sexta-feira, 25 de junho de 2010

A MELHOR EQUIPA DO MUNDO

Jurei a mim mesmo que não escreveria sobre o Mundial e da nossa participação. Mas perante as enormidades que aqueles que não fizeram essa jura vêm escrevendo, vou faltar à jura. Ainda bem que não jurei por cima de nada importante.
Antes de cada jogo de Portugal, passo pelos blogs que vêm escrevendo sobre o assunto. O ódio à nossa selecção é imenso. A falta de amor e patriotismo é atroz. Antes de cada jogo, prevêm-se coisas interessantes. Antes do jogo com a Costa do Marfim, dizia-se que íamos ser atropelados pelos elefantes. Antes do jogo com a Coreia, ninguém acreditava na vitória de Portugal. Antes do jogo com o Brasil, íamos levar uma pinga... Como nada disto se confirmou, concluo que ou as pessoas que vão escrevendo são burras que nem cepos ou então têm realmente ódio à selecção que representa o seu país.
Relativamente ao jogo de hoje, ouvi coisas interessantíssimas. "É uma vergonha". O que é bem verdade, as vuvuzelas são uma vergonha. Mas é bom ver que jogar com a equipa nº1 do ranking da FIFA, o Brasil, que antes do jogo começar nos ia trucidar, e empatar, tendo francas hipóteses de ganhar, com uma 2ªparte impressionante, foi uma vergonha. "Sim, sim, mas o Brasil jogou sem Kaká, sem Robinho e sem Elano!". Ou seja, jogaram com oito... Mas devo recordar que nós jogamos sem Deco, sem Nani e sem BOSINGWA!!! Ou seja, também jogamos com oito, pelos vistos. Tendo em conta que as opções de Carlos Queirós incluíram Pepe, Ricardo Costa e Duda, opções que ninguém ousa sequer compreender e das quais os maiores entendidos dizem terem originado que Portugal jogasse com menos três... Porra, jogamos com cinco!! E uma equipa que joga com cinco parou o Brasil, que está em primeiro no ranking da FIFA!!! Olha se jogássemos com onze... Dávamos para aí uns sete!!
Para quem não percebe que o seleccionador, saiba ou não de bola, é que sabe em que estado estão os jogadores e não eles, então continuo a dizer que são burros que nem cepos ou simplesmente odeiam Portugal (a sua selecção, pelo menos). E sabemos que esses são muitos, efectivamente.
Tacticamente, e aqui vou dar apenas uma opinião, porque não pretendo entender tanto de futebol como todos os que odeiam a nossa selecção, penso que Queirós foi inteligentíssimo. Duda defendeu com Coentrão, e formaram uma dupla que não deixou a ala direita brasileira funcionar, parando completamente o "comboio" ou "fórmula 1" Maicon. Ricardo Costa conferiu segurança nas alturas e não foi o falhanço no lance de Nilmar que retirou essa segurança. Pepe, num meio campo mais povoado, teve o jogo perfeito para adquirir ritmo e, ao mesmo tempo, dar descanso a Pedro Mendes, jogador desgastado por dois jogos de muito esforço. Duda permitiu que Simão, com oitenta jogos nas pernas este ano, entrasse na segunda parte para ganhar o jogo. E só não ganhamos porque tivemos algum azar, principalmente no lance de Meireles e no penalti não assinalado contra o Brasil que, como é habitual, foi beneficiado pela arbitragem, ao acabar com dez e não vendo esta grande penalidade marcada. Brasil que, na 2ªparte, para criar perigo, precisou que um remate de Ramires que levava selo de bandeirola de canto, ressaltasse num defesa e quase traísse Eduardo. Que esteve bem.
E é assim. Portugal com cinco parou o Brasil com oito. Deve ser a melhor equipa do mundo. Por mim, até podemos perder o próximo jogo, seja com quem for, como esperam, a cada jogo, as figurinhas que retratei lá mais em cima. Eventualmente, acabarão por ter razão, Portugal eventualmente perderá um jogo. Não sei quando. Até lá, o meu amor a este país não me permite dar menos que o meu máximo entusiasmo e apoio. Porque não tenho outra selecção para apoiar. Nem nunca terei. Sou português. E a selecção, jogue com estes ou com outros, é a minha única paixão futebolística a este nível. Porquê? Simples, sou português e acredito em Portugal.

Foto Google

26 comentários:

  1. PORTUGAL ALLEZ PORTUGAL ALLEZ E MAIS NADA!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Anne, essa do ALLEZ é muito bem metida. Sarcástica...

    :D

    ResponderEliminar
  3. Não foi um daqueles jogos que eu gosto de ver. Rápido, ao 1º toque, e de ataque.
    Mas foi, sem dúvida, um jogo inteligente... afinal, era contra o Brasil!

    Quem gostei mais de ver jogar?!
    Fábio Coentrão e Eduardo... emanam confiança!

    ResponderEliminar
  4. E o Chile acabou de marcar 1 golo... tudo em aberto para 3ª feira! (Vou ver o resto do jogo)

    ResponderEliminar
  5. Por mim falando, nada de ódio à selecção!
    Desprezo pelo adjunto Queirós, isso sim.
    Com um treinador a sério, e já nem falo do Mourinho, teríamos altas possibilidades!

    Não confundas a qualidade dos nossos jogadores com um treinador medricas.

    Ainda bem que, creio, os bons jogadores se cagam para o que esse burro diz.

    O Coentrão é um deles.
    Se fizesse o que o Queirós lhe pede, não jogaria um feijão.

    E joga muito!

    Topas?

    ResponderEliminar
  6. "Ricardo Costa conferiu segurança nas alturas"...

    Não me leves a mal e falo na boa, acredita.

    Mas também digo que de futebol percebes pouco...


    E perdoa-me a fontalidade, que não fui "feito" para ser simpático.


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Pronúncia,

    Parece que somos os piores do mundo antes de cada jogo. Depois do jogo, devíamos ter ganho sempre. É sempre a mesma conversa. Para esta gente, não há adversários, só obrigação de ganhar. Ou seja, preso por ter cão, preso por não ter.

    ResponderEliminar
  8. Ah...
    E tendo em conta o texto, quem critica Portugal não é patriota?!
    Não me digas que és nacionalista!
    Ou então és um moço enesse caso não digo mais nada...

    ResponderEliminar
  9. Rei da Lã,

    Pouco se me dá que tenhas pouca ou nenhuma consideração por Queirós. Independentemente do que ele faça, nunca na vida viraria as costas a um jogo por ter pouca consideração por um elemento da selecção. Mais ainda, nunca faria vaticínios muito pouco fundamentados antes do jogo.
    Por outro lado, sei que percebo pouco de futebol, e também sei que não estás cá para ser simpático. São duas coisas que sei. Queres saber que mais sei? Sei que não renego a minha selecção por não gostar do seleccionador, isso denota aquilo que já tinha dito. Há pessoas que têm ódio à selecção. Se és uma delas? Pelo que escreveste, és.
    Mas só pelo que escreveste, topas? Não quer dizer que penses naquilo que escreves, quem sabe?...
    Lamento pelo resultado, sei que preferirias que estivéssemos de malas aviadas.
    Desculpa-me a franqueza, não fui feito para ser simpático.

    ResponderEliminar
  10. Meu Caro Rei, se sou ou não nacionalista, não é de certeza da tua conta. Criticar a selecção? Também eu a critico, deixa-te disso. Tu não criticas. Viras as costas. Foi o que escreveste, não sou eu que o digo. Denota falta de patriotismo? Sim, denota. Mas cada um sabe com que linhas se cose.

    ResponderEliminar
  11. eu gostava de saber o que muitos treinadores de bancada fariam se estivessem lá no lugar deles... e conheço muitos no meu círculo de amigos,dá-me a volta às entranhas...
    faz-me lembrar aquele anúncio do isso até eu conseguia com uma perna às costas... pois sim... :P

    quanto ao allez, por acaso foi mesmo de forma inconsciente mas agora que falas nisso dá-lhe um toque especial... :P

    ResponderEliminar
  12. é curioso, tendo em conta as opções que tem tomado desde que assumiu novamente a selecção, a imagem que o carlos queiroz deixa é que burro que nem um cepo.

    quanto ao ricardo costa, a minha televisão transmitiu outro jogo certamente. se o único problema dele foi o lance com o nilmar, então eu devo mesmo ter visto outro jogo. melhor assim, pelos vistos temos ali um defesa direito com quem podemos contar (curiosamente o 3º em 3 jogos, deve ser para não se cansarem).

    quanto ao duda, coitado, culpa tem quem o põe a titular.

    isto já para não falar de ter jogado sem um ponta de lança. podíamos ter feito exactamente o mesmo tipo de jogo, mas com um ponta de lança... foi caricato ver centros para área sem ninguém nosso lá.

    para terminar, o amor a um país não se mede pela confiança que se tem ou não num seleccionador. se assim fosse, eu não teria amor nenhum a portugal.

    ResponderEliminar
  13. Anne, isto é como nas casas de banho. Lá fora, és o maior, aqui borras-te todo. Com tanta gente a criticar o Queirós, não sei porque havemos de pagar-lhe para termos seleccionador. Há milhares deles, com conhecimentos consolidadíssimos, que trabalhariam por bem menos.
    Eu estou com Portugal até ao fim, chame-se o seleccionador Queirós ou Scolari ou seja quem for. Por falar em Scolari - nem esse agradou a esta gente, ia o Queirós agradar...

    ResponderEliminar
  14. Afectado, não vi qualquer lance de perigo do Brasil tirando o do Nilmar. Mas tu viste, é com certeza da minha TV. Nem do lado do R.Costa nem de outro qualquer. Obviamente não estávamos a jogar com a Coreia e devo relembrar que a equipa está desfalcada de três titulares indiscutíveis e tem, obviamente, limitações. Ricardo Costa pode não ser um grande jogador, mas cumpre com o que lhe é pedido. Curiosamente, ainda ninguém me explicou porque razão o Queirós deve ser apelidado de cepo, uma vez que os registos o contrariam. Mas aí tudo bem, também não seria Queirós o meu treinador de sonho.

    E eu não disse nada disso em relação ao amor ao país. Não é a questão do Queirós que eu referi. Apoio o Queirós, porque ele é o líder da minha equipa. Posso concordar ou não, mas chamar-lhe cepo ou burro contribui alguma coisa para o espírito da equipa? Pergunto eu. Discutir com elevação é difícil? Pergunto eu. Mas como ia dizendo, estou a falar daqueles que não se limitam a criticar, não se limitam a insultar gratuitamente, mas também viram as costas à selecção e afirmam-no com orgulho! Não gostam? Mudem-se! A emigração é moda!

    ResponderEliminar
  15. Juan devia ter sido expulso e ainda nos roubaram um fora-de-jogo inexistente a meio da segunda parte mal assinalado ao Dany. O escrete fez uma má partida.

    O problema agora é a Espanha ... com esses não vamos lá só a apostar no Cristiano como único avançado ...

    ResponderEliminar
  16. o ricardo costa falhou em vários lances, pode é só um ter dado em perigo. mas falhou em vários.

    o queiroz é um treinador que tirando os dois campeonatos do mundo de juniores que conquistou há 20 anos, como treinador principal não tem tido sucesso em lado nenhum.

    hoje custou-me ver a selecção jogar sem um ponta de lança. achei muito mau!

    ResponderEliminar
  17. Afectado,

    O Ricardo Costa falhou em vários lances? Lancem-no aos leões, imediatamente!

    Eu não aprecio particularmente o Queirós. Acho-o demasiado calculista e cauteloso. E sim, é verdade, tirando esses dois títulos mundiais, que todos os treinadores depois dele conseguiram, realmente nunca fez nada em termos de treinador principal. Claro que tenho de pôr em causa o valor de dois títulos mundiais, coisa de somenos... E vão 19 jogos sem perder, com apenas 3 golos sofridos, e estamos no Mundial, coisas que sempre conseguimos durante toda a história do nosso futebol... Nem o Portugal de Eusébio o conseguiu mais que uma vez, deves lembrar-te.

    Jogue com ou sem ponta de lança, o que quero é que a selecção jogue sempre da forma que jogou hoje, com garra e consciente daquilo que pode e daquilo que não pode fazer. É uma equipa que não é a melhor do Mundo, mas começo a perguntar-me qual é essa equipa, depois de ver tantas selecções com tantas dificuldades que nós, no chamado Grupo da Morte, soubemos facilmente contornar. Lembro-me, por exemplo, que o Barcelona de Cruijf jogava sem ponta de lança. Foi campeão europeu.

    ResponderEliminar
  18. Garcia, e o penalti do Lúcio?

    Com a Espanha será um jogo diferente e com certeza as opções serão diferentes, nem outra coisa será de esperar.
    No entanto, a Espanha só seria um grande problema se jogasse com a Costa do Marfim. Ainda hoje permitiu que uma equipa carregada de cartões e a jogar com dez lhes marcasse. Não é imbatível, até porque já perdeu com a Suiça que, que me lembre, nem jogou ao ataque...

    ResponderEliminar
  19. não me custa admitir que a prestação no grupo me surpreendeu pela positiva. principalmente terminarmos com zero golos sofridos (muito bom sinal). apenas acho que com a costa rica podíamos ter ido um bocado além, e podíamos ter ganho. mas no geral foi bom.

    quanto ao ponta de lança, acho fundamental tendo em conta os jogadores que temos. e isso não queria dizer que ele mudasse a postura da equipa neste jogo. lembro-me de ver o inter do mourinho este ano a jogar com garra mais defensivamente mas com 3 avançados em campo, pandev, etoo e milito.

    ResponderEliminar
  20. Eu penso que era essencial não perder com a Costa do Marfim, e Ericson dá-me razão, pois pensou o mesmo.

    Pois, mas não te esqueças que nesse jogo, Milito jogou a trinco e Eto'o a defesa esquerdo. E só por brincadeira podemos admitir que o Inter jogou com qualquer avançado. E foi campeão europeu.

    ResponderEliminar
  21. Já sabia que a clubite entre os três grandes era complicada, nunca tinha reparado que também havia na Selecção... Já parecem aqueles jornalistas que na TV viam constantemente faltas contra o Brasil. O pior era a repetição do lance... Adorável...
    Acho que aqui ninguém falou da mais que justa expulsão do Pepe. Pois...

    Cirrus,

    Acho que confundes o pseudo-ódio à Selecção com pessoas que não se reveêm nesta equipa feita pela obscura e interesseira FPF. E é um direito que assiste a toda a gente. Só por isso, é falta de patriotismo? Efectivamente, não é.

    ResponderEliminar
  22. Gostei do que li.
    Parece-me que um homem bonito, bem formado e evoluído ainda faz muita confusão a muita gente.
    ;)

    ResponderEliminar
  23. Primeiro ponto, quero sempre que Portugal ganhe, sempre. Mas não é segredo para ninguém que este nervosismo nas palavras e nos acto provocados pelo treinador só pode trazer intranquilidade aos que jogam. É um selecionador medroso, e isso viu-se na forma como justificou as escolhas que fez dos convocados, ainda que isso já não seja o mais importante e não concordando com alguns jogadores que foram selecionados, quem viu o jogo de ontem e que percebe um bocadinho de futebol, na minha opinião Portugal jogou bem, controlou o jogo e até me parece que teve mais oportunidades que o Brasil para ganhar. A critica deve existir quando é merecida o que não é o caso no jogo de ontem, além disso os próprios brasileiros tiveram receio de perder o jogo, e sinal disso são aquelas declarações estapafurdias do Dunga que é um autêntico Dumbo.
    Quanto à Espanha, pelo que vi até agora Portugal vai passar, convinha que nos livres e nos cantos aproveitássemos a baixa estatura de muitos dos espanhóis.

    ResponderEliminar
  24. Dylan, o facto de não se reverem na selecção faz deles uma de duas coisas: ou neutros ou contra. Pelo facto de muita gente ter torcido pela Costa do Marfim, pela Coreia e pelo Brasil, penso que é justo dizer-se dessas pessoas que são anti-patrióticas. Porque, caso não o fossem, apoiavam Portugal, que ainda é o país delas. Se isto não é anti-patriótico não sei o que será, talvez leves a coisa mais longe. O facto de alguém virar costas ao jogo por não gostar do seleccionador diz muita coisa. Quer dizer que questões de gostos pessoais se sobrepõem a um interesse desportivo nacional. Se isso não é ser anti-patriótico, não sei o que será.
    Podemos concordar ou não com Queirós. Podemos gostar pessoalmente dele ou não. Isso não nos dá o direito de nos virarmos contra a selecção, desejar que esta perca, como vi expresso em numerosos blogs e depois vir dizer que sim, senhor, eu sou patriota. Escolham de uma vez por todas. Aqui não há dois lados. Ou estamos contra ou a favor. E vais ver quantos espanhóis não vão aparecer por aí...
    Outra coisa que me faz impressão é a facilidade com que se adjectiva o seleccionador de burro, cepo e outros adjectivos que tal. Ora eu também não morro de amores por Queirós, mas reconheço-lhe algum valor por aquilo que já conseguiu conquistar. E não ando para aí a chamar-lhe nomes sem jeito. Devemos lembrar-nos que isto chega lá, isto é um sentimento que os próprios jogadores sabem que existe, e isso só contribui para a nossa derrota. O que, no ver de muita gente, é patriótico. O que querem fazer? Acabar sem jogar e vir embora? Mudar o seleccionador agora? Estamos a meio do Mundial, não acham que é demasiado tarde para isso?

    ResponderEliminar
  25. LM, não tinha visto essa perspectiva. Talvez tenhas razão, quem sabe??? Será mesmo uma questão de masculinidade?

    ;D

    ResponderEliminar
  26. Forte, nós todos sabemos muito de futebol. Todos nós saberíamos exactamente o que fazer. Não sabemos é como os jogadores estão em termos físicos. Queirós sabe. E se Simão não aguentar 90 minutos? E se o Miguel e o Paulo Ferreira estiverem nas mesmas condições? E se empatamos com o Brasil, mas se tivéssemos jogado taco a taco tivéssemos levado outros seis? Aí seria o descalabro. Este empate tem o condão de moralizar a equipa. Ainda ontem vi um comentador desportivo dizer que se Portugal tivesse jogado ao ataque e perdido com o Brasil, estaria muito mais moralizado. Sim, a derrota moraliza sempre.
    Olhem para o Mourinho e depois digam-me que o homem joga sempre ao ataque... Queirós não é o meu seleccionador preferido. Mas tenho plena consciência que neste momento, em que não temos Nani, Deco, Bosingwa, Quaresma e outros, a equipa não pode dar-se ao luxo de jogar ao ataque contra uma equipa como o Brasil.

    ResponderEliminar

LEVANTAR VOO AQUI, POR FAVOR