ResponderEliminar
  59. Pode ser!

    Aceito.

    Pagas tu, claro!

    Tem é que haver batatas fritas. Daquelas home made, ou restaurante made, whatever.

    Mnhammm

    ResponderEliminar
  60. Uma costeleta à maronesa com batatas fritas? Está para ser o dia!!!

    :D

    Nada disso, é servida com legumes salteados e tens duas opções para acompanhar: o fabuloso arroz de castanhas ou então as batatas a murro na brasa! se escolheres as batatas, mete azeite transmontano (daquele bem ácido) com fartura! Tudo num prato a ferver e está servido!

    Costeleta de vitela Maronesa, uma das melhores carnes do Mundo, com batatas fritas... nada disso, não se estraga a perfeição!

    Já agora: Adega dos Passos Perdidos. Vem na net!

    ResponderEliminar
  61. Ai meu Deus, Cirrus, estás a fazer-me sofrer...

    Eu não vejo nada na net eu, ainda fico pior.

    Sniff

    ResponderEliminar
  62. Então, tens boa solução - vais a Vilarinho da Samardã e experimentas por ti própria...

    ;)

    Há pouquíssimos restaurantes autorizados a vender este tipo de carne, por isso o melhor é ir lá direita...

    ResponderEliminar
  63. Não sei onde isso fica e estou um petit longe...

    :(

    ResponderEliminar
  64. Vilarinho da Samardã fica pertinho!!!

    É na Estrada Nacional 2, à saída de Vila Real, na direcção de Chaves!

    ResponderEliminar
  65. Fica mais perto do que Lisboa realmente.

    Mas fica pertinho do quê?

    Eheheheh

    ResponderEliminar
  66. Então, a costeleta é de Carne Maronesa, logo, fica pertinho do... Marão!! Se bem que fique na encosta do Alvão. E a vista??? Ai a vista!!!

    ResponderEliminar
  67. Ai...

    Estás a por-me à beira das lágrimas.

    Eu vou sair de mansinho daqui.

    Até ao próximo post, porque sim,

    I´ll be back!

    [Gargalhada grotesca]

    ResponderEliminar
  68. Volta quando quiseres, és bem vinda!!

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR