sábado, 5 de junho de 2010

21 ANOS DE POUCO PROGRESSO

Fez por estes dias 21 anos que os factos da foto ocorreram, imortalizados como os Sete Dias de Maio. Daí para cá, pouco mudou para os lados da China. Tanto ou tão pouco que até a vigília para tristemente celebrar o massacre de Tiananmen teve de ocorrer em Hong Kong, proibida que foi em Pequim. Há regimes que parecem perpetuar-se no poder. Mas não passa de uma ilusão. Também esses hão-de cair.
Na esfera de influência do governo chinês vão acontecendo outras coisas. Como as provocações norte-coreanas ou essa notícia absolutamente terrífica que é o facto de Myanmar, a antiga Birmânia, parecer estar a desenvolver armas nucleares. Depois de países que fugiram ao controlo da Agência Atómica terem desenvolvido ou adquirido armas nucleares, como a Índia, o Paquistão, Israel, provavelmente a Coreia do Norte e perto disso o Irão, poderemos agora estar na presença de mais um país beligerante ou repressor pôr as suas mãos neste tipo de arsenal. Faz-me pensar que a loucura do homem não é pôr-se em frente de um tanque. É construí-lo.

PS: Foto Google

6 comentários:

  1. E já passaram 21 anos...

    Nos tempos que correm, começo a perguntar-me se a capacidade de destruição do Homem não será superior à sua capacidade de construção... Os exemplos estão aí, e cada vez são em maior número e mais assustadores.

    ResponderEliminar
  2. e o problema é que efectivamente não há nada que posse ser feito, por nós, mas sim por quem detém o poder de controlar politica e financeiramente esses países. num mundo de interesses como o de hoje em dia, haverá certamente algum interesse em que esses países desenvolvam esse tipo de tecnologia...

    ResponderEliminar
  3. Pronúncia, seria contranatura que a capacidade de construção do Homem fosse superior à sua capacidade de destruição. Provocaria um desequilíbrio igualmente catastrófico. Não percebo é que países como Myanmar se preocupem em adquirir bombas nucleares. Mas... quem quer aquilo??

    ResponderEliminar
  4. Anne, é certo que o mundo se desorganizou de tal forma que os interesses financeiros controlam todos os outros. Basta olhar para os acontecimentos recentes e perceber onde estão os agiotas. E temos a origem do problema. É simples. Mas depois há os lunáticos, que de forma isolada ou associada aos interesses financeiros, conseguem ir além na escala da estupidez. Basta olhar para o problema do Médio Oriente para perceber isso. Dos dois lados há lunáticos, e vai ganhando o lunático agiota...

    ResponderEliminar
  5. Se a China fosse um País muçulmano indefeso há muito que já teria pago de outra forma Tianamen e outros crimes contra a humanidade. Só que contra a China, pelo poderio militar e económico, é difícil levantar a voz.

    O caso do Tibete é paradigmático.

    ResponderEliminar
  6. Pulha, estás mais que certo. Apesar de ser uma evidência, há que ter uma certa coragem para o dizer dessa forma.
    E, no entanto, muitos pagam até por aquilo que não fazem.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR