terça-feira, 20 de outubro de 2009

SER PORTUGUÊS... OU NÃO?

Foto Google

As recentes afirmações de Saramago, esse enorme vulto da cultura portuguesa e mundial, que, na minha opinião, não escreve uma de jeito (mas essa é a minha opinião, tenho de ressalvar, se não batem-me com paus e pedras...), sobre uma coisa tão séria como a Bíblia não merecem a minha reflexão. Não? Não merecem? Não, não merecem. Ou só porque o senhor abriu a boca eu tenho de ouvir e tecer os meus comentários? Pfff... nem por isso, é coisa que me passa completamente ao lado, ele deu a sua opinião e eu tenho a minha, não preciso de estar nem a favor nem contra.

No entanto, nem todos são da mesma opinião. Na foto, aparece o Mário David. Quem é o Mário David? Pois, é natural que ninguém saiba. É um dos deputados enviados pelo PSD para Bruxelas, ou seja, deve ser um daqueles políticos que nem para estar em Portugal a fazer política servem. Acresce que o senhor foi proposto para Vice-Presidente do Parlamento Europeu pelo PPE, o que só atesta que, de facto, deve estar inserido no grupo dos bur(r)ocratas europeus. Mário David, com a sua proeminência política, é pessoa a que todos os portugueses dão ouvidos com certeza. Pelo menos a cera dos ouvidos, nós damos. E Mário David anda triste. Mário David anda inquieto. Mário David teve de se pronunciar sobre o caso Saramago ou então explodia - e dada a envergadura do senhor, podia ser caso grave.

Ora Mário David faz-me lembrar outro Mário, também bonacheirão e com bochechas, mas apenas fisicamente. O nível de estragos que Mário David pode fazer não se compara com o do outro Mário. Seja como for, ficamos hoje a saber que Mário David está envergonhado! Diz o senhor que Saramago, há uns anos, ameaçou rejeitar a cidadania portuguesa, e que na altura, achou muito mal. Mas, agora, acha muito bem e até aconselha o escritor a fazê-lo rapidamente, pois sente-se envergonhado com o facto de um escritor português ter proferido alarvidades contra o Livro Sagrado, a Bíblia. Mário David (é nome engraçado, quase assim a modos que de estrela pimba!) sente que Saramago não pode escapar impunemente com todo o tipo de impropérios.

Mário David anda mal informado, o que é natural, sendo deputado europeu. Primeiro, Saramago já não é português há muito tempo. Bem ou mal (no meu entender, nem há margem para dúvida), desde que recebeu o Nobel e tanto repreendeu os portugueses acerca de não se dizer Nóbel mas sim Nobél, Saramago passou a fronteira nacional para se estabelecer como figura mundial. Segundo, o homem mora em Lanzarote, um rochedo perdido no meio do Atlântico. Por opção e não por necessidade. Terceiro, o facto de ter dito que a Bíblia é um manual de instruções para se fazer o mal não quer dizer que o seja. É apenas a sua opinião.

Tenho para mim que o Antigo Testamento é, de facto, a antítese de tudo o que é correcto. Um autêntico retrocesso intelectual e civilizacional. Um livro que ensina a quem podemos escravizar não pode ser bom. Mas isso, de facto, não invalida a mensagem bem mais positiva do Novo Testamento, centrado na figura mítica de Jesus Cristo, ainda que não se possa provar a sua existência histórica. Saramago refere a Bíblia, não refere o Antigo ou Novo Testamento. Talvez esteja a ser radical demais, mas temos de nos lembrar que Saramago é ateu, profundamente radical do ponto de vista político e que as suas opiniões são as opiniões de um escritor essencialmente politizado. A sua vertente marxista-leninista radical não o deixa fazer juízos religiosos com o rigor desejável. Mais uma vez, é a minha opinião.

Mas Mário David vem dar a luz à minha existência! Mário David é o meu herói, porque me fez cair em mim. Mário David veio a terreiro dizer, para quem quiser ouvir, que português nenhum tem o direito de duvidar ou criticar, quiçá até talvez mencionar as Sagradas Escrituras, sob pena de não ser um bom português! Deus, Pátria e Família!!! Salazar, Salazar, Salazar!!! Futebol, Fado e Fátima!!! Não tarda muito e ainda vamos ter os putos todos a rezar um Pai Nosso antes das aulas e a dar graças a Deus pela existência do nosso salvador, Mário David!!

Escusado será dizer que eu próprio brinco com as Escrituras. Não por gozo para com as pessoas religiosas, mas para com a religião em si mesma. E devo lembrar ao deputado Mário David que Portugal é um país laico? Devo recordar-lhe que, em Portugal, não existem apenas pessoas com profundas convicções religiosas? Que quer fazer com todos esses? Enviá-los para o fundo do Atlântico? Queres ver que o Portas comprou os submarinos mesmo a tempo de me salvar da morte certa, da sentença proferida por este profeta dos tempos modernos? Eu nem aprecio o Saramago, acho-o um péssimo exemplo de escritor e (à vista, não o conheço pessoalmente) fraca desculpa de ser humano. Mas isso não impede que ele possa exprimir a sua opinião livremente. E não insultou ninguém, o mais que possa ter feito foi adjectivar um objecto que, por mais sagrado que seja para muitos, não o é para a maioria dos seres humanos deste planeta. Não esquecer este facto: nem todos somos cristãos - nem os portugueses e muito menos o resto da Humanidade, Sr Mário David! O senhor não é mais português que eu, garanto-lhe, por ser seguidor de uma religião.

23 comentários:

  1. Muito bom texto!

    De facto esse Mário David perdeu uma boa oportunidade para estar calado. E também não simpatizo com o Saramago.

    ResponderEliminar
  2. não podia concordar mais.. eu já vou para o inferno por ser a pecador que sou. mau era se agora tinha de sair da minha amada pátira. :)

    não percebi o teu coment ao post-it... ??????

    ResponderEliminar
  3. não sabia que eu agora sou um bebé chorão. :) e ainda para mais do ps... ahahahah :)
    ok eu não sou gomes. mas é uma especie de alias. :)

    ResponderEliminar
  4. São opiniões, cada um tem a sua, e há algumas que gosto de ouvir (e até as peço) e outras que me irritam, porque acabam por me entrar pelo cérebro dentro sem eu pedir nada. Gosto de ler blogs para saber opiniões de outros, de vez em quando vejo debates para conhecer argumentos de opiniões opostas. Agora uma opinião (mesmo de um escritor que ganhou o Nóóóóóóbel) que ninguém pediu ser a notícia mais badalada do dia, e as respostas indignadas serem ainda mais noticiadas acho que não. De manhã preferia ter ouvido nas notícias o estado caótico do trânsito em Entrecampos do que a opinião do Saramago.

    (E já agora, ninguém pediu a minha opinião, mas como não corro o risco de amanhã ela ser notícia, tomo a liberdade de dizer que não simpatizo nada com o Deus, os profetas e ensinamentos do Antigo Testamento. No Novo já é tudo mais colorido e simpático).

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Cada vez estamos piores. Com Nóbel ou sem Nobél, o homem tem direito a sua opiniao. Os senhores da Igreja continuam a arranjar lenha para se queimarem.

    ResponderEliminar
  6. Afectado, muito mal o estado desta democracia quando se diz uma coisa destas! Nenhum português é obrigado a ser cristão, digo eu!

    ResponderEliminar
  7. Anne, vais para o Inferno? Porquê?

    ResponderEliminar
  8. ADEK, por acaso, perguntaram a opinião ao homem. Ele deu-a. E quem lha perguntou já sabia qual era a resposta...

    ResponderEliminar
  9. Francisco, parece que não vai haver reacção oficial do Vaticano, agora que está mais preocupado a aceitar padres casados. Mas a Igreja portuguesa já reagiu ao seu melhor estilo.

    ResponderEliminar
  10. entao? eu sou uma pecadora porque sou uma descrente, uma infiel... :P

    ResponderEliminar
  11. E porque achas que vais para o Inferno? Aliás, o que te leva a pensar que existe tal lugar??

    Não foi o meu post de há uns tempos, pois não?

    ResponderEliminar
  12. Esse Mário não-sei-quê devia era ser excomungado da religião que professa.

    ResponderEliminar
  13. Victor, de acordo!

    Bem vindo!

    ResponderEliminar
  14. acho que sim. convenceste-me. :) mas não me importo. a tua visão de inferno até é bem motivadora. :)
    ahahahahahahah

    ResponderEliminar
  15. Muito fixe, o Inferno de Cunhal!!! Cool place!!

    ResponderEliminar
  16. Herege!!!
    E o Saramago conseguiu: agitar águas. Tal como tu não vou muito à bola com ele, mas é a sua opinião.
    Este tal Mário, caiu do céu e como um anjo do Senhor vem pôr tento na língua dos ímpios.

    ResponderEliminar
  17. Um polémico ao seu melhor estilo!

    A Igreja a vociferar como já lhe é habitual e como lhe competia!

    O eurodeputado perdeu uma oportunidade para estar calado

    E nós a aguentarmos com a polémica que em nada contribui para a nossa felicidade...

    E assim vai o rectângulo!!!

    ResponderEliminar
  18. esta polémica é tão hipócrita! tão hipócrita que parece a própria igreja!!! olha eu tambem devo ir para o inferno quase de certeza !!


    bj
    teresa

    ResponderEliminar
  19. Catsone, um verdadeiro Profeta!!!

    ResponderEliminar
  20. Pronúncia, fala por ti! Eu penso que a liberdade de expressão é um direito de todos, e não temos de aguentar com ataques da Igreja sempre que se fala dos seus dogmas! Esta discussão, ou polémica, como lhe chamas, é mais importante do que parece!

    ResponderEliminar
  21. Teresa, opta pelo Inferno do Cunhal!! É um sítio giro!!

    ResponderEliminar
  22. Cirrus, claro que falo por mim, sempre que comento é nessa condição como não poderia deixar de ser.
    É evidente que todos temos direito à liberdade de expressão, que eu tenha notado, nunca afirmei o contrário em lado nenhum.

    Mas também há o direito de quem se sentir ofendido com essa liberdade de expressão dizer o que lhe aprouver para se justificar, que mais não seja ao abrigo dessa mesma liberdade de expressão.

    E o deputado também tinha o direito de dizer o que disse, independentemente de eu ou alguém acharmos que perdeu uma oportunidade para estar calado.

    ResponderEliminar
  23. Pronúncia, é diferente dar uma opinião sobre um livro, por muito sagrado que seja, e dizer que se tem vergonha que fulano ou sicrano seja português!! Atenção às distâncias! E atenção que Saramago é uma pessoa conhecida e reconhecida no estrangeiro, enquanto que o Mário David pensa que é. Por aqui chega a notícia, admito que falseada, que "Saramago está a ser censurado". E não há a tentativa de tal?

    Por outro lado, aqui assiste-se a um capítulo de uma luta milenar, entre o poder secular e o poder religioso, é muito mais isso que uma birra de qualquer dos lados envolvidos.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR